sábado, 31 de janeiro de 2009

SECRETÁRIO ASSUNÇÃO É ACUSADO DE CRIME ELEITORAL


A presidente do PT de Iramaia, Elizabete Gonçalves, além acusar o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, de infidelidade partidária, entrou nesta sexta-feira (30) com pedidos de abertura de inquéritos nos ministérios Público Estadual e Federal para apurar supostos crimes eleitorais praticados pelo companheiro de partido.

A principal acusação é o uso indevido de tíquetes de valecompra de cesta básica da Coordenação de Defesa Civil, órgão subordinado à pasta da qual Assunção é titular, e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) durante a campanha eleitoral em Iramaia no ano passado.

Elizabete obteve sete tíquetes (distribuídos exclusivamente a assentados e a famílias em municípios em situação de emergência) que, segundo a acusação, foram usados para a compra de votos em favor do candidato José Rodrigues de Carvalho Júnior (PR), o Zezinho, que acabou eleito prefeito da cidade. Informações "A Tarde".

SANCHES QUER ACABAR COM VERBA INDENIZATÓRIA

O candidato a presidente da Câmara Municipal de Salvador Alan Sanches (PMDB), tal qual Alfredo Mangueira, garante que vai suspender o pagamento da verba indenizatória aos vereadores até que haja uma resposta definitiva da Justiça.

Se espera que o mandato de Sanches à frente do Legislativo seja mais duradouro do que o do seu colega de partido, que chefiou a Casa por uma semana.

GOVERNO TENTA FECHAR ACORDO COM O PDT

De acordo com Rui Costa, titular da pasta da Articulação Política, a secretaria de Relações Institucionais negocia o apoio do PDT e, além disso, tenta atrair novos deputados para a legenda com o claro objetivo de robustecer a base aliada.

Segundo ele a situação vai ser resolvida logo após a eleição deste domingo (01) que vai definir o presidente e a nova Mesa Executiva do Legislativo estadual. O presidente regional do PDT, Severiano Alves, está mais feliz do que pinto no lixo, como diria o deputado Roberto Carlos.

DEPUTADOS MANTÉM VERBA EXTRA

Apesar de não ter sido incluído na pauta da convocação extraordinária, criou-se uma grande expectativa que o projeto do ex-deputado Zilton Rocha (PT) que extinguia o pagamento de salário extra em caso de convocação durante o recesso poderia ser apreciado pelos parlamentares em caráter extra-ordinário dado a grande repercussão negativa da medida.

O deputado Zé Neto (PT) chegou a enviar ofício à Mesa Diretora solicitando que a matéria fosse apreciada nesta convocação de janeiro. Mas, a Casa “deu de ombros”. Mesmo assim, fala-se que a medida volta a tramitar ainda no primeiro semestre deste ano. Sera´que eles vão acabar com a mamata?!!!

TRANSPORTE: 40% É CLANDESTINO

De acordo com a Associação de Empresas de Transporte Rodoviário do Estado da Bahia, entidade que congrega empresas regulares, o trabalho ilegal representa 40% do mercado, o que equivale a um contingente de mais de quatro milhões de passageiros por mês.

Mas, a estimativa extra-oficial da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) aponta que 7,5 mil vans, kombis, topics, micro-ônibus e até mesmo carros de passeio façam o transporte clandestino de passageiros.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CAMAÇARÍ VAI CADASTRAR CARROÇAS


A Prefeitura de Camaçari informou nesta sexta-feira (30) que começa na próxima segunda-feira (2) o cadastramento das carroças que circulam nas ruas do município.
Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), o registro é gratuito e poderá ser feito de segunda (2) a sexta-feira (6), das 8h às 16h, no mesmo setor de cadastramento de mototáxi. Os proprietários dos veículos têm um prazo de 60 dias para regularizar a situação.

Para o cadastramento, é exigido documento de identidade, CPF, atestado de residência e folha corrida da polícia. De acordo com a STT, o cadastramento pretende prevenir acidentes, além de saber o número de pessoas que vivem do transporte no município.

O diretor técnico da STT, coronel Aloísio Campos, afirmou que o trânsito de carroças será proibido em algumas ruas, a exemplo da avenida Jorge Amado, Eixo Central Urbano, Adelina de Sá, avenida Getúlio Vargas, rua Costa Pinto, entre outras.

ILÊ AYÊ ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS PRIFISSIONALIZANTES


O Ilê Aiyê abriu inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos para jovens com idade entre 17 a 25 anos. São oferecidas aulas voltadas para atender às demandas do mercado nas áreas de Informática, Ajudante de Cozinha, Dança, Operador de Telemarketing e Eletricidade Predial.

As inscrições seguem até o dia 27 de fevereiro na sede da instituição, na Liberdade. Os cursos terão início no mês de março e são promovidos em uma parceria entre a Petrobras e a Escola Profissionalizante do Ilê Aiyê.

Segundo o coordenador Gelton de Oliveira, todos os cursos são gratuitos e, além disso, alguns jovens ainda recebem bolsa auxílio e vale transporte. Para esse ano, ele anuncia a expansão da grade de cursos e a abertura de turmas também no período noturno.

Os jovens interessados devem procurar diretamente a sede do Ilê Aiyê, no Curuzu (Rua do Curuzu, 228, Liberdade). Além de documentos de identidade e de residência, é exigido comprovante de escolaridade do ensino médio completo ou fundamental a partir da 7ª série.

ITABUNA: SERVIDORES AMEAÇAM GREVE SE NÃO FOREM PAGOS

Os servidores municipais de Itabuna, no Sul Do estado, estão sem receber dinheiro da prefeitura desde o final do ano passado e ameaçaram a administração pública de paralisar as funções na próxima segunda-feira (2) caso não sejam pagos.

Os sindicatos das categorias de trabalhadores do município prometem uma passeata no dia e afirmam que a possibilidade de greve é real caso o prefeito, Capitão Azevedo (DEM) não honre os compromissos, obrigação reforçada com o bloqueio de verbas da prefeitura para que os servidores sejam pagos.

A data é chave devido a uma determinação judicial que obriga a prefeitura a efetuar o pagamento sob pena de multa diária de R$ 10 mil. O prefeito atualmente está em Brasília, onde conversa com ministros e deputados, e é substituído interinamente pelo secretário de Saúde, Antônio Vieira.

Ele adiantou que a prefeitura não tem dinheiro para fazer o pagamento de uma só vez e que um parcelamento é condição indispensável. As informações são do jornal A Região.

UFBA: JUSTIÇA IMPEDE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS


Uma liminar da Justiça Federal impede a Universidade Federal da Bahia de instalar 477câmeras em todos os campi da instituição. A ação havia sido decidida no ano passado como medida para reduzir a violência na área universitária, bandeira levantada pelo movimento estudantil há muitos anos.

A empresa privada de segurança Selba venceu uma licitação e deveria instalar os equipamentos, mas foi impedida com a decisão liminar. A ação foi movida por uma das empresas que concorreu no processo, a Estrela Locação de Equipamentos Eletrônicos.

A companhia alegou que os técnicos da Selba não tem registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), mas o vice-reitor da universidade, Francisco Mesquita, afirmou que não há nada de irregular com a vencedora da licitação.

Enquanto isso, o semestre pode começar com insegurança para milhares de alunos da Ufba.

INTERIOR GANAHA MQIS ACESSO A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS


O interior do estado ganhará acesso ampliado a procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, como fimose, hérnia e cirurgia de períneo.

O vice-governador, Edmundo Pereira, lano justamente com o secretário de Saúde, Jorge Solla, a segunda etapa do Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas, fase que diz respeito exatamente a estas cirurgias menos complicadas.

Pereira listou que 164 municípios e cerca de 3,4 milhões de pessoas deverão ser beneficiados pela medida. O projeto terá ainda uma terceira fase, que acrescentará outros 13 municípios à rede de cobertura do programa.

A cerimônia de apresentação ocorreu na Fundação Luís Eduardo Magalhães.

POSTE CAI E DESTRÓI DE CARRO NA JOANA ANGELICA


Um poste caiu por volta das 09h em cima de uma caminhonete na Av. Joana Angélica, no centro da cidade, e deixou quatro pessoas que estava m no veículo feridas, mas não gravemente.

A Ranger que trafegava pelo local foi surpreendida com a queda da estrutura em cima do capô do carro, desacelerando o veículo repentinamente. O motorista nada sofreu, mas sua sogra, uma amiga e uma criança que estavam com ele se feriram.

O machucado mais grave foi uma fratura no pulso da garota, de 4 anos de idade. O veículo sofreu perda total e a queda do poste provocou falta de energia por algum tempo na região.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO DE ESCOLAS NO SALVADORCARD TERMINA AMANHÃ


O período para a a atualização do cadastro das escolas e instituições de ensino no SalvadorCard termina nesta sexta-feira (30). O processo é fundamental para que os alunos matriculados nas unidades tenham direito a meia-passagem de ônibus.

Segundo informações do coordenador de atendimento do SalvadorCard, Antonio Abade, é importante que as escolas cumpram o prazo para que os alunos não sejam prejudicados. 'Nossa intenção não é prejudicar os estudantes. O prazo deve ser cumprido, mas se uma instituição de ensino tiver uma justificativa forte e plausível para o atraso no cadastramento, iremos avaliar o caso', disse ele.

Ainda segundo dados do SalvadorCard, até agora 1.050 escolas já se cadastraram no sistema. 'Ao todo são 1.400 instituições de ensino, esperamos que as 350 que ainda não fizeram a atualização façam isso até a sexta-feira (30) e não ocorram problemas que possam prejudicar os alunos', enfatizou ele.

Os formulários do cadastramento para as instituições de ensino estão disponíveis no site www.salvadorcard.com.br e para maiores informações (71)3357-9709.

JH COMEMORA DECISÃO DA CÂMARA


O prefeito João Henrique recebeu a visita do vereador Alan Sanches (PMDB) e foi informado sobre a decisão da Câmara Municipal de Salvador em buscar uma eleição de consenso para a presidência da Casa.

Depois que foi deflagrada uma intensa disputa pelo posto de comando, o prefeito temeu que a instabilidade política afetasse os trabalhos do Legislativo. Por isso, ele fez um apelo ao presidente interino Paulo Magalhães Júnior (DEM) no sentido de que construísse um consenso entre os partidos.

O prefeito, que na segunda-feira (02) fará a leitura da mensagem do Executivo na Câmara de Vereadores, afirmou que espera ter, com Alan Sanches na presidência, a mesma boa convivência que manteve com a Casa em sua primeira gestão.
fonte: BN

Após o término da reabertura dos trabalhos do primeiro período ordinário da 16ª Legislatura do Poder Legislativo Municipal, a expectativa é que a maioria dos vereadores solicite à Mesa Diretora a realização, logo em seguida, da eleição para escolha do novo presidente.

SAC LIBERDADE VOLTA A FUNCIONAR APÓS REFORMA


Depois de uma reforma que durou três meses, o posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) voltou a funcionar nesta quinta-feira.

Os trabalhos incluíram revisão das instalações elétricas, pintura, melhoramento da estrutura e novo sistema de refrigeração.

Com as melhorias, o local agora pode receber um publico de 170 pessoas, além de ter um posto do Banco do Brasil.

O posto existe há 11 anos e há seis funciona no 2º piso do Shopping Liberdade.

UNA: SANTA CASA É FECHADA POR FALTA DE MÉDICOS

O Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Una, no sul do estado, foi fechado pela Diretoria Regional de Saúde e deixou a população do município sem nenhuma possibilidade de atendimento de urgência.

A intervenção ocorreu porque, de acordo com a Diretoria, não havia um responsável técnico, médico plantonista e profissionais o suficiente para prestar o atendimento mínimo.

O fato foi confirmado pelo provedor da Santa Casa na cidade, Derneval Gomes, que transferiu a culpa para a prefeitura e alegou salários atrasados pela administração municipal.

A Secretaria de Saúde de Una rebate a acusação e diz que não existe nenhum contrato com a Santa Casa nesta gestão, pois o antigo acordo foi desfeito por suspeitas de irregularidades. O local atende cerca de 200 pessoas por dia.

TRT LEILOA CLUBE DE REGATAS ITAPAGIPE

O tradicional Clube de Regatas Itapagipe foi incluído no leilão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região que acontecerá na próxima quinta-feira (5).

O clube tem problemas com o pagamento de dívidas trabalhistas desde o ano passado, quando foi posto a leilão pela primeira vez, mas sem encontrar interessados.

A área do terreno no bairro da Ribeira é de 10 mil km² e tem valor estimado em R$ 3,7milhões. Nos últimos tempos, o clube tem servido como local de shows de bandas.

VAMPETA INVADE HOTEL PARA AGREDIR JOGADOR DO BAHIA


O ex-jogador Vampeta invadiu a concentração da equipe do Bahia na madrugada de quinta-feira para agredir o goleiro Marcelo. Segundo testemunhas, o baiano que já atuou no Corinthians, Vitória e na Seleção Brasileira, entrou em hotel em Patamares com mais quatro homens e bateu no jogador tricolor.

O goleiro registrou queixa-crime na 9ª CP (Boca do Rio), acompanhado de um advogado. Segundo o boletim de ocorrência, os dois acompanhantes de Vampeta estavam armados. Vampeta e Marcelo já defenderam a camisa do Corinthians juntos em 2006 e teriam uma rixa desde então por causa de uma mulher.

BELO CAMPO: VEREADORES ACIONADOS POR MP POR INCORPORAR SALÁRIOS DE ASSESSORES

Os vereadores democratas Alzenaldo Soares de Oliveira e Pedro Gouvêia Dias, reeleitos para o mandato na cidade de Belo Campo, na região sudoeste da Bahia, foram acionados pelo Ministério Público por terem incorporado aos próprios salários os rendimentos de assessores individuais.

O órgão alega improbidade administrativa, já que os tais assessores eram, na verdade, empregadas domésticas enganadas pelos representantes, que as faziam assinar documentos que comprovariam o trabalho na Câmara, mas sem jamais receber por isso. O MP requer da Justiça retenção das verbas incorporadas pelos vereadores e seu afastamento cautelar das atividades do mandato, além das sanções cabíveis pelo exercício da improbidade.

ILHA DOS FRADES: ÁREA DE 2 MIL METROS DECRETADA COMO DE UTILIDADE PUBLICA

A prefeitura de Salvador, através do decreto de número 19.094 de 2008, estabeleceu como de utilidade pública uma área de quase dois mil metros quadrados na Ilha dos Frades, para a implantação de uma unidade de conservação do tipo estação ecológica, visando preservar a cobertura vegetal ali existente.

Outras prefeituras deveriam fazer o mesmo, a exemplo de São Francisco do Conde (ilhas Cajaiba e Fontes), Madre de Deus (Maria Guarda), Cachoeira (Frances), Vera Cruz (Barro e Matarandiba), Jaguaripe (São Gonçalo) e Santo Amaro (Grande).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PAPA NOMEA NOVOS BISPOS

O papa Bento XVI nomeou o padre José Valmor César Teixeira como bispo de Bom Jesus da Lapa, a 796 km de Salvador, ao lado da nomeação de outros dois sacerdotes para Minas Gerais e Pará.

O bispo que virá ao município baiano nasceu em 1953 no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina. Ele foi ordenado sacerdote em 1979 e desempenhou vários cargos na diocese de Porto Alegre. O religoso substitui dom Francisco Batistela na diocese de Bom Jesus da Lapa.

O papa nomeou arcebispo de Juiz de Fora (MG) o até então titular da diocese de Jundiaí, dom Gil Antônio Moreira, e também nomeou bispo de Óbidos (PA), o frei Bernardo Johannes Bahlmann.

LUIZ EDUARDO: BANHEIRO SERVE DE XADREZ PARA PRESOS

A falta de vagas nas celas da delegacia do Município Luis Eduardo Magalhães, no extremo-oeste, chegou às raias do absurdo. No local, a impossibilidade de comprimir ainda mais homens nas já superlotadas unidades prisionais forçou os policiais a colocarem novos detentos no banheiro.

O local tem apenas duas celas, onde caberiam apenas doze pessoas, mas atualmente 66 homens disputam centímetros de espaço. A falta de estrutura no local obriga os agentes a depositar caixas com processos pelos corredores e transformar os alojamentos para policiais em escritórios. A desorganização se reflete na condição dos presos, que chegam a esperar há até quatro anos por um julgamento, até então sem nenhuma previsão.

SARNEY É CADIDATO À PRESIDÊNCIA DO SENADO

O senador José Sarney (PMDB-AP) anunciou que é oficialmente candidato à presidência do Senado Federal.

O senador assinalou que o colega petista Tião Viana ainda é candidato, mas que isto de maneira nenhuma irá atrapalhar suas aspirações, inclusive porque há a possibilidade de apoio direto do presidente Lula à chegada de Sarney ao comando do Senado.

Ele acrescentou que não fez campanha para o cargo e não pediu votos aos colegas, tampouco se movimentou para convencer o petista a desistir de concorrer ao cargo.

MAIA É O NOVO PRESIDENTE DA UPB

Numa eleição equilibrada o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB) foi consagrado presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). A apuração dos votos movimentou o auditório Lomanto Jr..

Após a totalização, o peemedebista teve 189 votos, contra 171 de Luis Caetano (PT), gestor de Camaçari. Além disso, houve cinco votos nulos e duas abstenções. Caetano saiu cercado por correligionários e evitou a imprensa.

Maia, por sua vez, foi carregado pelos seus que fizeram grande festa. Os mais entusiasmados gritavam que o próximo petista a sentir o gosto amargo da derrota será o governador Jaques Wagner.

ESTADO CONVOCA PROFESSORES CLASSIFICADOS EM CONCURSO

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) e a Secretaria Estadual da Administração (Saeb) convocam os classificados no concurso público para os cargos de professor e coordenador pedagógico da rede estadual.

A lista de convocados foi publicada no Diário Oficial do Estado na última semana e pode ser encontrada no site da SEC. Os candidatos classificados têm até 10 dias para comparecer na sede da Diretoria Regional de Educação (Direc) do município para o qual foram aprovados.

Já os aprovados para a Direc 1B, na Região Metropolitana de Salvador, devem comparecer na sala 110 da sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia. O prazo para comparecimento dos convocados é de 10 dias úteis contados a partir do dia da publicação.

MESA DIRETORA ENCABEÇADA POR NILO É APRESENTADA NA ASSEMBLÉIA

O líder do PT na Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Paulo Rangel, apresentou em plenário a chapa encabeçada pelo atual presidente da Casa, Marcelo Nilo (PSDB), para as eleições da Mesa Diretora do próximo domingo (1).

Além do candidato à reeleição, o grupo é composto por Ângelo Coronel (PR), para 1º vice-presidente, Fátima Nunes, 2ª vice-presidente, Aderbal Caldas (PP), Roberto Carlos (PDT), 1º secretário, e Edson Pimenta (PCdoB), 3º secretário.

O PMDB não concordou em compor o bloco e terá Leur Lomanto Jr. Para concorrer de forma independente à 1ª secretária.

BLATTER: COPA DE 2014 TERÁ 12 SEDES

Durante visita ao museu do futebol, em São Paulo, o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, que o Brasil terá doze cidades-sede durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Acompanhado do governador de São Paulo, José Serra, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, Blatter comentou que o país é muito grande e por isso precisará de mais sedes. Até o fim de março, serão escolhidas doze entre 17 cidades candidatas.

Como a cidade de Maceió não enviou a documentação, ficou de fora da disputa para sediar as competições. Sobre a escolha das cidades que irão abrigar as partidas de abertura e encerramento, Teixeira comentou que São Paulo tem grandes chances de sediar a primeira competição da Copa pelo 'seu grande poderio esportivo'.

LULA VAI AMPLIAR BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu incluir mais famílias para receber o benefício variável do Bolsa Família, equivalente a R$ 20 mensais. Ele aumentou de R$ 120 para R$ 137 o teto da renda mensal per capita da família, desde que com crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, as famílias podem ganhar até R$ 60 de benefício variável. A decisão foi tomada em reunião do presidente Lula com o ministro Patrus Ananias, no Palácio do Planalto, também contou com a presença dos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega, e técnicos da área econômica.

MAGALHÃES DEVE CONVOCAR ELEIÇÕES NA CÂMARA

O presidente interino da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Magalhães Jr. (DEM), deve concordar com a convocação de eleições para o preenchimento das vagas abertas com a renúncia de Alfredo Mangueira (PMDB).

O parlamentar se reunirá nesta quinta-feira (28) às 11h, com os membros da Mesa Diretora e a expectativa é a de que ele manifeste apoio ao lançamento de uma chapa única com os vereadores Alan Sanches (PMDB), para presidente, e Vânia Galvão (PT), para 2ª secretária.

Nos corredores da Casa comenta-se que o postulante peemedebista conquistou os apoios de Isnard Araújo (PR) e Sidelvan Nóbrega (PRB). Ele teria 35 votos favoráveis.

MAGALHÃES DEVE CONVOCAR ELEIÇÕES NA CÂMARA

O presidente interino da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Magalhães Jr. (DEM), deve concordar com a convocação de eleições para o preenchimento das vagas abertas com a renúncia de Alfredo Mangueira (PMDB).

O parlamentar se reunirá hoje às 11h, com os membros da Mesa Diretora e a expectativa é a de que ele manifeste apoio ao lançamento de uma chapa única com os vereadores Alan Sanches (PMDB), para presidente, e Vânia Galvão (PT), para 2ª secretária.

Nos corredores da Casa comenta-se que o postulante peemedebista conquistou os apoios de Isnard Araújo (PR) e Sidelvan Nóbrega (PRB). Ele teria 35 votos favoráveis.

MANTIDO AMISTSO BRASIL E ITÁLIA

Após rumores de cancelamento, o governo italiano confirmou o amistoso entre as seleções de futebol de Brasil e Itália, marcado para 10 de fevereiro, em Londres.

A anulação havia sido sugerida pelo subsecretário de Relações Exteriores Alfredo Mantica em protesto à decisão da Procuradoria Geral da República de recomendar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do processo de extradição de Cesare Battisti.

Para Mantica, "corre-se o risco de transformar um espetáculo esportivo em uma discussão política". Ele defendeu que o Brasil "continua colocando em discussão a democracia italiana".

GOVERNADORES TEM ENCONTRO COM LULA

Governadores do Norte e Nordeste se reúnem hoje (28) em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir formas de reduzir as desigualdades regionais de modo mais acelerado. O encontro está marcado para as 16h no Palácio do Planalto.

O debate será feito em torno de quatro temas - redução da mortalidade infantil, queda do analfabetismo, erradicação do sub-registro civil e fortalecimento da agricultura familiar.

Antes da reunião com Lula, os governadores e secretários se encontram, no Planalto, com representantes dos Ministérios da Educação, Saúde, do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

INVASÃO EM STELLA MARIS VAI VIRAR PRAÇA

Uma invasão em Stella Maris, próximo ao Colégio Apoio, dará lugar a uma praça, de acordo com planos da prefeitura. Nesta terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham) cadastrou as famílias que estão no local, que deverão ser desalojadas.

De acordo com informações da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), as reclamações dos moradores da área em relação à invasão eram constantes. O crescimento desordenado do lugar já acontece há vários anos e os pedidos da população, para que o local fosse demolido, nunca foram atendidos por uma preocupação social, segundo a Sucom.

Uma placa já avisa que a invasão dará lugar a uma praça, que servirá para o lazer da comunidade e, provavelmente, terá atividades comerciais.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

TEREZA FERREIRA É A MAIS VOTADA DA DEFENSORIA

A jurista Tereza Cristina Ferreira deve ser anunciada pelo governador Jaques Wagner como a chefe da Defensoria Pública do Estado. Ela obteve 121 votos e, como manda a tradição, deve ser a escolhida pelo líder do Executivo baiano para comandar a entidade.

Os outros dois que compõem a tríplice do órgão são Ricardo Carrillo, que levou 66 indicações, e Raul Palmeira, com 55. O governador tem trinta dias a partir de hoje para decidir entre um dos três nomes. Apesar do prazo, a decisão costuma ser mais rápida da última vez, levou apenas três dias

GOVERNO ENVIA PARA ASSEMBLÉIA PROJETO QUE GARANTE AUMENTO DE 5,9% PARA O FUNCIONALISMO

O governador Jaques Wagner enviou à Assembléia Legislativa um projeto de lei em que autoriza o aumento de 5,9% no salário de todos os servidores públicos do estado no início da noite desta terça-feira.

O reajuste salarial deve ser votado pelos deputados estaduais em Convocação Extraordinária, já que não constava na pauta inicial de votação sobre as mudanças no funcionalismo público baiano. Se aprovado na AL, o reajuste salarial deve entrar em vigor a partir do dia 1º de fevereiro.

Os deputados estaduais atualmente votam nove projetos enviados pelo Palácio de Ondina que prevêem alterações nas estruturas e remuneração das carreiras dos servidores públicos.

ADOÇÕES INTERNACIONAIS DOBRAM NA BAHIA

O número de adoções internacionais tardias, aquelas feitas com crianças acima de dois anos de idade, aumentou 100% na Bahia no ano de 2008. A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) do estado contabilizou dez crianças baianas adotadas por casais que moram em outros países, contra cinco de 2007.

Destas, oito tinham mais de sete anos de idade. De acordo com o órgão, o aumento do número de órfãos baianos que ganham uma família e trocam de país é fruto de um trabalho de 11 anos com organismos internacionais que trabalham para convencer casais estrangeiros a adotarem meninos mais velhos de outras nações.

Neste sentido, a parceria com a Itália é a mais frutífera, uma vez que 35 das 45 crianças adotadas nos últimos anos foram para o país europeu.

CASOS DE DENGUE AUMENTA EM SALVADOR

O índice que mede a infestação de dengue em Salvador aumentou de 3,4 para 3,8 em 2009. A medição foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, até a terceira semana de janeiro, foram registrados 27 casos da doença na cidade.

Eles estão distribuídos nas regiões do Subúrbio Ferroviário (5,9), Barra/Rio Vermelho (4,8), Cabula/Tancredo Neves (4,3) e São Caetano/Valéria (3,9). O índice-base para este ano foi feito durante o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, feito logo nos primeiros dias do ano.

Na Bahia, 1909 casos com uma morte por dengue hemorrágica já foram registrados, com índices alarmantes para Camaçari e Itabuna.

SINDICALISTAS SE REUNEN COM WAGNER

Sindicalistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) se reuniram com o governador Jaques Wagner e entregaram ao petista uma lista com sugestões para que os efeitos da crise tenham menos impacto na vida dos trabalhadores baianos.

Entre estas sugestões estavam a diminuição na cobrança do ICMS nas empresas que já haviam anunciado cortes ou perdas diretamente ligadas ao problema econômico mundial. Em contrapartida, os sindicalistas exigiriam que estes empresários se comprometessem a não cortar mais postos de trabalho e manter os níveis de salários inalterados.
fonte: BN

GOVERNO ANUNCIA CORTE PROVOSÓRIO NO ORÇAMENTO


O governo federal anunciou nesta terça (27) o corte provisório de R$ 37,2 bilhões do Orçamento Geral da União para 2009 que durará até o mês de março.

De acordo com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o corte é motivado pelos efeitos da crise, e que no final do período haverá contingenciamento na execução das verbas para o ano.

Bernardo esclareceu também que como a perspectiva de crescimento é menor, os gastos também deverão ser menores, mas que as prioridades, como o PAC e o incentivo à aquisição de imóveis, serão mantidas.

Do total do corte, R$ 22,6 bi serão para o custeio da máquina pública e outros R$ 14,6 bi relativos a investimentos.

PORTO SEGURO: TURISTAS SÃO PRESOS POR FICAREM NÚS NA PRAIA

Dois turistas da cidade de Barreiras (a 871 km de Salvador) foram presos na tarde desta terça-feira (27) na praia de Taperapuan, em Porto Seguro, no sul do estado. Eles foram acusados de ato obsceno por terem tirado a sunga em público.

Os homens, de identidade não revelada, foram encaminhados para a Delegacia do Turista (Deltur). De acordo com a delegada Teronite Bezerra, os dois seriam liberados, porque nenhuma testemunha compareceu à delegacia para registrar ocorrência sobre o caso até o final desta tarde.

VIGILANTE CAI EM BURACO E PASSA A MADRUGADA PRESO

O vigilante Antonio Carlos Francisco dos Santos, de 39 anos, passou a madrugada preso em um buraco de cinco metros de profundidade no bairro de Brotas.

A vala fica em uma construção da empresa Gato, onde o vigilante trabalhava e caiu por acidente Durante a madrugada.

No início da manhã, moradores da área ouviram os pedidos de socorro de Antônio e o socorreram. Logo depois, ele foi enviado ao Hospital geral do Estado, onde passa bem.

ITABUNA: PODER LEGISLATIVO PODE PODE SER DESPEJADO

A Câmara de Vereadores de Itabuna, no sul do estado, pode deixar de funcionar no atual local onde está abrigada, em um imóvel pertencente à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

O presidente da entidade, o escritor Cyro de Matos, se reuniu na última semana com o presidente da Câmara, Clóvis Loyola, e educadamente pediu que os representantes municipais deixassem o local por atrapalharem uma série de projetos da FICC.

Uma vez que a Câmara não paga aluguel do espaço, Cyro de Matos pediu que Loyola agilizasse os trâmites para a desocupação. Sensibilizado, ou talvez apenas embaraçado, o vereador explicou que sairia do lugar sem problemas, mas o prefeito da cidade, Capitão Azevedo, precisaria arrumar antes um novo abrigo para a Câmara.

ESTADO DE SAÚDE DE JOSÉ ALENCAR É ESTÁVEL


O vice-presidente da república, José Alencar, está em condição estável ainda internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O estado de saúde de Alencar foi informado pela equipe médica que fez a cirurgia do último domingo por meio de um boletim médico divulgado por volta das 10h desta terça (27).

No texto há a informação de que a respiração do vice-presidente ainda e feita mediada por aparelhos, mas “todos os sinais vitais normais, inclusive com bom funcionamento do rim”. Não há previsão para alta.

97 FAMÍLIAS DO EDFÍCIO LORDE PODEM SER DESPEJADAS

A manhã desta terça-feira (27) foi tensa para cerca de 97 famílias de sem-teto no edifício Lorde, localizado na Avenida Carlos Gomes. Segundo a coordenadora estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), um oficial de justiça, a polícia militar e até um caminhão-baú estiveram no edifício para retirar os moradores do local.

Os sem-teto se negaram a sair do edifício e muitos moradores não foram trabalhar para ficarem de 'vigia', uma vez que o oficial de justiça informou que iria retornar para garantir que a ação de despejo seja realizada ainda nesta terça.

O prédio foi ocupado pelas famílias em 2006, que travam uma batalha judicial desde 2007.

BARREIRAS: PRESOS TENTAM FUGIR DE DELEGACIA USANDO BROCAS


Dezoito presos tentaram fugir do Complexo Policial de Barreiras, no extremo-oeste do estado. Os presos usaram uma broca de furadeira para abrir 52 buracos no teto da carceragem em busca de enfraquecer a estrutura no local, que seria derrubado com golpes depois das incisões.

Entretanto, a inquietude dos presos e o barulho broca da furadeira chamou a atenção dos policiais que estavam de plantão. Eles acreditam que os buracos já estavam sendo feitos há dois dias e não souberam dizer como o objeto foi parar dentro da cela.

PREVIDÊNCIA: TCU SUSPENDE CONCORRÊNCIA

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, por medida cautelar, a suspensão da concorrência no valor de R$ 25,9 milhões promovida pelo Ministério da Previdência Social para a contratação de empresa especializada em serviços de publicidade.

Foram constatadas possíveis irregularidades no processo. Não houve realização de ato público para a abertura dos envelopes contendo a documentação referente às propostas técnicas. Segundo o ministro relator, Augusto Nardes, isso poderia resultar em fraude ou adulteração dos documentos.

PT DEBATE CODIGO DE ÉTICA

Para evitar tiros no pé como os da campanha paulistana de 2008, quando propaganda da então candidata Marta Suplicy perguntava se o prefeito Gilberto Kassab (DEM) era casado e tinha filhos, a proposta de Código de Ética em debate no PT proíbe agora que a vida privada dos candidatos seja explorada nas eleições.

Um ano antes da primeira campanha do partido que não terá Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente, o comando do PT já se prepara para a batalha, na tentativa de apertar o cerco contra desvios éticos e impedir a reedição de escândalos.

Com 74 artigos, a versão preliminar do código, distribuída ontem na reunião da executiva nacional do PT, passaria pelo crivo do diretório petista em fevereiro, mas a votação do texto foi adiada para abril, por causa de divergências.

O anteprojeto veda a "exploração de aspectos da vida íntima de adversários em disputas políticas ou eleitorais, internas ou externas, de qualquer natureza". Se a proposta for aprovada, a desobediência a esse dispositivo será considerada grave, ficando o infrator sujeito até a expulsão do partido.

CONVERSA COM O GOVERNADOR: DESTAQUE PARA A LEI DO BOLSA ESPOTE


Em seu programa semanl Conversa com o Governador, Jaques Wagner falou da Lei do Bolsa Esporte aprovada pela Assembléia Legislativa em convocação extraordinária e sancionada hoje por ele. Toda a edição foi dedicada ao tema esporte.

De acordo com a lei, o atleta ou para-atleta profissional e amador poderá ter uma bolsa mensal de até R$ 2 mil, independentemente da modalidade que pratica.

Segundo o governador o Bolsa Esporte é um projeto da maior magnitude e comprova que o governo vê no esporte um fator fundamental de desenvolvimento da juventude e de inclusão social.

Ele também agradeceu aos torcedores que fizeram uma bonita festa no último domingo no jogo Bahia 4 X 0 Ipitanga. A partida marcou a reabertura do Estádio Roberto Santos, o Pituaçu.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

OBAMA LIGOU PARA LULA


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda-feira (26) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidando-o para uma reunião em Washington, em março.

A ligação durou cerca de 25 minutos, segundo informou o porta-voz da presidência. Este foi o primeiro contato telefônico entre os dois governantes desde a posse de Obama, em 20 de janeiro.

Lula declarou ao novo presidente que tem interesse especial em que os dois países trabalhem na reunião de março em sua parceria pela paz mundial, no fortalecimento do G-20, na ajuda de países da África e também na discussão de temas ligados ao meio ambiente, como biocombustíveis.

PT E PCDOB FECHAM COM ALAN SANCHES


O PT e o PCdoB fecharam, após reunião com a bancada do PMDB na Câmara Municipal, o apoio à candidatura do peemedebista Alan Sanches à presidência da Casa.

A contrapartida foi o apoio do PMDB à nomeação da vereadora Vânia Galvão (PT) para ocupar o cargo de segunda secretária na Mesa Diretora, em lugar de Sanches.

As legendas já recolhem assinaturas para que as eleições sejam realizadas já no próximo dia dois de fevereiro, após a leitura da mensagem de convocação pelo prefeito João Henrique (PMDB).

BAHIA ESTIPULA PREÇO DE INGRESSOS PARA JOGOS EM PITUAÇU


Vinte reais. Este será o preço que o torcedor do Bahia pagará para assistir o tricolor de aço, no estádio de Pituaçu. Já em partidas contra o Vitória, semi-final e final, o valor será de R$ 30.

Já pela Copa do Brasil, segundo a assessoria de comunicação do Bahia, as duas primeiras fases custarão R$20. As partidas seguintes, a depender do adversário, este valor poderá ser alterado. No primeiro jogo em casa do Baianão, os ingressos custaram R$30.

O Clube justificou o preço excepcional para pagar as despesas do início do ano. E ajudar o clube a saldar os seus primeiros compromissos, com a leva de novos jogadores contratados e a sua comissão técnica.

O clube também disse que apenas 50% do valor do ingresso ficam como renda líquida e efetiva para o clube, o restante, é retido para pagamento do aluguem do estádio, taxas e impostos.

PREFEITO JH E MINÍSTRO GEDDEL ASSINAM 4 CONVÊNIOS I

O prefeito João Henrique (PMDB) e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), assinaram No fim da manhã de hoje, no Palácio Thomé de Souza, quatro convênios no valor de R$ 40 milhões para realização do 1º pacote de obras na capital baiana.

O pacote inclui a 1ª etapa de macrodrenagem na Avenida Antônio Carlos Magalhães e no bairro do Imbui, execução de terminais marítimos na Ilha de Maré e contenção de 18 encostas em áreas consideras de risco na cidade. As obras serão administradas pela Secretaria Municipal de Transportes e Infra-estrutra (Setin), que deverá abrir processo licitatório em 15 dias.

O primeiro convênio, de contenção de encostas, evolve ações de revestimento vegetal e implantação de microestacas nas regiões de Lobato, Centenário, Cosme de Farias, São Caetano, Cidade Nova, Saramandaia, Baixa de Quintas, Pau da Lima, Narandiba, Vasco da Gama, San Martin e IAPI.

PREFEITO JH E MINÍSTRO GEDDEL ASSINAM 4 CONVÊNIOS II


O segundo convênio refere-se ao canal do Imbuí e corresponde à macrodenagem entre o Condomínio Amazonas e o Clube do Bahia. João Henrique disse que após a conclusão desta etapa serão realizadas as obras de urbanização no local, semelhante ao que foi realizado na Av. Centenário.

Segundo o prefeito as barracas no entorno do canal terão que ser relocadas para realização das obras.

O terceiro acordo diz respeito à macrodenagem na Avenida ACM, que vai acabar o alagamento na região do Parque da Cidade. Já o quarto convênio que prevê a construção dos terminais Marítimos na Ilha de Maré, em Praia Grande e Praia de Santana.

CONCURSO: SEAGRI ABRE 329 VAGAS

Eetão abertas as inscrições para o processo seletivo de 329 profissionais de nível médio e superior do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os aprovados serão contratados em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para a Secretaria da Agricultura do Estado(Seagri).

As vagas são para atuar na assessoria técnica, social e ambiental de famílias assentadas e na obtenção de terras para a reforma agrária. Os salários é de R$ 1.478,75 para nível superior e R$ 845,12 para nível médio.

Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de fevereiro através do site http://www.selecao.uneb.br/seagri, onde também estará disponível o edital. A taxa de inscrição para nível médio será de R$ 25,00 e para nível superior será de R$ 30,00.

ONU: CRESCE O NUMERO DE PESSOS QUE PASSAM FOME NO MUNDO


O Relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), divulgado nesta segunda-feira (26), aponta que o número de pessoas que passam fome no mundo aumentou de 832 milhões para 963 milhões, no comparativo de 2007 e 2008.

Durante a reunião de sobre segurança alimentar, o diretor da FAO, Jacques Diouf, busca otimizar os esforços para acelerar a aplicação de recursos anuciados por governos e órgãos mundiais para reduzir o número de famintos pela metade, até 2010, conforme definido pelas Metas do Milênio.

O diretor do órgão anunciou ainda a possbilidade da ONU realizar uma nova cúpula mundial em 2009, que poderá contar a participação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

BOLSA FAMÍLIA: CAPACITAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS COMEÇA EM FEVEREIRO


Já estão completas as primeiras turmas do Plano Setorial de Qualificação - Planseq Bolsa Família -, coordenado pela Casa Civil e pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE).

Ao todo, 202 municípios vão oferecer, a partir da segunda quinzena de fevereiro, cursos de pedreiro, mestre-de-obras, azulejista e eletricista, entre outros, para integrantes das cerca de 11 milhões famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Salvador está entre as cidades atendidas pelo programa.

Os interessados em se inscrever nos cursos devem procurar uma agência mais próxima do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

No Sine, é necessário levar carteira de identidade, carteira de trabalho e o número de Identificação Social (NIS) ou PIS. Quem não tem carteira de trabalho deve levar uma foto 3x4 para tirá-la na hora. Quem for a uma agência do Cras precisa apresentar o cartão do Bolsa Família ou o número de Identificação Social. A convocação para os cursos será feita pelo correio.

PETROBRAS PREVÊ INVESTIMENTO DE US$ 111 BI NO PRÉ-SAL


A Petrobras prevê um investimento de US$ 111,4 bilhões no pré-sal até 2020, segundo o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli. Até 2013 os investimentos na nova fronteira exploratória somarão US$ 28,9 bilhões. Um montante onsiderado “relativamente pequeno” diante do potencial da camada pré-sal pelo diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella.

A meta da Petrobras é que a produção, apenas no pré-sal, seja de 1,8 milhão de barris/dia em 2020. Esse volume é exatamente a média de produção diária da estatal atualmente. Segundo Gabrielli, o pré-sal é um desafio enorme, e o plano viabiliza os investimentos.

TEMER E WAGNER FAZEM ACORDOS

Segundo a coluna Radar Online, da revista Veja, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o peemedebista candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Michel Temer, se falaram no final da última semana e costuraram dois acordos que são de grande interesse para ambos.

O deputado pediu que o governador intercedesse por ele assegurando os votos da bancada petista baiana para a chapa do PMDB. Wagner concordou em garantir os votos, mas apenas se Temer negociasse uma retirada de Geddel de uma possível candidatura do ministro da Integração nacional ao Palácio da Aclamação. O acerto teria sido aceito irrestritamente pelo deputado.

DUNGA DIVULGA LISTA DE CONVOCADOS PARA AMISTOSO CONTRA ITÁLIA

Ronaldinho Gaúcho está de volta à seleção. A surpresa ficou por conta da convocação do meia Felipe Melo, ex-Flamengo, Grêmio e Cruzeiro, atualmente na Fiorentina. A lista de convocados pelo técnico Dunga para a partida amistosa contra a Itália, em 10de fevereiro, foi divulgada nesta segunda-feira (26). A partida em Londres, no estádio Emirates Stadium, será a primeira da selação do ano.

Dunga chamou apenas jogadores de fora do país, já que os principais times do Brasil estão iniciando os campeonatos estaduais, com os atletas ainda se adequando e chegando à melhor forma física. Com quatro escolhidos, o Milan foi o clube com mais convocados. Metade dos jogadores vem do futebol italiano, um fato que chama atenção.

De acordo com estatísticas da CBF, este amistoso pode desempatar a história do confronto: em 12 partidas, cada uma das seleções venceu cinco vezes e marcou 19 gols. O Brasil foi campeão do mundo derrotando a Itália por duas vezes: em 1970, quando venceu por 4 a 1, e em 1994, quando venceu nos pênaltis por 3 a 2.
Confira a lista completa dos convocados:

Goleiros

Julio César - Internazionale
Doni - Roma

Laterais

Maicon - Internazionale
Daniel Alves - Barcelona
Adriano - Sevilla
Marcelo - Real Madrid

Zagueiros

Lúcio - Bayern de Munique
Juan - Roma
Luisão - Benfica
Thiago Silva - Milan

Meias

Gilberto Silva - Panathinaikos
Elano - Manchester City
Anderson - Manchester United
Josué - Wolfsburg
Ronaldinho Gaúcho - Milan
Julio Baptista - Roma
Felipe Melo - Fiorentina
Kaká - Milan

Atacantes

Robinho - Manchester City
Luís Fabiano - Sevilla
Alexandre Pato - Milan
Adriano - Internazionale

CONCEIÇÃO DO ALMEIDA: HOSPITAL SOFRE COM A FALTA DE VERBAS

Segundo o jornal A Tarde o Hospital Maternidade Helena Magalhães, localizado em Conceição de Almeida, na região de Santo Antônio de Jesus, sofre com a falta de recursos para manter funcionando equipamentos, fornecimento de remédios aos doentes e o pagamento de dívidas acumuladas.

A unidade médica, gerida pela Santa Casa de Misericórdia, recebe repasses do Sistema único de Saúde da ordem d R$ 90 mil, mas só a dívida atual soma R$ 120 mil. O que é usado não dá conta de abastecer a dispensa de medicamentos, troca de materiais antigos e pagamento de médicos, que trabalham com os rendimentos atrasados.

A direção do hospital reclama mais recursos, que desde maio de 2008 deveriam chegar via governo federal por meio de uma nova lei, mas os R$ 30 mil mensais aprovados jamais chegaram ao local. Enquanto isto, o atendimento é mal prestado e os pacientes reclamam.

SENADORES BAIANOS GASTARAM R$ 466 MIL EM VERBAS INDENIZATÓRIAS


Segundo dados oficiais do Senado nacional, os três políticos que representam a Bahia gastaram juntos R$ 466 mil em verbas indenizatórias durante todo o ano de 2008. Para eles, o Senado disponibiliza R$ 180 mil anuais para que os parlamentares gastem com necessidades como viagens e aluguéis de escritórios fora de Brasília, mas que pague com o próprio dinheiro e após comprovar o gasto com notas fiscais tenha o dinheiro devolvido pela Casa.

O maior gastador entre os baianos é Cesar Borges (PR), que usou R$ 163.367 do dinheiro disponível, e tem a maior despesa com aluguel de escritório fora da capital federal. Em seguida, João Durval (PDT) aparece com R$ 161.765, a maioria (72,7%) gasto com viagens.

Não há despesas com publicidade, assim como no caso de ACM Jr (DEM), que usou R$ 141.127 em 2008, a maioria com consultoria. O gasto total de todos os senadores foi de R$ 9 milhões.

domingo, 25 de janeiro de 2009

GEDDEL E JH ASSINAM CONVÊNIO DE R$ 40 MILHÕES


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o prefeito de Salvador, João Henrique, assinam hoje um convênio de R$ 40 milhões.

A verba federal será aplicada na construção dos canais da avenida Antônio Carlos Magalhães e do Imbuí, além de obras de contenção em 18 encostas de alto risco na cidade. O evento acontece às 10h no Palácio Thomé de Sousa.

BAHIA VENCE IPITANGA E FAZ A FESTA DA GALERA EM PITUAÇU


O primeiro gol da reinauguração de Pituaçu foi do Bahia. Depois de um rebote, Elton pegou a bola e chutou forte, indefensável, abrindo o placar aos 35min do primeiro tempo da partida. A torcida, eufórica, foi à loucura.

Presente no estádio, o governador Wagner também comemorou. O placar final, 4 a 0 para o Bahia. Os outros resultados da terceira rodada do baianão, Poções 1 x 0 Feirense, Vitória da Conquista 1 x 2 Vitória, Itabuna 0 x 1 Atlético, Madre de Deus 3 x 2 Colo-Colo, Fluminense 0 x 2 Camaçari.

PR INDICA EX-RADIALISTA PARA A PRODASAL

Depois da recusa do Diretor da Câmara de Vereadores, José Trindade, para assumir a superintendência da Prodasal, empresa de processamento de dados da cidade de Salvador, o Senador César Borges convidou o administrador em Gestão de Tecnologia, Nailton Lantyer Filho, para ocupar o cargo.

Nailton estava atuando na área, tanto na Califórnia (EUA), quanto em Brasília, mas o administrador já foi bem popular aqui em Salvador, quando na década de 80 foi locutor das FMs Itapoan e Piatã.

MATRÍCULA INTINERANTE COMEÇA NESTA SEGUNDA

Começa nesta segunda-feira (26) o serviço da matrícula itinerante disponibilizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). O objetivo é preencher as vagas residuais e garantir que alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental tenha acesso à escola. Dezesseis profissionais visitam casas em bairros onde ainda há ofertas de vagas em escolas municipais.

Segundo o cronograma, no dias 26 e 27 a equipe irá para os bairros de Lobato, Fazenda Coutos, Coutos, Nova Brasília, Engenho Velho da Federação, Santa Cruz, Cajazeiras, Castelo Branco, Jardim Cruzeiro, Ribeira e Luiz Tarquinio. Em todas as unidades de ensino da rede municipal, foram feitas 150 mil matrículas.

Os estudantes que não se matricularem até a terça-feira podem comparecer a qualquer escola municipal durante todo o ano.

FESTA, LAVAGEM E TRIO EM SANTO AMARO


A tradicional lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro no Recôncavo baiano, aconteceu neste domingo (25), como sempre com cortejo comandado por Dona Canô, 101 anos.

A abertura oficial da festa foi na Igreja Matriz de Santo Amaro, onde dona Canô recebeu o símbolo da festa direto do prefeito, Ricardo Machado (PSDB), e passou para uma baiana. Mais de 300 baianas da região participaram do evento.

Maria Bethânia também participou da lavagem. Depois da lavagem, blocos e trios animaram as pessoas que queriam curtir o lado profano da comemoração. A festa se encerra no dia 2, com uma procissão

VICE-PRESIDENTE É SUBMETIDO A MAIS UMA CIRURGIA


O vice-presidente, José Alencar, foi submetido a uma cirurgia que começou no fim da noite deste domingo e não tem hora para acabar. De acordo o último boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libânes, a operação para retirada de um tumor na região abdominal começou às 9h.

O boletim informa que a longa duração da cirurgia deve-se à complexidade do procedimento. A operação está sendo conduzida pelo cirurgião Ademar Lopes e conta com a participação da equipe do urologista Miguel Srougi. Alencar tem 77 anos e está internado desde quinta-feira (22), em São Paulo.

FLAMENGO E SÃO FRANCISCO MAIS PERTO DA FINAL DO BAIANO FEMININO

As equipes São Francisco e Flamengo venceram por goleada neste sábado (24) e partem para as partidas de volta das semifinais do Campeonato Baiano Feminino com vantagem considerável.

No Barradão, o São Francisco goleou o time feminino do Vitória por 9 a 0. Logo no primeiro tempo, as visitantes fizeram 3 a 0 e no segundo jogaram a pá de cal com outros seis gols. Agora, o rubro-negro precisaria de um placar de 10 a 0 para tirar o São Francisco da disputa pelo octacampeonato.

Em Feira de Santana, o Flamengo também venceu o Galícia sem dificuldades, por cinco a zero. Jogando em casa, o time manteve o ritmo forte o tempo todo e praticamente se garante na final.

Na terça-feira, os times voltam a se encontrar, às 15h. O São Francisco recebe o Vitória, em partida no Estádio Junqueira Ayres, e o Galícia recebe o Flamengo no Parque Santiago.

MICROÔNIBUS TOMBA E DEIXA 1 MORTO E 5 FERIDOS

O tombamento de um microônibus, placa JKY 4646, matou uma pessoa e deixou pelo menos outras cinco feridas por volta das 6h30 deste domingo (25) no Km 17 da Via Atlântica em Camaçari. Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista teria perdido o controle do veículo quando fazia a rotatória da Centrel.

A vítima fatal, que não foi identificada, ficou presa às ferragens do veículo. As outras cinco pessoas, também não identificadas, foram encaminhadas para o Hospital Geral de Camaçari. Três foram atendidas e liberadas em seguida, Outras duas, em situação mais grave, foram transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE).
fonte: correio

PESQUISA REVELA: OBAMA TEM 68% DE APROVAÇÃO


Uma pesquisa divulgada neste domingo pela empresa Gallup, confirmou que 68% dos americanos aprovaram os primeiros dias de Barack Obama como novo presidente dos Estados Unidos. O número é o maior entre os oito últimos ocupantes da Casa Branca, mas não supera os 72% de aprovação de John F. Kennedy em 1961.

Porém, Kennedy registrou esta marca após três semanas à frente do país, e a enquete sobre Obama inclui somente os primeiros dias da sua gestão - de 21 a 23 de janeiro. George W. Bush, que deixou a cadeira para Obama, teve 57%. A Gallup revela ainda que apenas 12% da popualção americana é contra a permanência de Obama na Casa Branca.

TEMPESTADE MATA 15 NA EUROPA


Uma tempestade com fortes ventos provocaram a morte de pelo menos 15 pessoas na França e na Espanha neste sábado (24). Quatro crianças morreram no desabamento de um ginásio esportivo perto de Barcelona, na Espanha.

Outros dez adultos morreram em incidentes relacionados à tempestade também na Espanha e França, no segundo dia de temporais que causaram corte de energia elétrica, interrupção de vôos e bloqueio de estradas.

Na tragédia no centro esportivo, ventos que alcançaram mais de 100 quilômetros por hora, puseram abaixo o telhado de um edifício perto de uma quadra de basquete no pequeno município de Sant Boi, provocando a queda das paredes de bloco de concreto.

As pessoas que estavam no local, afirmaram terem ouvido um estrondo e pensaram que uma árvore havia caído no telhado.

CENTEL REGISTRA QUATRO ASSASSINATOS DESDE SÁBADO EM SSA E RM

Quatro pessoas foram assassinadas Região Metropolitana de Salvador (RMS) entre 19h de sábado (24) e 7h deste domingo (25), de acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), todos alvejados por armas de fogo.

O primeiro crime ocorreu pouco depois das 19h no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Jamerson da Silva Gerson, 20 anos, foi assassinado por disparos de arma de fogo.

No bairro de Portão, em Lauro de Feitas, por volta das 23h a outra vítima foi um jovem de aproximadamente 23 anos conhecido apenas como Uanderson. Ele também foi morto a tiros.

Já no início da madrugada deste domingo, por volta das 1h15, Dourival Leite Alves, 22anos, foi morto a tiros no bairro do Largo do Tanque.

Josevaldo dos Santos, 20 anos, morreu nessa madrugada no Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a Centel, ele foi alvejado por disparos de arma de fogo em Santo Antônio de Jesus.

STF LIBERA PITUAÇU EM CARÁTER DEFINITIVO


Na madrugada deste sábado (23), o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou documento reconhecendo que a responsabilidade para conceder licença ambiental é da esfera estadual ou municipal, o que derrubou o pedido em comum dos Ministérios Públicos Estadual e Federal sobre o embargo ao estádio de Pituaçu.

sábado, 24 de janeiro de 2009

OPINIÃO: PACIENTES PENAM POR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O Jornal Correio trouxe em sua publicação de sábado(24), uma matéria que fala do martírio de quem precisa de atendimento médico especializado em Salvador, o que não é novidade para ninguém essa falta de atenção para com a maioria da população mais pobre da cidade.

O jogo de empurra, descredenciamento de clínicas e médicos, a super lotação dos hospitais de grande porte, falta de médicos nos postos e hospitais, além de medicamentos insuficientes para suprir a demanda, reflete o atual quadro da saúde em salvador. Tudo isso aliado ao que parece uma guerra política, entre governo e prefeitura, quem paga o pato é a população.

É incrível como os discursos são sempre os mesmos ‘estamos trabalhando para melhorar o atendimento e torna-lo mais dinâmico e bla,bla,bla,bla...’ e o povo que se vire para curar os seus males, suas doenças. Diante do caos que está a saúde em Salvador, por motivos já expostos, é difícil ficar calado e ver o povo sofrendo na fila de espera, ou quando não, em uma maca fria no corredor de um hospital sem perspectiva de atendimento ou por superlotação da unidade ou por redução da equipe médica de plantão.

Como entender essa dinâmica que parece lógica, verba mais saúde para o povo, mas, que os homens complicam por que? Milhões são liberados pelo estado para que os municípios cuidem da saúde da população. Com a municipalização a atenção à saúde ganhou um status diferente do que antes eram feitos pelos governos estaduais. Porém, na prática, o que se vê é o desmando com o erário em mão inescrupulosas, que mais parecem aves de rapina insaciáveis! E como sempre, a população que se lixe.

É preciso dá um basta nessa farra do dinheiro público que não chega a quem de direito, a população. A saúde como a segurança é um direito do cidadão e um dever do estado. Se este não cumpre o seu papel que a justiça intervenha e se faça cumprir a constituição. Quem não pode continuar sofrendo por falta de competência dos homens públicos é a população mais pobre.
(Jorge Ribeiro)

LULA DECIDE SUSPENDER DIVULGAÇÃO DE PACOTE HABITACIONAL

Diante da falta de consenso dentro do governo sobre as principais medidas em discussão para estimular o setor de habitação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu suspender a divulgação do pacote, previsto para ser anunciado na semana que vem.

Segundo a Folha de São Paulo apurou, em uma reunião na tarde de quinta-feira com os principais ministros envolvidos no debate, o presidente considerou que o trabalho não está maduro o suficiente para ser oficialmente lançado.

A alternativa que ainda estava sendo analisada pelo Palácio do Planalto era anunciar inicialmente parte das medidas, aquelas destinadas à classe média e desoneração de produtos usados na construção civil.

Num segundo momento, seria divulgado o pacote para a população de baixa renda, mas tudo foi adiado. O objetivo do pacote é permitir a construção de 500 mil novas unidades neste ano.

DANIELA MERCURY FAZ A FESTA NO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

A comemoração dos 455 anos da cidade de São Paulo, amanhã, terá muita música para os paulistanos que resolverem passar o final de semana em casa. À tarde, o já tradicional show de aniversário no Parque da Independência contará com a presença de Lulu Santos, Daniela Mercury, Toni Garrido, Paula Lima, Roberta Sá e Celso Fonseca.

Quem resolver ficar na região central vai poder conferir à meia-noite de hoje, no Viaduto do Chá, uma queima de fogos com trilha sonora de Seu Jorge, apenas uma das diversas atrações no local ao longo de 30 horas ininterruptas de programação.

Pouco antes do sambista, será a vez da Vai Vai, atual campeã do Carnaval, subir no palco para animar o público, em uma apresentação com direito a bateria, mestre-sala, porta-bandeira e passistas da escola.

A folia continua na madrugada com Diogo Nogueira e a escola de samba Portela. Além deles, Natiruts, CPM22 e Quinteto e Preto e Branco são alguns de mais de 60 artistas confirmados na festa, dividida em dois palcos. Estarão espalhados ao longo do Vale do Anhangabaú exposições, oficinas, praça de alimentação, baile do idoso, telecentro e até um planetário.

A agenda está disponível no site da prefeitura. É um verdadeiro Festival de Verão, só que de graça.

EX-GOVERNADOR É MAIS RICO DO QUE O DECLARADO


Acusado pela ex-mulher de ter um patrimônio muito superior ao que efetivamente declarou à Justiça Eleitoral em 2006, o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (PMDB) afirmou que sua fortuna é ainda maior.

Reportagem publicada pela revista "Veja" desta semana, baseada em processo de separação judicial aberto pela deputada federal Maria Lúcia Cardoso (PMDB) contra Newton, cita declarações dadas pela deputada no processo, em que o patrimônio do ex-governador é estimado em R$ 2,5 bilhões.

Na última declaração de bens apresentada por Newton Cardoso à Justiça Eleitoral, o valor do patrimônio apresentado é de R$ 12,7 milhões. Na ocasião, ele concorria ao Senado, mas acabou não se elegendo.

SUPREMO QUER CONTROLE SOBRE ABIN

O Supremo Tribunal Federal (STF) espera apenas as eleições das Mesas do Congresso, no próximo dia 2, para acelerar as negociações para a aprovação de um "pacto republicano", conjunto de leis redigidas em comum acordo pelos três Poderes.

Interessado na aprovação desse pacto, o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, defende a inclusão de um projeto prevendo a criação do controle externo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Mendes também é a favor de se incluir no pacote uma nova lei regulamentando as interceptações telefônicas, outra para tentar coibir o abuso de autoridade em todo o serviço público e uma norma com regras para o Orçamento da União.

No ano passado, foi divulgado que o presidente do STF foi vítima de um grampo telefônico, em conversa com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Com as suspeitas de que o grampo teria origem na Abin, o então presidente do órgão, Paulo Lacerda, foi afastado.
fonte: BN

TERCEIRIZADOS DA PREFEITURA ESTÃO SEM RECEBER

Aproximadamente 350 funcionários de 2 empresas que prestam serviços a Prefeitura de Salvador e estagiários de 9 secretarias estão sem receber seus vencimentos desde o ano passado.

Ao menos 200 prestadores de serviço contrados da Posdata e outros 150 da Climex que não receberam vale-refeição, salários de dezembro e 13º salário, no caso da Posdata.

De acordo com Jucimar Santos, assessor de comunicação da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do município, os pagamentos dos terceirizados da Posdata não foram feitos porque o contrato com a empresa foi reincidido pela Prefeitura.
fonte: Correio.

WAGNER: "PREVALECEU O BOM SENSO"


"Com a confirmação da partida entre Bahia e Ipitanga no Estádio Metropolitano de Pituaçu, na tarde deste domingo, o governador Jaques Wagner comemorou a decisão do juiz federal Ávio Mozar José Ferraz de Novaes. “Prevaleceu o bom senso, já que a intervenção que realizamos no estádio, em vez de representar agressão ao meio ambiente, incorporou medidas de proteção ao Parque de Pituaçu, a exemplo dos esgotos, que não serão mais lançados na lagoa”, disse o governador.

Ainda comentando a decisão, Wagner disse estar confiante de que o Ibama, ao examinar o caso e verificar o cumprimento da legislação, como determina o juiz, dará a palavra final autorizando o funcionamento de Pituaçu sem restrições. “A ação se refere a toda a área da Paralela e, portanto, a situação do estádio construído há 30 anos é totalmente diferente dos empreendimentos em construção”, explicou.

Wagner confirmou presença na partida de domingo com o mesmo bom humor exibido na noite de quinta, quando o estádio foi apresentado à imprensa e aos dirigentes desportivos. “Como cidadão, já me sinto vitorioso; como governador, estou orgulhoso pelo trabalho realizado e por ter feito o maior investimento no esporte baiano nos últimos trinta anos”.
fonte: BN

MPF QUER EMBARGAR OBRA REGULAR NA PARALELA

O pedido do Ministério Público Federal (MPF) ao Tribunal Regional de Justiça (TRF) de interdição de 34 obras localizadas na região da Avenida Paralela incluiu a do Shopping Paralela, que está em situação regular, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O empreendedor do shopping, Walter Barreto Júnior (também presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia), argumentou, com documentos em mãos, que o Ibama tinha arquivado o processo referente a supostas irregularidades ambientais da obra, o que, portanto, implicaria “um equívoco do Ministério Público Federal” ao incluir o shopping na lista de obras sob risco de embargo.

Barreto informou, ainda, que a obra teve início em 2006, antes da aprovação do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).
fonte: BN

DOIS ANOS E O GOVERNO NÃO CONSEGUE DE LIVRAR DO REDA

O Reda Regime Especial de Direito Administrativo, já se passaram dois anos e um mês de gestão, e o governo Jaques Wagner (PT) ainda não conseguiu se livrar desse sistema de contratação temporária. Esse sistema permite a contratação de servidores sem a realização de concurso público, tão criticado pelos petistas na época em que o Estado era governado pelo extinto PFL (hoje DEM).

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Seagri) acaba de anunciar mais uma seleção, por meio do Reda, para contratação de 329 técnicos de níveis superior e médio. Eles atuarão prestando serviços de “assessoria técnica, social e ambiental à reforma agrária” em 552 assentamentos existentes no Estado, onde vivem cerca de 35 mil famílias.

A iniciativa atende a um convênio assinado entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão da Seagri, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
fonte: jornal A Tarde

MORRE MODELO QUE TEVE OS PÉS E AS MÃOS AMPUTADOS


A modelo Mariana Bridi, 20 anos, que teve os pés e as mãos amputados após uma infecção morreu na madrugada deste sábado (24) no hospital Dório Silva, em Serra (ES).

A jovem, que foi duas vezes finalista do concurso Miss Mundo Brasil, estava internada desde o dia 3 de janeiro. No ano passado, Mariana participou do Miss Bikini Internacional, na China. Ela ficou em sexto lugar e ganhou o prêmio de melhor corpo.

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, divulgou, em nota, durante a semana, que Mariana respirava com ajuda de aparelhos e realizou hemodiálise durante o tempo de internação. Bridi teve um choque séptico, causado por bactérias Pseudomonas aeruginosa, tendo como provável foco uma infecção urinária.

BAIANÃO 2009: VENDA DE INGRESSOS É SUSPENSA PELA FBF

A venda antecipada de ingressos para a partida entre o Fluminense e Camaçari, que será realizada neste domingo, no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, foi suspensa pela Federação Baiana de Futebol (FBF), por questões de segurança.

Na terça-feira passada, a sede do Fluminense foi assaltada no início da manhã por dois homens, que levaram uma quantia não divulgada pela direção do clube, e que seria usada no pagamento dos funcionários.

A venda antecipada deveria ser feita a partir de sábado (24) na própria sede do Fluminense, mas agora os ingressos só vão ser vendidos no estádio, no domingo, a partir das 11h.
fonte: correio

SANTO AMARO: FESTA DA PURIFICAÇÃO COMEÇA NESTA SEXTA

Começa nesta sexta-feira (23) a Festa da Purificação no Município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. As homenagens a Nossa Senhora terão início com a primeira missa da novena às 19h30 na igreja da cidade.

A programação se estende até o dia 2 de fevereiro, sempre com a missa inaugurando os festejos. Três artistas tocarão no palco montado pela prefeitura a cada noite, mas os filhos mais ilustres da cidade prepararam uma surpresa dupla para os moradores e turistas que estarão na cidade.

Nesta sexta, Caetano Veloso abre o evento. No dia do encerramento, a honra será de Maria Bethânia.

GOVERNADOR WAGNER INAUGURA PROGRAMA DE SAÚDE EM JEQUIÉ


Ainda em turnê de compromissos políticos pelo interior do estado, o governador Jaques Wagner esteve nesta sexta (23) em Jequié, na região sudoeste, e inaugurou o Programa de Internação Domiciliar no município.

O serviço funciona agora no Hospital Prado Valadares, e terá estrutura para oferecer atendimento para até 60 pacientes mensalmente. Apesar do lançamento apenas no meio de janeiro, o programa já funciona no município desde novembro do ano passado.

Para participar da internação domiciliar, o paciente deverá primeiro se internar no hospital para depois ser transferido.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PETROBRAS INVESTIRÁ US$ 174 BI ATÉ 2013


O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, anunciou nesta sexta-feira (23) que a estatal pretende investir US$ 174 bilhões nos próximos quatro anos. Os maiores focos de aplicação serão os segmentos de exploração e produção, além dos projetos da área do pré-sal.

A medida integra o plano estratégico para o período entre 2009 e 2013, e representa um incremento no plano da empresa, que estimava aplicar um volume de US$ 112,2 bilhões. A meta da Petrobras é atingir a produção de 3,3 milhões de barris por dia até 2013 e chegar a 5,1 milhões em 2020.

Este ano, a previsão é a de que a estatal invista US$ 28,6 bilhões, com o preço médio do barril de petróleo tipo Brent a US$ 37.
fonte: BN

PREFEITO SE DIZ CONTENTE COM LIBERAÇÃO DE PITUAÇU


O prefeito João Henrique ficou satisfeito com a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), que liberou o Estádio de Pituaçu para a realização da partida entre Bahia e Ipitanga, válida pelo Campeonato Baiano de Futebol, no próximo domingo (25).

De acordo com a nota oficial emitida pela Prefeitura, JH disse ainda que a Transalvador fará uma operação especial para atender ao público que comparecerá ao evento, com ordenação do tráfego e oferta de linhas de ônibus.

Sobre a redução da capacidade da arena, de 33 mil para 16 mil, o gestor justificou o parecer da secretaria de Transportes e Infraestrutura (Setin), pela não conclusão do sistema viário do entorno pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

"É preciso priorizar a segurança das pessoas e, após a primeira partida em Pituaçu, o Governo do estado e a administração municipal avaliarão o comportamento das estratégias traçadas, e acredito que gradativamente Pituaçu voltará a ter sua capacidade plena. Mas, é indispensável a construção do sistema viário. É uma questão de segurança", disse JH.

TRF AUTORIZA INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DE PITUAÇU


O Tribunal Regional Federal (1ª Região) acaba de autorizar a manutenção do jogo Bahia e Ipitanga, neste domingo (25), no Estádio de Pituaçu.

A decisão do juiz federal Avio Mozar José Ferraz de Novais se apóia no princípio de se evitar “qualquer espécie de tumulto, dúvidas, conflitos, ou prejuízo a população baiana”.

Segundo o superintendente do IBAMA na Bahia, Célio Costa a presidência do órgão em Brasília ainda não se manifestou sobre o caso.

CLAUDIA LEITE APARECE NA JANELA DO HOSPITAL COM DAVI


A mamãe Claudia Leitte fez a sua primeira aparição, após dar à luz ao menino Davi. Muito emocionada... Daniela e Ivete de olho em Aline Rosa... QUER SABER MAIS? VEJA NA COLUNA: MODA, CELEBRIDADE E ESTRELAS,

DEMOLIÇÃO DA RENASCER AINDA NÃO COMEÇOU

O guindaste e os equipamentos necessários para a demolição do que restou da igreja Renascer em Cristo, prevista para começar hoje ( 23), estão no local, onde na noite do último domingo (18), ocorreu o desabamento da estrutura do teto, causando a morte de nove pessoas e de mais de 100 feridos.

Os trabalhos, porém, ainda não começaram. Desde as 11h, o assunto está sendo tratado em uma reunião na 1ª Delegacia Seccional com todos os técnicos e órgãos envolvidos.

Segundo a assessoria de imprensa da igreja Renascer, a área em declive dificulta a demolição e exige muita cautela por parte dos técnicos da empresa contratada, a Diez, especializada nesse tipo de ação. Pelo que ficou acordado entre o Ministério Público, a Subprefeitura da Sé e os administradores da igreja, a derrubada das paredes que sobraram será feita de forma manual, retirando tijolo por tijolo para evitar danos às construções vizinhas.

Nove imóveis, oito casas e um estabelecimento comercial, permanecem interditados pela Defesa Civil, porque havia o risco de serem atingidos pelos escombros. O guindaste foi colocado em um estacionamento de onde servirá para içar um operário que fará o trabalho suspenso no ar.
fonte: correio

RADIALISTA É ATINGIDO POR BALA PERDIDA EM EUNÁPOLIS

Segundo o site Radar 64, o radialista Aurélio Mota, que trabalha na Rádio Jornal, de Eunápolis, foi atingido por uma bala perdida na noite desta quinta-feira (22). Mota passava em uma rua localizada entre os bairros de Santa Lúcia e Itapoã, local onde havia um tiroteio entre criminosos e a Polícia Militar, por volta das 20h, e recebeu um dos disparos de raspão na perna.

Com o impacto e o susto do tiro, o radialista caiu no chão de ombros. Pouco depois, foi socorrido e internado no Hospital Geral da cidade. Ele permanece em observação por conta dos ferimentos no ombro e da bala. Três suspeitos de participarem do tiroteio foram presos pela PM poucas horas depois.
fonte:BN

BATALHÃO EM ILHEUS SERÁ DESATIVADO PELO GOVERNO

O mais antigo batalhão da Polícia Militar da Bahia, localizado em Ilhéus, no sul do estado, será desativado pelo governo do estado.

O 2º BPM, que há anos enfrenta uma situação de abandono e sucateamento relatado pelos próprios moradores e soldados, deverá se transformar Coordenadoria Regional de Policiamento Regional Sul, subordinada á vizinha Itabuna, onde está localizada a sede.

Em 2006, o já frágil batalhão foi assaltado por três vezes e caiu de vez na boca do povo em todo a região.

JUAZEIRO: HOMEM MORRE ELETROCUTADO EM PARQUE DE DIVERSÕES

O funcionário de um parque de diversões localizado em Juazeiro, no norte do estado, morreu eletrocutado quando tocou na estrutura da roda gigante. A descarga elétrica vinda do brinquedo o atingiu em cheio.

Marcelo Alves da Silva Souza, de 20 anos, estava no local em um momento em que o parque ainda estava aberto para o público, mas não havia ninguém no aparelho. Ele cuidava da manutenção do equipamento o foi socorrido logo após o acidente por testemunhas que o viram sofrendo o choque.

Marcelo foi levado para um hospital, mas ao chegar no local o jovem já estava sem vida. Um relatório do Instituto Médico Legal confirmou a morte por descarga de energia elétrica.

BAS PRIVATIZADAS NÃO TERÃO PEDÁGIO


A Agência Nacional de Transporte (ANTT), baixou uma resolução envolvendo as Bas 528 e 526, que levam à Base Naval de Aratu e foram incluídas na privatização de quatro rodovias que atravessam o estado esta semana. Segundo a resolução elas não terão pontos de cobrança de pedágio, uma vez que os trechos são curtos e apresentam pouco fluxo de veículos.

Assim, os motoristas que trafegarem pelo local continuarão fazendo o percurso sem gastar a mais por isto, apesar dos investimentos em melhoria da pista pelo grupo RodoBahia, que venceu o leilão. O pedágio de R$ 2,21 será cobrado apenas nas BRs 324 (Salvador-Feira) e 116 (Feira-Minas).

CODESAL REGISTRA TRÊS AMEAÇAS DE DESABAMENTO

A codesal registrou ameaça de desabamento de três imóveis nesta sexta-feira (23). Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal), as ameaças aconteceram em Brotas, Bairro da Paz e Santa Cruz. Também foram registradas duas ameaças de deslizamento em Vila Laura e Vale dos Lagos.

TRANSALVADOR ANUNCIA ESQUEMA DE TRANSITO PARA JOGO EM PITUAÇU

A prefeitura anunciou o esquema municipal de trânsito e transportes que dará suporte à estréia do Bahia no estádio de pituaçu. A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) montou um esquema com 35 agentes de trânsito, 5 viaturas, 4 motos e mais 3 guinchos, sendo 2 leves e 1 pesado, para ficar de prontidão nas proximidades do estádio e garantir o fluxo de veículos e a segurança dos torcedores.

Na tarde de domingo, a Secretaria Transportes e Infra-Estrutura. O acesso à Av. Pinto de Aguiar, que margeia o estádio, será suspenso para quem vem da Paralela a partir do meio-dia, e quem quiser entrar na via só poderá fazê-lo pela Orla Marítima.

BNDES TEM 100 BI PARA SETOR PRODUTIVO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) receberá mais R$ 100 bilhões, para os anos de 2009 e 2010, para empréstimos ao setor produtivo.

Com essa liberação de recursos, as linhas de financiamento da instituição financeira, que somaram R$ 91 bilhões em 2008, poderão chegar a até R$ 166 bilhões neste ano. Segundo Mantega, os recursos vão beneficiar os projetos nos setores de gás, petróleo, energia elétrica, máquinas e equipamentos e investimentos industriais.

GOVERNADOR APRESENTA PITUAÇU À IMPRENSA E DISSE QUE VAI ESTAR PRESENTE NO JOGO DE ESTREA

Contando com a presença de muitas autoridades políticas e esportivas do estado, além de toda a imprensa e torcedores, o governador Jaques Wagner apresentou no início da noite de ontem à população o remodelado estádio Roberto Santos, mais conhecido como Pituaçu.

Apesar da tentativa do Ministério Público Federal e Estadual de embargar a praça esportiva, o governador não demonstrou preocupação e disse que tem certeza absoluta que domingo estará em Pituaçu com a primeira-dama para acompanhar a reinauguração do estádio no jogo entre Bahia e Ipitanga.

IBAMA LIBERA PITUAÇU E DEPOIS VOLTA ATRÁS

A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na Bahia divulgou nota oficial nesta quinta-feira, em que consta que o pedido de embargo às obras do Estádio de Pituaçu “não é pertinente”.

De acordo com o órgão, a equipe técnica deverá analisar as licenças ambientais com agilidade e elaborar um parecer técnico que aponte as deficiências do equipamento que devem ser solucionadas.

A solicitação partiu do Ministério Público, que pode apresentar liminar ainda nesta sexta-feira (23) para impedir a realização da partida entre Bahia e Ipitanga no próximo domingo (25).

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SEGURO DESEMPREGO AUMENTOU 15,6% EM 2008

Em 2008, o montante concedido do seguro-desemprego registrou aumento de 15,6%, de acordo com dados do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). No ano passado foram pagos R$ 14,718 bilhões, contra R$ 12,733 bilhões em 2007. Segundo dados do FAT, houve aumento também de 6,16% no número de segurados, no comparativo de 2007 e 2008.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22), pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em Brasília. Para o ministro, as demissões de dezembro farão com que o trabalhador busque mais o seguro-desemprego a partir deste mês. Apesar disso, Lupi disse que o custo da demissão não irá aumentar para o empregador e que o governo federal estuda alternativas para evitar novos desempregos e uma corrida pelo seguro-desemprego.

Segundo Lupi, o saldo do FAT em 2008 ficou positivo em R$ 13,589 bilhões, significando um aumento de 28,1% em relação ao saldo registrado em 2007, impulsionado pelo crescimento das receitas do FAT (que vêm da arrecadação do PIS/Pasep) de 20,4%, totalizando R$ 35 bilhões em relação ao ano anterior.

GABRIELLI DIZ QUE PERMANÊNCIA DO DEM NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA PACIFICA BASE DE JH

O presidente do Democratas em Salvador, Gerson Gabrielli, disse hoje (dia 22) que o parecer jurídico da Procuradoria da Câmara Municipal e a desistência do vereador Pedro Godinho (PMDB) em disputar o comando da Casa fortalecem a permanência do vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM) no cargo sem que haja nova eleição."Está é a única solução para que haja consenso na base do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), para que não haja desentendimentos políticos sobre uma questão que, do ponto de vista jurídico, já está pacificada", salientou Gabrielli.


"Os trabalhos legislativos estão prestes a começar e existe uma agenda emergencial da cidade na Câmara Municipal. Paulo Magalhães Júnior tem experiência legislativa para conduzir a Casa, e o Democratas é um partido aliado do prefeito. De modo que a solução natural, em função dos últimos acontecimentos, até para pacificar a Câmara, é a permanência de Paulo Magalhães Júnior", acrescentou Gabrielli.