domingo, 31 de maio de 2009

VITÓRIA VENCE GRÊMIO COM GOLAÇO DE LEANDRO DOMINGUES


Com um gol de Leandro Domingues nos acréscimos do segundo tempo o Vitória derrotou o Grêmio na tarde deste domingo (31), no Barradão. Um chute certeiro de fora da área que acertou a gaveta do goleiro Victor do Grêmio.

Ivete Sangalo e o cantor Tatau foram ao estádio para o delírio da torcida do rubronegro nas arquibancada. A futura mamãe cantou trechos do hino do Leão e mostrou a barriga de grávida pintada com um coração vermelho e preto.

SALVADOR ENTRE AS CIDADES SEDE DA COPA 2014


Os baianos reunidos na tarde deste domingo (31), no Pelourinho, vibraram quando a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou que a capital baiana será uma das 12 sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O anuncio foi comemorado ao som dos tambores do Olodum e da melodia do Ilê Aiyê.

A festa no Pelourinho foi organizada pelo Governo da Bahia para que os baianos comemorassem o anúncio feito pela Fifa, às 15h30 (horário de Brasília), diretamente da cidade de Nassau, nas Bahamas. Mário Freitas e Fernando Cabús foram os responsáveis pela transmissão, ao vivo, para a Bahia atravéz da Rádio Excelsior.

COPA 2014: É FICAR DE OUVIDOS LIGADOS NA EXCELSIOR

Os baianos estarão concentrados no Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, na tarde deste domingo (31), e de ouvidos ligados na Rádio EXCELSIOR da Bahia, para aguardar a divulgação pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) das 12 cidades-sede da Copa de 2014.

Os dirigentes da Fifa, reunidos na cidade de Nassau, nas Bahamas, anunciarão as cidades-sede da Copa do Mundo 2014, às 15h30, horário de Brasília. Lá, os enviados especiais da Rádio Excelsior da Bahia Mário Freitas e Fernando Cabús, estarão transmitindo, ao vivo, o momento da escolha das cidades e, Salvador, com certeza, não vai ficar fora dessa.

Então é ficar de ouvidos ligados na Rádio EXCELSIOR DA BAHIA AM 840 e comemorar.

VEJA O RESULTADO DA NOSSA ENQUETE SOBRE A GRIPE SUÍNA

A última pesquisa feita, aqui no "NOTÍCIAS BAHIA", teve uma das melhores participação dos internautas. OBRIGADO A VOCÊ QUE PARTICIPOU! Nós perguntamos: PARA VOCÊ A GRIPE SUÍNA DEVE SER MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO PARA OS BRASILEIROS? e o resultado foi:

Para 77%, a maioria, disseram SIM é motivo de preocupação. Já 16% disseram NÃO, porque não tem com que se preocupar. Outros 3% disseram SEI LÁ! Mostrando certa indiferença com o caso. E por fim, outros 3% responderam QUE? Questionando essa preocupação com a gripe suína.

Participe da nova pesquisa, essa é para mexer com você torcedor... (Equipe NOTÍCIAS BAHIA)

AGENDAMENTO DO CARTÃO DE MEIA PASSAGEM ESCOLAR PASSARÁ A SER FEITO PELA INTERNET


A partir desta segunda-feira (dia 1º), o agendamento para confecção da 1ª e 2ª vias e a solicitação de bloqueio do cartão de meia passagem escolar serão feitos no portal www.salvadorcard.com.br.

Para facilitar o acesso, serão disponibilizados para esse fim computadores nos postos SalvadorCard na Estação da Lapa, Iguatemi e Comércio e nas estações de transbordo de Pirajá e de Mussurunga.

O telefone 3535-3939 passa a fornecer de forma automática orientações para agilizar o atendimento no portal e demais informações de interesse público.

SEGURANÇA REFORÇADA PARA O JOGO VITÓRIA E GRÊMIO HOJE NO BARRADÃO


A segurança será reforçada por 270 policiais militares que vão garantir a segurança no jogo Vitória e Grêmio, que será realizado neste domingo (31), às 16h, no Estádio do Barradão.

Para facilitar a fiscalização no combate ao porte ilegal de armas e fogos de artifícios, será intensificado o policiamento nas estações de transbordo e pontos de ônibus nas proximidades do estádio.

O policiamento ostensivo terá também a participação da Rondesp, do Batalhão de Choque, do Esquadrões de Polícia Montada e Águia. Serão dispostas na parte externa e interna do estádio 46 patrulhas e 13 guarnições, em locais estratégicos para realizar abordagens ao torcedores.

UNIVERSIDADES PEDEM AJUDA A LULA PARA HOSPITAIS-ESCOLA

Os reitores das universidades federais pediram essa semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um socorro financeiro para os hospitais universitários (HUs).

Segundo levantamento elaborado pela Diretoria de Hospitais Universitários, ligada à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), as 46 unidades têm hoje 10% dos seus leitos desativados e precisam contratar cinco mil profissionais em caráter emergencial.

Diante do diagnóstico apresentado, o presidente pediu ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que elaborasse uma proposta de reestruturação dos hospitais universitários até a segunda quinzena de julho. O plano deve ser feito junto com os ministérios da Saúde e do Planejamento.

APÓS TRATAMENTO NOS EUA ALENCAR RETORNA AO BRASIL

O vice-presidente José Alencar chegou neste sábado (30), ao Brasil depois de dar início a um tratamento experimental contra o câncer na região abdominal, em Houston, nos Estados Unidos, segundo informou sua assessoria. Ele continuará o tratamento no Brasil.

Neste domingo (31), Alencar já assume a Presidência da República durante o giro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por El Salvador, Guatemala e Costa Rica. Lula estará de volta na próxima quinta-feira (4).

Os últimos exames do vice apresentaram a volta de 18 tumores no abdômen. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico M. D. Anderson.

Na viagem aos Estados Unidos, Alencar foi acompanhado pelo diretor de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Hoff. Em janeiro deste ano, Alencar enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores. O vice luta contra a doença há 12 anos. (com informações da Agência Brasil)

GRIPE SUÍNA: AGORA SÃO 19 OS CASOS NO BRASIL

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (30) boletim que registra o aumento de 18para 19 nos casos suspeitos de infecção pelo vírus influenza A (H1N1), gripe suína, no Brasil. Os casos suspeitos são monitorados pelo Ministério em dez estados. O número de casos confirmados permanece em 16.

Do total de casos confirmados, sete estão em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul. O boletim informa que, para esses casos, estão sendo realizadas “buscas ativas e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes”.

Os casos detectados de transmissão dentro do território nacional somam quatro, todos de pessoas que tiveram vínculos com pacientes vindos do México ou dos Estados Unidos. “Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa”, diz o boletim do Ministério da Saúde. (com informações da Agência Brasil)

EXAME DO OLHINHO EM RECÉM-NASCIDOS PODE SER OBRIGATÓRIO

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, em caráter conclusivo, o projeto de lei que torna obrigatório o exame de fundo de olho em recém-nascidos. Se não houver recurso, o projeto seguirá para o Senado.

O exame pode detectar doenças como o retinoblastoma, um agressivo e raro câncer ocular infantil, a catarata congênita, o glaucoma congênito, infecção do olho e alterações de retina.

Segundo Paulo Augusto de Arruda Melo, professor adjunto do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), não é um exame de alta complexidade, mas é muito útil para acriança.

A Sociedade Brasileira de Pediatria já recomenda a execução do exame para bebês que nascem com menos de 1.500 gramas ou menos de 32 semanas. (com informações da Agência Brasil)

JOÃO HENRIQUE SANCIONA LEI DO FUMO


Quem for flagrado fumando em ambientes fechados de Salvador, sejam eles públicos ou privados, vai ser multado. Agora é lei. O dono do estabelecimento também será penalizado. Segundo o chefe da Casa Civil, João Cavalcanti, o prefeito João Henrique sancionou a lei na sexta-feira (29), e a determinação já está em vigor.

As fiscalizações vão ser chefiadas pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) e começam na próxima segunda-feira (1º). A publicação da Lei saiu no Diário Oficial do Município deste fim de semana, que só circula nas repartições públicas na segunda-feira.

A lei que proíbe o fumo em locais fechados é de autoria do vereador Alcindo da Anunciação (PSL) e seguiu para sanção de João Henrique depois de ter sido aprovada pelos vereadores, no último dia 20 de maio. A lei não permite a criação de fumódromos e só autoriza o fumo em áreas externas.

O valor da multa tanto para o fumante quanto para os donos dos estabelecimentos deve variar de R$ 200 e R$ 2 milhões. A questão da multa e outros pontos referentes à fiscalização só serão definidos após a regulamentação da lei, que será feita a partir de segunda-feira.

sábado, 30 de maio de 2009

BAHIA E PORTUGUESA FICAM NO ZERO A ZERO

Portuguesa e Bahia empataram neste sábado (30), por zero a zero em um jogo com muitas faltas e pouco futebol no Canindé, em partida válida pela quarta rodada de Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paulista chega ao oitavo ponto na competição, um a mais que os baianos.

Jogando fora de casa, o time do Bahia começou no ataque. Logo aos quatro minutos, Rogério entrou, sozinho, na área dos paulistas e chutou forte na trave do goleiro Fábio.

O técnico Paulo Bonamigo cobrou mais atenção dos seus jogadores e, aos 14, aconteceu o primeiro lance de perigo da Portuguesa. Aos 28 minutos, o lateral Anderson fez falta em Marcos, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Com isso, o time do Bahia cresceu no jogo e voltou a ter mais posse de bola, mas não o suficiente para abrir o placar ainda na primeira etapa. Na volta para o segundo tempo nada mudou no time do Bahia que pouco criou enqunto teve um homem a mais.

Aos 37 minutos, o zagueiro Evaldo conseguio ser expulso. Com dez em campo o Bahia tomou sufoco e até uma bola na trave. O empate por zero a zero, soou como derrota para os torcedores e acende o sinal de alerta quanto aos objetivos do clube na competição.

Mais uma vez o time sente a falta de um articulador meio campista que possa dar ritimo e velocidade entre meio campo e ataque. Outro ponto que ficou visível, na partida, é quanto a preparação física dos jogadores que no segundo tempo eles perdem a força, precionado pelo adversario não conseguem mostrar poder de reação.

DESEMPREGADO GANHA R$ 14 MILHÕES NA MEGA SENA

Um único jogo, única aposta na sorte e recebeu na última sexta-feira (29) R$ 14,4 milhões referentes ao concurso 1077 da Mega-Sena. A sorte bateu na porta de um mineiro desempregado que apostou o último Real que tinha. Ao comparecer na Caixa Econômica Federal para pegar o prêmio, ele confessou que estava desempregado e que joga raramente, mas que jamais perdeu a esperança de ganhar.

'Deus foi muito bom pra mim, pois estou desempregado há alguns meses. Só jogo quando a Mega-Sena está acumulada e, como agora, só aposto um bilhete', explicou o sortudo.

O ganhador que marcou os números 05, 06, 09, 11, 18 e 37 de forma aleatória, investiu todo o dinheiro na Caixa, e diz ainda não saber o que fazer com o dinheiro, mas garante, 'uma coisa é certa, vou comprar uma casa o mais rápido possível'.

STF NEGA PEDIDO DE DANTAS PARA TER ACESSO A IQUÉRITO DO SATIAGRAHA


O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta sexta-feira (29) pedido do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, para ter acesso ao inquérito da Polícia Federal sobre a Operação Satiagraha. Ele pedia uma liminar, decisão provisória, para receber o conteúdo antes que o mesmo fosse enviado ao Ministério Público Federal (MPF).

A decisão foi tomada pelo ministro Eros Grau, que não considerou os argumentos da defesa do banqueiro, indiciado no fim de abril pela PF por cinco crimes financeiros: formação de quadrilha, gestão fraudulenta, evasão de divisas, empréstimo vedado e lavagem de dinheiro. O advogado de Dantas considerou o indiciamento um “ato arbitrário. (Com informações da Agência Brasil)

GRIPE SUÍNA: SUBIU PARA 16 O NÚMERO DE CASOS NO BRASIL

Subiu para 16 o número de casos confirmados de influenza A no Brasil, divulgou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (29). Mais cedo, o ministério havia confirmado 15 pacientes. O novo caso da doença foi registrado em São Paulo. O paciente passa bem, segundo o ministério.

A confirmação do novo caso de gripe foi dada duas horas e meia após o Ministério da Saúde ter anunciado o 15º caso no país, de um paciente do Rio de Janeiro, que tem convívio com outro infectado que veio dos Estados Unidos. O paciente do Rio está internado, mas também passa bem.

PEDIDO DE INSENÇÃO DA TAXA DE INCRIÇÃO NA UFBA COMEÇA SEGUNDA (1)


Os estudantes cursados ou em conclusão do encino médio das escolas públicas do estado podem pedir a insenção. É que as inscrições para a taxa de isenção do vestibular 2010 da Universidade Federal da Bahia (UFBA) terão início nesta segunda-feira (1º).

Será divulgado o resultado parcial no dia 12 de junho, e a entrega de documentos para análise pode será entre os dias 15 de junho e 7 de julho. Após confirmação dos dados, o resultado final deve ser divulgado depois do dia 28 de julho. Serão concedidas 8 mil isenções nesse processo seletivo.

Essas inscrições não se encaixam para os estudantes que pretendem cursar os Bacharelados Interdisciplinares e cursos tecnológicos, que a partir deste ano, as vagas serão disputadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

TRANSALVADOR MODIFICA TRÁFEGO PARA JOGO NO BARRADÃO

O trânsito será modificado nas imediações do Estádio Manoel Barradas (Barradão) neste domingo (31), devido ao jogo entre Vitória e Grêmio, às 16h, pela 4ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro 2009. O tráfego de veículos ficará proibido em frente ao estádio, entre a Rua Artêmio Castro Valente, sentido Av. Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), Via Regional e Av. Maria Lúcia, bem como no sentido inverso, a partir das 15h.

Os veículos acima de 4,5 toneladas não poderão transitar na Av. Maria Lúcia e Rua Artêmio Castro Valente, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre o Condomínio Nova Cidade, o Estádio Manoel Barradas e a Praça São Rafael (Rotatória de São Marcos) entre as 14h e 20h. Na Rua Artêmio Castro Valente, em Canabrava, no trecho entre o Estádio e o Condomínio Nova Cidade será implantado sentido único obrigatório por aproximadamente uma hora após o fim do evento.

O mesmo ocorre na Av. Maria Lúcia - Canabrava, trecho entre o acesso ao Estádio e a Praça São Rafael. Como alternativa ao sentido Av. São Rafael - Av. Maria Lúcia, os motoristas têm a Rua São Marcos, Rua Jaime Vieira Lima/Pau da Lima e Av. Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto).

Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o trânsito deve voltar ao normal assim que as condições locais permitam.

GRIPE SUÍNA: JÁ SÃO 15 O NÚMERO DE CASOS NO BRASIL

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (29) que recebeu a confirmação de mais um novo caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil. Ao todo, são 15 casos confirmados da nova gripe no país e outros 20 sendo monitorados.

De acordo com o Ministério, o caso foi registrado no Rio de Janeiro e é de uma pessoa próxima a outro infectado que veio dos Estados Unidos. O paciente está internado e passa bem.

Ainda segundo o Ministério, dos 15 casos confirmados, 12 são de pessoas que vieram de fora do Brasil, sendo oito dos EUA, três do México e um da Europa.

Os casos da nova griope no país foram registrados nos estados de São Paulo (06), do Rio de Janeiro (05), Santa Catarina (02), Minas Gerais (01) e Rio Grande do Sul (01). (Com informações do G1)

JUSTIÇA DETERMINA QUE ESTADO PRESTE CONTAS DE R$ 183 MILHÕES

A Justiça determinou nesta sexta-feira (29), em caráter liminar, que o Estado da Bahia preste contas à União da aplicação de R$ 183,4 milhões repassados pelo Ministério dos Transportes para a estadualização das rodovias federais em 2002. A prestação de contas, segundo a determinação, deve ser feita no prazo de 30 dias.

Com a transferência do dinheiro, a Bahia ficou responsável pela conservação e manutenção de 1.411,2 km de rodovias, mas, segundo o Ministério Público Federal (MPF/BA), o governo não realizou as melhorias nas estradas. O MPF apresentou relatório feito pela Polícia Rodoviária Federal que mostra as irregularidades e a má qualidade na conservação das rodovias.

A liminar determina que 'a União e o Dnit retomem imediatamente a responsabilidade e as ações necessárias para a conservação, manutenção, recuperação e melhorias dos trechos rodoviários federais objeto do termo de transferência'. Se as determinações não foram cumpridas em um mês, o Dnit estará sujeito a pagamento de multa de R$ 50 mil por dia de atraso. (com informações do Correio)

HYPOLITO GANHA MAIS UM OURO


O ginasta Diego Hypolito conquistou neste sábado (30), sua terceira medalha de ouro no solo e se manteve com 100% de aproveitamento na prova em etapas da Copa do Mundo de ginástica artística 2009. Depois de vencer em Maribor, na Eslovênia, e em Glasgow, na Escócia, ele brilhou em Moscou, desbancando na final o anfitrião e defensor do título, o russo Anton Golotsutskov.

Primeiro colocado nas eliminatórias, o brasileiro fez uma apresentação impecável na final e ganhou nota 15,650, assegurando seu quarto ouro nesta temporada. O ginasta voltará a entrar em ação ainda neste sábado, em busca de uma medalha no salto, aparelho em que foi campeão na etapa escocesa.

Assim como na Escócia, Diego optou por não usar seu movimento novo, o duplo twist grupado, já conhecido como 'Hypolito 2', mas incluiu em sua série o duplo twist carpado com pirueta ('Hypolito 1'). O brasileiro vibrou ao fim da apresentação.

Ao escutar a nota, porém, deixou transparecer a insatisfação. Ainda assim, os 15,650 foram suficientes para garantir a ele a primeira colocação, superando o russo Anton Golotsutskov (15.550), que, em casa, defendia o título da prova. O bronze ficou com o israelense Alex Shatilov. (com informações do G1)

COLUNISTA APONTA SALVADOR COMO SEDE DA COPA DE 2114

A escolha das 12 cidades brasileiras para sediar jogos da Copa de 2014 só serão divulgadas neste domingo (30), em Nassau, nas Bahamas oficialmente e, a RÁDIO EXCELSIOR estará em cima do lance com seus correspondentes Mário Freita e Fernando Cabús, direto da cidade de Nassau.

Salvador, no entanto, é uma das selecionadas pela Fifa, segundo lista antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. O jogo da grande final será no Rio do Janeiro, no Maracanã, o que pode ser a chance da Seleção se reabilitar depois da derrota do Brasil para o Uruguai em 1950.

Confira a lista das 12 cidades:

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

sexta-feira, 29 de maio de 2009

AGENDAMENTO DO CARTÃO DE MEIA PASSAGEM ESCOLAR SERÁ FEITO PELA INTERNET A PARTIR DE SEGUNDA (1)

A partir de segunda-feira (dia 1º), o agendamento para confecção da 1ª e 2ª vias e a solicitação de bloqueio do cartão de meia passagem escolar serão feitos no portal www.salvadorcard.com.br.

Para facilitar o acesso, serão disponibilizados para esse fim computadores nos postos SalvadorCard na Estação da Lapa, Iguatemi e Comércio e nas estações de transbordo de Pirajá e de Mussurunga.

O telefone 3535-3939 passa a fornecer de forma automática orientações para agilizar o atendimento no portal e demais informações de interesse público.

CONCURSADOS PARA DELEGADOS NÃO CONVOCADOS FAZEM APITAÇO

Concursados que ainda não foram nomeados pelo Estado para os cargos de delegados, fazem um apitaço na avenida Paralela, no sentido da estação Rodoviária, na tarde desta sexta-feira (29), reivindicando o início das nomeações.

Segundo segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), a manifestação iniciada às 13h30 congestiona o trânsito em toda a via, chegando até o Centro Administrativo da Bahia (CAB).

STF NEGA À DELÚBIO ANULAÇÃO DE AUDIÊNCIA DO MENSALÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou ontem um recurso do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para que fosse invalidada uma audiência com testemunha do processo do caso mensalão realizada em 3 de abril, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Delúbio alegava que a audiência desrespeitou o calendário sugerido pela relator da ação no STF, ministro Joaquim Barbosa.

Mas o plenário do Supremo acatou a explicação do ministro de que a Justiça de Minas Gerais executou a audição de cerca de 150 testemunhas antes do prazo de 80 dias instituído e que não faria sentido esperar o término desse tempo para, somente então, dar seguimento às audiências em outros municípios.

O ex-tesoureiro do PT é réu no processo do "mensalão". De acordo com informações do STF, na audiência de Uberaba foram ouvidas testemunhas arroladas pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB) e pelo então chefe de Gabinete da prefeitura, José Luiz Alves, também réus. (com informações da Agência Estado)

RECEITA FEDERAL COMEÇA A RESTITUIR O PRIMEIRO LOTE DO IMPOSTO DE RENDA

O pagamento das restituições do Imposto de Renda começará no dia 15 de junho deste ano. Está a data do primeiro lote que deve ser pago, preferencialmente, para os idosos, pelo Estatuto do Idoso.

No primeiro lote de restituições do ano passado, 1,37 milhão de contribuintes receberam restituições, dos quais 1,06 milhão idosos acima de 65 anos. Em junho do ano passado, foram pagos R$ 1,7 bilhão. O segundo lote de 2008, de julho, por sua vez, pagou R$ 1,2 bilhão em restituições a 958 mil pessoas, com somente 2,9% de idosos.

Como nos anos anteriores, serão sete lotes de restituição este ano. As datas seguintes são 15 de julho, 17 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.

NORMA GARANTE ATENDIMENTO MÉDICO PARA DETENTAS GRÁVIDAS OU COM FILHOS

O Diário Oficial da União publicou na edição desta sexta-feira (29), uma norma que assegura às mães detentas e aos seus filhos recém-nascidos condições mínimas de assistência médica.

A Lei n.º 11.942 determina, entre outras medidas, que estabelecimentos penais destinados a mulheres tenham creches para crianças entre 6 meses e 7 anos de idade, além de berçários onde as presas possam cuidar dos filhos e amamentá-los no mínimo, nos seis primeiros meses. (com informações da Agência Brasil)

MUTUÍPE: BANDIDOS ASSALTAM BANCO DO BRASIL

A agência do Banco do Brasil do município de Mutuípe, no sudoeste da Bahia, foi assaltada por pelo menos oito homens fortemente armados, por volta das 09h30 da manhã desta sexta-feira (29). Três policiais militares foram feitos de reféns, mas foram liberados.

O assalto ocorreu levou 30 minutos, após os badidos renderam os três seguranças da agência e levarem diversos lotes com valor não divulgado.

Segundo a polícia, os criminosos estavam utilizando coletes a prova de balas e escopetas calibre 12. Na perseguição, o tiroteio entre policiais e bandidos que conseguiram fugir, assustou a população, mas ninguém ficou ferido.

SUZANE VON RICHTHOFEN ACUSA PROMOTOR DE ASSÉDIO


A detenta Suzane Richthofen, de 25 anos, fez uma declaração a Corregedoria Geral do Ministério Público Estadual (MPE) que o promotor de Justiça da Vara das Execuções Criminais, Eliseu José Berardo Gonçalves de Ribeirão Preto, se apaixonou por ela e a levou duas vezes para seu gabinete quando esteve presa na Penitenciária.

Em depoimento prestado à juíza da Vara de Execuções da Comarca de Taubaté, no Vale do Paraíba (SP), Suzane afirmou que o promotor esteve na unidade prisional para tirar algumas fotos da cela onde ela convivia com outras presas, e dias depois foi conduzida ao gabinete do promotor, onde permaneceu a sós com ele por várias horas e foi indagada sobre sua vida pessoal.

Suzane foi condenada pelo assassinato dos pais em outubro de 2002,

FALTA DE ASSINATURAS DERRUBA PEC DO 3º MANDATO

Bombardeada pelo PT e pela oposição, uma proposta que abria brecha para um terceiro mandato presidencial durou poucas horas na Câmara dos Deputados. A proposta de emenda constitucional caducou ontem, depois que vários parlamentares retiraram as assinaturas de apoio à iniciativa.

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) apresentou a emenda, que convocava referendo sobre a possibilidade de os governantes disputarem duas reeleições, com 194 assinaturas.

Dessas, apenas 183 foram reconhecidas como válidas pela Mesa. O passo seguinte para sepultar o assunto foi a mobilização do PSDB e do DEM, que levou 12 oposicionistas a retirar o apoio à proposta. Com 170 assinaturas, a emenda ficou inviabilizada, 171 é o mínimo necessário para que comece a tramitar. (com informações da Agencia Estado)

FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS SEGUEM EM ESTADO DE GREVE

Os servidores municipais ameçam fazer greve geral após assembléia que será realizada no dia 02 de junho, às 17h30 no sindicato dos bancários, são cerca de 22 mil servidore. Segundo representantes do sindicato a prefeitura não se pronunciou e não sinalizou uma negociação em relação as reivindicações de assistência à saúde, melhores condições de trabalho e a constituição de um piso salarial para categoria.

Dentre os órgãos que participaram do movimento estão as Secretarias Municipal de Planejamento, Gestão e Tecnologia, da Fazenda, da Educação, e a Salvamar. Além da Sucop, Transalvador e Guarda Municipal.

Com exceção apenas da Defesa Civil, que apesar de ter ajudado no protesto, estacionando provisoriamente os carros e viaturas dos fiscais de trânsito no pátio do órgão, não aderiu as paralisações.

TERMINA HOJE PARALIZAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS

Termina, nesta sexta-feira (29), mais uma paralisação de 72 horas da Polícia Civil. Desde quarta-feira (27), trabalham apenas 30% do efetivo policial. Os serviços de levantamento cadavérico e custódia de presos foram suspensos.

Como não houve negociações com o governo, as manifestações continuam com mais uma paralisação nos dias 8, 9 e 10 de junho. O Sindicato do Policiais Civis (Sindipoc) ameaça deflagrar a greve, caso não haja entendimento, no dia 20 de junho.

A Secretaria de Administração do Estado (Saeb) disse, por meio de nota, que considera o movimento 'inoportuno' devido ao 'cenário de crise econômica mundial que afeta as finanças estaduais'.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

GOVERNADOR ENTREGA OBRAS À POPULAÇÃO DE LAURO DE FREITAS

O governador Jaques Wagner inaugura, nesta sexta-feira, 29, em Lauro de Freitas, a reforma e ampliação do centro cirúrgico do Hospital Geral Menandro de Faria, a ligação Caji/Jambeiro e a Delegacia de Portão. Lança, ainda, o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo).

A maratona de entrega de obras e projetos começa às 16h, no Caji, onde foram realizados serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização em 50 mil metros quadrados de pista, somando investimento federal e estadual da ordem de R$ 5 milhões. A via alternativa de tráfego interliga a sede do município ao bairro do Jambeiro e à rótula do Ceasa/BR 324.

Wagner coloca em funcionamento a 34ª Delegacia Circunscricional, em Portão, que estará sob o comando da delegada titular Luciana Cortes dos Anjos, do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil. O prédio foi construído pela Prefeitura de Lauro de Freitas.

Na sequência o governador lança o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) que prestará assistência a 115 jovens adolescentes de Lauro de Freitas, na faixa de 15 a 24 anos, moradores de Itinga.

A PARTIR DE SEGUNDA AGENDAMENTO DE MEIA PASSAGEM SERÁ FEITO PELA INTERNET

A partir de segunda-feira (dia 1º), o agendamento para confecção da 1ª e 2ª vias e a solicitação de bloqueio do cartão de meia passagem escolar serão feitos no portal www.salvadorcard.com.br.

Para facilitar o acesso, serão disponibilizados para esse fim computadores nos postos SalvadorCard na Estação da Lapa, Iguatemi e Comércio e nas estações de transbordo de Pirajá e de Mussurunga.

O telefone 3535-3939 passa a fornecer de forma automática orientações para agilizar o atendimento no portal e demais informações de interesse público.

COPA 2014: BAHIANOS CONCENTRADOS NO PELÔ E DE OUVIDOS LIGADOS NA EXCELSIOR

Os baianos estarão concentrados no Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, na tarde deste domingo (31), e de ouvidos ligados na Rádio EXCELSIOR da Bahia, para aguardar a divulgação pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) das 12 cidades-sede da Copa de 2014.

Os dirigentes da Fifa, reunidos na cidade de Nassau, nas Bahamas, anunciarão as cidades-sede da Copa do Mundo 2014, às 15h30, horário de Brasília. O anúncio será feito após a reunião do comitê executivo da entidade. Das 17 cidades brasileiras, serão escolhidas 12.

Alguns aspectos fazem de Salvador uma das principais concorrentes para sediar jogos da Copa 2014. Em primeiro lugar, a qualidade do projeto da nova Fonte Nova apresentado, cumprindo todas as exigências do caderno de encargos da FIFA. Outro ponto é o fato de Salvador ser o primeiro destino turístico do Norte e Nordeste e terceiro do país.

MEC DEVE EXIGIR GRADUAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Ministério da Educação apresentará ao Congresso um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de uma graduação em nível superior para todos os professores da educação. A proposta faz parte do plano nacional de formação de professores.

O projeto altera o artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases que exige apenas o ensino médio para dar aula na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries ou 1º ao 5º anos).

Pela proposta, o curso superior de licenciatura passará a ser a formação mínima obrigatória para os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Para professores de educação infantil, nada muda, ou seja, os requisitos continuarão a ser apenas o ensino médio.

Segundo o ministro, Fernando Haddad, o texto ainda estabelece que poderá ser definida uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso nos cursos de graduação para formação de professores. (Com informações do G1)

PREFEITURA ENTREGA LISTA DE DESABRIGADOS À CAIXA

A primeira lista com 1.599 nomes dos desabrigados em decorrência da chuva, para que seja analisada e homologada foi entregue pela prefeitura de Salvador à Caixa Econômica Federal (CEF), na tarde de quarta-feira (27). A documentação foi entregue para o gerente de governo da CEF, Antônio Carlos Figueiredo.

Os dados detalhados são exigidos pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que estabelece as regras para liberação do saldo do FGTS nestas condições.

Conforme a CEF, o saque é limitado a R$ 2.600 e tem direito apenas as pessoas que tiverem saldo do FGTS. A data limite para o recebimento é 22 de julho.

O prefeito João Henrique decretou situação de emergência na capital baiana no dia 22 de abril, mas o reconhecimento do governo federal só ocorreu no dia 21 de maio. Até o momento, a Defesa Civil registrou mais de oito mil solicitações relacionadas à chuva em Salvador.

CANTORAS BAIANAS DOMINAM SHOW DO REI

As baianas foram a cereja do bolo no show Elas cantam Roberto, na noite de terça-feira (28), no Teatro Municipal de São Paulo. Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Claudia Leitte estavam entre as 20 cantoras que interpretaram canções de Roberto Carlos... VEJA ESTA E OUTRAS NOTÍCIAS NA COLUNA: MODA, CELEBRIDADES E ESTRELAS

RECEITA DIVULGA DATAS DO PAGAMENTO DAS RESTITUIÇÕES DO IR 2009

A edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial da União traz publicadas as datas do pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa 2009, ano-base 2008, e de acordo com a Instrução Normativa n.º 942, serão ao todo sete lotes.

Os pagamentos são feitos, geralmente, no dia 15 de cada mês. O primeiro será pago em 15 de junho, o segundo, em 15 de julho, o terceiro, em 17 de agosto. O dinheiro será depositado na conta corrente indicada na declaração, e os idosos têm prioridade no pagamento do primeiro lote.

Datas do pagamento da restituição:
Lotes Data
Primeiro lote 15 de junho

Segundo lote 15 de julho

Terceiro lote 17 de agosto

Quarto lote 15 de setembro

Quinto lote 15 de outubro

Sexto lote 16 de novembro

Sétimo lote 15 de dezembro

(Com informações da Agência Brasil)

SENADO CONFIRMA PAGAMENTO DE AUXILIO-MORADIA À 42 SENADORES

42 senadores recebeu o auxilio-moradia. A afirmaçãoe é da Mesa Diretora do Senado que confirmou na manhã desta quinta-feira (28) o pagamento que, desde 2002, recebiam irregularmente o benefício no valor de R$ 3,8 mil, por um erro administrativo da Casa. Um ato administrativo editado naquele ano extinguiu o pagamento do auxílio aos parlamentares.

O 3º secretário, Mão Santa (PMDB-PI), classificou a extinção do auxílio-moradia de “um lapso da administração do Senado”. Caso o pagamento a esses parlamentares não fosse ratificado pela Mesa Diretora, os senadores teriam que devolver aos cofres do Senado tudo que receberam desde 2002, referente ao auxílio-moradia.

Outro caso analisado pelos senadores da Mesa Diretora foi o recebimento do auxílio-moradia por três senadores que ocupam imóvel funcional: o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e os senadores Gilberto Goelner (DEM-MT) e João Pedro (PT-AM).

CONCESSÃO DO SERVIÇO DE LIMPEZA PARTE II

Os projetos entraram em votação depois da aprovação de um pedido de urgência, urgentíssima, para que tivessem prioridade na sessão do dia. Fato que irritou a oposição, que tentou impedir a aprovação do projeto.

Atualmente, as empresas Vega, Torre, Jotagê e Amaral administram o serviço de coleta do lixo em Salvador. O contrato com essas quatro empresas acaba no próximo mês de julho, quando o vencedor da nova licitação vai administrar o setor.

Durante a discussão na noite de quarta, alguns vereadores se exaltaram no plenário. A primeira confusão foi entre o vereador Gilmar Santiago (PT) e Téo Senna (PTC). O petista conversava com outros parlamentares sobre seu temor de que o “poder econômico” interferisse na votação.

CONCESSÃO DO SERVIÇO DE LIMPEZA POR 20 ANOS É APROVADA NA CÂMARA

O projeto de lei que trata da concessão e execução dos serviços de limpeza urbana da capital por um período de até 20 anos, foi aprovado pelos vereadores após atravessarem a madrugada no plenário da Câmara e parte da manhã desta quinta-feira (28). O contrato entra em vigor em julho deste ano e pode ser renovado por igual período.

Os vereadores começaram a discutir o projeto de lei às 15h de quarta-feira (27) e prosseguiram a discussão até as 11h desta quinta, quando foi aprovada, por 31 votos a oito, a liberação dos R$ 169 milhões do Fundo Municipal de Limpeza Urbana para pagamento das empresas que prestarem o serviço.

PROFESSORES TEM FORMAÇÃO PIOR QUE PROFESSORES

Mais de 80% dos professores da rede pública do país trabalham em uma única escola. Também são maioria aqueles que trabalham somente em um turno do dia. “Isso desmitifica a ideia de que muitos professores trabalham em mais de uma escola e faz vários turnos”, afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Por outro lado, uma parte dos estudantes do ensino médio no país têm aulas com professores que concluíram apenas o ensino fundamental. Em todo o país, são 441 professores nessa situação, o que representa 0,1%. Na rede pública nacional, há 1.882.961 docentes.

Dos 1,9 milhão de docentes da rede pública no país, 600 mil não têm graduação ou trabalham em áreas diferentes das suas licenciaturas. O censo identificou que, dentre esses, 119.323 professores concluíram o ensino fundamental ou médio, mas não têm habilitação para o exercício do magistério. (Com informações do G1)

LULA SANCIONA LEI QUE OBRIGA DIVULGAR NA INTERNET OS GASTOS DOS GOVERNOS

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (27), a lei complementar que obriga os governos federal, estaduais e municipais a tornarem disponíveis, em tempo real, na internet, receitas e gastos.

Um dos objetivos é dar transparência á administração pública, além de incentivar a participação popular e a realização de audiências públicas na elaboração de planos e diretrizes orçamentárias.

A lei prevê prazos para os entes federados colocarem a medida em prática: um ano para União, estados, Distrito Federal e cidades com mais de cem mil habitantes, dois anos para municípios de 50 a 100 mil habitantes e quatro anos para cidades com até 50 mil habitantes.

O gestor que não divulgar as informações poderá ter congelado o repasse de verbas federais. Qualquer cidadão, partido político, sindicato ou associação pode denunciar aos tribunais de contas e Ministério Público quem não estiver cumprindo a lei. (Com informações da Agência Brasil)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ORGANIZAÇÃO DO FORROR DO BOSQUE É A PRIMEIRA A SE MANIFESTA SOBRE AÇÃO DO MPT

A ação movida hoje pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em proibir axé music em festa de São João, a assessoria de imprensa do Forró do Bosque foi a primeira a se manifestar nesta quarta-feira (27). Em nota os organizadores da festa informou que ainda não foram notíficados sobre qualquer ação referente à proibição da participação das bandas de axé na festa.

Ainda de acordo com a nota oficial divulgada pela assessoria, o organizador do evento disse que desconhece qualquer tipo de proibição legal nesse sentido. 'Estamos rigorosamente de acordo com a lei, não há nenhuma infração', acrescentou ele.

O MPT apenas, até o momento, ajuizou a ação. Por enquanto, não existe nenhuma ordem judicial impedindo que as bandas de axé possam se apresentar nos eventos juninos, seja do Forró do Bosque ou de qualquer outra festa de São João do estado.

BARCELONA SAGRASSE CAMPEÃO EUROPEU AO VENCER MANCHESTER


O Barcelona, de Messi, levou a melhor sobre o Manchester United, de Cristiano Ronaldo, e se sagrou campeão europeu no principal confronto do ano. Os catalães venceram a final da Liga dos Campeões por 2 a 0, nesta quarta-feira (27), em Roma, e levaram para casa pela terceira vez o principal troféu do Velho Continente.

O duelo particular entre os dois melhores jogadores do mundo acabou amplamente favorável para Messi, que fez o segundo gol do Barcelona no jogo (Eto'o fez o primeiro). Cristiano Ronaldo, além de perder o jogo, também perdeu a linha em alguns momentos e abusou de jogadas violentas.

A conquista coroa um ano espetacular do Barcelona, que pela primeira vez em sua história conquistou a tríplice coroa. Além de levar para casa a Liga dos Campeões, o time também ganhou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei da Espanha. (com informações do G1)

GRIPE SUÍNA: MS CONFIRMA O DÉCIMO CASO NO PAÍS

O décimo caso de gripe suína foi confirmado nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Saúde. O paciente é do Rio de Janeiro e voltou de viagem dos Estados Unidos em maio e apresentou os sintomas. Segundo o Ministério, ele está em tratamento e passa bem.

Este é o quarto caso confirmado no Rio de Janeiro. Os outros pacientes foram identificados em São Paulo (três), Minas Gerais (um), Rio Grande do Sul (um) e Santa Catarina (um). Oito deles já receberam alta.

Segundo a nota divulgada pelo ministério, o número de casos suspeitos de contaminação pelo vírus H1N1 passou de 16 para 15. As ocorrências estão nos estados de São Paulo (seis), Rio Grande do Norte (dois), Minas Gerais (dois), Distrito Federal (dois), Rondônia (um), Rio de Janeiro (um), Goiás (um) e Santa Catarina (um). Outros 19 permanecem sendo monitorados em nove estados.
(Com informações do G1)

DUPLA É PRESA COM FERDAS, COLETE E ARMAS DA POLICIA CIVIL


Dois homens que se passavam por policiais civis e extorquiam dinheiro na região de Juazeiro, norte do estado foram presos pela policia. Com eles foram encontrados coletes da Polícia Civil e armas exclusivas das Forças Armadas. Os dois foram levados para o conjunto penal da cidade.

Com a dupla, foram apreendidos um fuzil de sete milímetros, de uso exclusivo das Forças Armadas, três pistolas 380 milímetros, munições, um maçarico, máscaras, algemas plásticas, seis coletes da Polícia Civil, um giroflex e dois veículos.

MPT QUER PROIBIR O AXÉ MUSIC EM FESTAS JUNINAS

O Ministério Público do Trabalho do estado entrou com ação nesta terça-feira (26) para proibir a apresentação de bandas e artistas vinculados ao axé music em festas de São João. O processo foi feito contra a Cabanas Produções e Eventos Ltda. e responsáveis parceiros na realização de eventos juninos, uma tentativa de inibir a prestação de trabalho que redunde em ofensa ao patrimônio cultural.

Segundo o procurador do MPT Manoel Jorge e Silva Neto, a inclusão do axé music nas festas 'é clara transgressão ao patrimônio cultural', aos festejos que expressam a cultura baiana e nordestina, de forma geral. O procurador cita como exemplo o evento junino 'Forró do Bosque', que divulga a participação de atrações musicais como Chiclete com Banana, Banda Eva e Timbalada.

Segundo ele, o Carnaval e os músicos que o representam como expressão da cultura brasileira tem seu momento, e não devem atropelar as festas de São João, prejudicando autênticas manifestações juninas.

O MPT pede a proibição de contratarem bandas e músicos para o 'Forró do Bosque', ou qualquer outro evento junino realizado, organizado ou patrocinado pela empresa , que não esteja relacionada aos festejos juninos. O órgão também pede a proibição de executar qualquer música ou estilo musical que não esteja relacionada aos festejos juninos, 'sob pena de imediata interdição do evento'.

MEGA SENA PODE PAGAR 30 MILHÕES HOJE

O prêmio acumulado de R$ 30 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria, no sorteio do concurso 1.077, da Mega-Sena, será sorteado nesta quarta-feira (27), e acontece às 20h (horário de Brasília), em São Simão (SP). As apostas podem ser realizadas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país.

No último sorteio, no sábado (23), ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas. O prêmio estava em R$ 25 milhões e renderia por mês, se aplicado na poupança, segundo a Caixa Econômica Federal, R$ 105 mil.

UFBA ABRE INCRIÇÕES PARA TAXA DE INSENÇÃO

começou na terça-feira (26), e se estende até o dia 04 de junho as inscrições para a taxa de isenção do vestibular 2010 da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os interessados devem ser estudantes cursados ou em conclusão, de escoals públicas do estado.

A Universidade divulgará o resultado no dia 08 de junho, e a entrega de documentos para análise pode ser realizado entre os dias 09 de junho a 01 de julho. Já o resultado final será informado até o dia 28 do mesmo mês.

Essas inscrições não se encaixam para os estudantes que pretendem cursar os Bacharelados Interdisciplinares e cursos tecnológicos, que a partir deste ano, as vagas serão disputadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

TEMA DO CARNAVAL 2010 SERÁ: 60 ANOS DO TRIO ELÉTRICO

O Conselho Municipal do Carnaval, sob a presidência de Fernando Boulhosa, se reunir na última terça-feira (26) e, por unanimidade, decidiu que o tema do Carnaval 2010 de Salvador será '60 anos do Trio Elétrico'. (As informações são do blog do Marrom)

LEANDRO SE APRESENTA AO VITÓRIA

Sete anos após deixar o Vitória, o lateral-esquerdo Leandro está de volta ao Barradão. Nesta terça-feira (26), o jogador foi apresentado pelo vice-presidente executivo do clube, Jorge Sampaio, na sala de imprensa João Borges Bougê, e assinou contrato até o fim desta temporada.

O jogador não conseguiu repetir o bom desempenho no Fluminense, seu último clube, apresentado no período que defendeu Palmeiras e Cruzeiro. Agora, no Vitória, o jogador espera reencontrar o bom futebol, que já o levou à seleção brasileira.

TCM CONDENA EX-PREFEITA DE RIBEIRA DO AMPARO

A ex-prefeita de Ribeira do Amparo, Marivânia dos Santos Silva, foi multada em R$ 20 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por decretar situação de emergência na cidade, sem nenhum fato concreto que justificasse, para realizar contratos com dispensa de licitação. O TCM julgou nesta terça-feira (26) procedente a denúncia contra a ex-prefeita e determinou formulação de representação ao Ministério Público.

Segundo o Tribunal, as despesas irregulares de licitação ultrapassaram a quantia de R$ 500 mil e foram realizadas nos meses de junho e julho de 2007, período em que Marivânia administrou o município.

A gestora ficou no cargo por aproximadamente dois meses ocupando o cargo do então prefeito eleito, Marcelo Brito, que foi afastado pela Justiça Eleitoral, acusado de desviar recursos públicos em favor de aliados políticos.

terça-feira, 26 de maio de 2009

DENGUE: SESAB CONFIRMA 53 MORTES NO ESTADO

A dengue já matou 53 pessoas no estado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (26) pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), computados até o dia 16 de maio. Quase 74 mil pessoas já apresentaram sintomas da doença. Nas últimas duas semanas, a doença começou a ter um fluxo de queda a partir de abril.

Foram registrados novos 2.203 casos somente na última semana, destes 1.364 estão somente relacionados à forma grave da doença. Os municípios de Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Ilhéus e Porto Seguro concentram 49,3% das notificações da dengue no estado. Jequié e Itabuna ainda concentram o maior número de mortes confirmadas, com 8 ao todo, seguidas de Porto Seguro (5) e Salvador (4).

No último relatório divulgado pela Sesab, 6 mortes notificadas como provocadas pela dengue foram descartadas, sendo uma provocada por meningite pneumocócica e outras 3 por leptospirose.

POLICIAIS CIVIS PARAM MAIS UMA VEZ POR TRÊS DIAS

A Polícia Civil prepara mais uma paralisação para esta quarta-feira (27), seguindo até sábado (30), segundo informações do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC). O protesto faz parte das reinvidicações de reajuste salarial de 30% oferecida pelo governo, sendo que a categoria quer, no mínimo, 100% de aumento pagos em três anos.

Durante os dias de paralisação, a Polícia Civil trabalhará com apenas 30% do seu efetivo, seguindo a Lei de Paralisações do Servidor Público, o que fica suspensa todas as atividades de levantamento cadavérico e custódia de presos.

Mais uma paralisação está agendada para junho, nos dias 8, 9 e 10. Ainda de acordo com o SINDPOC, se o governo não entrar em um acordo com a categoria, eles ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 20 de junho.

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL FAZEM PARALIZAÇÃO DE 72H

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Salvador anunciou uma paralisação de 72h nas atividades escolares e terá início nesta quarta-feira (27), o que condena o resto da semana letiva nas unidades educacionais da cidade.

O protesto faz parte da campanha salarial da categoria junto ao poder público. O movimento já entregou a pauta de reivindicações à prefeitura há quase 60 dias, mas até agora não houve acordo.

CONVERSA SECRETA DE LULA E CHAVEZ VAZA PELO INTERCOMUNICADOR


O cerimonial da presidência ou a assessoria do Hotel Pestana acaba de cometer um deslize histórico. Na entrada da coletiva com os presidentes Lula e Hugo Chávez, no auditório Gregório de Matos, no Pestana, foram oferecidos rádios para que a imprensa brasileira e venezuelana pudesse acompanhar as traduções simultâneas tanto em espanhol como em português.

Mas, os rádios estavam sintonizados numa freqüência que captava a reunião secreta que acontecia em outra sala do hotel entre Lula, Chávez, as chancelarias e mais ministros da aérea econômica dos dois países sul-americanos. Alguns trechos da reunião puderam ser ouvidos. O clima não era nada amistoso.

Chávez reclamava de preços preferenciais oferecidos a Petrobras no mercado internacional. Além disso, o comandante venezuelano falava em escassez nas reservas de óleo e gás em seu país e de acordos não cumpridos pela Argentina. Depois da interferência de um suposto ministro do governo Chávez, Lula chegou a dizer que só fecharia o acordo se conseguisse eleger a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e se ele próprio assumisse a presidência da Petrobras.

Assim que a informação vazou, o cerimonial e a segurança da República iniciaram investida para recolher as pilhas dos rádios. Em seguida, eles decidiram confiscar os equipamentos. Houve um princípio de tumulto, mas não passou disso. (com informações do BN)

SUCOM INICIA FISCALIZAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS EM SHOPINGS

A SUCOM iniciou hoje a fiscalização dos estacionamentos em shopping centers de Salvador. A Lei Municipal 6.994/2006 dispõe sobre a proibição da cobrança de estacionamento em shoppings. Até o dia 29 deste mês, todas as administrações destes estabelecimentos situados em Salvador serão comunicadas sobre a orientação municipal acerca do tema.

E de acordo a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo do Município (LOUOS), Lei 3.853/88, os empreendimentos comerciais desta categoria devem oferecer obrigatoriamente uma vaga para cada 18 metros quadrados de área útil.

Os serviços de manobrista somente podem ser executados com a concessão do Termo de Viabilidade de localização (TVL, o pré-licenciamento) e Alvará de Funcionamento para tal finalidade.

“A gratuidade dos estacionamentos em shoppings também é uma orientação do prefeito João Henrique, que tem no seu histórico político uma série de ações em prol da defesa do consumidor”, afirma o Superintendente Cláudio Silva.

Segue, na íntegra, o comunicado da SUCOM que está sendo entregue aos responsáveis pelas administrações dos shoppings de Salvador:

“Informamos a este estabelecimento que a cobrança dos serviços de estacionamento somente é permitida com autorização expressa da Prefeitura Municipal do Salvador através de Termo de Viabilidade de Localização (TVL) e alvará respectivo, devendo ser respeitado, obrigatoriamente, o número de vagas autorizadas que devem corresponder àquele que excede a quantidade mínima necessária ao licenciamento do empreendimento, cujas vagas devem estar demarcadas e sinalizadas, e ainda, cumprindo os rigores do Código de Defesa do Consumidor”.

TURBULÊNCIA DURANTE VÔO DE UM AVIÃO DA TAM DEIXA PASSAGEIROS ASSUSTADOS

Um avião da TAM que vinha de Miami para São Paulo sofreu uma turbulência que surpreendeu a tripulação e os 154 passageiros do vôo 8095. O incidente ocorreu meia hora antes do pouso, por volta das 19h, de segunda-feira (25).

Em nota oficial divulgada pela empresa aérea TAM na madrugada desta terça-feira (26), 21 pessoas ficaram feridas. Treze foram liberadas após serem atendidas no aeroporto e oito foram encaminhadas para hospitais. Três continuam internadas.

De acordo com o corretor de seguros, Marcelo Garcia, que estava no vôo, o avião teve uma queda muito brusca e fez com que os passageiros batessem a cabeça na parte de cima da aeronave. (com informações do G1)

DENGUE: BAHIA REGISTRA MAIS DUAS MORTE

Mais duas mortes por dengue hemorrágica foram confirmadas neste fim de semana no estado. Em Barreiras (a 871 km de Salvador) foi registrada a primeira morte por conta da doença. O mesmo aconteceu em Juazeiro (502 km da capital), com a causa da morte também por dengue hemorrágica de um cobrador confirmada no sábado (23). As duas mortes já haviam sido notificadas, mas ainda faltava exame de confirmação.

Edna Ribeiro de Andrade, 26 anos, faleceu no último dia 12 na unidade de terapia intensiva do Hospital Oeste. Ela foi vítima da síndrome do choque que, para os médicos, representa um dos níveis de gravidade da dengue hemorrágica. A confirmação do estágio da doença foi feita apenas no final de semana.

De acordo com a vigilância epidemiológica, em Barreiras este ano já foram notificados 1.925 casos suspeitos de dengue, 203 foram confirmados como dengue clássica, outros 16 caos foram de dengue com complicações, um de dengue hemorrágica e dois da síndrome do choque.

BAHIA CONTRATA BOLIVIANO

Jhasmani Campos, de 20 anos, que estava no Oriente Petrolero, da Bolívia é o mais novo contratado do Bahia. O jogador teve uma breve passagem pelo futebol brasileiro em 2005, quando defendeu as categorias de base do Grêmio.

O Tricolor baiano será o segundo clube que o atleta vai defender distante do solo boliviano.

Confira a ficha técnica do jogador:

Nome: Jhasmani Campos Dávalos
Nascimento: 05/10/1988
Naturalidade: Santa Cruz de la Sierra-BOL
Altura/peso: 1,74m/64kg
Carreira: Tahuichi Academy-BOL (1997-2005), Grêmio (2005), Oriente Petrolero-BOL (2006-2009)

JUIZ ACEITA DENÚNCIA CONTRA O DELEGADO PROTÓGENES QUEIROZ

O juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, aceitou nesta segunda-feira (25) a denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pelas investigações iniciais da Operação Satiagraha.

Com isso, o delegado se torna réu e responderá pelos crimes de violação de sigilo funcional e fraude processual, por ter vazado informações da Satiagraha para a imprensa e usado uma equipe de televisão para fazer as imagens da tentativa de suborno de um delegado da Polícia Federal por pessoas ligadas ao banqueiro Daniel Dantas, controlador do banco Opportunity.

LEANDRO ACERTA COM O VITÓRIA E SE APRENTA HOJE

O lateral-esquerdo Leandro finalmente acertou sua volta ao Vitória depois de tantos desmentidos. O jogador rescindiu seu contrato de empréstimo com o Fluminense nesta segunda-feira (25) e se apresenta ao clube baiano nesta terça (26).

Esta será a segunda passagem de Leandro pelo Vitória. Ele ficou no clube de 1999 a 2002 e conquistou dois Campeonatos Baianos (2000 e 2002) e uma Copa do Nordeste (1999). Vinculado ao Porto, de Portugal, o lateral ficará emprestado ao Rubro-Negro baiano até o fim do ano.

RODOVIÁRIOS FECHAM ACORDO E SUSPENDEM GREVE

Os rodoviários aceitaram o reajuste salarial de 7% oferecido pelo sindicato patronal e cancelaram a greve que poderia começar a meia-noite desta terça-feira (26). A decisão de não paralisar as atividades foi tomada durante assembleia da categoria na tarde desta segunda-feira (25), quando a classe aprovou a contra-proposta feita na Delegacia Regional do Trabalho.

Os rodoviários conseguiram ainda melhorias no plano de saúde e no ticket-alimentação, gratificação no carnaval, além do retorno da hora extra de 100% nos feriados e nas folgas, que havia sido reduzida para 50%. Eles chegaram a pedir 12% de reajuste e, até esta segunda, só tinham conseguido 3%.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

PREFEITURA FAZ BALANÇO DA DENGUE EM SALVADOR


A secretaria municipal da saúde afirma que o número de casos de dengue vem diminuindo desde o início do ano, de primeiro de janeiro a vinte e quatro de maio, o órgão registrou quatro mil e duzentas e dezoito ocorrências da doença em salvador.

Do total, houve setecentas e onze confirmações do tipo clássico e noventa do tipo grave, com três óbitos registrados no mês de março. Os locais mais afetados são as regiões de Itapagipe e centro histórico, seguidas do subúrbio ferroviário, cabula e liberdade.

Apesar das temperaturas mais baixas, que contribui para a não-proliferação do mosquito transmissor da dengue, a população deve continuar no combate à doença. Medidas simples como não deixar reservatórios de água nas residências, e material que acumule água nas vias públicas, são fundamentais na ação.

Os sintomas mais freqüentes da dengue são a vermelhidão na pele, febre, diminuição da freqüência dos batimentos cardíacos e sangramentos. Os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios devem ser evitados, pois podem piorar o quadro do paciente.

FILA DE CARRETAS CARREGADAS COM SOJA CONTINUA CRESCENDO NA BR 324

Pelo menos 200 caminhões com carregamento de soja continuam parados no acostamento da BR-324 na manhã desta segunda-feira (25). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Simões Filho, a situação é preocupante.

As carretas contratadas pela Bunge Alimentos, cada uma com 37 toneladas, estão paradas desde domingo (24) na via e formam uma fila de cerca de 4km. O problema ocorre devido ao atraso no carregamento no Porto de Aratu.

Os caminhões vieram do município de Luís Eduardo Magalhães, na zona oeste do estado, com 37 toneladas cada, e não puderam estacionar no galpão do Terminal Portuário de Cotegipe, na Baía de Aratu, por conta da superlotação do local.

GRIPE SUINA: CHEGA A 91 O NÚMERO DE MORTES NO MUNDO

O número de mortes provocadas pela influenza A (H1N1), gripe suína, divulgado na manhã desta segunda-feira (25), Já chega a 91, segundo balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao todo, 46 países já reportaram casos oficiais da doença, em um total de 12.515 pessoas infectadas.

Mais da metade das ocorrências foram registradas nos Estados Unidos, que têm 6.552 pessoas infectadas e nove mortes. No México, foram contabilizados 4.174 doentes confirmados, sendo que é o país com o maior número de óbitos, com oitenta registros.

Os dados divulgados pela OMS, entretanto, podem divergir dos apresentados pelos governos, que dependem do tempo que cada país leva para repassar as informações à organização. (Com informações da Agência Brasil)

RODOVIÁRIOS, SETPS E DRT SENTAM NA MESA DE NEGOCIAÇÕES

Os rodoviários estão reunidos em assembléia nesta segunda-feira (25), na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Av. Carlos Gomes, na tentativa de chegar a um acordo com os empresários responsáveis pelas empresas de ônibus, para definir se a greve terá início na madrugada desta terça-feira (26).

Caso nada seja decidido, a partir das 16h a categoria promoverá uma outra reunião no Sindicato dos Eletricitários do Estado da Bahia (Sinergia), na avenida Sete Portas.

Os rodoviários solicitaram a ajuda da DRT, para que seja colocada em pauta as reivindicações que são além do reajuste salarial e fazem parte das 11 cláusulas, como a participação em 3,% da produtividade, mais 4% em ganho real e redução da jornada do trabalho.

FUNCIONÁROS DA SUCOM PARAM AS SUAS ATIVIDADES

O atendimento na Superintendência do Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), está suspenso nesta segunda-feira (25). Os funcionários do órgão prossegue com o protesto iniciado na semana passada, pelos servidores municipais da Seplag, Transalvador e Salvamar. Os servidores reivindicam reajuste salarial de 50%, plano de saúde, e melhores condições de trabalho.

Ainda nesta semana, serão feitas paralisações na Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucop) e na Superintendência de Meio Ambiente (SMA), na terça-feira (26), além da Guarda Municipal na quarta-feira (27).

Será realizada uma grande assembléia geral no dia 02 de junho para decidir se os servidores entrarão em greve por tempo indeterminado ou não após análises das contrapropostas enviadas pela prefeitura.

SOBE ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO

A confiança do consumidor brasileiro subiu 1,3% entre abril e maio informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira (25). O índice de confiança passou para 100,5 pontos neste mês, ante 99,2 pontos no anterior. Em maio do ano passado, o índice registrado foi de 113,5.

O componente de situação atual elevou-se em 1,1%, para 98,5 pontos, enquanto o de expectativas cresceu 1,6%, a 102,3 ponto, maior nível desde setembro de 2008. A taxa de consumidores que avalia a situação como boa subiu de 7,3% para 7,8% do total.

A pesquisa foi feita em mais de 2 mil domicílios das sete principais capitais do país entre os dias 30 de abril e 20 de maio de 2009.

EXAME VAI AVALIAR LIETURA DE 50 MIL ESTUDANTES

Durante toda a semana, entre os dias 25 e 29 de maio, cerca de 50 mil estudantes brasileiros vão participar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 2000. O objetivo é fornecer aos países participantes indicadores educacionais que possam ser comparados internacionalmente.

Este ano, 65 países participam da prova. Entre as três provas aplicadas (matemática, leitura e ciências), uma área do conhecimento é escolhida, a cada edição, para ser o foco das análises. Em 2009, o exame terá ênfase em leitura. O Brasil participou de todas as edições do Pisa e sempre ocupa as últimas posições no ranking de desempenho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), é o coordenador do Pisa no país. (com informações da Agência Brasil)

GRIPE SUINA: MORRE SEGUNDA VÍTIMA NOS EUA

Sobe para dois o número de mortos por Gripe Suína em Nova York. As autoridades de saúde do local comunicaram na noite deste domingo (24) que uma mulher de 50 anos morreu em consequência de complicações relacionadas à nova gripe.

Ela tinha um sistema imunológico fraco por sofrer de uma doença crônica e de diabetes. A primeira vítima da doença em Nova York foi Mitchell Wiener,subdiretor de uma escola pública e que morreu há uma semana.

Os primeiros casos na cidade foram detectados há um mês, quando cerca de 100 adolescentes de uma escola secundária começaram a ficar doentes depois que vários estudantes voltaram de uma viagem ao México.

JABORANDI: SARGENTO PM É PRESO ROUBANDO SOJA

Um sargento da reserva da polícia militar e outras duas pessoas foram presos em flagrante, na última sexta-feira (22), acusados de roubo de soja no município de Jaborandi a 1031 quilômetros da capital baiana, no oeste do Estado.

Carlos Ernane Gonçalves Santos, de 59 anos, e Duílson Leandro Lopes e Renaldo Almeida Santos foram presos após denúncia do proprietário da Fazenda Pratudinho, na Cidade de Jaborandi, na Bahia.

A prisão aconteceu em uma operação conjunta entre as policias Militar e Civil, que se deslocaram até a fazenda e encontram os acusados carregando uma carreta com a soja roubada.

No local foram apreendidos um veículo D-20 e cartuchos cal. 38 encontrados durante a varredura nas proximidades. Os acusados foram apresentados na delegacia de Santa Maria da Vitória. (Com informações do correio)

domingo, 24 de maio de 2009

LULA CHEGA AMANHÃ E PARTICIPA DE UMA SÉRIE DE EVENTOS NA BAHIA


O presidente Lula chega nesta segunda-feira (25) na capital baiana para participar de uma série de eventos, ao lado do governador Jaques Wagner e comitiva. Ele parte da Base Aérea de Brasília às 12h30 e tem chegada prevista na Base Aérea de Salvador às 14h.

A partir das 15h ele visita o Quarteirão Leite Alves, no centro de Cachoeira, no Recôncavo, onde entrega a obra de recuperação do local no prédio da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). De volta à principal metrópole da Bahia, ele tem uma reunião privada com o presidente do Senegal Abdoulaye Wade, às 18h30, no Hotel Pestana, no Rio Vermelho.

Às 20:30 ele participa da cerimônia de lançamento do III Festival Mundial de Artes Negras no Teatro Castro Alves. O presidente retorna ao Hotel Pestana, onde fica hospedado, antes das 23h. (Com informações do BN)

UFBA ABRE VAGAS PARA 119 PROFESSORES

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está com inscrições abertas para o concurso público para professor. Ao todo, estão sendo oferecidas 119 vagas, distribuídas em cargos de professor titular, auxiliar, assistente e adjunto em diversas áreas.

Os salários, que vão depender da função e da carga horária (20 ou 40 horas semanais), variam entre R$1.498,63 e R$10.446,81. O regime do contrato é o estatutário, ou seja, o que garante a estabilidade.

Dentre as oportunidades, estão sendo oferecidas vagas para profissionais com formação superior em pedagogia, direito, zootecnia, medicina veterinária, música, engenharia (em diversas áreas), comunicação, contabilidade, economia e fonoaudiologia, dentre outros cursos.

TRANCOSO: FORÇA AÉREA APURA SE HOUVE FALHA NO MOTOR DO AVIÃO

A Força Aérea Brasileira (FAB) apura se houve um eventual defeito no motor do avião que caiu na noite de sexta-feira (22) em Trancoso no extremo sul da Bahia e provocou a morte de 14 pessoas.

O motor da aeronave foi levado para a sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (Seripa) no Recife (PE) e depois será encaminhado para o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos para ser analisado.

A caixa-preta do avião, que também foi encontrada a poucos metros do acidente, não estava danificada segundo análise preliminar dos técnicos da Aeronaútica e portanto, pode ser analisada no próprio país.

As hipóteses de que a queda do avião a 170 metros da cabeceira da pista do complexo hoteleiro Terravista tenham sido causadas pelo mau tempo ou pela má iluminação da pista foram descartadas.

AGENDAMENTO DO CARTÃO DE MEIA PASSAGEM ESCOLAR SERÁ FEITO PELA INTERNET

A partir do dia 1º de junho, o agendamento para confecção da primeira e segunda vias e a solicitação de bloqueio do cartão de meia passagem escolar passarão a ser no portal www.salvadorcard.com.br. De acordo com o gerente de comercialização e atendimento, Claudio Malamut, a mudança atende a uma tendência verificada na demanda ao serviço: “Constatamos que mais de 70% dos estudantes já fazem o agendamento via internet”.

Para facilitar o acesso, os estudantes poderão também usar gratuitamente os computadores instalados, exclusivamente com essa finalidade, nos postos SalvadorCard (Estação da Lapa, Iguatemi e Comércio) e nas estações de transbordo de Pirajá e de Mussurunga. Com a mudança, o telefone 3535-3939 passa a fornecer de forma automática as orientações para agilizar o atendimento no portal e demais informações de interesse público.

Além do agendamento e da solicitação de bloqueio, o estudante também encontra no portal todas as informações referentes ao sistema de meia passagem. Dúvidas e situações específicas podem ser registradas na seção “Fale conosco” e serão esclarecidas no próprio portal: ao registrar a solicitação, o internauta recebe um número de protocolo que lhe permitirá obter a resposta mediante nova consulta em dois dias úteis.

QUANTIDADE DE QUESTÕES DO ENEM PODEM SER REDUZIDA

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, pretende diminuir o número de questões do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por causa do tempo de prova. Em vez de 200 perguntas, o exame pode trazer 160 ou 180 testes.

O formato precisa passar pela aprovação do comitê do exame, que se reúne na próxima semana. Pelo modelo inicial, seriam 200 questões de múltipla escolha e uma redação.

Divididas em quatro grupos, seriam 50 testes de linguagens e redação, 50 de ciências humanas, 50 de ciências da natureza e 50 de matemática. A proposta do Inep era que o estudante tivesse duas horas e meia para fazer cada prova, além de uma hora e meia para a redação, totalizando 11 horas e meia de maratora de provas em dois dias. (com informações do G1)

MEGA SENA ACUMULA E PODE CHEGAR A 30MILHÕES NO PRÓXIMO CONCURSO

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas neste sábado (23) no concurso de número 1.076. Com isso, o prêmio pode chegar a R$ 30 milhões no próximo concurso. O prêmio estava em R$ 25 milhões e renderia por mês, se aplicado na poupança, segundo a Caixa Econômica Federal, R$ 105 mil.

Cento e duas apostas acertaram cinco dezenas e ganharão R$ 21.442,45 cada. No próximo concurso, que será realizado na quarta-feira, dia 27 de maio, a estimativa do prêmio é de R$ 30 milhões, de acordo com a Caixa. As dezenas sorteadas neste sábado foram 04, 10, 19, 32, 33 e 42. (Com informações do G1)

CODESAL REGISTRA DUAS OCORRENCIAS DE DESABAMENTO DE IMÓVEIS

A Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) continua com plantão 24 horas e recebeu duas ocorrências de desabamentos de imóvel na madrugada deste domingo (24), em São Gonçalo do Retiro, na rua 8 de dezembro, e no Jardim Nova Esperança, na Travessa Jasmin. Ainda de acordo com a Codesal, outras duas casas ameaçam cair, nos bairros de Coutos e Brotas.

De acordo com o órgão, até o fim da manhã, foi um total de 19 solicitações, sendo dois alagamentos de área, uma ameaça de desabamento de muro em Sussuarana, uma ameaça de deslizamento no Pau Miúdo e uma árvore caída em Nova Brasília do Aeroporto.

A Codesal ainda registrou nove ocorrências de deslizamentos de terra em Sussuarana, Periperi, São Gonçalo do Retiro, Praia Grande, Plataforma, Mussuranga II, Paripe, Fazenda Grande do Retiro e Valéria.

TRANCOSO: IDENTIFICADOS OS CORPOS DAS CRIANÇAS DO ACIDENTE COM O BIMOTOR

Os trabalhos de identificação dos 14 corpos das vítimas de acidente aéreo em Trancoso, sul da Bahia, continuam. Até a manhã deste domingo (24), foram identificados quatro corpos, todos das crianças que estavam na aeronave. Nesses, foram realizados trabalhos de arcada dentária.

Além dos familiares das vítimas, que tiveram material genético coletados, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia já recebeu todas as fichas odontológicas e ortopédicas. Essas fichas facilitarão a comparação e agilizarão as identificações dos corpos.

DIRETORIA DO VITÓRIA COLOCA À VENDA CAMISA COMEMORATIVA DE 1985


A camisa do Vitória de 1985, lançada na última reunião do Conselho Deliberativo, já está disponível para compra na loja oficial do clube dos shoppings Capemi (ao lado do Iguatemi) e Center Lapa (Piedade).

O produto comemorativo possui o escudo do clube borado diretamente na camisa, além de gola pólo com visual retrô e tecido listrado em rubro-negro. O torcedor que adquirir a camisa, também ganhará um card numerado contando a história da camisa.

TRANCOSO: BIMOTOR QUE CAIU ESTAVA COM EXCESSO DE PASSAGIROS

O bimotor que caiu nas proximidades do aeroporto Terravista, em Trancoso, viajava com excesso de passageiros. Quando chocou-se com o solo, o King Air B350, prefixo PR-MOZ, tinha 14 pessoas à bordo, quatro acima da sua capacidade, conforme indica o Registro Aeronáutico Brasileiro (Rab) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os passageiros, dez adultos, três crianças e um bebê, morreram carbonizados. O avião pertencia ao empresários Roger Ian Wright, 57 anos, que estava na aeronave. A ex-esposa de Wrigth, Barbara Luschinger Wrigt, morreu em um acidente aéreo em 1996.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa) nformou que o piloto não relatou no plano de vôo a quantidade de passageiros. Declarou o número de pessoas a bordo apenas quando o avião se preparava para decolar.

Ele não tem obrigação de colocar essa informação no plano de voo. Mas a quantidade de passageiros relatada antes da decolagem estava acima da capacidade. O relato é do tenente-coronel Henry Wilson Munhoz Wender, chefe da divisão de relacionamento com a imprensa da FAB. (Com informações do Correio)

BUTTON VENCE O GP DE MÔNACO DE PONTA À PONTA


Jenson Button chegou à quinta vitória em seis provas na temporada 2009 com mais uma vitória de ponta à ponta. O inglês liderou a dobradinha da Brawn no GP de Mônaco neste domingo (24), que ainda teve Rubens Barrichello na segunda posição. O brasileiro, não conseguiu ameaçar o domínio do companheiro de equipe em nenhum momento da prova.

Kimi Raikkonen, que perdeu a segunda posição na largada, conseguiu o terceiro lugar e o primeiro pódio da Ferrari na temporada 2009. Felipe Massa, companheiro de equipe, foi o quarto colocado, à frente de Mark Webber, da RBR, o quinto.

Nico Rosberg, da Williams, chegou em sexto, após ser superado por Webber e Massa. Sebastien Bourdais, com uma tática de apenas uma parada, conseguiu mais um ponto ao chegar em oitavo no principado e completar a zona de pontuação.

Com a quinta vitória no ano, Jenson Button chegou aos 51 pontos e abriu 16 de vantagem para Rubens Barrichello, que tem 35. Sebastian Vettel, da RBR, se mantém em terceiro, apesar do abandono em Mônaco, com 23. Mark Webber, companheiro do alemão, subiu para 19,5 e continua em quarto.

A próxima corrida da temporada será disputada na Turquia, daqui a duas semanas, no dia 7 de junho.

PETROBRAS REPASSOU 609 MILHÕES SEM LICITAÇÃO

A Petrobras repassou R$ 609 milhões, sem licitação, para financiar 1.100 contratos com ONGs, patrocínios, festas e congressos nos últimos 12 meses. A análise de amostra destes convênios revela que falta de controle dos recursos repassados: entre os beneficiados há desde entidades cujo endereço não existe até outras que pararam de funcionar ou são ligadas a políticos aliados do governo.

A Petrobras diz que os repasses obedecem a uma seleção e que não há critério partidário nos contratos com as prefeituras. De acordo com a estatal, a legislação não prevê sua atuação na prestação de contas nem na fiscalização das verbas. (com informações do jornal O Globo)

BAHIA VENCE MAS NÃO CONVENCE

A falta de ingressos para o jogo entre Bahia e Ceará na tarde deste sábado (23) no estádio de Pituaçu poderia ter sido motivo de tristeza para os torcedores do tricolor baiano, mas não foi.

Já que o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, permitiu a entrada de cerca de 1.000 torcedores que estavam do lado de fora do estádio. E o melhor, gratuitamente.

A empresa responsável pela venda dos ingressos, Outplan, disse que vai divulgar nota oficial sobre o ocorrido na próxima segunda-feira (25). O jogo foi um sufoco, o Bahia fez 1x0 no primeiro tempo e procurou se garantir jogando atrás deixando o torcedor com raiva, pela falta de força no setor de meio campo e ataque.

O grande destaque do time foi o goleiro marcelo que garantiu o placar com grandes defesas.

GRIPE SUÍNA: CAI PARA 12 O NÚMERO DE CASOS NO BRASIL

Os casos suspeitos de gripe Influenza A (H1N1), gripe suína, caíram de 13 para 12 no Brasil, de acordo com o balanço diário do Ministério da Saúde, publicado neste sábado (23) na internet.

Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (três), do Rio de (três), de Minas Gerais (dois), do Paraná (dois) e Rondônia (um) e no Distrito Federal (um). Outros 13 casos estão sendo monitorados e aguardam o resultado de exames laboratoriais.

Os números do Ministério da Saúde foram coletados junto às secretarias dos estados. O balanço do Ministério da Saúde mantém a informação de que nove casos estão confirmados, com a seguinte distribuição: Rio de Janeiro (três), São Paulo (três), Minas Gerais (um), Rio Grande do Sul (um) e Santa Catarina (um), sendo que os primeiros oito pacientes com a gripe suína já receberam alta médica, conforme informou o Ministério da Saúde em seu portal na internet.

Além disso, foram descartados 300 casos. Segundo o comunicado, para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de quem estabeleceu contato próximo com esses pacientes. (com informações da Agência Brasil)

PREFEITO AFIRMA QUE NÃO VAI PERMITIR COBRANÇA EM ESTACIONAMENTO

O prefeito de Salvador, João Henrique, declarou que não vai permitir que os shoppings cobrem estacionamento na capital baiana. ' É mais fácil eu cassar o alvará de um shopping do que liberar o alvará para cobrança de estacionamento', afirmou.

Segundo ele, esta é uma das bandeiras da sua candidatura há mais de 20 anos desde quando era vereador e não deixará que isso aconteça. As empresas administradoras dos centros comerciais já iniciaram o processo de pré-licitação e dependem agora de alvará da Sucom para colocar os planos em prática.

Já que o serviço é considerado uma atividade econômica, necessita de uma alvará de funcionamento que deve ser concedido pela Secretaria Municipal da Fazenda. (Com informaçõesdo Correio)

sábado, 23 de maio de 2009

PMDB APÓIA ACM JR PARA PRESIDIR CPI

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, vai indicar o líder do governo na Casa, Romero Jucá, para relator da CPI da Petrobras. O nome de Jucá será levado por Renan ao presidente Lula em reunião prevista para segunda-feira.

O PMDB também concorda em fechar um acordo para que a presidência da CPI seja cedida ao DEM, que nomeará Antonio Carlos Magalhães Júnior. Renan evita anunciar oficialmente, antes do encontro com Lula, a estratégia para a composição da CPI, selada recentemente.

O PMDB avalia que um acordo com a oposição na largada das investigações é importante para estabelecer limites e evitar que a CPI degringole. (com informação do BN)

MORRE MAIS UMA VÍTIMA DE MENINGITE EM SALVADOR

A menina Franciele Silva Lima, 6 anos, foi sepultada na tarde de sexta-feira (22), no Cemitério Municipal de Plataforma, mais uma vítima da meningite. A criança morreu na tarde de desta quinta-feira (21) no Hospital Couto Maia com sintomas da forma mais grave da doença, a meningocócica.

Franciele começou a passar mal por volta das 18h de quarta-feira (20). Depois de passar por posto de saúde e unidade de emergência, a criança foi internada no Couto Maia na manhã de quinta (21).

Segundo os familiares da vítima, outras crianças da região estão internadas na unidade com suspeita da doença. Exames devem confirmar a causa da morte de Franciele. Se confirmada, ela será a 11ª vítima da meningite em Salvador este somente em 2009. Ao todo, 46 pessoas já morreram em virtude da doença no estado.

BUTTON MAIS UMA VEZ NA POLI

Com uma volta rápida no final, Jenson Button marcou a pole position do GP de Mônaco, que será disputado neste domingo (24). O inglês da Brawn GP não figurava entre os cinco primeiros antes da última tentativa, mas acertou as três parciais e superou o tempo de Kimi Raikkonen. O finlandês da Ferrari sai em segundo, sua melhor posição de largada na temporada 2009.

Esta é a quarta pole do inglês, que lidera o campeonato com 14 pontos de vantagem para Rubens Barrichello, seu companheiro na Brawn GP. O brasileiro sai na terceira posição, enquanto Felipe Massa conseguiu o quinto tempo. Nelsinho Piquet, da Renault, larga na 12ª posição.

MP PROÍBE MAISA DE PARTICIPAR DO PROGRAMA SILVIO SANTOS


Apresentadora mirim Maisa Silva, 7, foi proibida pela Justiça de participar do quadro “Pergunte para Maisa”, no “Programa Silvio Santos”, do SBT, a partir deste domingo (24).

A juíza auxiliar de Osasco, Ana Helena Rodrigues Mellim, aceitou o pedido feito pela promotoria da Infância e da Juventude de Osasco, e cassou o alvará que permite que a garota trabalhe na TV nesta sexta-feira (22)..

Conforme o jornal, o argumento usado pela promotoria foi que Maisa estava sendo submetida a situações impróprias que ferem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). decisão da juíza não diz respeito ao “Sábado Animado”, programa matinal apresentador por Maisa.

A implicância do Ministéria Público começou quando Maisa chorou duas vezes no ar, nos últimos dias 10 e 17, no quadro de Silvio Santos. Quando se assustou com um garoto vestido de zumbi e quando bateu a cabeça em uma câmera. (As informações são do jornal o Estado de S.Paulo)

PRESIDENTE DO SENEGAL PARTICIPA NA BAHIA DO DIA DA ÁFRICA

O governador Jaques Wagner recepciona, neste domingo (24), às 18h, na Base Aérea de Salvador, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, que vem à Bahia participar, ao lado do presidente Luis Inácio Lula da Silva e de Wagner, das comemorações pelo Dia da África, nesta segunda-feira (25).

Os dois presidentes e o governador estarão em Cachoeira, às 15h, para entrega de prédios históricos restaurados pelos governos federal e estadual, e em Salvador, às 20h, para o lançamento do 3º Festival Mundial de Artes Negras (Fesman) no Brasil e um selo postal em homenagem à capoeira e aos mestres capoeiristas.

CORPO DO CANTOR ZÉ RODRIX SERÁ CREMADO HOJE

O corpo do cantor Zé Rodrix, compositor de 'Casa do Campo' (sucesso de Elis Regina), que faleceu por conta de um infarto agudo no miocárdio, na noite de quinta-feira (21), será cremado às 12h deste sábado (23), no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo.

José Rodrigues Trindade estava em casa, com a família, quando passou mal. Ele foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas, na capital paulista. O artista tinha 61 anos e, segundo a mulher, estava muito bem de saúde.

AERONÁUTICA LIBERA REMOÇÃO DOS CORPOS DO ACIDENTE DE PORTO SEGURO

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) liberou neste sábado (23), a remoção dos corpos dos destroços do avião de pequeno porte que caiu na região de Porto Seguro, sul da Bahia. O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (22).

O avião decolou de São Paulo às 18h30, e caiu pouco depois de 21h, segundo apurou o setor de Buscas e Salvamentos do Cindacta 3, centralizado no Recife, Pernambuco. Informações iniciais apontam para chuva no momento do procedimento de pouso.

De acordo com a Aeronáutica, a aeronave caiu e pegou fogo perto da cabeceira da pista de pouso de um resort, em Trancoso (a cerca de 730 km de Salvador). Segundo os bombeiros, não há sobreviventes do acidente, mas ainda não é possível dizer o número exato de mortos.

UMA PESSOA MORRE AFOGADA NO DIQUE DO TORORÓ

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma pessoa se afogou no Dique do Tororó e morreu na manhã deste sábado (23), por volta das 10h10, em frente ao Posto Shell.

Uma viatura foi encaminhada para fazer a remoção do corpo da vítima. Os bombeiros informaram que ainda não tem detalhes do afogamento e a identidade da vítima.

CODESAL REGISTRA TRÊS DESABAMENTOS DE IMÓVEIS

A Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu três solicitações de desabamento de imóvel na manhã deste sábado (23), na regiões de Cajazeiras XI (na Travessia Guiomar Batista), em Periperi (Travessa Sérgio Lessa, próximo à Cidade Mãe) e Piatã (Rua dos Tivius, atrás do Clube Costa Verde). Segundo a Codesal, não houve registro de vítimas.

Ainda de acordo com a Codesal, até às 9h35, o órgão recebeu um total 34 solicitações. Foram 21 deslizamentos, três avaliações de imóveis alagados, uma ameaça de deslizamento e quatro ameaças de desabamento de imóvel (nos bairros de Periperi, Pirajá, Rio Sena e Santo Antônio).

CBF ANTECIPA HORÁRIO DE JOGO DO VITÓRIA CONTRA O GRÊMIO


Em comunicado feito à Federação Baiana de Futebol (FBF), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), informou a mudança de horário da partida entre Vitória e Grêmio, que será realizada no dia 31 de maio, no Estádio Manoel Barradas, foi alterado das 18h30 para as 16h.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, é possível que a CBF confirme neste jogo a cidade de Salvador como sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser feito meia-hora antes do jogo começar.

CAMAÇARÍ: COMEÇA SEGUNDA ESCRIÇÕES PARA PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA"

Começa nesta segunda-feira (25) e seguem até sexta-feira (29), as inscrições para o programa 'Minha Casa, Minha Vida', na Cidade de Camaçari.

Tanto na sede da Prefeitura quanto na Casa do Trabalho, o cadastro pode ser feito. Na orla, as inscrições acontecem no colégio Hermógenes Bispo de Souza, em Monte Gordo, sede da Auva, Arembepe e na Prefeitura Avançada da Orla, em Vila de Abrantes.

O cadastro pode ser feito por pessoas com renda familiar de até R$1.395,00 que não tenham casa própria e não tenham sido contempladas em nenhum programa habitacional do governo federal. De acordo com a prefeitura do município, a previsão é de que sejam construídos 5 mil imóveis, entre casas e apartamentos.

AVIÃO CAI E MATA ONZE EM PORTO SEGURO

Na noite desta sexta-feira (22), segundo informações da Polícia Militar, um avião King Air B350 caiu na região de Porto Seguro, na Bahia. O acidente ocorreu por volta das 21h, a cerca de 150 metros da cabeceira de um aeroporto privado do complexo hoteleiro Terravista, na Costa do Descobrimento.

Onze pessoas morreram, entre elas o proprietário do avião, Roger Ian Wright, que é sócio fundador da Arsenal Investimentos, e sua esposa, Lucila Lins. A aeronave decolou de São Paulo às 18h30 e caiu pouco depois das 9 da noite.

Uma equipe da Aeronáutica que vai investigar as causas do acidente já decolou do Recife em direção ao local, mas um possível resgate será feito pelo corpo de bombeiros.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PF PRENDE TRAFICANTES COM 95Kg DE MACONHA EM UM TÁXI


Quatro traficantes foram presos na noite desta quinta-feira (21) no Imbuí, em operação da Polícia Federal.

Os acusados, que não tiveram a identidade revelada, tinham cinco sacos com 95 kg de maconha, em tabletes, no porta-malas e banco traseiro de um táxi.

De acordo com a PF, o carro era roubado e chegou a ser abandonado pelo condutor instantes antes da prisão.

Os quatro estão presos na sede da Polícia Federal em Água de Meninos e vão responder por tráfico de drogas.

FUNDADOR DA GOL ENTRA COM PEDIDO DE HABEAS CORPUS

A defesa do empresário Nenê Constantino, um dos fundadores da companhia aérea Gol, entrou com pedido de habeas corpus no começo da tarde desta sexta-feira (22) no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Na ação, os advogados pedem a revogação do decreto de prisão preventiva contra Constantino.

Desde a tarde de quinta-feira (21), a Polícia Civil do DF procura o empresário, que é apontado como o suposto mandante de dois assassinatos. A polícia esteve na quinta na casa de Constantino, no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, mas ele não foi localizado. Segundo a assessoria do empresário, ele estaria em São Paulo para um tratamento de saúde.

Nenê Constantino foi indiciado pela polícia pela primeira vez no dia 10 de dezembro do ano passado, pela morte a tiros de um líder comunitário na garagem da Viação Planeta, controlada por sua família. (Com com informações do G1)

CODESAL REGISTRA 12 DESABAMENTOS DE IMÓVEIS

A forte chuva que cai em Salvador desde a tarde de quinta-feira (21) continua provocando estragos. A Coordenadoria de Defesa Civil (Codesal) registrou 12 desabamentos de imóveis em bairros como Tancredo Neves, Castelo Branco, Lobato, Alto do Coqueirinho e Jardim Cajazeiras.

Foram notificados também 195 deslizamentos de terra, 46 imóveis alagados e seis árvores caídas. A forte chuva provocou ainda o desabamento de seis muros nos bairros de Paripe, Itapuã, Marechal Rondon, Fazenda Grande II, Iapi e Engenho Velho da Federação. A Codesal já contabilizou 362 solicitações relacionadas à chuva até a tarde desta terça.

HOSPITAL DAS CLÍNICAS SERÁ CENTRO DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA E DE FÍGADO

As obras de adequação do Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal da Bahia, deverão ficar prontas no início do segundo semestre deste ano, para ampliar o atendimento a pacientes em onco-hematologia e hepatologia, permitindo a realização de transplantes de fígado e de medula óssea.

As obras foram visitadas ontem (quinta, 21) pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e pelo reitor da UFBa, Naomar de Almeida Filho, além do diretor e coordenadores do hospital e de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O novo serviço de Onco-Hematologia terá 24 leitos, sendo 18 de internação e seis cirúrgicos e será implantado o CTMO (Centro de Transplante de Medula Óssea), com a criação de mais cinco leitos somente para pacientes transplantados. Toda a adequação é para que a Bahia volte a fazer transplante de medula óssea pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

ITABUNA: PRESOS CAVAM TÚNEL PARA FUGA DE PENITENCIÁRIA

Dois presos, de identidade não informada, tentaram fugir do Complexo Policial de Itabuna, a 450 km de Salvador, na noite de quarta-feira (20). Segundo a polícia, os internos se esconderam na cela dos menores infratores na hora do recolhimento do banho de sol.

Logo após a saída dos carcereiros, os presos começaram a cavar um buraco de dentro da cela, que fica próxima ao lado de fora do complexo. Ainda de acordo com a polícia, agentes penitenciários acharam 'estranho' o movimento nas celas e foram fiscalizar.

Os presos afirmaram que estavam cavando o buraco desde a terça-feira (19). A polícia ainformou que eles foram trocados de cela depois da tentativa de fuga.

ITABUNA: TERMINA GREVE DOS RODOVIÁRIOS

Chegou ao fim na manhã desta sexta-feira (22) a greve dos rodoviários em Itabuna após mais de uma semana de paralização. Depois que o movimento ultrapassou em três dias do termino da mobilização que seria na terça, enfim os trabalhadores voltaram ao trabalho.

Eles conseguiram, com o movimento, que os patrões concedessem o aumento exigido de 12%para motoristas, e de 5,5% para os cobradores, mais abono de R$ 30,00 e tíquete alimentação de R$ 133,00 e redução no desconto do tíquete.

Para a população que esperou irritada todo este tempo com restrições de transporte para trabalho e estudo, o sindicato explicou que o movimento era necessário porque os empresários estavam intransigentes em liberar o aumento, que era passível de concessão.

CHUVA E VENTO FORTE DERRUBAM TETO DE POSTO

O toldo que cobre o centro de hidratação do Hospital Geral do Estado (HGE), na Vasco da Gama, desabou no inicio da manhã desta sexta-feira (22). Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o atendimento para pessoas com suspeita de dengue foi suspenso, e ainda não foi informado quando o local voltará a funcionar.

Durante a forte chuva que caia e o vento de madrugada o toldo começou a soltar, e as 15 pessoas que trabalhavam no centro saíram rapidamente do local. Por volta das 7h30, a estrutura que segurava o toldo desabou, mas ninguém ficou ferido.

CHUVA PROVOCA MAIS UMA DESABAMENTO DE CASA EM SALVADOR

Uma árvore de grande porte desabou e atingiu uma residência na rua Reinaldo Prexedes, no bairro do Arenoso por volta das 3h40 desta sexta-feira (22) na capital baiana. A pista onde a árvore caiu está interditada, mas ninguém ficou ferido.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), da 0h às 7h foram registradas 18 solicitações. Dentre estas cinco deslizamentos de terra nos bairros da Liberdade, São Cristovão, São Marcos e dois em Castelo Branco.

Ainda no bairro de Castelo Branco foi registrada uma solicitação de desabamento de imóvel no caminho 20, na 4ª etapa do bairro, mas ainda não informações sobre vítimas.

MODELO DE PROVA DO ENEM SERÁ DIVULGADA NA INTERNET

Ainda na primeira quinzena de junho os estudantes poderão conhecer o modelo da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, na próxima reunião do comitê responsável por elaborar as mudanças no exame, o modelo será discutido e em seguida divulgado.

A idéia é disponibilizar um modelo reduzido da prova na internet. “Precisamos fazer isso logo até porque as inscrições começam no dia 15 de junho”, disse Haddad após entrevista nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O ministro ressaltou que a matriz de habilidades e de conteúdos do novo Enem já está disponível para consulta no site do MEC.

LAURO DE FREITAS: MORTE DE TRAFICANTE, TRÁFICO IMPÕE TOQUE DE RECOLHER

Casas fechadas e poucas pessoas nas ruas. Na via principal do bairro de Portão, em Lauro de Freitas, o comércio ficou fechado na tarde desta terça-feira (21). Moradores disseram que o toque de recolher foi imposto por traficantes depois da morte de um homem conhecido como Sérgio Melengê, que a Polícia Militar diz ser um traficante do bairro.

Por causa da greve da Polícia Civil não foi registrada nenhuma queixa sobre o caso. Mas o efetivo que continua trabalhando diz que a morte de Sérgio está ligada a uma briga entre gangues no bairro. Policiais da Rondesp e do Batalhão de Choque ocuparam as ruas de Portão.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

MUDANÇA NO HORÁRIO DA VOZ DO BRASIL É DISCUTIDA EM SEMINÁRIO

Associação Brasileira de Rádio e Televisão reuniu em Brasília 1.500 empresários e profissionais de comunicação para discutir o futuro do setor. O encontro abordou temas como liberdade de expressão e novas tecnologias.

Um dos assuntos discutidos foi a mudança na Voz do Brasil, transmitida obrigatoriamente por todas as rádios do país de segunda a sexta às 19h. O programa também é motivo de debate no Congresso Nacional.

Na Câmara e no Senado tramitam quase 400 projetos na área de radiodifusão. Relator de uma destas propostas, o senador ACM Júnior defende que as emissoras possam escolher qual horário ideal para transmitir o programa.