sábado, 28 de fevereiro de 2009

PRESO EX-SUPERINTENDENTE DO IBAMA

O ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Pará, Paulo Castelo Branco, foi preso na tarde deste sábado (28) na zona sul do Rio de Janeiro.

Branco estava foragido e, contra ele, havia um mandado de prisão decretado pela Justiça Federal, em 2008. Ele foi condenado em última instância, no final do ano passado, pelo crime de concussão, ou seja, exigência indevida de vantagens em função de cargo público (pedido de propina).

De acordo com a Polícia Federal, ele já havia sido preso em flagrante em 2000, em Brasília, exigindo propina de madeireiros. Depois da prisão em flagrante, ele foi solto e passou a responder ao processo em liberdade. Mas, desde o fim do ano passado, quando houve a condenação definitiva, era considerado foragido.

PROBLEMA DAS BARRACAS DE PRAIA DEPENDE DE ACORDO

O problema das barracas de praia de Salvador se tornou uma queda de braço entre a Prefeitura e a Associação dos Barraqueiros. Somente um acordo entre as partes pode dar fim a situação que se arrasta há três anos e que trouxe prejuízos a imagem e ao turismo da orla.

Enquanto a administração municipal anuncia um novo projeto de requalificação, o processo que decide sobre a demolição dos equipamentos permanece suspenso em Brasília por causa de uma ação de suspeição, movida contra o juiz federal Carlos D’Ávila, que estava a frente do caso.

O advogado que defende a categoria, João Maia diz que só retira a ação, se a prefeitura garantir um plano de sobrevivência para os barraqueiros.

RONALDO FAZ 3 GOLS E MOSTRA FORMA FÍSICA DEPOIS DA PUNIÇÃO


O atacante Ronaldo após receber a notícia que será punido por indisciplina pela diretoria do Corinthians, por ter retornado à concentração fora do horário combinado depois de 'noitada' em Presidente Prudente, interior de São Paulo, mostrou a forma física. De acordo com o fisioterapeuta do atacante, Bruno Mazziotti, ele está com 10.7 de percentual de gordura, considerado excelente para um atleta.

Ele matou a curiosidade de muitas pessoas sobre a sua forma física. Depois de fazer três gols no treino deste sábado (28), Ronaldo se mostrou à vontade e tirou a camisa para entregar a uma torcedora.

Na noite de quinta-feira (26), a equipe foi liberada após confraternização na casa do diretor técnico Antonio Carlos e os jogadores, exceto Ronaldo, voltaram ao hotel até as 23h. Eles tinham treino marcado para as 9h desta sexta (27). Segundo funcionários do hotel, Ronaldo só retornou por volta das 5h30.

JUSTIÇA OBRIGA INSS A FORNECER PRÓTESES PARA OS SEGURADOS PORTADORES DE DEFICIÊCIA FÍSICA

Uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) resultou em benefícios para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possuem deficiência física.

Uma decisão da 1ª Vara da Justiça Federal determinou que o INSS retome o fornecimento de próteses e órteses aos segurados com deficiência. A sentença confirmou uma liminar de março de 2007 que foi motivada por ação do MPF-BA.

Depois de avaliar as alegações do MPF-BA, o juiz federal da 13ª Vara Cível da Bahia Carlos D'Ávila Teixeira determinou que o INSS volte a fornecer aos segurados, inclusive aos aposentados com deficiência física, órteses, próteses ou qualquer outro equipamento necessário para locomoção em prazo máximo de 30 dias.

IMBASSAY DIZ QUE PAULO SOUTO NO PSDB É BOATO


O ex-prefeito Antonio Imbassay (PSDB), em entrevista concedida a uma rádio de Feira de Santana,disse que está no plano dos boatos o ingresso do ex-governador Paulo Souto (DEM) ao ninho tucano.

Embora diga que tanto Souto quanto o ex-prefeito de Feira, José Ronaldo de Carvalho, seriam bem recebidos no PSDB, Imbassahy disse que nada de concreto foi tratado sobre o assunto. No DEM, o assunto também é visto como especulação.

MAURÍCIO TRINDADE VIRA RÉU NO STF

O deputado federal Maurício Trindade (PR) é réu no Supremo Tribunal Federal (STF). Por unanimidade dos votos, os ministros do Supremo acataram denúncia contra o deputado baiano, acusado pelo crime de tráfico de influência, que teria sido cometido em 1997, quando Trindade era vereador em Salvador.

O caso foi denunciado pelo jornal A Tarde em reportagem publicada em 30 de julho de 2004, época em que Maurício Trindade exercia mandato de deputado estadual pelo PSDB e tinha sido indicado para vice da chapa de João Henrique Carneiro, quando disputaria pela primeira vez a Prefeitura de Salvador pelo PDT.

De acordo com o Ministério Público, o então vereador Maurício Trindade, que integrava a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, teria procurado um dos sócios da empresa Nutril para exigir o pagamento de 15% do valor de um contrato a ser firmado com a Secretaria de Saúde municipal, no governo do então prefeito Antônio Imbassahy (PFL), para fornecimento de duas mil toneladas de leite em pó, sob pena de “engendrar esforços” no sentido de anular o processo de licitação.
fonte: BN

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

GILBERTO GIL DIZ QUE ESTÁ VELHO PARA TOCAR EM TRIO


O ex-ministro Gilberto Gil afirmou estar cansado para puxar trios, segundo informações publicadas nesta sexta-feira (27) pela coluna Zapping do jornal Folha de São Paulo. Segundo Gil, se sente velho para tocar no trio e que já não aguenta mais além de Prefirir ficar mais calminho.

Em 2009, após 10 anos, esta foi a primeira vez que Gil não saiu com o seu trio Expresso 2222 para a folia. Apesar disso, reservou uma área de seu camarote para a 'Varanda Elétrica', um palco suspenso onde fez deu canja com outros artistas.

Ele fez parceria com Carlinhos Brown, a banda Moinho, o rei momo Gerônimo. Além disso, também não faltou a parceria com a filha Preta Gil, Caetano Veloso e Daniel Mercury.

SALVADOR TEM 111 IMÓVEIS COM RISCO DE DESABAMENTO NO COMÉRCIO, CENTRO HISTÓRICO E NAZARÉ


Os bairros do Comércio, Centro Histórico e Nazaré possuem 111 imóveis antigos com risco de desabamento, segundo vistoria realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). De acordo com o relatório divulgado pelo órgão nesta sexta-feira (27), 224 imóveis antigos foram vistoriados pela Defesa Civil e identificou-se que quase 50% apresentam risco de desabamento.

Além dos casarões em situação de risco iminente de queda, o estudo “Casarões, relatório técnico 2009” detectou grau de risco médio em 52 imóveis e baixo em 23. Apenas 17 dos imóveis vistoriados apresentavam condições aceitáveis de uso e não representavam ameaça.

A constatação faz parte das conclusões do estudo uma atualização do levantamento realizado em 2007 e que consiste no monitoramento dos prédios localizados na área de preservação histórico cultural da cidade. O documento traça ainda o cenário encontrado e apresenta sugestões de intervenções emergenciais para minimizar as ameaças identificadas.

segundo o subsecretário da Defesa Civil, Osny Santos, dentre as principais causas da deterioração das construções está a falta de manutenção por parte dos proprietários. Em alguns imóveis, a degradação está tão avançada que uma intervenção emergencial não vai conseguir conter o arruinamento.

Como a Codesal não é responsável pela intervenção nestes imóveis, o estudo foi encaminhado para entidades envolvidas com a preservação do patrimônio histórico, a exemplo do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) , Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).

BROWN DEFENDE RENOVAÇÃO NO CARNAVAL


O vitorioso Carlinhos Brown, campeão pelo Salgueiro no Rio de Janeiro e pela música Cadê Dalila, emparceria com Alain Tavares, na voz de Ivete Sangalo, premiada como a música do carnaval deste ano, tece críticas à forma como o Carnaval de Salvador tem se delineado nos últimos anos, em entrevista ao jornal Correio.

“Tudo na vida pode acabar. A água pode esgotar e o nosso Carnaval também, se não houver uma renovação estética”, avisa. "A renovação tem de vir dos artistas. Precisamos ousar. Tenho idéias incríveis para o Carnaval. Que lindo seria uma fanfarra do Recife em Salvador! Precisamos trazer novas contribuições estéticas".

BAHIA EXPORTA CARNAVAL PARA PORTUGAL


Chegou a vez de Portugal ter sua própria sucursal do Carnaval de Salvador. o evento, que deverá contar com apoio do governo do estado da Bahia depois que os empresários organizadores da festa apresentaram o projeto ao secretário de Turismo, Domingos Leonelli, nesta sexta.

Todo o projeto foi inspirado na folia da capital baiana está agendado para os dias 24, 25 e 26 de julho na cidade de Portimão, localizada no Algarve, no sul daquele país.

Diversos artistas baianos se apresentarão no evento que custará 2 milhões de Euros aos portugueses, e poderá ser utilizado para reforçar a Bahia como destino turístico na Europa. Além do modelo de festa, os baianos também levarão a Portugal a logística de montagem de camarotes e arquibancadas.

ITAPARICA: SESAB ENCERRA CONTRATO COM TERCEIRIZADA


Conforme havia sido denunciado pelo jornalA Tarde há 10 dias, a situação do hospital da ilha de Itaparica, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, visitou nesta sexta (27) a unidade e constatou a falta de estrutura para atendimento no local.

Após a visita, Solla anunciou que o contrato com a terceirizada SM seria quebrado e que a terceirizada não iria mais administrar a unidade médica. A gestão da SM no local terminaria em 60 dias, e dos R$ 5 milhões em verbas liberadas pelo governo para uso no hospital, só R$ 4,1 milhões haviam sido utilizados.

O secretário afirmou que abriu novo edital para contratação, mas que a próxima instituição a dirigir o hospital será uma organização social.

ITABUNA: FAXINAÇO CONTRA A DENGUE REUNE MAIS DE 300 PESSOAS

O Bairro Santo Antônio, em Itabuna, recebeu cerca de 300 pessoas na manhã desta sexta (27) para um mutirão para combate ao mosquito de dengue.

Além de voluntários, bombeiros, policiais militares e agentes municipais de endemias se reuniram para retirar entulhos nas calçadas, encostas e residências, destruir focos em diversos locais e distribuírem folhetos informativos.

Nos dias passados, o mutirão percorreu as localidades de Daniel Gomes, Maria Pinheiro e Pedro Gerônimo, e o sábado está separado para visita ao bairro de Conceição. Até o momento, Itabuna já registrou 1200 casos de dengue esse ano.

CONFIRA O RESULTADO DO BAIANÃO

O Bahia venceu o Colo Colo por 3 a 1 em Pituaçu na noite desta quinta-feira (26), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro - a última do chamado primeiro turno, que termina como o tricolor como líder.

Com um gol de Apodi, o Vitória abriu o placar contra o Itabuna em jogo que se encerrou com uma goleada de 4 a 0. Após a folga de Carnaval, o Vitória viajou para Itabuna para a confronto que encerrou o primeiro turno e também marcou a disputa entre os então artilheiros da competiçao, Neto Baiano, pelo rubro-negro, e Neto Berola, pelo Itabuna - o jogador do Vitória, marcando seu oitavo gol, levou a melhor e se isolou na artilharia.

Com 28 pontos, o Bahia igualou seu recorde de invencibilidade de 2001, quando ficou 13 partidas consecutivas sem perder, e tem 93% de aproveitamento no campeonato.

Confira os outros jogos da rodada:

Camaçari 2 x 3 Vit. da Conquista
Atlético 4 x 0 Poções
Fluminense 2 x 0 Madre de Deus
Ipitanga 2 x 0 Feirense
Itabuna 0 x 4 Vitória

Veja a tabela da competição:

1. Bahia - 28
2. Vitória - 27
3. Vit. da Conquista - 20
4. Fluminense - 20
5. Atlético - 17
6. Itabuna - 15
7. Madre de Deus - 13
8. Poções - 11
9. Ipitanga - 9
10. Feirense - 9
11. Camaçari - 8
12. Colo Colo - 7

JOVEM DE GUINÉ NÃ QUER VOLTAR PARA O SEU PAÍS

O garoto Mohamed Camara, 17 anos, que ganhou visibilidade nacional após passar sete dias sem comer durante viagem clandestina em um navio de bandeira italiana para jogar futebol no Brasil, conversou na tarde desta quinta-feira (26) com o embaixador do seu país. Ele informou que não quer ser deportado para a Guiné, mesmo com a promessa do país de que após a deportação ele poderia voltar ao Brasil.

Na conversa, o Mohamed enfatizou que não gostaria de voltar para não perder a chance de realizar seu sonho de jogar futebol. Quarta-feira (19) ele fez teste no Fazendão (Bahia), mas não teve muito sucesso.

O jovem está custodiado da 1ª Vara da Infância e Juventude e aguarda decisão do Ministério da Justiça. Camara recebeu convite para treinar no Olé Futebol Clube, equipe de Ribeirão Preto, interior paulista. O time, que está na terceirona do campeonato paulista, se comprometeu a apoiar financeiramente o garoto.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PREFEITO COMEMORA OS NUMEROS DO CARNAVAL


Apesar de os gastos terem ficado além da cota de patrocínios e ajuda governamental, o balanço do Carnaval 2009 para o prefeito João Henrique e sua equipe de secretários foi positivo.

Para ele, esta foi a melhor edição da folia em Salvador em todos os tempos, fato que, segundo JH, foi atestado em uma pesquisa feita no site do programa Fantástico, da Rede Globo. Na enquete, 50% dos foliões que brincaram o Carnaval elegeram a festa de Salvador a melhor do Brasil.

A arrecadação final da prefeitura foi de R$ 7,306 milhões, com esforços de captação de dinheiro de empresas privadas e a contribuição de R$ 2,790 cedidos pelo Governo do Estado, pouco menor do que o que foi amealhado em 2009, cuja cifra foi de R$ 7,6 milhões.

CAI A TAXA DE DESEMPREGO EM SALVADOR

A taxa de desemprego na região metropolitana de Salvador caiu de 19,8%, em dezembro de 2008, para 19,4%, em janeiro deste ano.

Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e Dieese, esta é a menor taxa de desemprego total desde o início da pesquisa em 1996.

Durante o período analisado, oito mil pessoas deixaram a chamada faixa de população economicamente ativa, que representa aqueles que possuem idade para trabalhar. Ainda de acordo com a PED, mil pessoas conseguiram um novo emprego entre dezembro e janeiro.

JUIZ AUTORIZA INVASÃO DE IMÓVEIS ABANDONADOS PARA COMBATE A DENGUE

O juiz Substituto da 8ª Vara da Fazenda Pública, Dr. Everaldo Cardoso de Amorim, julgou procedente a ação do Ministério Público que solicitou a invasão de imóveis abandonados para combater focos do mosquito da dengue.

Em Salvador, do começo de janeiro até o dia 21 de fevereiro, 208 casos da doença foram notificados, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Destes, 54 casos foram confirmados com o tipo clássico. O caso mais grave é do garoto Samuel dos Santos, de 5 anos, que está internado na UTI do Hospital Roberto Santos desde o dia 11 de fevereiro com o tipo hemorrágico da doença.

Também foram confirmados cinco casos de dengue clássica com complicações, todas as vítimas estão internadas no hospital Couto Maia. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a situação de Samuel é muito grave e inspira cuidados. Já as outras vítimas tem situação estável.

CARNAVAL: GETAXI NOTIFICOU 378 TAXISTAS

Durante os seis dias de carnaval, a Gerência de Táxis e Transportes Especiais da Prefeitura (Getaxi) notificou 378 taxis e apreendeu outros 40 durante a fiscalização na festa momesca. No total foram vistoriados 2.772 veículos durante a festa.

Segundo o superintendente da Getaxi, os principais problemas identificados foram a recusa de passageiros e descumprimento da tabela. Já nos casos envolvendo os carros apreendidos, a falta de documentação foi a principal ocorrência.

O presidente do Sindicato dos Taxistas, Carlos Augusto Dias comentou que a entidade orientou a categoria a cumprir a tabela e respeitar os acordos com a Getaxi. Dias criticou a postura de alguns taxistas que justificaram 'aumentar' o preço devido ao engarrafamento.

ITABUNA: MAIS UMA CRIANÇA MORRE VITIMA DA DENGUE


O garoto Junior Nascimento Dias, 12 anos, morreu no final da tarde desta quinta-feira com suspeita de dengue hemorrágica em Itabuna. Caso seja confirmado, este é o quarto caso de óbito na cidade desde o início deste ano no município.

Segundo Antonio Vieira, secretário de saúde, o garoto é de Buerarema, município a 18 km de Itabuna, onde estava internado desde a última quarta-feira. Transferido para Itabuna ele morreu no Hospital Manoel Novaes. O município já notificou 1341 casos da doença este ano, contra 2000 casos notificados em 2008.

E só esse ano no estado, já foram confirmados 7 óbitos (entre elas 6 de crianças) provocados pelo tipo grave da doença. Além disso, há 3 casos em análise. Em 2008, foram registradas 15 mortes.

SSP VAI ABRIR SINDICÂNCIA PARA APURAR BRIGA ENTRE MAJOR E DELEGADO

Após a briga entre o major Pedro Jorge Fonseca com o policial civil Charles Leão, na terça-feira de Carnaval (24), o secretário da Segurança Pública, César Nunes, disse que a Corregedoria Geral da SSP irá abrir sindicância para apurar as circunstâncias do conflito.

O major Fonseca prestou depoimento ao Ministério Público do Estado, que acompanha o processo. Ainda não há uma data para o depoimento do policial civil. Uma comissão já foi constituída para conduzir a apuração, tendo representantes da Polícia Militar e Polícia Civil.

SALVADOR PODE FICAR SEM RECEBER REPASSE DE VERBA DA MERENDA ESCOLAR

Sessenta e quatro cidades da Bahia podem ficar sem receber o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Ministério da Educação, dentre elas Salvador, Camaçari e Jacobina.

O fato deve acontecer em pelo menos 895 municípios em todo o Brasil, em nove estados, além da Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins também serão afetados.

Nestes muncípios, os mandatos dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) estão vencidos, motivo que impossibilita a apresentação da prestação de contas de 2008, que deverá ser feita até 28 de fevereiro, sábado.

O levantamento foi feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

IGREJA LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu, ontem em Aparecida, no interior paulista, a Campanha da Fraternidade de 2009, com o tema Fraternidade e Segurança Pública e o lema A Paz é Fruto da Justiça.

A missa solene, foi celebrada pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, marcou o início da campanha.

Em Salvador, a celebração de abertura da campanha aconteceu na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus e, foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo.

SEC PRORROGA INCRIÇÕES PARA O PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) prorrogou para o dia 6 de março as inscrições para o programa de pré-vestibular gratuito do Governo do Estado, o Universidade para Todos. São oferecidas 21 mil 600 vagas, distribuídas em mais de 100 municípios.

As inscrições podem ser realizadas apenas em 59 escolas, que funcionaram como postos informatizados, sendo que 20 delas estão concentradas em Salvador e Região Metropolitana. Para concorrer a uma das vagas é necessário estar cursando o 3º ano ou ter concluído e comprovar, através do histórico escolar, que estudou da 5ª ao 3º ano em escola municipal ou estadual da Bahia.

Os interessados devem se dirigir a um dos postos informatizados munidos de original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

CANTOR DO GRUPO EXALTASAMBA RECEBE ALTA MÉDICA


O vocalista do grupo Exaltasamba, Péricles Oliveira de Farias, de 39 anos, recebeu alta nessa quarta-feira (25). Péricles seguiu para o ABC com o produtor do grupo Luís Adriano e o técnico de som Arlindmar Gomes dos Santos, que também foram liberados do hospital.

O grupo Exaltasamba foi vítima de um acidente na terça-feira de carnaval com o ônibus em que viajavam. O tombamento ocorreu em um trecho conhecido como 'serra do azeite', local onde acidente deste tipo é comum. Cerca de 24 pessoas estavam no ônibus e 12 ficaram feridas no acidente e, a maioria, já liberadas nesta terça-feira.

BARRICHELLO PODE VOLTAR À FORMULA 1


Rubens Barrichello poderá retornar a Formula 1 ainda este ano. A estréia da nova equipe, USF1, que lançou na última terça-feira seus planos de entrada na categoria, pode dar ao brasileiro a chance de permanecer no 'circo' por pelo menos mais dois anos.

Segundo o diretor espotivo da equipe, eles precisam de um piloto experiente, que possa dar o máximo de informações nas duas primeiras temporadas na Fórmula 1. Entre os nomes que se encaixem neste perfil, está o de Rubens Barrichello do Brasil.

DENGUE: CABULA, ITAPAGIPE E SUBÚRBIO LIDERAM O NUMERO DE CASOS EM SALVADOR


Em Salvador só este ano, 208 casos de dengue já foram notificados, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os distritos sanitários do Cabula, Itapagipe e Subúrbio concentram maior quantidade de casos de dengue, segundo análise da Vigilância Epidemiológica.

Ainda segundo a análise, que possuí o registro de casos até o dia 21 de fevereiro, o caso mais grave é do garoto Samuel dos Santos, de 5 anos, que está internado na UTI do Hospital Roberto Santos desde o dia 11 de fevereiro com o tipo hemorrágico da doença. Entre os casos, também foram confirmados cinco casos de dengue clássica com complicações.

Além disso, 54 casos foram confirmados com o tipo clássico da doença. Na semana passada, a Secretaria de Saúde do Estado informou que o Hospital Central Roberto Santos (HCRS) receberá mais 20 leitos de terapia semi-intensiva pediátrica, específicos para atender pacientes mais graves, sobretudo em casos suspeitos de dengue em crianças.

CARNAVAL: SALGUEIRO É CAMPEÃ DO CARNAVAL DO RIO


A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro conquistou o título de melhor agremiação do carnaval do Rio de Janeiro em 2009. Este título tem um sabor especial para os baianos, pois o enredo homenageou o 'Tambor'. A escola havia vencido pela última vez em 1993.

No desfile da escola, não faltaram homenagens ao Olodum e ao mestre da Timbalada, Carlinhos Brown. O artista desfilou com percussionistas baianos em cima de um carro alegórico que simbolizava a 'Caetanave'. O Salgueiro somou 399 pontos. A Beija Flor ficou em segundo, com 398 pontos; e a Portela, em terceiro com 397,9.

Ao todo, desfilaram 36 alas, oito alegorias e 4.100 componentes. O carro abre-alas, chamado de “Tambores da academia”, tinha 15 tambores em branco-e-vermelho. Já a tradicional escola Império Serreno teve a pior colocação e foi rebaixada para o Grupo de Acesso.

CARNAVAL: VEJA O BALANÇO DO GOVERNO NA MAIOR FESTA DO MUNDO

O período de Carnaval em Salvador de 2009 registrou um número de ocorrências policiais cerca de 4.5% menor do que o ano passado. Em 2008 foram registrados 1.495 casos contra 1.379 este ano, segundo balanço divulgado pelos secretários do Governo do Estado.

O secretário César Nunes, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), informou que o trabalho preventivo da polícia, o aparato tecnológico utilizado, inclusive patrulhamento utilizando GPS, o monitoramento ostensivo feito pelo serviço de inteligência da SSP colaboraram para a diminuição do índice.

Na área da saúde as ocorrências médicas nas unidades hospitalares da rede pública estadual também foram reduzidas em mais de 40% em relação ao ano anterior. No posto “Fique Sabendo”, montado no Pelourinho, 608 foliões se submeteram ao teste rápido de HIV/Aids. Destes, sete foram diagnosticados como soropositivos.

Já na área da Cultura, a avaliação da festa foi considerada positiva. O secretário Márcio Meirelles disse que os investimentos feitos pelo Governo do Estado no Carnaval Ouro Negro representaram uma estratégia para revitalizar os blocos afros, beneficiando indiretamente o circuito Osmar.

De acordo com secretário de Turismo, Domingos Leonelli, aproximadamente 400 mil visitantes desembarcaram na cidade durante o período momesco. Ele ressaltou que a crise financeira mundial impactou positivamente o turismo interno, e a Bahia foi a maior beneficiada na região Nordeste.

O secretário ainda anunciou que este ano será mantido e ampliado o projeto “Espicha Verão”. O projeto lançado ano passado com a praia 24h no Porto da Barra, será levado para Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré.

ILHEUS: POLÍCIA CONTINUA INVESTIGAÇÃO SOBRE A MORTE DE SÉRGIO NAYA

O trabalho de esclarecimento definitivo da morte do ex-deputado Sergio Naya, encontrado morto em um hotel de Ilhéus, no sul baiano, só será encerrado após o depoimento dos legistas ilheenses Jorge Viana e Ademir Almeida. Os dois são acusados de atrapalhar o trabalho da polícia durante as investigações pouco depois que o corpo de Naya foi encontrado.

Eles teriam mudado o cadáver do ex-deputado de lugar, uma vez que Viana era amigo de Naya e, depois de constatada a sua morte, teria chamado Almeida ao local para fazer um levantamento cadavérico, mas este sem a autorização e sequer conhecimento da polícia. A atitude de Viana, que também é vereador na cidade, enfureceu o Departamento de Polícia Técnica. Os dois prestarão depoimento à delegada Adriana Paternostro na próxima sexta-feira (27).

DENGUE FAZ MAIS DUAS VITIMAS NA BAHIA

A dengue pode ter feito mais duas vítimas nas cidades de Itapetinga e Itabuna. De acordo com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), já foram confirmados seis óbitos, entre eles cinco crianças, desde o dia 1º de janeiro. Segundo Antônio Vieira, secretário de saúde de Itabuna, as vítimas são um garoto de 4 anos e uma mulher de 22 anos.

O menino, George Vinícius Pereira, morreu na manhã desta segunda-feira (23) em Itabuna e a jovem, que não teve a identidade revelada, que morava em Itapetinga, faleceu na manhã desta terça-feira (24) ao chegar no Hospital de Base de Itabuna. Além destes dois óbitos, há um terceiro em análise, o que pode subir para nove o número de casos de dengue no estado este ano. Em 2008, quinze pessoas morreram vítima de dengue na Bahia.

CARNAVAL: FIM DA FOLIA PREFEITURA FAZ UM BALANÇO DAS OCORRÊNCIAS NOS CIRCUITOS DA FOLIA

E com o fim do Carnaval nesta terça-feira (24) e depois de seis dias de folia é possível contabilizar os danos à cidade. Desde a quinta até as 7h desta terça, foram registradas 1.165 ocorrências policiais, uma diminuição comparada com o mesmo período de 2008 - quando foram registradas 1.224 ocorrências.

Nos Postos do Circuito, Pronto Atendimentos Municipais e na Unidade Alcoolica, foram 6170 atendimentos até a manhã desta quinta-feira. Dos 6.092 diretamente ligados ao Carnaval, 4.965 foram clínicos (81,50%), 889 cirúrgicos (14,60%) e 238 ortopédicos (3,90%)

BAHIA ESTÁ COM NOVO PREPARADOR FÍSICO

O Bahia está com novo preparador físico. Com a saída de Valmir Cruz na última sexta-feira (20), para o Corinthians, quem já assumiu foi o carioca Anderson Paixão, 29 anos. Valmir aceitou a proposta do time paulista para substituir Flávio de Oliveira, que deixou o Timão para acertar com o Santos, que agora está sob o comando do ex-rubro Vagner Mancini. O substituto é filho de Paulo Paixão, que atualmente treina o CSKA (Rússia), e foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, sob o comando de Felipão.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 DISCUTE SEGURANÇA PÚBLICA

A Quarta-feira de Cinzas (25) marcará o início da reflexão e dos debates sobre a segurança pública no país. Nesta data será lançada, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2009 com o tema Fraternidade e Segurança Pública.

A proposta é estimular o debate sobre as causas da violência, contribuir para a promoção da cultura da paz na sociedade e a construção da justiça social. O lema da campanha, que estará estampado nos cartazes, será 'A Paz é Fruto da Justiça'.

ITABUNA: CRIANÇA DE 4 ANOS MORRE COM SUSPEITA DE DENGUE

O garoto George Vinícius Pereira, de 4 anos, que estava internado com sintomas da dengue desde sábado (21) no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, cidade a 447 quilômetros de Salvador, morreu com suspeita da doença na manhã desta segunda-feira (23).

Se a causa da morte do garoto George for confirmada, este será o oitavo caso no estado provocado pela doença somente neste ano. Em 2009, já foram notificados mais de 6.500 casos na Bahia. As cidades de Itabuna, no sul do estado e Jequié, no sudoeste, enfrentam surto da doença e já decretaram situação de emergência.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CARNAVAL: SECRETÁRIO MÁRCIO MEIRELES REBATE ACUSAÇÕES DO CANTOR LUIZ CALDAS

O secretário Márcio Meirelles rebateu as acusações do cantor Luiz Caldas de que haveria um boicote ao seu desfile em um trio independente durante a festa.

Por meio de uma nota oficial, o secretário afirmou que em nenhum momento houve boicote a Luiz Caldas, que teria sido um dos primeiros artistas a ser chamado para fazer parte do programa Carnaval Pipoca, voltado exclusivamente para os trios que dispensam as cordas, com apoio a 20 desfiles durante a folia.

Entretanto, Meirelles afirma que Luiz Caldas negou o convite e sequer se inscreveu. Logo depois, a Secretaria de Cultura teria aberto uma exceção ao fundador da Axé Music e lhe ofereceu R$ 90 mil para dois dias de shows em trios, o que teria sido aceito pelo cantor.

CÂMARA DE VEREADORES SERÁ ABERTA AO PÚBLICO NOS FINS DE SEMANA DIZ PRESIDENTE


O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Alan Sanches (PMDB), revelou em entrevista à Rádio Excelsior, que o Centro Cultural da Câmara será aberto nos fins de semana para visitação pública.

A intenção também é abrir as portas da Câmara para a população. O memorial e o plenário também ficarão à disposição de todos. A idéia é incluir o prédio histórico no roteiro do turismo cultural da cidade.

O presidente, que também é folião, tem acompanhado de perto todos os acontecimentos da folia. Ele adiantou que já está formando a Câmara Mirim e a Câmara Intinerante, que vai discutir de perto, nos bairros, os problemas da população.

CARNAVAL: VEREADORES OFICIALIZAM FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO CARNAVAL

Vereadores presentes nesta segunda-feira (23), no camarote da Câmara Municipal de Salvador, no Campo Grande. Oficializaram a intenção de criar a Frente Parlamentar de Defesa do Carnaval.

A idéia começou a ser concebida no ano passado quando o vereador Pedrinho Pepê (PMDB) usou a tribuna da Câmara para chamar atenção para o esvaziamento do circuito mais tradicional da folia.

O vereador Carballal (PT) quer criar um projeto de lei para incentivar uma espécie de revezamento das atrações nos dois principais circuitos.

Segundo ele o Chiclete tem que voltar a tocar na avenida no Domingo. O Asa também precisa voltar. Ivete e Claudinha não podem abandonar o Campo Grande.

CARNAVAL: SECRETÁRIO FÁBIO MOTA DIZ QUE BLOCOS PAGARAM TAXA


O secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, confirmou que todos os 110 blocos que desfilaram ou que ainda vão desfilar no carnaval deste ano pagaram a primeira parcela da taxa de licenciamento.

Mota aproveitou para fazer um balanço das ações da SESP. Segundo dados oficiais, foram 119 notificações de bares e camarotes nos circuitos da folia por venda de produtos vencidos, manejo irregular de alimentos e cobrança impositiva da taxa de 10%.
Além disso, foram registrados 94 afogamentos nas praias da capital, nenhum fatal.

CARNAVAL: MUDANÇA DO GARCIA PROTESTO E IRREVERÊNCIA NA AVENIDA


Mais uma vez a tradicional Mudança do Garcia tomou a avenida e trouxe a cobrança política, as reivindicações de minorias sociais e a sátira carnavalesca.

Viam-se bandeiras contra a transposição do Rio São Francisco, em protesto contra a insegurança no Estado, em alusão ao castelo do deputado Edmar Moreira e até a campanha “O Pré-sal é nosso” foi lançada pelo sindicato dos petroleiros da Bahia.

Este ano, a Polícia Militar cobrou agilidade dos manifestantes, que costumam se prolongar além do tempo no trecho das emissoras de rádio e TV. Também foram sentidas as ausências de políticos entre os manifestantes.

Na verdade o que muitos dos participantes comentaram é que a Mudança do Garcia só é atraente em ano de eleição fora dele ummm!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

CHUVA: PREFEITURA MONTA ESQUEMA ESPECIAL


O secretário municipal de Transportes e Infra-estrutura, Almir Melo, revelou que o esquema especial montado pela Prefeitura por conta da chuva que atingiu a capital baiana, abrange a drenagem de alguns pontos na cidade e a colocação da Defesa Civil em alerta.

O secretário também fez um balanço parcial das ocorrências de trânsito e das blitze da Lei Seca. Nos três dias de carnaval, foram 981 abordagens para verificação da alcoolemia: 104 motoristas autuados com punição administrativa e 17 foram conduzidos à Delegacia. Além disso, 33 veículos que faziam transporte clandestino foram tirados das ruas.

CARNAVAL: MINISTRO CONSIDERA SUPERADA DECLARAÇÕES DE JH


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, disse que a polêmica sobre as declarações do prefeito João Henrique à respeito do desvio de recursos de remédios e merenda escolar para a realização do carnaval é um assunto superado, uma página virada.

O ministro disse que vai sair hoje no Camaleão. O ministro não soube dizer se Salvador está na agenda de carnaval da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Já que a informação que circula é que a ministra vai está em salvador amanhã para testar a sua popularidade com os soteropolitanos.

CARNAVAL: TINOCO ACHA DESNECESSÁRIO UM QUARTO CIRCUITO


O presidente da Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco disse que um quarto circuito para a folia em Salvador é desnecessário neste comento. Para ele, o tão falado, e por vezes cobrado pelos artistas, percurso da Av.

Paralela não se aplica na atual estrutura do Carnaval, que com seus três atuais circuitos atende perfeitamente aos anseios de quem vai brincar a festa.

Apesar da confiança, Tinoco reconheceu que o entusiasmo pelo circuito Osmar, no Campo Grande, tem diminuído, o que deverá gerar uma preocupação maior com esta área no Carnaval do ano que vem.

Para o presidente da Saltur, a segurança é o grande problema do Carnaval de Salvador por conta do aumento da violência e também pelos custos e movimentação de pessoal efetuados no período.

CARNAVAL: SECRETÁRIO FAZ UMA AVALIAÇÃO POSITIVA DA SAÚDE


O secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito, considera que as ações da pasta durante o carnaval foram positivas até aqui.

Ele destacou o funcionamento das unidades de atendimento instaladas nos circuitos, o Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu), que contou com o reforço de 24 “motolâncias” doadas pelo Ministério da Saúde, e as medidas contra a dengue e as doenças coronárias e sexualmente transmissíveis.

Além disso, o titular da prefeitura evidenciou as ações do programa “Fique Sabendo”, que realiza cem exames por dia, com resultados em meia hora, para detectar o vírus HIV no sangue dos foliões, bem como o diagnóstico rápido de infarto.

Segundo ele o procedimento ocorre por meio da dosagem de enzimas e pelo menos um caso de pré-infarto nos circuitos foi detectado.

RISCO DA DENGUE CRESCE COM O CARNAVAL

Durante a festa momesca, o risco de proliferação do mosquito da dengue é ainda maior, devido a quantidade de lixo jogadas no circuito da folia. Armazenamento inadequado de água é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento do Aedes aegypti, alerta a Limpurb.

Segundo a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), os ambulantes e comerciantes não devem acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, garrafas e embalagens peti, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

CARNAVAL: PM REGISTRA 134 ATENDIMENTOS NO CIRCUITO DA FESTA

Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar realizou um total de 134 atendimentos nos circuitos da folia e no interior do Estado.

Segundo o balanço, 93 foram registradas nos Circuitos do Carnaval (Batatinha, Dodô e Osmar), 14 foram registradas fora dos circuitos e 27 no interior do Estado.

Embriaguez, ferimentos, desmaios, convulsão foram os principais atendimentos realizados pelos bombeiros, nos três circuitos da folia. Já no interior do estado, das 41 ocorrências, destacaram atropelo e colisão de veículos.
fonte: correio

POLICIAIS SÃO PRESOS ACUSADOS DE COBRAR PROPINA

Três policiais rodoviários federais foram presos em flagrante na madrugada de hoje (21) por agentes da Polícia Federal (PF), no município de Rio Bonito, na região das baixadas litorâneas do Rio de Janeiro. Eles pretendiam cobrar propina para liberar, de acordo com nota oficial da PF, quatro ônibus fretados por companhias de turismo que estavam retidos em Seropédica, na Baixada Fluminense.

O grupo havia cobrado R$ 1 mil em propina, que deveria ser paga no posto da Polícia Rodoviária Federal em Manilha ou no de Rio Bonito, onde ocorreu o flagrante. Segundo informações da polícia, as prisões ocorreram após uma denúncia feita na tarde de ontem (20) pelo advogado da empresa que fretou os coletivos.

Os ônibus partiram vazios da sede da companhia, em São Paulo, receberam passageiros no Rio e seguiriam para a Bahia. Os três policiais rodoviários faziam parte de um grupo móvel que atuava na fiscalização de ônibus de transporte de passageiros e circulava pelo estado do Rio de Janeiro autorizado por um convênio entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal.

Eles foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Niterói, onde estão sendo interrogados. Após a conclusão do auto de flagrante os presos serão encaminhados à Polinter.

MINISTRO GEDDEL DISPUTARÁ ELEIÇÕES EM 2010


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), afirmou que ficou contagiado com as manifestações populares durante o carnaval de Salvador e disputará o próximo pleito eleitoral. “O tratamento do povo da Bahia nas ruas me motiva a disputar as eleições em 2010”, disse. De acordo com o peemedebista, entretanto, há apenas uma definição em relação ao cargo que ele pretende concorrer. “É só esperar a hora certa para definir. Só sei que não será para deputado federal”, revelou.
fonte: BN

DILMA TESTA SUA POPULARIDADE NO CARNAVAL DE SALVADOR


Depois de ter testado a sua popularidade entre os foliões do Recife, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, virá também conferir o Carnaval de Salvador para saber se seu novo rosto e carisma de dama-de-ferro agradam ao público na Bahia. Dilma participará da folia no camarote oficial do governo na terça-feira, fazendo companhia ao governador Jaques Vagner e à primeira-dama, Fátima Mendonça.

PRESOS FOGEM DA 4ª DELEGACIA EM SÃO CAETANO

Sete presos da 4ª delegacia de São Caetano, em Salvador, conseguiram fugir durante a noite e madrugada de sábado (21). Os presos serraram as grades da cela onde estavam e fugiram. Seis deles foram recapturados logo após deixarem a delegacia. O último ainda permanece foragido.

CORPO DE NAYA É ENTERRADO EM MINAS


O corpo do empresário e ex-deputado Sérgio Naya, que morreu na tarde de sexta-feira (20), em Ilhéus, no litoral da Bahia, foi enterrado nesta sábado em sua cidade natal, Laranjal, em Minas Gerais.

O corpo de Naya foi liberado pela polícia de Ilhéus e teve a causa do óbito confirmada como ataque cardíaco pelos médicos do Instituto Médico Legal da cidade. O translado foi feito em um avião fretado pela família até Leopoldina (MG), onde chegou ontem por volta das 16h15.

De lá, seguiu de carro até Laranjal. O corpo de Naya foi velado em uma capela que fica em frente a casa onde mora a família do empresário. O sepultamento ocorreu às 18h15.

PRODUÇÃO DE FILME DIZ QUE AFOGAMENTO COM GLOBAIS FOI BOBAGEM


Produção e diretor do filme Quincas Berro D’Água, cuja parte das filmagens acontece em Salvador, esforçaram-se em desmentir que os atores Paulo José e Mariana Ximenes tenham sido salvos quando se afogavam na praia de Itapuã na manhã da última sexta.

De acordo com o cineasta Sérgio Machado, o episódio foi irrelevante, mas que a atitude de um banhista de ter filmado o desenrolar do fato resultou apenas em preocupação desnecessária para as famílias dois dois, que não os acompanham na Bahia.

Pessoas ligadas à produção do filme confirmam a atitude de machado e se negam a falar sobre o assunto, minimizando suas conseqüências. Uma delas, no entanto, afirmou que Paulo José de fato chegou perto de se afogar no local, e que o choro de mariana Ximenes, registrado no vídeo, ocorreu devido à preocupação com o estado de saúde do colega, que mais tarde estava plenamente recuperado.
fonte: A Tarde

sábado, 21 de fevereiro de 2009

PT PREPARA AGENDA PARA DILMA NOS ESTADOS


O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), vai começar logo após o Carnaval uma maratona de viagens pelo país, para dar início à negociação de alianças para a eleição presidencial de 2010.

Além de abrir o diálogo com as direções nacionais dos principais partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT quer evitar que dificuldades de composição nos estados prejudiquem a obtenção de apoio à candidatura da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A ideia é traçar um diagnóstico da relação regional do PT com aliados e detectar pontos de conflito. Para completar o plano, o PT fala em montar também uma agenda de eventos para Dilma nos estados, fora do horário de expediente. Entre as regiões consideradas problemáticas estão Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O primeiro é local de nascimento de Dilma.

FOBICÃO ANIMA CIRCUITO OSMAR


Hoje o Fobicão promete relembrar momentos dos criadores do Trio Elétrico, Dodô & Osmar. O trio percorre, sem cordas, o circuito Osmar (Campo Grende), mantendo a tradição dos amigos Dodô & Osmar, iniciada em 1950.

Saindo às 17h da frente do Hotel da Bahia, no Campo Grande, As guitarras baianas de Armandinho e Aroldo Macêdo vão animar o folião pipoca, tocando as músicas que fizeram história no Carnaval baiano, como "Pombo Correio", "Frevo do Trio Elétrico", "Viva Dodô & Osmar", "Vida Boa", "Zamzibar" e, claro, o hino "Chame Gente", de Armandinho e Moraes Moreira.

LAUDO SOBRE A MORTE DE SÉRGIO NAYA SAI EM DEZ DIAS


O Laudo médico, que identificará a causa da morte do ex-deputado federal Sérgio Naya, 66 anos, deverá ficar pronto em 10 dias, segundo nota da Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado da Bahia. O corpo de Naya foi encaminhado para Itabuna, onde foi realizada a necropsia.

O motorista de Naya e alguns amigos dele já foram ouvidos e na segunda-feira devem prestar depoimento os médicos Jorge Viana e Aldemir Almeida, segundo a delegada Adriana Paternostro Neto, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) de Ilhéus.

PREFEITURA LIBERA ARQUIBANCADA EM ONDINA

Foi liberada na tarde deste sábado a arquibancada da prefeitura de Salvador, localizada em Ondina. Ela estava interdidade desde o início do carnaval, segundo a assessoria de comunicação da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom).

A Coordenação Estadual da Defesa Civil interditou a arquibancada devido aos riscos de as estruturas não suportarem o peso dos foliões e pela falta de condições necessárias para o funcionamento. A arquibancada possui capacidade para 500 pessoas.

Segundo a Sucom, até o fim do Carnaval o órgão continuará vigilante quanto a estrutura da arquibancada.

TAXA DE DESEMPREGO EM SALVADOR É DE 11,2%

A taxa de desemprego em Salvador e região metropolitana ficou em 11,2% em janeiro, o que representa um aumento de 1,2 ponto percentual em relação ao mês anterior. Em relação a igual mês de 2008, porém, houve uma pequeno recuo de 0,1 ponto percentual.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice do mês passado significa a menor taxa de desocupação para um mês de janeiro, desde o início da série histórica da pesquisa, em 2003.

Ainda assim, Salvador e região apresentaram as maiores taxas de desocupação no mês passado entre as seis regiões metropolitanas analisadas pelo IBGE. A capital baiana foi a única a registrar desemprego em dois dígitos, contra 9,4% em São Paulo, 8,6% em Recife, 6,6% no Rio de Janeiro, 6,4% em Belo Horizonte e 5,6% em Porto Alegre.

MARIANA XIMENES E PAULO JOSÉ SÃO SALVOS DE AFOGAMENTO

Os atores Mariana Ximenes e Paulo José quase se afogaram na manhã desta sexta-feira (20) na praia da Pedra do Sal, em Itapuã. Eles foram arrastados pela correnteza. Mariana foi retirada da água por um dos seguranças da pousada onde está hospedada. Já Paulo José foi retirado da água por salva-vidas e seguranças da pousada alguns minutos depois.

Eles foram atendidos ainda na praia por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e depois voltaram para pousada onde estão hospedados.

Eles estão na cidade desde o final do mês de janeiro, onde passarão três meses filmando o longa metragem “A Morte de Quincas Berro D'Água”, de Sérgio Machado. Também estão no elenco do filme, baseado no livro homônimo de Jorge Amado, Walderez de Barros e Othon Bastos.

MUDANÇAS NA CÂMARA PRESIDENTE CONCLUI ATÉ MARÇO


Depois de ter exonerado o diretor administrativo e financeiro, José Trindade, o presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches (PMDB), disse que até o fim de março concluirá as mudanças nos principais cargos diretivos do Legislativo municipal. Ele considerou a saída de José Trindade, irmão do deputado federal Maurício Trindade (PR) natural. “É legítimo. Eu nem deveria ser questionado por isso”, diz ele, lembrando que é prerrogativa do presidente colocar pessoas da sua estrita confiança em postos-chaves. O vereador promete fazer uma gestão transparente. Anunciou que vai repartir em dois o cargo de diretor administrativo e financeiro.

EX-DEPUTADO SÉRGIO NAYA MORRE EM ILHEUS


O empresário e ex-deputado Sérgio Augusto Naya morreu nesta sexta-feira (20) em Ilhéus. Ele foi encontrado morto em um quarto do hotel Jardim Atlântico, onde estava hospedado desde o dia 3 de fevereiro em companhia de seu motorista.

Segundo informações do setor de recursos humanos do hotel, Naya foi encontrado por funcionários do estabelecimento. A causa da morte está sendo apontada com infarto, mas o laudo conclusivo deve ser apresentado pelo Instituto Médico Legal em 30 dias.

Naya ficou conhecido depois do desabamendo do edifício Palace II, que causou a morte de oito pessoas no Rio de Janeiro, em 1998. A empresa de Naya foi acusada de negligência na construção, por ter usado material de baixa qualidade, mais barato.

Naya ficou preso por 137 dias, em duas passagens pela prisão (1999 e 2004). Em 2005, ele foi absolvido da acusação. O ex-deputado tinha 66 anos.

A proprietária do hotel, Néia Machado, declarou ao portal G1 que o corpo de Naya foi levado para o necrotério de Ilhéus, por volta das 17h30, e que de lá deverá seguir para Laranjal (MG), cidade natal do empresário. Segundo o responsável pela funerária, Samuel Ferreira, os familiares de Naya estão viajando de Minas para Ilhéus.

Além de empresário, Naya foi deputado federal por Minas Gerais em três mandatos (1987-1991 e 1991-1995 pelo PMDB e 1995-1999, pelo PP).

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ESPERA PARA EMBARQUE NO FERRY CHEGA A 5 HORAS


Milhares de pessoas devem deixar Salvador, nesta sexta-feira (20), para fugir do agito do centro, do carnaval. Quem decidiu ir para a Ilha de Itaparica e região e não comprou passagens com hora marcada vai enfrentar uma espera de até cinco horas para conseguir embarcar em um dos cinco ferreis à disposição dos passageiros.

A situação se complica cada vez mais para quem colocou a mochila nas costas e decidiu ir a pé, a fila já alcança o lado de fora do terminal de São Joaquim e segue em direção as docas. O movimento deve crescer ainda mais até o final da noite e a previsão, é que neste sábado não seja diferente de hoje, já que estes são os dias em que há maior movimento de pessoas saindo de Salvador em direção à Ilha.

A dica para quem quiser pegar menos filas é chegar cedo para garantir um embarque tranqüilo.

CARREGAMENTO DE CHEQUES FALSOS É APREENDIDO PELA POLÍCIA

A Polícia Civil fez a maior apreensão de cheques do ano na Bahia na manhã desta sexta (20) em um hotel da orla. Sete pessoas estavam com 4800 cheques falsificados a partir de originais roubados de malotes de transportes e depois reproduzidos em série usando como base os dados originais e assinaturas dos correntistas.

Três cearenses, dois baianos e dois paulistas faziam parte do bando. A quadrilha foi presa depois que dois dos ladrões foram presos em um shopping da orla, levando os policiais ao restante do grupo. Os baianos afirmam que foram enganados e que não sabiam que os cheques depositados em suas contas eram falsos. Todos estão presos na delegacia do Rio vermelho.

ITAPEBI: CARRETA TOMBA EXPLODE E MATA MOTORISTA

Foto:R64

Uma carreta tombou na tarde desta quinta (19) e, pouco depois, explodiu matando o motorista, que não conseguiu sair da carroceria. Ela transportava combustível pela BR-101, na altura do município de Itapebi, no extremo-sul baiano onde aconteceu o acidente.

O veículo transportava cerca de 90 mil litros de álcool quando, segundo informações do corpo de bombeiros, teve problemas na direção e o motorista não conseguiu impedir o tombamento. Cristian Roberto da Silva, de 31 anos, dirigia o veículo e depois do acidente, ficou preso.

Testemunhas relataram que ele teria pedido socorro utilizando as luzes da carreta, mas o perigo da explosão impediu que motoristas que seguiam atrás da carreta o ajudassem. Pouco depois, a carreta explodiu, matando o condutor carbonizado.

Os bombeiros precisaram de mais de duas horas para apagar as chamas e a pista só foi liberada nesta sexta.

EMBRAER REDUZ 20% DO SEU QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

A Embraer, fabricante de aviões, informou que vai reduzir em 20% o quadro de 21. Mil 362 funcionários. Segundo o comunicado da empresa, a crise internacional tornou 'inevitável efetivar uma revisão de sua base de custos e de seu efetivo de pessoal, adequando-os à nova realidade de demanda por aeronaves comerciais e executivas'.

Cerca de 90% das receitas são oriundas de exportações, que vêm sendo afetadas pela crise internacional.

ITABUNA: JUIZ AUTORIZA INVASÃO PARA COMBATE A DENGUE

O juiz Eros Cavalcanti, da 1ª Vara Civel e Comercial da Comarca de Itabuna, autorizou a invasão de imóveis abandonados para auxiliar no combate a dengue. Até a primeira semana de fevereiro, 900 casos de dengue foram notificados e um óbito foi registrado no município. No ano passado, 2000 casos da doença foram registrados na cidade.

O pedido de invasão foi solicitado pelo promotor Clodoaldo Silva Anunciação, do Ministério Público do Estado da Bahia. De acordo com a sentença, os agentes da vigilância epidemiológica, de endemias, do corpo de bombeiros e das secretarias de saúde do estado e do município tem liberação até o dia 10 de maio de 2010 para entrar nos imóveis e realizar o combate aos focos do mosquito transmissor da dengue.

A decisão vale para que os agentes permaneçam nos imóveis, mesmo que haja recusa do morador.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

ESPETINHO ESTÁ PROIBIDO NO CARNAVAL


Em entrevista hoje pela manhã, no "PROGRAMA NA BOCA DO POVO DA RÁDIO EXCELSIOR DA BAHIA", O secretário de Serviços Públicos (SESP) Fábio Mota, afirmou que o espetinho está proibido, o tradicional churrasquinho de gato e o queijo coalho, estão banidos do Carnaval 2009. Segundo ele os espetos que sustentam a carne frita na brasa e o queijo, podem ser transformados em armas durante uma briga na festa.

Além disto, não é possível comprovar a procedência da carne usada nos churrasquinhos, o que pode causar infecções estomacais nos foliões. Caso algum vendedor persista em fazer churrasquinhos na rua, fiscais da SESP farão apreensão da mercadoria no ato.

Sobre o pagamento da taxa pública, Fábio Mota, disse que os blocos que não pagarem hoje a primeira parcela da taxa pública não irão desfilar no Carnaval deste ano. Os empresários alegam que a cobrança é abusiva e dizem que não vão pagar. Segundo Motta, a prefeitura está cumprindo a lei. Foi publicado no Diário Oficial de hoje um decreto que permite o parcelamento da taxa, que é de R$ 2,3 mil por dia, já que a cobrança é diferente do ano passado.

Ele explicou que, ano passado, o valor foi de R$ 2,3 mil pelos seis dias de desfile porque houve um equívoco na interpretação da legislação. A primeira parcela da cobrança vence hoje mesmo, e as outras cinco nos meses subsequentes. O bloco que for desfilar os seis dias terá que pagar R$ 13,8 mil à Sesp, além dos outros tributos cobrados por outros órgãos.

Com a divisão em seis meses, o valor a ser pago hoje é de R$ 2,3 mil. Mota sugeriu que, depois da folia, os empresários insatisfeitos pressionem a Câmara de Vereadores para alterar a legislação, já que nenhum mudança poderá ser feita mais para a folia deste ano.

EX- PREFEITO DE TAPEROÁ MORRE ABORDO DE FERRY


O ex-prefeito da cidade de Taperoá, Paulo Roberto Viana, morreu a bordo do Ferry Boat Ivete Sangalo no final da manhã desta quinta (19). Ele vinha da Ilha de Itaparica em direção a Salvador dentro de uma ambulância que o trouxe do município que fica próximo a Valença, mas durante a viagem sofreu um ataque cardíaco e não resistiu.

Viana sofria de diabetes e precisou de atendimento médico por complicações cardíacas decorrentes da doença. O corpo do ex-prefeito está sendo velado na Câmara de Vereadores de taperoá e será enterrado amanhã. Ele governou o município por dois mandatos entre os anos de 1996 e 2004.

PORTO SEGURO: DÍVIDA LEVA PREFEITURA A PARALIZAR OBRAS EM AEROPORTO

Uma dívida de aproximadamente de R$5 milhões, pelo não pagamento de tributos municipais, é apontada pela prefeitura de Porto Seguro como causa da interditação as obras de modernização e ampliação do Aeroporto de Porto Seguro, realizadas pela Sinart, na terça-feira (17).

De acordo com Edésio Lima, secretário municipal de Governo e Comunicação de Porto Seguro, entre 2002 e 2007, a Sinat deixou de pagar R$3,800 milhões de impostos ao munícipio. Segundo Lima, a empresa não apresentou ainda Certidão Negativa de Débito e o alvará do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

PRESOS DO CARNAVAL PASSADO RECEBEM CARTAS DA PM

Quem foi preso ano passado durante o Carnaval por algum motivo está recebendo nesta semana uma carta enviada pela Polícia Militar para ser lembrado de que não terá sossego na folia de 2009.

Os brigões tiveram os endereços cadastrados pela PM no último ano e foram convocados a se comportarem melhor e se tornarem “agentes da paz” em 2009. É bom que os marcados tenham mesmo bom comportamento, uma vez que este ano a PM dispõe de armas de choques elétricos presentes em todos os circuitos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Cesar Nunes, as brigas são o grande problema do Carnaval quando o assunto é vigilância.

CAMAÇARÍ: USUÁRIO VAI PAGAR MAIS CARO PELA PASSAGEM NO COLETIVO

A tarifa de ônibus do transporte coletivo do municipio de camaçarí pode passar, dos atuais R$ 1,50 para R$ 1,65, segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes (STT). A definição acontece ainda hoje e a previsão é de que o reajuste chegue a 10%.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transporte da prefeitura, Francisco Franco, há necessidade do reajuste, mas também de melhorias. E acrescenta, “as readequações devem acontecer tanto por parte das empresas e cooperativas, quanto por parte do município”.

Outra mudança no transporte coletivo é a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte complementar, que começa em até 90 dias.

COMEÇA HOJE A MAIOR FESTA POPULAR DO PLANETA

Quando Gerônimo, o Rei Momo do Carnaval 2009, receber a chave da cidade na noite desta quinta-feira (19), em Periperi,na praça da Revolução, será dada a largada para a maior festa popular do mundo.

Durante os seis dias de festa, os cerca de 400 mil turistas que devem comparecer a Salvador, segundo estimativas da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), poderão acompanhar o desfile de 234 entidades.

No total são 11 categorias (20 afoxés, 68 afros, 20 alternativos, 22 de samba, 45 blocos de trio, três especiais, três de índios, sete infantis, 26 de percussão, sete de sopro e percussão e 13 de travestidos) cadastradas na Saltur.

O Circuito Dodô, na Barra, será o primeiro a receber desfiles, previstos para começar, hoje (19), a partir das 17h30. A noite de abertura terá estrelas como as bandas Asas de Águia, Cheiro de Amor e Eva, o cantor Tatau, a cantora Claudia Leitte e a Timbalada.

GAROTO DE GUINÉ FAZ O PRIMEIRO TESTE NO BAHIA

Mohamed Camara, 17 anos, fez teste no Fazendão, cercado pela imprensa como se fosse uma revelação, contratada a peso de ouro. Ele ganhou visibilidade nacional após passar sete dias sem comer durante viagem clandestina em um navio de bandeira italiana, conseguiu nesta quarta-feira (19) realizar a primeira parte do sonho que o fez entrar na maior aventura de sua vida.

O teste Muito esforço e pouca qualidade. Assim pode ser resumido o primeiro teste do jovem de Guiné, país do leste da África. Mesmo com o fraco desempenho, ele volta a treinar hoje e amanhã. Segundo Newton Motta, superintendente da divisão de base, ele não é um perna-de-pau e, no primeiro treino foi muito discreto.

Camara se encontra sob a custódia da 1ª Vara da Infância e Juventude e aguarda decisão do Ministério da Justiça. Documentos dele, certidão de nascimento e carteira estudantil, foram enviados pela família e comprova a idade de 17 anos. O jovem fez ainda exame ósseo no IML, que apontou estrutura corporal de uma pessoa da idade.

A história do africano no futebol brasileiro, ainda que seja reprovado nos testes do tricolor, não vai terminar. Camara recebeu convite para treinar no Olé Futebol Clube, equipe de Ribeirão Preto, interior paulista. Fundado em 2006, Olé tem o objetivo de entrar no mercado do futebol. É controlado pelo grupo de empresas lideradas pelo empresário Manoel Leão, que também faz negócios na construção civil e no ramo de prestação de serviços, a exemplo de coleta de lixo.

TRÂNSITO: MAIS DE 1.700 FUNCIONÁRIOS NAS RUAS DE SALVADOR

Serão 1.752 funcionários atuando nas áreas de trânsito e transporte, tanto na fiscalização como na coordenação e controle da operação, com o apoio de 98 viaturas e 26 motocicletas.

O trabalho será coordenado através de seis bases operacionais informatizadas, a serem instaladas na Av.Centenário, Vale do Canela, Garibaldi, Vale dos Barris, Ondina e Praça Cayru.

Ali, será possível consultar os diversos tipos de serviços relacionados a trânsito e transporte, além do Serviço de Informação e Atendimento à Comunidade da Prefeitura (SIAC).

CRESCE O NUMERO DE CASOS DE DENGUE NA BAHIA

Cresce o número de casos de dengue no estado da Bahia. Até a primeira semana de fevereiro de 2009, seis pessoas já morreram em virtude da doença ( 4 em Porto Seguro – entre elas três crianças, 1 criança de 4 anos em Itabuna e outra de 7 anos em Jequié) no estado.

No mesmo período, já foram notificados 6.567 casos da doença, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O número corresponde a um aumento de 153% em relação ao mesmo período de 2008, quando haviam sido notificados 2.587. No ano passado, 15 pessoas morreram por causa da dengue.

Além disso, há também 184 casos suspeitos do tipo grave da doença em 42 municípios do estado registrados este ano. O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen) já confirmou 64 casos do tipo grave da doença em 17 municípios.

BAHIA VENCE OITAVA SEGUIDA E VITÓRIA APLICA 7 NO CAMAÇARÍ

O Bahia venceu o Vitória da Conquista por 2x0, o primeiro gol do tricolor saiu aos 9 minutos do segundo tempo, quando Elton recebeu a bola na cara do gol e, com um toque, mandou para dentro. O Bahia conseguiu marcar o segundo gol já nos acréscimos da partida. Após um lançamento na medida de Elton, Richely finalizou com categoria e marcou. O tricolor manteve oito vitórias consecutivas. Com 25 pontos e um jogo a menos, o Bahia é líder do Campeonato. O Conquista, com 17 pontos, é o terceiro colocado do Baianão e luta por uma vaga no quadrangular final. O Vitória é o segundo com 24 pontos após vencer o Camaçari por 7x0

Confira os outros resultados da rodada:

Madre de Deus 1 x 1 Atlético
Itabuna 2 x 1 Fluminense
Poções 1 x 2 Ipitanga
Feirense 1 x 2 Colo-Colo
Vitória 7 x 0 Camaçari

A classificação:

Bahia - 25
Vitória – 24
Vit. da Conquista - 17
Fluminense - 17
Itabuna - 15
Atlético - 14
Madre de Deus - 13
Poções - 11
Feirense - 9
Camaçari - 8
Colo-Colo - 7
Ipitanga - 6

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ASSOCIAÇÃO QUESTIONA NORMAS DE SEGURANÇA PARA TRIOS


A Associação de Trios Elétricos de Salvador vai entrar nesta quarta-feira (18) na Justiça com um pedido de liminar para suspender algumas exigências de segurança determinadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para que os trios possam desfilar no Carnaval deste ano.

Segundo o presidente da entidade, Waldemar Novaes, as regras foram baixadas em cima da hora e não podem ser atendidas, a exemplo da troca de sistemas de freio. Para ele o Carnaval está ameaçado porque com essas exigências muitos trios não poderão desfilar. Não há como cumprir a determinação em tempo.

Segundo o DPT, no entanto, as regras e exigências estão na internet desde janeiro, e foram comunicadas à coordenação do Carnaval. A vistoria dos veículos acontece no Parque de Exposições até o dia 20.

No dia 21, ela será feita no pátio do DPT. Os veículos com mais de 15 anos de uso passarão por uma vistoria mais rigorosa. Tudo em nome da segurança dos foliões.

MARANHÃO É DIPLOMADO GOVERNADOR DA PARAÍBA


O senador José Maranhão (PMDB-PB) foi diplomado governador pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, na manhã desta quarta-feira (18).

Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, a renúncia ao mandato de senador somente é necessária com a posse no cargo, que, conforme informou, poderá ocorrer nesta tarde, na Assembleia Legislativa do estado.

Maranhão, segundo colocado nas últimas eleições para o governo da Paraíba, diplomou-se em decorrência de decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (17).

O tribunal manteve a cassação dos mandatos do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de seu vice, José Lacerda Neto (DEM).

SANCIONADA LEI DO TRANSPORTE


O governador Jaques Wagner sancionou nesta quarta-feira, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), a Lei do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros da Bahia.

A nova lei estabelece, entre outros pontos, a criação do sistema complementar que vai tirar da clandestinidade, por meio de licitação pública, milhares de trabalhadores que atuam no setor em todo o estado.

Na Bahia, existem aproximadamente 7,5 mil veículos operando no transporte clandestino, enquanto a frota do sistema intermunicipal conta com três mil ônibus, que transportam por mês 10 milhões de passageiros.

UPB VAI DEMITIR 27 FUNCIONÁRIOS

A diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) decidiu reduzir 27 dos 82 funcionários do quadro da entidade. Com essa medida, a UPB espera reduzir R$ 100 mil dos R$ 270 mil gastos mensalmente com o pagamento da folha.

De acordo com o presidente Roberto Maia (PMDB), alguns dos demitidos não cumpriam rotina de trabalho. Maia, que arrecada aproximadamente R$ 400 mil/mês com a contribuição de todos os associados, espera economizar R$ 2,4 milhões nos dois anos de mandato com o corte de R$ 100 mil na folha. Sesundo ele tem que adequar a gestão aos tempos de crise.

CLAUDIA LEITE E DANIELA MERCURY NO ENSAIO DO OLODUM


A noite de terça-feira foi das estrelas, durante o último ensaio do Oludum, antes do carnaval. As cantoras Claudia Leitte e Daniela Mercury abrilhantaram a festa no Pelourinho... quer saber mais veja na coluna: MODA, CELEBRIDADES E ESTRELAS

SEC. JUSTIÇA INAUGURA SALA PARA DEFENSORIA DENTRO DE CONJUNTO PENAL

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) inaugurou uma sala para a Defensoria Pública que funcionará dentro do Conjunto Penal de Feira de Santana.

A medida visa dar aos presos do local um atendimento mais rápido para que suas pendências com a Justiça sejam resolvidas, uma vez que, além a morosidade típica do Judiciário, a maioria dos custodiados não tem como arcar com as despesas com advogados.

Três defensores púbicos atuarão no local, que está sendo equipado para iniciar os trabalhos.

FRANCISCO NETO É ELEITO PRESIDENTE DO TCM

O Conselheiro do Tribunal de Contas Francisco Andrade Netto foi eleito o novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios.

O concorrente venceu com os votos dos outros sete colegas sem nenhum contra sua candidatura, que surgiu depois da desistência de Paulo Maracajá de concorrer ao cargo.

O ex-presidente do Bahia é acusado elo Ministério Público Estadual de enriquecimento ilícito. Francisco Netto, que foi secretário estadual de Segurança Pública na gestão de Antônio Carlos Magalhães nos anos 90, assume o cargo pela segunda vez.

CANCELADO JOGO DO BAHIA EM PITUAÇU NO CARNAVAL

Os torcedores do esquadrão de aço ganharam uma “folga” do time para poder pular o Carnaval. A partida entre Bahia e Madre de Deus, que seria realizada no próximo sábado (durante o carnaval) foi adiada.

A Polícia Militar e a Transalvador (Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador ) solicitaram a alteração pois os esforços das instituições estariam concentrados na folia momesca. O jogo foi transferido para o dia 31 de março,no Estádio de Pituaçu às 21h.

JEQUIÉ: COMINHONEIRO PODE TER MORRIDO POR DENGUE HEMORRÁGICA

O caminhoneiro Dílson Cerqueira Matos, de 50 anos, morreu na última segunda-feira (16) no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, com suspeita de dengue hemorrágica.

O homem foi internado no local no domingo, mas o avanço da doença era tamanho que os tratamentos emergenciais não surtiram efeito e não conseguiram impedir sua morte.

Caso a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirme a doença após análises de amostras de sangue, será o segundo caso de morte pela enfermidade confirmado na cidade.

Além destas, outras três pessoas teriam morrido do mesmo mal desde janeiro. Dona de 71% dos casos de dengue do estado, Jequié já registrou somente este ano 3,2 mil casos casos.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

G-11 PODE GANHAR NOVA FORMAÇÃO

Hoje tem seção na Câmara Municipal e o grupo dos 11, também chamado de G-11, vai se reunir nesta terça-feira (16) num restaurante da capital baiana para avaliar a participação dos novatos nas comissões permanentes e discutir questões relativas à atuação parlamentar de cada um dos integrantes.

Pelo que sabe, desse encontro sairão algumas revelações que darão uma nova formação ao grupo.

MARACAJÁ DESISTE DA PRESIDÊNCIA DO TCM


O conselheiro Paulo Maracajá, em reunião com seus pares, decidiu por ficar de fora da disputa pela presidência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Maracajá vai lutar na Justiça para provar a sua inocência, no processo que o Ministério Público move contra o conselheiro por gestão paralela, e depois poderá candidatar-se novamente. Com a decisão, provavelmente retornará ao cargo o conselheiro Francisco Neto.

TESTE DE DENGUE EM GAROTO DE 5 ANOS DEU NEGATIVO SEGUNDO SESAB

Os dois primeiros testes de sorologia realizados no garoto Samuel dos Santos, 5 anos, que está internado desde o dia 11 de fevereiro no Hospital Roberto Santos sob a suspeita de dengue hemorrágica, deram negativo.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os resultados não são conclusivos e uma nova análise está sendo realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen).

O resultado deve ser divulgado ainda nesta semana. Ainda segundo a Sesab, o garoto está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta uma melhora lenta. Este é o primeiro caso do tipo hemorrágico da doença que está em análise na capital baiana em 2009. Desde o começo do ano, 84 casos clássicos da doença foram confirmados em Salvador.

ITABUNA: JOVEM MORRE COM SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA

O município de Itabuna, a 441 quilômetros de Salvador, investiga a morte de uma jovem de 26 anos, que teria sido provocada pela dengue hemorrágica.

Caso seja confirmada, esta seria a primeira morte registrada na cidade neste ano em virtude da doença. A vítima faleceu no dia 6 de fevereiro e as amostras de seu sangue estão sendo analisadas pelo Laboratório Municipal de Itabuna.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), desde o começo de janeiro foram registrados 4272 casos do tipo clássico da doença em todo o estado. Sendo que 84 foram em Salvador.

Do tipo grave da doença, foram notificados 36 casos com quatro óbitos confirmados (três em Porto Seguro e um em Jequié). Outras seis mortes ainda estão sendo investigadas.

PRORROGADA PREVENTIVA DE SUSPEITO DA MORTE DE VELEJADOR

Os dois suspeitos de participação no homicídio do velejador Abel Aguilar, 36 anos, no dia 08 de fevereiro na Ilha de Itaparica, tiveram sua prisão preventiva prorrogada por 30 dias a partir desta segunda-feira (16).

Segundo o delegado José Magalhães, titular da 19ª Delegacia de Polícia (Itaparica), que investiga o caso, a prorrogação do inquérito, que deveria ser concluído amanhã (17), foi necessária para que cinco testemunhas fossem ouvidas.

O delegado informou que essas testemunhas teriam visto Danilo Almeida dos Santos, conhecido com Tchan, corrrendo pela Marina minutos após o crime com uma arma na mão. Tchan e Diogo Pereira da Silva estão custodiados na delegacia de Vera Cruz.

PETROBRAS VAI INVESTIR 78 MI NA MARINHA

A Petrobras vai investir R$ 78 milhões na modernização dos Centros de Instrução da Marinha brasileira.

Resultado de um termo de cooperação assinado, o repasse servirá para que a Marinha contrate novos professores, amplie o número de vagas para o ensino profissional marítimo e reestruture os centros Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, e Almirante Braz de Aguiar, em Belém (PA), responsáveis pela formação e aperfeiçoamento dos oficiais da marinha mercante nacional.

A iniciativa permitirá à Marinha aumentar o número de vagas em seus cursos de formação. Além disso, os recursos possibilitarão a aquisição de novos equipamentos, a modernização de laboratórios, contratação de instrutores, reforma e ampliação de instalações (salas de aula, alojamentos, camarotes, banheiros, cozinhas e refeitórios).

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MAURO FERNANDES É O NOVO TÉCNICO DO VITÓRIA


A diretoria do Vitória confirmou na tarde desta segunda-feira (16) que Mauro Fernandes é o novo técnico do time. O treinador deve chegar à Salvador no final da manhã desta terça, para assumir o clube.

Fernandes substitui Vagner Mancini, que deixou o Vitória no sábado para treinar o Santos. Ele estava atualmente à frente do Atlético de Goiás, mas já comandou o Vitória, levando o time ao acesso à série B no final de 2006. Fernandes também já treinou o rival Bahia.

VITÓRIA TERÁ MANDO DE CAMPO EM PITUAÇU


O Vitória terá o mando de campo no estádio de Pituaçu, em alguns jogos pelo Campeonato Brasileiro e do Campeonato Baiano. A Decisão foi adotada nesta segunda-feira (16), após reunião entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Diretoria do Esporte Clube Vitória.

Os jogos pelo estaduais vão ser contra o Madre de Deus, no dia 11 de março, e contra o Ipitanga, dia 15. De acordo com o diretor executivo do Vitória, Alexi Portela, a razão do pedido seria a manutenção das catracas eletrônicas do estádio do Barradão.

LÚCIO EM CAMPANHA PARA A CÂMARA FEDERAL


Está no blog do jornalista Cláudio Humberto “Poder, Política e Bastidores” que o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) é seguramente candidato ao governo do Estado da Bahia em 2010 e, caberá a Lúcio Vieira Lima, irmão do ministro e presidente regional do PMDB, disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

PR NO GOVERNO WAGNER DEPENDE DE CESAR BORGES

Após a leitura da sua mensagem na Assembléia Legislativa, o governador Jaques Wagner falou com a imprensa na área externa do Salão Nobre da Casa. Demonstrando otimismo com a ampliação e fortalecimento de sua base na Casa, o que será importante para a votação dos projetos que pretende encaminhar este ano para a Assembléia, o governador admitiu as negociações para atrair o PR para o campo aliado.

Mas deixou claro que uma secretaria só será dada ao partido se as conversas com a direção estadual da legenda, comandada pelo senador César Borges, avançarem. Segundo o governador, a base está consolidada. mesmo com alguma insatisfação aqui e ali, mas no geral a base está sólida e demonstrou isso na eleição para a Mesa Diretora da Assembléia.

No ano passado, as conversas não avançaram e César Borges optou por apoiar a candidatura oposicionista de ACM Neto (DEM) em Salvador. Sobre o PMDB, Wagner disse que existe uma tensão nas relações entre o governo e o partido do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). "Mas vejo isso com naturalidade. O PMDB é um aliado importante", destacou.

WAGNER VAI DEFINIR CORTES NO ORÇAMENTO

O governador Jaques Wagner vai se reunir na tarde de hoje com o secretário da Fazenda, Carlos Martins, para definir os cortes que serão feitos no orçamento deste ano do Estado. Os cortes foram anunciados por Carlos Martins. Apesar disso, Wagner afirmou que este será o ano da gestão do seu governo.

Ele destacou investimentos que serão feitos com recursos próprios, em parceira com o governo federal e através de empréstimos junto a organimos financeiros internacionais nas áreas de infra-estrutura, saúde e saneamento, a exemplo do programa Água para Todos, ampliação e construção de hospitais e de portos.

GOVERNO FARÁ CORTES NO ORÇAMENTO DIZ SECRETÁRIO

A Bahia vai realizar um contingenciamento no orçamento deste ano, como forma de poder melhor enfrentar a crise financeira internacional, que tem se materializado no Brasil na escassez de crédito, na queda da produção industrial e em demissões, que assustam sindicalistas.

O secretário da Fazenda, Carlos Martins, anunciou que em virtude da queda da arrecadação o estado, vai apertar o cinto. Ainda não se sabe o tamanho do enxugamento e nem os percentuais de corte que incidirão sobre o custeio da máquina e nos investimentos.

Dos 27 estados da federação, 12 já fizeram o dever de casa, para não serem pegos de surpresas, como por exemplo, sem dinheiro para pagar o funcionalismo público. A economia dos recursos está próxima a R$ 5 bilhões, quem mais reduziu o orçamento foi São Paulo, contigenciando R$ 1,57 bilhão de um orçamento de R$118, 2 bilhões.
Fonte:Tribuna da Bahia

WANDERLEY: GRUPO INVADE DELEGACIA E LINCHA DETENTO

Um grupo formado por cerca de 70 pessoas invadiu a delegacia de Wanderley, no oeste do Estado, e linchou o interno Everaldo Pereira da Silva, 42 anos, acusado de homicídio.

O grupo, que estava armado com facões, foices e pedras, também danificou parte da estrutura física do local e destruiu equipamentos como computadores, telefones e armários.

No momento da ação, apenas dois dos oitos PMs lotados no município estavam presentes. Mesmo assim, foram escorraçados pelos populares. No meio da confusão, duas armas de fogo foram roubadas.

CARNAVAL: GOVERNO ESPERA 400 MIL TURISTAS

Em outros tempos se falava que durante o carnaval a capital baiana recebia mais de um milhão de visitantes. Ao que parece, esse mito foi destruído. Este ano, a secretaria de Turismo da Bahia (Setur) estima que pelo menos 400 mil turistas desembarquem em Salvador para curtir o carnaval.

Apesar da crise financeira mundial, o secretário Domingos Leonelli diz que o número é 5,2% maior do que o registrado em 2008. Ele atribui o crescimento ao maior fluxo de turistas brasileiros, já que o dólar mais caro afugenta aqueles que moram em outros países.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

DUPLA BA-VI VENCEM NO BAIANÃO

Biriguidi bem que tentou estragar a seqüência de triunfos do Bahia na nova casa Tricolor, quando marcou o primeiro gol de uma equipe visitante em Pituaçu logo aos 8 minutos do primeiro tempo, mas, o susto parou por ai.

O Tricolor virou e venceu por 4x1 o Feirense, garantindo a sétima vitória seguida e a festa da galera que bateu o recorde de público no estádio.

Já o Vitória venceu por 2 x 0 a equipe do Madre de Deus e espantou a crise após a perda do técnico Mancini. Em um jogo sem dificuldades, o Leão conseguiu dois gols relâmpagos em menos de três minutos, ainda no primeiro tempo, decretando a vitória no jogo.

O Rubro-negro permanece na vice-liderança, agora com 21 pontos, um a menos que o rival Tricolor. O Madre de Deus permanece com 12 pontos, agora na 6º colocação.