quarta-feira, 11 de junho de 2008

CRÔNICA... "Rica Beleza"

"Meus amigos, hoje em dia só é feia ou feio quem quer. se bem que essa coisa de ir pro salão, cortar cabelo, fazer unha, afinar sobrancelhas, depilação é coisa de mulher! E hoje em dia a isso vêm mudando... já tem homem fazendo tudo isso! Bom, meu pai disse que isso é "boiolice" e que homem tem que cortar cabelo é na barbearia, fazer a barba uma vez por semana e dá no "couro"!!!"

"Meu pai é homem do interior e teve uma criação rigida dentro dos padrões da moral e do respeito de sua época. Hoje o novo é visto como severgonhice, como ele diz. E foi pensando nessa modernidade que escrevi essa crônica, em que algumas mulheres estão escravidas ou dependentes da indústria dos cosméticos. Espero que vocês leiam e comentem."


RICA BELEZA!

Beleza é fundamental, dizia o poeta. Esta definição se mantém viva a cada dia. Basta olhar os novos lançamentos da indústria dos cosméticos. A mulherada fica louca com as novidades, não é à toa, pois elas estão em busca da fórmula da eterna juventude, coisa que a indústria promete a cada lançamento. Agora, se funciona... O certo é que, depois do henê, do ferro de espichar, a evolução chegou com a chapinha proporcionando o alistamento definitivo do cabelo. Quantas afro-orientais cruzamos pelas ruas todos os dias? Bom, eu já perdi a conta.

A maior promessa do setor está justamente nos cremes para o rosto. Coisa que, em alguns casos, funcionam como é o da atriz Ana Paula Arósio, a estonteante Juliana Paes e muitas outras em que no auge de sua juventude, a maquiagem de correção pouco se percebe. Existem aquelas em que há um verdadeiro milagre na restauração facial, que o diga a apresentadora Angélica que, mesmo disfarçando um sorriso amarelo, não esconde o que os maquiadores chamam de “bigode Chinês”, os dois riscos no entorno da boca quando sorri e os famosos “pés de galinha” no canto dos olhos.

Existem casos de mutações constantes aliados ao que há de moderno na medicina. Elza Soares combina perfeitamente com o perfil de afro-oriental, com direito a olho espichado e tudo. Hebe Camargo, que não envelhece nunca, e o mais recente fenômeno mutante, a atriz Suzana Vieira. São mulheres admiráveis, de uma vitalidade invejável e que continuam lindas para deleite dos homens de sua época ou não.

Batom, sombra, brilho, blush, rimel, corretivo, plástica, chapinha, cabelo espichado, trançado ou amarrado, cremes de todos os tipos, shampoo, condicionador, esmalte, perfume. Ufa! Tudo isso é imposto à mulher moderna, que tem todo direito de ficar bela. Agora só não exagera e cai na real! E nessa, com algumas restrições, estou com o poeta: Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental.

CRÔNICA ... "Cadê o corpo?"

"Oi pessoal! Lembram de quando os jornais no mundo deram a notícia que o Bim Laden o "terrorista" das torres gêmeas e tantas outras ações, teria morrido? Pois bem, então escrevi essa crônica questionando o óbvio, quando uma pessoa morre além da notícia da sua morte é apresentado o corpo, coisa que os jornais não apresentaram. E então 'Cadê o corpo?'espero que vocês leiam e façam comentários"

CADÊ O CORPO?

Ele apareceu! Morto? Pelo menos, foi o que publicou um jornal Francês. O terrorista mais procurado do mundo morreu de tifo, “febre tifóide”, sem trocadilho, que evoluiu causando paralisia parcial dos membros inferiores, levando-o a óbito. As constantes fugas, o seu isolamento mundial, teriam impossibilitado qualquer tipo de assistência médica. Mas, será verdade? O Bin Laden sempre foi muito esperto e contou com o apoio e a conivência de vários grupos e países no oriente médio na garantia de proteção aos seus deslocamentos extraordinários.

Depois do dia 11 de Setembro, o mundo não foi mais o mesmo. Assistiu ao vivo a dura face do terror que jogou por terra o símbolo do capitalismo mundial, as torres gêmeas do “Wold Trade Center”, e a destruição parcial do centro de toda arrogância e poderio bélico Americano, o “Pentágono”. O medo tomou conta das pessoas, principalmente de voar, a fiscalização nos portos, rodoviárias e aeroportos nunca foram tão precisas e minuciosas como no pós 11 de Setembro.

Como nos tempos dos caçadores de recompensa, a cabeça de Bin Ladem foi colocada a prêmio. Ele é acusado de ser o principal mentor e financiador do ato terrorista e, quem desse pistas que levassem a sua localização ganharia em troca uma bolada em dinheiro, Imagino quantos trotes a inteligência americana deve ter recebido. A verdade é que os serviços de inteligência francês e americano não confirmam a morte do terrorista.

Acredito que tal confirmação nunca venha á tona, ainda que seja verdade, a suposta morte de um homem que desafiou e impôs o medo à nação Americana sem apertar o gatilho. Seria para os seguidores e fanáticos o fim de toda ideologia construída à base do terrorismo e do massacre de vidas humanas, em sua maioria inocente.

Manter vivo o mito parece ser o elixir dos súditos que ainda sonham com as setentas virgens no paraíso do mundo dos suicidas. O corpo? Ah! Esse tem de monte no Afeganistão, no Iraque, em Israel, na Palestina, no Líbano no Paquistão e em todo lugar onde se mata em nome de “Deus”, em nome da irracional e injustificável “Guerra Santa”!