sábado, 14 de março de 2009

PETROBRAS PODE FECHAR PARCERIA COM EMPRESA JAPONESA


A Petrobras e a empresa japonesa Marubeni poderão fechar uma parceria para a construção de uma refinaria no Maranhão. A estatal brasileira divulgou nota, na qual admite a existência de estudos conjuntos com esse objetivo.

A propósito de esclarecimentos sobre uma consulta da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), após um jornal do Rio de Janeiro informar em uma matéria que um grupo japonês estaria disposto a bancar sozinho o projeto. A estatal brasileira esclareceu que, em 28 de janeiro de 2009, assinou memorando de entendimento com a Marubeni Corporation destinado a estudos em conjunto para o Projeto da Refinaria Premium II, no Maranhão.

Segundo a nota, o memorando se baseia no interesse da Marubeni em atuar como parceiro potencial do projeto e tem como objetivo executar “estudos conjuntos para analisar a viabilidade de participação na sua implantação, sem criar obrigação adicional para as partes ou qualquer compromisso financeiro para a Petrobras”.

Estimada em US$ 20 bilhões, a Refinaria Premium II está prevista no plano de negócios da Petrobras para o período 2009-2013, para entrar em operação em cinco anos, atingindo a plena carga em 2015.

A unidade terá capacidade de refino de cerca de 600 mil barris de petróleo por dia e faz parte dos planos da estatal de passar a exportar derivados, como forma de agregar valores ao petróleo produzido no país, que saltará em relação à produção atual, em razão do início da produção dos campos do pré-sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário