sexta-feira, 31 de julho de 2009

RELATÓRIO DE PROPAGANDA IRREGULAR É ENTREGUE AO MINISTÉRIO PÚBLICO PELA SUCOM


A Sucom enviou relatório nesta sexta-feira (31), para o Ministério Público com informações sobre empresas e estabelecimentos comerciais que vêm contribuindo para a poluição visual na cidade através de publicidades irregulares. O documento apresenta em anexo as fotos de peças (banners, cartazes, anúncios) afixadas em postes, muros, viadutos, pontos de ônibus, telefones públicos e demais imobiliários urbanos.

As ações para identificação de publicidades irregulares estão sendo realizadas nas principais avenidas e ruas de Salvador. A fiscalização que teve início no dia 27 até hoje (31), foram notificadas cerca de 300 peças publicitárias em desacordo com a legislação municipal.

Os registros se referem a anúncios de cursos e faculdades, serviços de conserto de aparelhos eletrodomésticos, sendo a maior parte de serviços de cartomantes e similares. Os responsáveis pelas propagandas cadastradas pela SUCOM já tiveram os endereços localizados e vão receber autos de infração.

GOVERNO NEGOCIA COM O BID EMPRESTIMO DE US$ 60 MILHÕES

O governo do Estado negocia um empréstimo de US$ 60 milhões com o Bird (Banco Mundial) para investimento em projeto com enfoque em saúde e recursos hídricos.
O encontro de negociação aconteceu na quinta-feira (30), entre o Secretário do Planejamento, Walter Pinheiro e o representante do Bird para a Saúde, Fernando Lavadenz. A quantia seria emprestada em parcelas a partir de 2010.

Os recursos do Bird deverão ser aplicados nas áreas da saúde, recursos hídricos e planejamento, com a Seplan sendo responsável pela coordenação geral do projeto, incluindo o acompanhamento e monitoramento dos indicadores propostos para cada ação. Pelo acordo, o deseembolso só ocorrerá mediante comprovação do alcance das metas pré-estabelecidas.

Outras ações que podem contar com o financiamento são os de melhoria do esgotamento sanitário, saneamento integrado e projetos sócioeconômicos, além de geração de trabalho e renda. (com informações da Agecom)

PMDB AMEAÇA RETALIAR VIRGÍLIO


A guerra deflagrada entre o PSDB e o PMDB na apresentação de representações no Conselho de Ética do Senado não deve terminar tão cedo. A presidente em exercício do PMDB, deputada Íris Araújo (GO), e o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), anunciaram ontem, formalmente, que vão entrar com representação contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), no início da próxima semana.

A ideia é protocolar de três a quatro ações por falta de decoro parlamentar. Por sua vez, Virgílio estuda encaminhar nova denúncia, desta vez contra Renan. Ele avalia que o líder peemedebista feriu o decoro ao ameaçar denunciá-lo ao conselho, caso o PSDB insistisse em pressionar pela saída de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado

GRIPE SUÍNA: MP QUESTIONA DISTRIBUIÇÃO DE REMÉDIOS

O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, do Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, encaminhou nesta sexta-feira (31), ao Ministério da Saúde pedido de explicações sobre os critérios adotados para fornecimento do antiviral Osetalmivir, usado no tratamento de infectados pelo vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína.

O MPF também está pedindo esclarecimentos sobre as orientações que foram repassadas sobre a realização ou não de exames laboratoriais. A medida faz parte do processo investigativo aberto no último dia 24 pelo procurador regional substituto dos Direitos do Cidadão, Carlos Roberto Diogo Garcia, para apurar queixas segundo as quais têm havido recusa para a realização de exames e de fornecimento do remédio em unidades de serviços públicos.

APROVADOS DA UNEB DEVEM REALIZAR MATRÍCULA

Os 323 candidatos aprovados, na terceira chamada, do Vestibular 2009 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) devem realizar a matrícula para o segundo semestre letivo nos dias 3 e 4 de agosto no departamento do campus de funcionamento do curso de sua opção.

As matrículas para o campus 16, em Irecê, serão realizadas nos dias 5 e 6 de agosto, devido ao feriado municipal. A exceção são os campi de Guanambi, Caetité e Bom Jesus da Lapa, que seguem calendário de matrícula diferenciado, de acordo com o edital de convocação publicado no dia 29 deste mês no Diário Oficial do Estado. (com informações da Agecom)

RADIALISTA É MORTO EM CAMAÇARÍ

O Radialista Jutahy Mascarenhas, 41 anos, foi encontrado morto em via pública por policiais militares. Segundo informações da 18ª Delegacia de Camaçari ele foi morto a pauladas na madrugada desta sexta-feira (31), em Camaçari, região metropolitana de Salvador.

Ainda segundo os policiais, a vítima estava em companhia de outros homens no 'Bar da Gaúcha', que fica no bairro Radial 'C', em Camaçari. Segundo o Serviço de Investigação, Jutay estava bebendo quando foi agredido com um pedaço de pau até a morte. Não há informações sobre suspeitos e o motivo da agressão.

MASSA DEVE VOLTAR PARA O BRASIL

O médico de Felipe Massa, Dino Altmann, revelou que o plito brasileiro deve volta para casa apenas na segunda-feira. Segundo ele, Massa voltará para São Paulo em um voo fretado, com um avião comum, sem aparatos médicos, como era cogitado anteriormente.

Em entrevista coletiva, o médico revelou que Massa está de bom humor e em boa forma. Segundo ele, o piloto da Ferrari disse que quer voltar a correr o mais rápido possível.

OPERÁRIOS DO METRÔ FAZEM NOVA PARALIZAÇÃO

Os operários das obras do metrô, previstas para terminar em outubro, estão de braços cruzados mais uma vez. Os 450 operários da construção civil que trabalham nos canteiros de obras decretaram greve nesta sexta-feira (31) por tempo indeterminado.

Durante a manhã, houve protesto da categoria na marginal da Rótula do Abacaxi, junto a um dos canteiros de obras do metrô. Eles reivindicam o pagamento de 30 horas/mês como Participação dos Lucros e Resultados do Consórcio Metrosal, responsável pela obra. Mas a empresa oferece apenas 18 horas por mês trabalhado.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

MASSA SÓ PENSA EM VOLTAR LOGO ÀS PISTAS


O médico do GP do Brasil, Dino Altmann, em Budapeste a pedido da família de Felipe Massa, disse que o brasileiro só pensa em seu retorno às pistas após o grave acidente no treino classificatório para o GP da Hungria. O piloto quer correr já em Valência, mas o médico não sabe ainda para onde ele irá após ser liberado do Hospital Militar de Budapeste.

O piloto soube pela TV que Michael Schumacher estará em seu lugar. Apesar do brasileiro só ter canais em húngaro no quarto, ele entendeu a mensagem.

TENSÃO SOBE ENTRE POLÍCIAS NA BAHIA

A situação entre as policias Civil e Militar, na Bahia, não anda nada bem. Depois do episódio do carnaval envolvendo o delegado de Juazeiro, Charles Leão, que estava reforçando o policiamento no Carnaval e o major Pedro Jorge Fonseca. Agora o assassinato do perito criminalístico Hilton Martins Rivas, 25 anos, ontem (29) à tarde, no Largo de Santo Antônio, durante desastrada operação de policiais do 18º Batalhão (Centro Histórico). A tensão anda alta entre as duas forças.

Em protesto as delegacias de Salvador ficaram paradas nesta quinta-feira (30), seguindo orientações do Sindicato dos Policias Civis. A categoria protesta contra a morte do perito técnico Hilton Martins. Ele foi morto pelo tenente PM Fagner Costa Santos durante uma abordagem no Santo Antônio Além do Carmo.

Apenas as unidades dos bairros de São Caetano (4ª), Cajazeiras (13ª) e do Nordeste de Amaralina (28ª) permaneeram abertas, funcionando em regime de emergência, realizando prisões em flagrante e levantamento cadavérico.

CIELO BATE RECORDE E GANHA MEDALHA DE OURO NO MUNDIAL DE NATAÇÃO


César Cielo conquistou nesta quinta-feira (30) o primeiro ouro para o Brasil no Mundial de Natação que acontece em Roma, na Itália. Cielo bateu o recorde mundial da prova de 100m com o tempo de 46s91. A marca anterior era do australiano Eamon Sullivan, que nadou em 47s05.

Esta é a terceira medalha conquistada pelo Brasil no Mundial. A nadadora Poliana Okimoto conquistou a primeira, um bronze na maratona aquática de 5km. Na quarta-feira (29), Felipe França ficou com a prata nos 50m peito.

ASSALTANTE DE ÔNIBUS É LINCHADO E MORTO POR PASSAGEIROS

Um assaltante de ônibus foi linchado e morto na noite de quarta-feira (29), na BR-329, a 15 km de Bom Jesus da Lapa. O homem, que ainda não foi identificado, fez o motorista parar o ônibus na estrada por volta de meia-noite.

O assaltante entrou no veículo da empresa Real Expresso, pegou alguns objetos dos passageiros e, em um momento de distração, o rapaz acabou sendo atacado pelos passageiros. Vinte e sete pessoas estavam no ônibus que fazia a linha Brasília-Salvador.

O homem estava armado com um revólver calibre 38 que foi apreendido pela Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa. No matagal próximo ao local do assalto, foi encontrada uma moto vermelha sem placa. Segundo a polícia, os assaltos são constantes na região por causa da situação ruim da estrada. (Com informações do Correio)

POLICIAIS CIVIS AMEAÇAM PARAR NESTA QUINTA-FEIRA

Revoltados com a morte do perito técnico Hilton Martins Rivas Júnior, 25 anos, dezenas de policiais civis exigiram a prisão do autor dos disparos, o tenente PM Fagner Costa Santos, numa manifestação realizada na noite de quarta-feira (29), em frente à sede da Polícia Civil, na Piedade.

Os agentes ameaçaram paralisar as atividades nesta quinta (30), caso o oficial não se apresente a um delegado. Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), disse que o delegado chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, já solicitou ao comando da Polícia Militar a apresentação do tenente e dos policiais que o acompanhavam no momento do crime.

WAGNER REAFIRMA QUE BAHIA NÃO TERÁ HORÁRIO DE VERÃO


O governador Jaques Wagner reafirmou que, "por enquanto" não haverá horário de Verão na Bahia, como nos demais estados do Nordeste. Wagner disse também que ouviu argumentos de empresários do setor econômico. O Fórum Empresarial da Bahia alega que o estado sofre prejuízo por estar fora da mudança.

Os argumentos dos trabalhadores também foram ouvidos pelo governador, sobretudo dos trabalhadores do Polo Petroquímico e domésticos, que precisam acordar cedo e temem pela segurança.

FLAMENGO VOLTA A PROCURAR TÉCNICO DO VITÓRIA


Representantes do Flamengo voltaram a procurar o técnico Paulo César Carpegiani que nesta quinta (30) enfrenta o Avaí, às 21h, em Florianópolis.

Carpegiani trata o assunto como particular e não dá detalhes do convite do rubro-negro carioca, no qual foi campeão mundial interclubes no seu primeiro ano como técnico, em 1981, e clube pelo qual não esconde a admiração.

Essa é a segunda vez que o Flamengo procura o técnico do Vitória. Na última quinta-feira, antes do jogo contra o Corinthians, em São Paulo, o clube da Gávea fez o primeiro contato.

BAHIA CONTRATA JULIANO E JAEL E PERDE JOÃOZINHO E JOELSON


O diretor de futebol do Bahia, Paulo Carneiro, confirmou, na última quarta-feira (29), as saídas dos jogadores Joãozinho e Joelson do clube. No mesmo dia, o Tricolor apresentou outros dois reforços, o meia Juliano e o atacante Jael.

Joãozinho chegou ao Bahia com pinta de craque, no mês de abril. Depois de longa espera da torcida, estreou na goleada sobre o ABC, na quinta rodada da Série B, mas depois teve poucas oportunidades. Recentemente, o Paraná Clube, 13º colocado na Segundona, demonstrou interesse no atacante.

O meia Joelson teve mais chances com a camisa tricolor, mas não convenceu. A torcida perdeu a paciência e Comelli deixou de relacionar o jogador. Ao que parece, ele não conseguiu entrar em forma desde que chegou ao clube.

CESAR CIELO DISPUTA O OURO NOS 100M NO MUNDIAL DE ROMA

Os holofotes de Roma, desta vez, estão em César Cielo. Nesta quinta-feira, o nadador brasileiro repete os passos feitos em Pequim, praticamente um ano depois, e disputa a final da prova dos 100m livre do Mundial de Esportes Aquáticos. Em 2008, Césão saiu do Cubo d’Água com o bronze. Dois dias depois, conquistou o primeiro ouro olímpico do Brasil naquela que é sua especialidade, os 50m livre.

O palco desta vez, porém, é outro, e Cielo não quer fazer dos 100m livre um mero aperitivo para a disputa principal. Mas a concorrência é grande. Os franceses Alain Bernard, ouro nos Jogos, e Frederick Bousquet, além do americano Nathan Adrian e do sueco Stefan Nystrand, estarão nas raias ao lado com o mesmo objetivo. Correndo por fora, está o surpreendente Nicolas Oliveira, que confessa ser franco-atirador na prova, mas que espera continuar “iluminado” na decisão.

O dia para os brasileiros, porém, não se resume aos 100m livre. Thiago Pereira, nos 200m medley, e Fabíola Molina, nos 50m costas, também disputam finais à tarde no Foro Itálico.

LULA CRITICA VENDA DE JOGADORES DO CORINTHIANS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está preocupado com a venda de jogadores do Corinthians. Nesta quarta-feira, Lula criticou a decisão da diretoria do Corinthians de vender atletas.

'Estou chateado porque o Corinthians vendeu jogador. Desse jeito, vamos cair outra vez.', disse Lula ao chegar para encontro com o presidente da Nigéria, Ymaru Yar'Adua, em Brasília, conforme reportagem da agência Estado.

Do time titular, três jogadores já foram negociados pelo Corinthians: o lateral-esquerdo André Santos, o volante Cristian e o meia Douglas. Mas a diretoria do clube admite que outros podem sair nos próximos dias, como é o caso do goleiro Felipe e do volante Elias.

GRIPE SUÍNA: EUA VAI VACINAR METADE DA POPULAÇÃO

Quase metade da população dos Estados Unidos deve ser vacinada contra a nova gripe. Cerca de 160 milhões americanos devem ter que tomar a dose no início da campanha. Especialistas que assessoram o governo americano disseram que As mulheres grávidas devem ser as primeiras pessoas vacinadas contra a gripe H1N1.

A afirmação foi feita durante um encontro promovido pelo CDC (Centro de Controle de Doenças, pela sigla em inglês), agência federal responsável pelo monitoramento da doença no país, o mais afetado pela pandemia até agora.

A nova cepa apresenta um risco especial às grávidas e a vacinação protege também os recém-nascidos, disse o médico Anthony Fiore, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, em uma reunião de consultores em vacinas do CDC. A recomendação do CDC foi acatada por um Comitê Consultivo de Práticas de Imunização, formado por especialistas. (Com informações do G1)

GRIPE SUÍNA: SOBE PARA 60 O NÚMERO DE MORTOS NO BRASIL

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou hoje (29) mais duas mortes causadas pela nova gripe. As vítimas são uma mulher, de 28 anos, portadora de Síndrome de Down, e um homem de 42 anos, auxiliar de escritório. Ambos eram moradores de Passo Fundo e os óbitos ocorreram no dia 22 deste mês. Com esses casos, sobe para 60 o número de vítimas fatais no Brasil.

Também nesta quarta, as prefeituras das cidades paulistas de Campinas e São Caetano do Sul informaram uma morte em cada cidade. A vítima de São Caetano, na primeira morte causada pela doença no município, tinha 38 anos.

Campinas teve sua segunda morte decorrente da Influenza A (H1N1). A vítima, uma mulher de 48 anos, estava internada desde quarta-feira da semana passada e morreu cinco dias depois, informa a agência Estado.

VALE REGISTRA QUEDA NO LUCRO DO PRIMEIRO TRIMESTRE

A mineradora Vale divulgou nesta quarta-feira (29) uma queda de 81,5% em seu lucro líquido no segundo trimestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado líquido da empresa foi de R$ 1,466 bilhão entre abril e junho deste ano, contra R$ 7,906 bilhões dos mesmos meses de 2008.

Em relação ao resultado do primeiro trimestre deste ano (R$ 3,15 bilhões), a queda foi de 53,5%, segundo a empresa. O resultado por ação ficou em US$ 0,28 no segundo trimestre de 2009, contra US$ 0,60 do primeiro semestre deste ano e US$ 1,63 do período entre abril e junho do ano passado. (com informações do G1)

CONSELHO E ÉTICA TEM 11 PEDIDOS DE INVESTIGAÇÃO CONTRA SARNEY

O Conselho de Ética já tem 11 pedidos de investigação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Nesta quarta-feira (29), o colegiado recebeu mais duas denúncias, protocoladas em nome dos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF), e uma nova representação, apresentada pelo PSOL.

Em nota divulgada os dois senadores haviam anunciado que as denúncias seriam feitas nesta quinta (30), mas eles acabaram dando entrada no Conselho de Ética nesta quarta. Virgílio já havia apresentado quatro denúncias contra o peemedebista, que serão agora subscritas por Buarque.

O Conselho já recebeu também cinco representações contra Sarney, duas feitas pelo PSOL e três pelo PSDB. As denúncias são feitas por parlamentares, enquanto as representações são apresentadas por partidos. (Com informações do G1)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

SHUMACHER VAI SUBSTITUIR MASSA NA FERRARI


Em nota oficial da Ferrari, o alemão Michael Schumacher irá substituir Felipe Massa na Fórmula 1, anunciou nesta quarta-feira (29). O piloto brasileiro segue se recuperando do acidente acorrido no último sábado (25), onde Felipe teve seu capacete atingido por uma mola que caiu do carro de Rubens Barrichello. A escuderia Ferrari decidiu confiar a Michael Schumacher o carro de Felipe Massa até que o piloto brasileiro possa voltar a correr.

Schumacher, de 40 anos, vinha trabalhando como conselheiro da equipe e começará a fazer nos próximos dias um período de preparação para poder voltar a pilotar na próxima etapa. Heptacampeão mundial, o alemão voltará às pistas pouco menos de três anos após sua aposentadoria oficial. Sua última corrida na F-1 foi o GP do Brasil, em Interlagos, vencido por Felipe Massa.

CIRURGIA DE RONALDO TERMINA COM SUCESSO


O jogador Ronaldo 'Fenômeno' passou por uma cirurgia na mão esquerda na manhã desta quarta-feira (29), para corrigir as fraturas no terceiro e quarto metacarpos e, segundo o site oficial do Corinthians, a operação foi considerada um sucesso. O Fenômeno passa bem e deve ter alta do Hospital São Luiz Itaim nesta quinta.

O médico do clube, Joaquim Grava, supervisionou a intervenção cirúrgica, que foi comandada por Alexandre Santa Cruz. Ronaldo teve placas colocadas nos metacarpos fraturados e 12 parafusos. A sua recuperação total está estimada em 40 dias, o que fará o atacante alvinegro perder oito partidas no Campeonato Brasileiro.

No clássico contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, o craque teve que deixar o gramado ainda no primeiro tempo por quebrar a mão após disputa com Souza. O Timão perdeu o jogo por 3 a 0. (Com informações do G1)

MORRE ATRIZ MARIA SILVA


A atriz paulistana Maria Silvia, de 65 anos, que sofria de câncer de pulmão desde o início do ano, morreu no domingo (26), no Rio de Janeiro. O corpo da atriz foi enterrado na tarde de segunda-feira (27), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

Maria Silvia trabalhou em diversas novelas, como 'Alma gêmea', de 2005, que será reprisada a partir de agosto na TV Globo. Na trama, ela interpretava a Índia Velha. Maria Sílvia estreou na TV no fim da década de 70, já consagrada no cinema e no teatro. Sua primeira novela foi 'O astro' (1977), na TV Globo.

Ela também atuou em 'Torre de babel' (1998), 'Chocolate com pimenta' (2003), 'Páginas da vida' (2006) e outras. Com extensa filmografia, a atriz atuou em filmes de diretores renomados, como Ruy Guerra, Paulo César Saraceni, Arnaldo Jabor e Walter Lima Jr. (Com informações do G1)

GRIPE SUÍNA: BAHIA TEM 54 CASOS

O estado da Bahia já tem 54 casos confirmados da nova gripe, sendo que seis pessoas estão internadas em estado grave: dois no Hospital Octávio Mangabeira, em Salvador, e quatro em hospitais particulares da capital baiana. As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (29) durante entrevista coletiva da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Dos 276 casos notificados no estado, 54 foram descartados e 142 estão em investigação. A Sesab confirmou que existe a suspeita de uma morte pela nova gripe no estado. A vítima foi um homem de 50 anos que morreu nesta terça-feira (28) no Hospital São Rafael, em Salvador.

GRIPE SUÍNA: CONFIRMADA GRIPE EM APRESENTADORA DA GLOBO

A jornalista Sandra Annenberg está mesmo com a nova gripe. Segundo informação da TV Globo divulgada pela coluna Zapping da Folha de São Paulo, a apresentadora está bem e retornará à TV em breve. A jornalista estava afastada do trabalho desde o dia 22 de julho e chegou a ser vista no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, usando máscara cirúrgica.

MASSA SE RECUPERA E QUER VOLTAR ÀS PISTAS LOGO

Massa está sendo transferido para um quarto na enfermaria neurológica do Hospital Militar da capital húngara. Na manhã desta quarta-feira (29), um exame de ressonância magnética já apontou uma diminuição do edema no cérebro e o inchaço no olho esquerdo também está menor.

O piloto já deu seus primeiros passos ao redor da cama e, segundo Altmann, conversou por mais tempo do que o esperado para alguém que sofreu uma lesão desse tipo. Numa dessas conversas, com o amigo e piloto da Stock Car Popó Bueno, o brasileiro já perguntou sobre a possibilidade de correr em Valência, na Espanha, daqui a três semanas e meia. (Com informações do G1)

GRIPE SUÍNA: SESAB CONVOCA COLETIVA PARA FALAR SOBRE MORTE SUSPEITA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) convocou uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (29) para falar sobre a primeira morte suspeita da nova gripe no estado. Durante a coletiva no auditório do Centro de Atenção à Saúde, na Avenida ACM, será feito um balanço ainda sobre os novos casos da doença resgitrados na Bahia.

Participam da entrevista a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde em exercício, Marlene Tavares, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Alcina Andrade, e o coordenador da Cevesp (Coordenação Estadual de Vigilância às Emergências em Saúde Pública), Juarez Dias.

MEGA-SENA PAGA HOJE R$ 25 MILHÕES

A Mega-Sena pode pagar o prêmio de R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal do concurso 1.095, que será sorteado em Rio Branco, às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (29).

Se um apostador ganhar o prêmio sozinho e decidir aplicar o valor na poupança, receberá, de acordo com a Caixa Econômica Federal, R$ 145 mil por mês. As apostas podem ser feitas até as 19h, em qualquer casa lotérica.

O segundo maior prêmio da história da Mega-Sena, de R$ 55,8 milhões, saiu no sábado (25). A aposta premiada foi feita por um grupo de 38 colegas de trabalho do Rio de Janeiro. O maior prêmio da loteria foi pago em 1999, a um apostador de Salvador (BA), que ganhou R$ 64,9 milhões. (Com informações do G1)

GRIPE SUÍNA: HOMEM MORRE EM SALVADOR COM SUSPEITA DA GRIPE

Um homem de 50 anos que estava internado no Hospital São Rafael desde o último domingo (23), morreu nesta terça-feira (28), em Salvador, com suspeita da nova gripe causada pelo vírus influenza A (H1N1). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o homem apresentou os primeiros sintomas na última quinta-feira (23), quando foi medicado e liberado da unidade hospitalar.

Segundo a Sesab, foi colhido material para exame que deve ficar pronto em cinco dias. As análises são feitas para confirmar as causas da morte. A Secretaria de Saúde informou que a família do homem de 50 anos tinha histórico de mal súbito.

terça-feira, 28 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA: NORDESTE TEM A PRIMEIRA MORTE CONFIRMADA

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de João Pessoa, na Paraíba, confirmou nesta terça (28) a primeira morte por Gripe A da região Nordeste. A vítima tem 31 anos e morreu no Hospital Universitário Lauro Vanderlei e teria se infectado em Brasília, onde participou de um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Entretanto, ele foi diagnosticado com a doença em Belém (PA). No Instituto Evandro Chagas. Ele tinha histórico de doenças pulmonares e má-formação toráxica. Durante o velório, seu corpo não poderá ser exposto e ainda estará ensacado duas vezes para evitar transmissão.

GOVERNO DIZ QUE PAGA TERCEIRIZADOS ATÉ SEXTA-FEIRA (31)

O governo do estado deverá pagar os funcionários terceirizados até a próxima sexta-feira (31). Durante uma assembleia realizada na sede do sindicato, nas Sete Portas a informação foi passada às categorias de limpeza, merendeiras escolares, portaria e setores administrativos.

Segundo informação dos sindicalistas, oficialmente, houve negociações com as empresas Cetro, Delta, Medial e Acmaz para o pagamento dos terceirizados até sexta. Apenas quem trabalha para a empresa Imperial não foi incluído no acerto. A terceirizada não paga seus funcionários há seis meses apesar de ter recebido todos os salários do estado para o repasse.

Há a possibilidade de haver o pagamento conjunto ou até mesmo de um rompimento de contrato com o Estado. Na sexta, o sindicato observará se as promessas foram cumpridas. Caso não sejam, eles prometem retornar os protestos nas ruas.

TRÊS CIDADES DO INTERIOR BAHIANO FAZEM ANIVERSÁRIO HOJE

O município de Paulo Afonso completa 51 anos de emancipação política. Campo Formoso faz 129 anos. A cidade de Itabuna completa 99 anos sendo um dos municípios baianos mais desenvolvidos no sul do Estado. Todas três cidades baianas fazem aniversário nesta terça-feira (28).

Para comemorar o aniversário, várias obras serão entregues em Itabuna como creche, praça, sistema de saneamento e posto policiail com monitoramento de vídeo, no centro comercial da cidade. Além disso, o sistema de abastecimento de água vai ser ampliado e quase 300 casas populares estão sendo construídas.

EMPRESAS DE TELEFÔNIA OI E CLARO SÃO AS CAMPEÃS DE RECOLAMAÇÕES NO PROCOM

As empresas de telefonia fixa e móvel lideram a lista de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor de todo o país. O setor é responsável por 57% das queixas, desde que as novas regras para funcionamento dos call centers entraram em vigor, de dezembro de 2008 até maio deste ano.

As empresas Claro e Oi/Brasil telecom podem ser condenadas a pagar R$ 300 milhões por descumprimento às regras fixadas para os call centers. O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) protocolou na segunda-feira (27) duas ações contra as empresas.

Nas denúncias apresentadas contra as duas empresas, o SNDC argumenta que, “em razão do reiterado desrespeito a ausência do diálogo, foi imperativo buscar a reparação moral de toda a sociedade, que se vê lesada face ao descumprimento das normas existentes para proteção dos consumidores.'

Caso condenadas, as empresas terão de destinar o valor para subsidiar projetos voltados para a 'preservação e valorização da cidadania.'

GRIPE SUINA: NÚMERO DE MORTES CHEGA A 46 NO BRASIL

O número de mortes causadas pela nova gripe aumentou para 46. Nesta terça-feira (28), o estado da Paraíba confirmou a primeiro óbito em decorrência da doença. A vítima foi um estudante de enfermagem, de 31 anos, que morreu em João Pessoa, segundo informações da Secretaria de Saúde estadual.

Ele estava internado no Hospital Universitário de João Pessoa e apresentava problemas respiratórios. A vítima estudava em uma universidade particular. De acordo com a secretaria, ele teria participado de um congresso nacional de estudantes, em Brasília. Na Paraíba foram notificados 27 casos da nova gripe. Sete foram confirmados, 18 descartados e dois casos estão em investigação.

Até segunda-feira (27), tinham sido confirmadas 45 mortes. Com os novos dados, São Paulo é o estado brasileiro com maior número de óbitos, 20, acima do Rio Grande do Sul com 16 e Rio de Janeiro e Paraná com quatro cada um. (Com informações do G1)

SUCOM DIVULGA RESULTADO DE AÇÃO DE COMBATE À POLUIÇÃO VISUAL NA CIDADE


A poluição visual em Salvador foi objeto de fiscalização da SUCOM nesta segunda-feira (27). Seis equipes formadas por técnicos e fiscais atuaram nas principais avenidas da cidade com o propósito de identificar publicidades irregulares (banners, cartazes, anúncios) afixados em mobiliários urbanos, postes, viadutos, pontos de ônibus, entre outros.

A operação aconteceu nos seguintes trechos: Pituba / Itapuã; Pituba / Barra; Av. Vasco na Gama; Av. Garibaldi; Av. Orlando Gomes / Av. Pinto de Aguiar; Av. Manoel Dias da Silva / Av. Paulo VI.

Os trabalhos resultaram em 164 ações, entre apreensão de banners (com anúncios de serviços de cartomantes e similares) pendurados em postes e cadastramento de informações de demais publicidades em desacordo com a legislação.

MASSA APRESENTA MELHORAS SIGNIFICATIVAS


O inchaço do olho esquerdo de Felipe Massa diminuiu e nesta terça-feira (28), o piloto brasileiro conseguiu começar a abri-lo e constatar que ele está enxergando bem e praticamente descartar qualquer dano a sua vista.

Com a volta de Stefano Dominicalli, chefe da Ferrari, a Budapeste, o brasileiro exercitou três idiomas nesta manhã: português, inglês e italiano. 'Felipe vem melhorando continuamente, está mais alerta do que antes, respondendo corretamente perguntas em três línguas diferentes, sabe exatamente o que é esquerda e o que é direita, seu olho esquerdo não tem nenhum problema e sua vista está boa. Só boas notícias hoje', relatou Dino Altmann, diretor médico do Grande Prêmio Brasil, que está na Hungria a pedido da família do piloto.

RODOVIÁRIOS PROMOVEM ELEIÇÃO E OPOSIÇÃO NEGA PROTESTO

Está no Jornal Correio. A população não será penalizada na disputa pelo Sindicato dos Rodoviários, cuja eleição começa nesta terça-feira (28) e prossegue até sexta-feira. É o que garantiu o líder do movimento de oposição, Roberto Carlos Costa.

Na última quinta-feira, 25 ônibus tiveram os pneus esvaziados, bloqueando a passagem por cerca de três horas, na Rótula do Abacaxi, e travando o trânsito nas principais avenidas .

Os opositores acusam a chapa da situação de antecipar a eleição e de não anunciar a mudança, impedindo a inscrição de novas chapas. “Nosso protesto é ordeiro. Orientamos os 12 mil sindicalizados a não votarem. Vamos esperar o parecer da Justiça”, afirmou Roberto Carlos.

Nesta terça-feira (28), a juíza Ingrid Boness analisa novo pedido de anulação da eleição - na semana passada, uma liminar foi indeferida pelo juiz André Luiz Amaral Amorim. A prefeitura solicitou apoio da PM para impedir tumultos.

BAHIA ENFRENTA JUVENTUDE COM TRÊS DESFALQUES


Embalado depois do triunfo diante do Vasco no último sábado (25), em Pituaçu, o Bahia enfrenta hoje o Juventude. Nas ruas, os torcedores estão felizes e vestem, com orgulho, o manto tricolor. Para o jogo de hoje o técnico Paulo Comelli tem que pensar na solução para os três problemas que ganhou após o jogo.

Os jogadores de meio-campo Leandro, Léo Medeiros e Elton não jogam a partida desta terça-feira (28), às 21h50, contra o Juventude, no mesmo Pituaçu. Elton se machucou no segundo tempo da vitória do fim de semana e não tem condições de jogo. Leandro, expulso quando o Bahia empatava com o alvinegro carioca em 1 a 1, e Léo Medeiros, que substituiu Elton e levou o terceiro cartão amarelo, cumprem suspensão.

Comelli conta com o retorno de Hernani, que pode voltar ao meio-campo. Marcone também pode pintar no time. Outra alternativa é adiantar Rogério e escalar Evaldo na zaga, mantendo o esquema com três zagueiros. Alex Maranhão atuou bem na ala-esquerda e deve ser mantido na posição.

O treinador tricolor relacionou 21 jogadores para o confronto de terça, mas só 18 vão ao jogo. As novidades ficam por conta das presenças do zagueiro Paulo Paraíba e do atacante Lima, retornando de contusão.

SUBÚRBIO TERÁ MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE

Na próxima quarta-feira (28), o mutirão de combate à dengue vai ao subúrbio ferroviário. Os agentes de combate às endemias visitarão os bairros de Vista Alegre, Coutos e Fazenda Coutos. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o índice de infestação predial no subúrbio ferroviário é de 5%.

De acordo com o 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), divulgado em junho, Salvador registrava um Índice de Infestação Predial de 3,6% e agora contabiliza 3%. Houve redução desse índice em nove dos 12 Distritos Sanitários da capital, com destaque para Pau da Lima, que saiu da faixa de 4,3% para 2%.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

CÂMARA VAI INSTALAR EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA EM 15 DIAS

A assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Salvador informou que vão ser instaladas, em até 15 dias, as câmeras de segurança nas dependências da Casa e nos prédios anexos. O prazo foi dado pela empresa que vai fazer a instalação dos equipamentos.

Os equipamentos fazem parte do contrato de quase R$ 210 mil feito sem licitação, depois que duas salas usadas pela Câmara foram roubadas, no mês passado. O comando da Guarda Municipal informou que a Câmara de Vereadores procurou o órgão somente na última sexta-feira (24), três semanas após o roubo.

Um estudo vai ser feito para avaliar a quantidade de guardas necessários e a possibilidade de se firmar um convênio com a Câmara.

JUIZ DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE TORTURADOR


O juiz Waldir Viana Ribeiro Junior, da Vara Criminal de Lauro de Freitas, determinou no último sábado (25) a prisão preventiva do professor de educação física Adalberto França Araújo Júnior, acusado de torturar a própria esposa, em Villas do Atlântico.

Ele vai continuar preso na sede da Polinter, em Salvador. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (27) pela delegada Luciana Cortês, que cuida do caso.

Na sexta-feira (24), o Ministério Público estadual ofereceu denúncia à Justiça contra Adalberto França por tentativa de homicídio duplamente qualificado, com motivação torpe e prática de tortura.

TRF TEM 48h PARA DETALHAR APURAÇÃODOS GRAMPOS DE SARNEY

O corregedor-geral da Justiça Federal, Hamilton Carvalhido, concedeu nesta segunda-feira (27) prazo de 48 horas para que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região informe as providências adotadas para apurar o vazamento das conversas telefônicas do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” publicada na semana passada revelou conversas em que o empresário Fernando Sarney, filho de presidente do Senado, negocia com o pai a nomeação de Henrique Dias Bernardes, suposto namorado da filha, Maria Beatriz Sarney.

As conversas teriam sido gravadas pela Polícia Federal (PF), com autorização judicial, durante a Operação Boi Barrica.(Com informações do G1)

HOSPITAL EM CRUZ DAS ALMAS REALIZA SEGUNDA CIRURGIA COM TRANSPLANTE DE PELE

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Municipal de Cruz das Almas, vai realizar a segunda cirurgia reparadora com transplante de pele artificial em paciente com queimaduras graves nesta segunda-feira, 27, às 13 horas.

A primeira cirurgia realizada na Bahia, totalmente custeada com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), ocorreu em abril e beneficiou uma garota de 11 anos, natural de Mucugê, região da Chapada Diamantina.

Agora será a vez de Vinícius Souza, um adolescente de 13 anos, residente no município de Camaçari, que teve parte do pescoço e do tórax queimados pela combustão de álcool líquido, na casa de um vizinho. Como seqüela do acidente, o menino tem séria limitação dos movimentos do pescoço e significativa alteração postural na região afetada.

MASSA RESPONDE BEM AOS EXAMES CLÍNICOS

Na manhã desta segunda-feira (27), o piloto brasileiro Felipe Massa passou por exames clínicos e realiza uma nova tomografia. De acordo com os médicos, seu quadro de saúde permanece estável e ele será progressivamente retirado da sedação.

Felipe Massa deverá ser removido, até o fim da semana, do Hospital Militar de Budapeste para a clínica Pitié-Salpêtrière, do Dr. Gerard Saillant, em Paris. O pedido foi feito por Jean Todt, ex-chefe da Ferrari e pai de Nicolas, empresário do piloto brasileiro.

O médico francês já cuidou de Michael Schumacher em 1999, quando ele quebrou a perna em um acidente em Silverstone, e de Ronaldo Fenômeno, que dedicou os dois gols marcados na final da Copa do Mundo de 2002 ao francês.

SARCOZY RECEBE ALTA APÓS MAL ESTAR


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, de 54 anos, teve alta nesta segunda-feira (27) após ser hospitalizado devido a um mal-estar neste domingo. De acordo com um comunicado oficial da presidência, “não houve causas, nem consequências cardíacas”.

Segundo fontes oficiais, Sarkozy foi vítima de uma síncope vagal, que não costuma ter gravidade. Seguindo conselhos médicos, o presidente deve repousar.

O incidente aconteceu quando o chefe do Estado, que passava o fim de semana na residência oficial de La Lanterne, saiu para correr nos jardins do Palácio de Versalhes e depois de '45 minutos de exercício físico intenso'. Sarkozy sofreu então uma indisposição que o obrigou a parar. Rapidamente, seu médico o atendeu antes de ser levado de helicóptero para o hospital Val de Grâce. (com informações da France Presse)

POLÍCIA ENCONTRA DOIS CORPOS CARBONIZADOS DENTRO DE VEÍCULO

foto: Almiro Lopes

A polícia encontrou na Estrada de Nova Brasília, em Valéria, nas proximidades da Lagoa da Paixão, os corpos dos irmãos Carlos Antônio Santana Baia, 23, e Jean Anderson Santana Santos, 17. Eles foram encontrados carbonizados dentro de um veículo Celta no domingo (26).

De acordo a 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM - Valéria), no interior do veículo também estava o corpo de Johnatas dos Santos Antunes, 22. O irmão de Johnatas, Jaguaraci dos Santos Antunes, 23, foi encontrado ao lado do veículo com um afundamento no crânio provocado por pauladas e marcas de tiros no corpo.

GRIPE SUÍNA: ESPECIALISTAS REAVALIAM FATORES DE RISCO

A lista de fatores de risco para a gripe suína está sob revisão. Especialistas de vários países, entre os quais brasileiros, analisam o real impacto de características específicas e problemas de saúde pré-existentes para o agravamento da doença.

O esforço se explica pelas estatísticas acumuladas até agora. No Brasil, dos 222 casos de nova gripe com maior gravidade, somente 33,7% apresentam fatores de alerta. A maior parte dos pacientes graves atendidos no Brasil (pelo menos 66,3%) não tinha nenhuma doença pré-existente, não era idoso, gestante ou criança.

EX-CAMPEÃO DE BOXE É ASSASSINADO EM ATLANTA

O ex-campeão mundial de boxe Vernon Forrest, de 38 anos, foi morto no sábado à noite (25) durante uma tentativa de assalto em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA). Segundo a polícia, Forrest levou entre sete e oito tiros quando perseguiu dois bandidos que tinham tentado roubar seu Jaguar.

A polícia informou ainda que os suspeitos não sabiam que estavam tentando roubar Vernon Forrest, cuja namorada de seu filho estava no carro quando ele foi morto. Ex-campeão mundial nas categorias médio-ligeiros e meio-médios, Forrest tinha um cartel de 41 lutas, com apenas três derrotas. (Com informações do G1)

PRESIDENTE DEPOSTO DE HONDURAS PEDE UMA POSIÇÃO DOS EUA


O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, pediu hoje (26) que os Estados Unidos enfrentem 'com força' a ditadura imposta por Roberto Micheletti em seu país. De acordo com informações da agência argentina Telam, Zelaya disse que quer saber a real posição de Washington sobre o governo golpista instalado em Honduras. Zelaya também pediu que os governantes latino-americanos condenem a “ditadura de Micheletti”. (Com informações da Agência Brasil)

MASSA DEVERÁ SER TRANSFERIDO PARA PARIS


Com a melhora no quadro após o acidente no treino classificatório para o GP da Hungria, Felipe Massa deverá ser removido, até o fim da semana, do Hospital Militar de Budapeste para a clínica Pitié-Salpêtrière, do Dr. Gerard Saillant, em Paris.

O pedido foi feito por Jean Todt, ex-chefe da Ferrari e pai de Nicolas, empresário do piloto brasileiro. O médico francês já cuidou de Michael Schumacher em 1999, quando ele quebrou a perna em um acidente em Silverstone, e de Ronaldo Fenômeno, que dedicou os dois gols marcados na final da Copa do Mundo de 2002 ao francês.

Massa passará por uma nova avaliação na manhã desta segunda. Uma nova tomografia está programada e o brasileiro poderá até ser retirado do coma induzido pelos médicos, se reagir bem aos exames.

domingo, 26 de julho de 2009

VITÓRIA VENCE JOGO DIFÍCIL E VOLTA AO G-4


O Vitória conseguiu vencer por 1x0, o Coritiba na noite deste domingo (26), no Estádio do Barradão, em Salvador. Em jogo de muitos passes errados e de poucas chances de gol, Leandro Domingues deu a vitória ao time da capital no segundo tempo.

O primeiro tempo foi de poucas oportunidades, assim como no jogo inteiro. O atacante Roger teve algumas boas chances, mas não conseguiu concluir em gol e também esbarrou nas boas defesas do goleiro Vanderlei.

Já na segunda etapa, o Vitória conseguiu um gol com Leandro Domingues e manteve o placar até o apito final. O rubro-negro agora enfrenta o Avaí, na quinta-feira (30), no estádio da Ressecada, em Florianópolis. Com o resultado, o time do Vitória voltou para o G-4, ocupando a terceira posição.

INSCRIÇÃO PARA PROJETO MINHA CASA TERMINA DIA 30

O projeto de financiamento de imóveis para famílias de baixa renda ainda está com inscrições abertas. Quem ganha até três salários mínimos pode se inscrever. O prazo termina na próxima quinta-feira (30). A inscrição é de graça e pode ser feita pela internet e pelo site Dias Melhores.

A inscrição no programa não garante automaticamente a casa própria para todos os inscritos, existem critérios previstos pela Caixa Econômica Federal e pelo Conselho Estadual das Cidades – ConCidades - para enquadramento e seleção de famílias.

Caso você não seja selecionado pelo programa Minha Casa Minha Vida, poderá vir a ser selecionado em outras modalidades de projetos habitacionais desenvolvidos pelo Governo Estadual.

ROMARIO PODE SER PRESO POR SONEGAÇÃO FISCAL


Mais uma complicação na Justiça está tirando o sono do ex-jogador Romário. O Baixinho foi condenado a três anos e meio de prisão por crime tributário, além de sofrer uma multa de R$ 1,7 milhão. A sentença é de 9 de junho, conforme determinação do juiz da 8ª Vara Criminal Federal, Gilson David Campos, alegando que o ex-craque deixou de declarar ao fisco mais de R$ 1 milhão. A defesa entrou com recurso contra a decisão.

De acordo com o processo, Romário teria omitido informações à Receita Federal sobre valores recebidos em 1996 e 1997, quando era garoto propaganda da Brahma e jogava pelo Flamengo.

Para o Ministério Público Federal (MPF), que fez a acusação, o ex-jogador teria declarado em seu Imposto de Renda rendimentos inferiores aos seus ganhos nesse período. A pena, no entanto, poderá ser substituída por prestação de serviços comunitários, já que o Baixinho é réu primário e a condenação é inferior a quatro anos.

GRIPE SUÍNA: RIO GRANDE DO SUL CONFIRMA MAIS CINCO MORTES

A secretaria de saúde do Rio Grande do Sul confirmou neste domingo (26) mais cinco mortes em razão da nova gripe. Entre os mortos, estão duas mulheres gestantes, segundo a assessoria de impresa.

No estado, o número de mortos passa para 16. As mortes foram registradas entre os dias 16 e 25 de julho nas cidades gaúchas de Caxias do Sul, Passo Fundo, Uruguaiana e Monte Negro.

O Ministério da Saúde ainda não confirmou as novas mortes. Oficialmente, até agora são 33 óbitos no país. Se forem confirmados os casos do Rio Grande do Sul, passará para 38 o número de mortos pela nova gripe. (Com informações do G1)

RONALDO SAI MACHUCADO DO CLASSICO CONTRA O PALMEIRAS

O atacante Ronaldo entrou em campo em Presidente Prudente para fazer sua sétima partida consecutiva pelo Corinthians, um recorde dele no clube e um feito que não se repetia na carreira do jogador desde a Copa do Mundo de 2006. Mas o Fenômeno pouco participou do clássico diante do Palmeiras.

Logo em sua primeira tentativa de criar uma jogada no ataque, pelo lado esquerdo do campo, aos 19 minutos, Ronaldo protegeu a bola e acabou derrubado por Souza.

O atacante caiu com o peso do corpo sobre sua mão esquerda e imediatamente fechou a cara com uma expressão de dor. Antes mesmo de a falta ser cobrada, Ronaldo saiu de campo para receber atendimento médico e constatou que não daria para voltar para o jogo.

COMPRAS EM DOIS ANOS PODERÁ SER PAGAS USANDO O CELULAR


Os brasileiros que já usaram muito o cheque e hoje preferem os cartões como forma de pagamento vão passar a utilizar, daqui a um ou dois anos, o celular para fazer compras, prevê o consultor em finanças e professor da da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) Marcos Crivelaro.

Atualmente, observa Crivelaro, bancos já oferecem aos clientes a possibilidade de acessar pelo celular o internet banking para verificar extrato da conta, saldo de poupança, pagar boletos e transferir valores, entre outros serviços. Pela internet também é possível usar sistemas de pagamento oferecidos por empresas especializadas que fazem intermediação entre clientes e fornecedores.

MASSA PASSA BEM DEPOIS DA CIRURGIA

Após passar por uma bem-sucedida cirurgia no Hospital Militar de Budapeste para a retirada de um fragmento ósseo, Felipe Massa vai passar a noite em coma induzido. De acordo com o último boletim da equipe médica, o brasileiro teve fraturas no crânio e uma leve lesão cerebral. Ele será submetido a uma tomografia às 10h locais (5h de Brasília).

De acordo com um comunicado divulgado pela Ferrari, um exame médico mostrou, além do corte na testa, de cerca de oito centímetros, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma concussão cerebral. O brasileiro passará pela cirurgia e ficará em observação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Militar de Budapeste durante esta noite, sedado.

BAHIAGÁS INVESTIRAR PARA LEVAR GÁS AO SUL DO ESTADO

A Bahiagás, companhia baiana de distribuição de gás natural, estima investimentos da ordem de R$ 63 milhões no sul do estado. Numa primeira etapa, estão previstas as construções das estações de regulagem e pressão, pontos de compressão para a comercialização do GNC (gás natural comprimido), sistemas de odorização e gasodutos.

O presidente da companhia, Davidson Magalhães, afirmou que a construção do gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) e a expansão da rede da Bahiagás criamuma infraestrutura importante para proporcionar mais desenvolvimento no interior, com geração de emprego e renda.

GRUPO PORTUGUES VAI INPLANTAR NOVO HOTEL NO LITORAL NORTE

O grupo da JML Empreendimentos e Participações, de origem portuguesa, vai implantar um novo complexo hoteleiro no litoral norte, em uma área de 1, 5 milhão de metros quadrados na região de Abrantes.

O Camaçari Lagoon Resort, cuja conclusão das obras está prevista para 2012, contará com 440 apartamentos em três hotéis. O projeto ainda inclui 80 residências, 88 chalés, clube esportivo, quadras de tênis, centro náutico, restaurantes e centro de hipismo.

sábado, 25 de julho de 2009

CARIOCA LEVA BOLADA DA MEGA-SENA

Saiu para um sortudo do Rio de Janeiro o premio acumulado. Ele acertou todas as dezenas da Mega-Sena neste sábado (25) e levou a bolada de R$ 55.863.193,02. Os números sorteados no concurso 1.094 foram: 09,10,21,36,41,48.

A quina saiu para 211 apostadores que ganharam R$ 25.579,45. Outros 18.534 acertaram a quadra e embolsaram R$ 416,01. A estimativa de prêmio para o próximo concurso no dia 29 de julho é de R$ 25 milhões.

De acordo com a Caixa, o ganhador do concurso da Mega-Sena deste sábado (25) pode se aposentar tranquilamente com um rendimento mensal de R$ 392 mil, caso aplique todo o prêmio em poupança.

JUIZ DO TRABALHO NEGA PEDIDO DE ANULAÇÃO DAS ELEIÇÕES DOS RODOVIÁRIOS

O juiz do Trabalho, André Luiz Amorim, negou o pedido da chapa que faz oposição à atual diretoria do Sindicato dos Rodoviários, de cancelar as eleições para a presidência do sindicato, marcada para a próxima semana. Os rodoviários da oposição alegam que houve fraude no processo pré-eleitoral.

Na última quinta-feira (23) eles fizeram um protesto que parou o trânsito na Rótula do Abacaxi, provocando um imenso congestionamento em várias avenidas da capital. Muitos passageiros tiveram que descer dos ônibus e seguir a pé.

A confusão no trânsito só acabou as 22h. A prefeitura de Salvador informou que o protesto foi um ato de vandalismo e que está estudando a possibilidade de denunciar judicialmente os responsáveis. O Ministério Público também está apurando o tumulto.

PELA ENERGIA DE ITAIPU O BRASIL PAGARÁ US$ 360 MI

Reunidos em Assunção, no Paraguai, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo, anunciaram neste sábado (25) um acordo sobre a exploração da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre os dois países.

Pelo acordo, o Brasil, que já paga US$ 120 milhões anuais pela energia de Itaipu, passará a pagar US$ 360 milhões anualmente. Para ser firmado, o acordo precisa ser aprovado pelos Congressos dos dois países.

Em discurso após o anúncio, o presidente Lula considerou o acordo como 'histórico'. 'Estou convencido que esse é acordo histórico entre nós', afirmou o brasileiro ao paraguaio. A discussão sobre o preço pago pelo Brasil pela energia de Itaipu foi um dos temas da campanha eleitoral de Lugo no ano passado.

O acordo oficializado neste sábado prevê ainda que o Paraguai tenha acesso privilegiado ao mercado brasileiro. O Brasil se compromete ainda a financiar projetos de infra-estrutura no Paraguai. (Com informações do G1)

JOSÉ ALENCAR PERMANECE NA UTI

O vice-presidente da República, José Alencar, deverá permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio-Libanês pelo menos até amanhã, informou por telefone o oncologista Paulo Hoff. O médico confirmou que Alencar se recupera bem da cirurgia a que foi submetido ontem, em mais uma etapa da luta que trava contra o câncer que o acomete desde o final dos anos 90. Desde hoje pela manhã, Alencar sente-se bem e conversa normalmente com familiares, informaram assessores do vice.

Às 8h30 deste sábado, ele recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio lula da Silva, que estava em viagem oficial ao Paraguai e retornaria hoje a Brasília. Alencar deve permanecer no hospital por, pelo menos, mais uma semana, segundo a equipe médica. Passado o período de recuperação, o vice-presidente deverá retornar aos Estados Unidos, onde se submete a um tratamento experimental com medicamentos.(Com informações do G1)

ELEITORES DE SETE CIDADES VOLTAM ÀS URNAS PARA ESCOLHER PREFEITOS

Um contingente estimado em 56 mil eleitores de sete municípios, distribuídos por três estados, volta às urnas no próximo domingo (26) para eleger seus prefeitos e vices, após decisões judiciais terem anulado os resultados do pleito de outubro de 2008.

Mais de 50% dos votos válidos naquela oportunidade foram considerados nulos por irregularidades praticadas pelos então candidatos e suas coligações. Haverá nova eleição em cinco cidades em Minas Gerais, Cachoeira Dourada, Ipiaçu, Mata Verde, Carmo do Paranaíba e Salto da Divisa, uma no Rio Grande do Sul - Vale do Sol - e uma no Rio Grande do Norte - São José do Campestre. (Com informações da Agencia Estado)

BAHIA DE FEIRA É CAMPEÃO INVICTO DA 2ª DIVISÃO

O Bahia de Feira se tornou campeão invicto da Segunda Divisão do Campeonato Baiano ao empatar por 2x2 com a Desportiva Juazeirense, sexta-feira (24) à noite, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.

Com o resultado, o Bahia será o terceiro representante feirense na divisão principal baiana em 2010, ao lado do Fluminense e do Feirense. No primeiro jogo da decisão, no dia 18 de julho, em Juazeiro, as duas equipes empataram em 1x1.

Como o Bahia de Feira tinha a melhor campanha da competição, jogava por dois empates, o que aconteceu. Thiago Souza e Baiano fizeram os gols do time da casa, enquanto Joza e Alan igualaram o placar.

O Bahia substituirá o rebaixado Poções na primeira divisão e deixará Feira de Santana, segunda maior cidade baiana, com mais clubes que Salvador na principal competição do futebol estadual.

GRIPE SUÍNA: BRASIL REFORÇA AÇÕES NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA

As ações de fiscalização sanitária brasileiras estão sendo reforçadas na cidade de Uruguaiana (RS), que faz fronteira com a Argentina. O motivo são os casos de influenza A (H1N1), gripe suína, na América do Sul. De acordo com a chefe do posto de fronteira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adriana Siqueira Pains, todo viajante que tenta ingressar no país por meio da fronteira precisa preencher uma declaração de saúde.

O procedimento dá prioridade ao transporte coletivo de passageiros que vêm da Argentina para o Brasil. O trabalho de controle sanitário é feito em parceria com a Receita Federal e com a Polícia Federal, 24 horas por dia, e inclui a inspeção de bagagens acompanhadas e desacompanhadas.

ALONSO FAZ A POLE EM TREINO CONFUSO

Em um treino marcado pela confusão e o acidente com o piloto Felipe Massa, Fernando Alonso marcou a pole position para o GP da Hungria, que será disputado neste domingo.

No último segundo do treino, o sistema de cronometragem oficial da Fórmula 1 caiu e nem os pilotos sabiam quem tinha marcado o melhor tempo do treino. O espanhol terá ao seu lado na primeira fila o alemão Sebastian Vettel, da RBR. O australiano Mark Webber foi o terceiro.

Mas o treino foi marcado pelo acidente forte com o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. O piloto foi atingido por um objeto em seu capacete na reta antes da curva 4, passou reto e bateu de frente na barreira de pneus. O brasileiro foi retirado de dentro do carro pela equipe médica e levado ao centro médico do autódromo.

MASSA BATE FORTE DURANTE TREINO NO GP DA HUNGRIA


Felipe Massa bateu forte no fim da segunda parte do treino classificatório para o GP da Hungria. O brasileiro teve seu capacete atingido por um objeto, que possivelmente caiu do carro de Rubens Barrichello, e bateu de frente na barreira de pneus em um dos pontos mais rápidos do circuito de Hungaroring.

Ele foi retirado do carro e atendido no centro médico do autódromo. Depois, foi levado, de helicóptero, para um hospital da região. Segundo a Ferrari, o piloto passa bem.

NOVO SEGURO PARA FURTO E ROUBO TEM VALOR REDUZIDO

Está no jornal Correio. O alto índice de roubos de veículos em Salvador e a baixa adesão dos motoristas soteropolitanos aos seguros automotivos estão criando um novo nicho de atuação para as corretoras. Para chegar a esse público, que foge dos altos preços cobrados pela proteção oferecida pelas seguradoras, as empresas corretoras investem em novos produtos, com foco específico na proteção contra furtos e roubos.

A principal vantagem é o valor cobrado pelas apólices, bem mais em conta, o que só é possível graças à eliminação da análise de perfil. Como o seguro não cobre colisões, entre outras coisas, a idade e a experiência do motorista não pesam na composição dos preços. E qualquer pessoa pode dirigir o veículo.

Um dos produtos lançados recentemente no mercado pela Cardif e comercializado pela Sercose oferece a proteção exclusiva para furto e roubo por R$59,90 mensais para todos os modelos 1.0 existentes no mercado. A contratação dá direito a rastreador por satélite e não está sujeita à análise de perfil.

VELOCIDADE EXCESSIVA FOI O QUE CAUSOU ACIDENTE COM AVIÃO NO IRÃ


A velocidade excessiva do avião no momento da aterrissagem foi a causa do acidente registrado nesta sexta-feira (24) em Mashhad, no nordeste do Irã, segundo explicou o porta-voz da aviação civil iraniana, Reza Yafarzadeh, citado pela agência local 'Mehr'.

'Infelizmente morreram neste acidente 17 pessoas, 14 delas da tripulação, e outras 20 ficaram feridas', disse Yafarzadeh ao acrescentar que a licença de funcionamento da Aria Tours está suspensa por tempo indeterminado.

Nove das vítimas do acidente eram cazaques - todas membros da tripulação - e o restante era de nacionalidade iraniana, entre eles Mahdi Dadpey, o diretor da Aria Tours.

PROCOM APREENDE 4.700 FARDOS DE AÇÚCAR

A equipe de fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, apreendeu 4.700 fardos de açúcar da marca 'Dolce', durante fiscalização na sexta-feira (24) na empresa JFC Comercial de Alimentos Ltda, responsável pelo empacotamento e armazenamento do produto.

A visita à empresa, que contou com a participação de agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) e técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), aconteceu após denúncias de consumidores de que haveria areia misturada ao açúcar da marca Duas Estrelas que era empacotado onde funciona atualmente a JCF. No local, os fiscais não encontraram o produto alvo da denúncia.

MORRE EX-GOLEIRO DO FLAMENGO


Morreu nesta sexta-feira (24), aos 47 anos, o ex-goleiro do Flamengo, José Carlos da Costa Araújo. Ele faleceu no Rio de Janeiro, vítima de câncer no abdômen. Em junho, quando esteve internado no Hospital Ordem Terceira da Penitência, também no Rio, os médicos consideraram irreversível o quadro clínico do ex-atleta.

Nascido no dia 7 de fevereiro de 1962, Zé Carlos fez sua estreia no Americano e chegou ao Flamengo em 1984, com 22 anos. Ele ficou no clube até 92, quando foi para o Cruzeiro. Depois foi para Portugal, onde atuou pelo Farense e o Filgueiras.

O ex-jogador encerrou sua carreira no ano de 2000, aos 38 anos, defendendo o Tubarão-SC. Zé Carlos chegou a disputar três jogos pela equipe principal da seleção brasileira e dez pelo time olímpico.

Depois que resolveu aposentar as chuteiras, Zé Carlos foi membro da comissão técnica do América. Nos últimos anos, ele trabalhava com o time de veteranos do Flamengo. (Com informações do G1)

NEGOCIAÇÃO DO SÃO PAULO PODE TIRAR ATACANTE DO VITÓRIA


O atacante Roger poderá ter que abandonar o Vitória. O São Paulo, que é dono dos direitos do vice-artilheiro do Brasileirão, disse nesta sexta-feira (24) que o atleta pode ser negociado. Ele foi sondado por um clube da segunda divisão da França e, caso a venda se concretize, deixará o Leão no mês de agosto.

Para evitar a saída do atacante, o Vitória vai colocar o ministro dos Esportes, Orlando Silva, na negociação. Silva é conselheiro do Leão e amigo do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

JOSÉ ALENCAR SOFRE A 15ª INTERVENÇÃO CIRURGICA

A cirurgia a que o vice-presidente José Alencar foi submetido nesta sexta-feira no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, terminou por volta das 21h, após cerca de quatro horas de duração. Alencar foi submetido à uma colostomia (que desvia o material para uma bolsa plástica fixada no abdômen).

Conforme declarou o médico Raul Cutait, um dos chefes da equipe que cuida do vice-presidente, Alencar se 'comportou muito bem' e que 'mais uma vez' ele foi 'um bravo, um forte'. Ainda de acordo com o médico, a cirgurgia foi bem sucedida e o vice-presidente vai continuar internado por mais cinco ou sete dias para se recuperar.

A operação realizada nesta sexta-feira (24) teve de ser realizada em função de nova obstrução do instestino. Esta foi a 15ª cirurgia a que o vice-presidente José Alencar foi submetido. Ele voltou a mesa cirúrgica um dia depois de receber alta.

MP VAI APURAR TUMULTO PROVOCADO POR RODOVIÁRIOS

O Ministério Público da Bahia anunciou, no fim da tarde desta sexta-feira (24), que vai apurar o tumulto provocado pelo protesto de rodoviários em Salvador na última quinta-feira (23).

Um grupo de oposição a atual diretoria do Sindicato dos Rodoviários, pararam o trânsito na Rótula do Abacaxi, provocando um imenso congestionamento, que só acabou às 22h.

A mobilização ocorreu devido a uma briga interna no Sindicato. Segundo o Ministério Público, toda e qualquer manifestação em vias públicas tem que ser previamente comunicada as autoridades competentes, o que, segundo o órgão, não aconteceu.

TORCEDORES FAZEM FILA PARA COMPRAR INGRESSOS PARA JOGO BAHIA X VASCO


As filas na Sede de Praia para compra das entradas para a partida deste sábado entre Bahia e Vasco mostra o qunto o clássico mexe com a torcida. O jogo acontece às 16h10, deste sábado (25), no estádio de Pituaçu. A inteira custa R$ 30 e a meia-entrada R$ 15. A torcida do Bahia também está na expectativa da estreia dos reforços que estarão à disposição do técnico Paulo Comelli.

As vendas continuam no dia do jogo. Confira os locais:

Sede de Praia do Bahia - Boca do Rio
Delicatessen Panetutti - Rio Vermelho
Site ingresso fácil
Pituaçu - no dia da partida

BAHIA FECHA PATROCÍNIO COM CONSTRUTORAS

como será o manto com a nova marca:


Os próximos quatro jogos do time do Bahia em Pituaçu, o tricolor terá um novo patrocínio. As construtoras OAS e Gafisa terão espaço na camisa do Tricolor para divulgar um novo empreendimento imobiliário a ser lançado em Salvador.

Segundo o site oficial do Bahia, a camisa já será utilizada na partida deste sábado, contra o Vasco. O valor pago pelas duas construtoras para ocupar lugar nobre na camisa do Bahia ainda não foi divulgado.

GRIPE SUÍNA: PREFEITURA DE OSASCO ADIA VOLTA ÀS AULAS

A prefeitura de Osasco (SP) adiou por uma semana a volta às aulas dos 65 mil alunos das escolas municipais como medida de prevenção à influenza A (H1N1), gripe suína. As férias, que acabariam no dia 27 de julho, foram prorrogadas até 3 de agosto.

Representantes da rede particular de ensino, que deverá retomar as aulas entre os dias 29 e 31 de julho, estão sendo convocados pela prefeitura da cidade para uma reunião na próxima segunda-feira (27), a fim de avaliar a situação.

Nesta sexta-feira (24) teve início no município o atendimento em tendas do Exército, exclusivo para pacientes com sintomas da gripe, no Hospital Municipal Central Antônio Giglio e nos pronto-socorros do Jardim Helena Maria e do Jardim Santo Antônio.

Nessas unidades, os casos passam por uma triagem, para evitar que pacientes infectados tenham contato com pessoas que procuram as unidades por outros motivos.

Osasco confirmou até o momento 18 ocorrências da doença, que provocou três mortes no município. Na cidade, há ainda 79 casos suspeitos de contaminação pelo vírus Influenza H1N1. (com informações da Agência Brasi)

ATACANTE NILMAR É VENDIDO PARA O FUTEBOL ESPANHOL


Nilmar é jogador do Villarreal. Segundo Vitorio Piffero, presidente colorado, diz que vontade de permanecer na seleção fez com que jogador optasse pelo futebol europeu.

No desembarque da delegação do Internacional no Rio de Janeiro, no fim da tarde desta sexta-feira, o presidente confirmou o que já havia sido noticiado pela imprensa espanhola.

JOSÉ ALENCAR VOLTA AO HOSPITAL


O vice-presidente da República, José Alencar, foi novamente internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira (24). A nova internação teve como motivo a obstrução intestinal. Ele passará por exames médicos ainda esta manhã.

Alencar tinha recebido alta na quinta-feira (23) após passar 15 dias internado. Ele foi submetido no dia 9 de julho a uma cirurgia para tratar de uma obstrução parcial do intestino, causada pelo aumento dos tumores abdominais.

GRIPE SUÍNA: MINISTÉRIO DA SAÚDE CORRIGE PARA 29 O NÚMERO DE MORTOS

O Ministério da Saúde corrigiu nesta sexta-feira (24) o número de mortos no Brasil pela nova gripe para 29. Na quinta-feira (23), o governo havia divulgado que o número de vítimas fatais seria 34.

Segundo o ministério, houve um erro técnico e foram computadas cinco mortes a mais no Rio Grande do Sul. Do total de mortes, 11 ficam no RS, 12 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 no Paraná.

ROMÁRIO NA CADEIA NOVAMENTE PRESTA DEPOIMENTO


O ex-jogador Romário depôs na noite de quinta-feira (23) na Delegacia de Defraudações (DDEF), na Zona Portuária do Rio, e negou as acusações de envolvimento no jogo conhecido com pirâmide, em que as pessoas arrecadam dinheiro ilegalmente. O jogo teria resultado na morte de uma pessoa.

A suspeita recaiu sobre Romário, depois que Glauber de Jesus Matos Nascimento, de 37 anos, foi executado a tiros de fuzil no dia 10 de janeiro, na Abolição. Ele teria conhecido o craque e até usado um veículo importado de sua propriedade.

O delegado Robson da Costa disse que a investigação será ampliada para identificar a suposta participação de policiais civis, militares, bicheiros, jogadores e artistas no esquema.

De acordo com o delegado, quem organiza o tipo de jogo da pirâmide pode responder por estelionato, crime contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. A pena pode chegar até 15 anos de prisão. (com informações do G1)

GRVE DOS PORTUÁRIOS DEVE DURAR MAIS 20 DIAS

Em assembléia realizada na Codeba (Companhia Docas do Estado da Bahia),na última quinta-feira (23), os portuários confirmaram a manutenção da greve iniciada esta semana.

O Tribunal Regional do Trabalho fixou a data de 13 de agosto para o julgamento do dissídio da categoria. Antes disso, porém, no dia 30 desse mês, Codeba e sindicato voltam a se encontrar no Ministério Público do Trabalho (MPT) na tentativa de negociar um acordo.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

REVISTA NA LEMOS BRITO POLÍCIA ENCONTRA ARMAS E DROGAS

Uma operação na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, que durou mais de 10 horas realizada nesta quinta-feira (23), apreendeu armas e drogas com detentos do Módulo II. Ao todo, foram capturados 12 kg de cocaína em pasta, 492 trouxinhas do pó, 1,3 kg de maconha prensada, 1.010 balas da erva, 86 pedras de crack e três balanças de precisão, além de 12 facas, três foices, dois facões e telefones celulares.

29 presos foram detidos em flagrante e levados à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes nos Barris para que a ocorrência fosse registrada. A ação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) contou com o trabalho de 30 homens do Grupo de Intervenção e Resgate em Presídios e profissionais da unidade.

CONTRUÇÃO DE CASAS POPULARES COMEÇA NO CIA-AEROPORTO

A construção das 415 casas populares teve início a terraplanagem no antigo barródromo, na estada Cia-Aeroporto, nesta quinta-feira, 23, após assinatura de Ordem de Serviço para os trabalhos pelas mãos do prefeito de Salvador, João Henrique e do ministro da Integração Nacinal Jeddel Vieira Lima.

Os imóveis serão destinados à população que sofreu nos últimos meses com as chuvas que caíram intensamente na capital baiana. Ao todo, R$ 18,8 milhões serão investidos no empreendimento entre verba federal e contrapartida do município.

A previsão é de que as obras sejam encerradas no final do ano e cada beneficiado continuará sendo assistido com o auxílio-aluguel da prefeitura até a entrega das chaves.

JOSÉ ALENCAR DEIXA HOSPITAL E DIZ QUE SAI VITORIOSO


Após 15 dias de internação, o vice-presidente José Alencar, 77 anos, recebeu alta do hospital Sírio-Libanês às 19h desta quinta-feira (23). Ele estava internado desde o dia 8 de julho e foi submetido no dia 9 a uma cirurgia para para tratar uma obstrução intestinal, causada por tumores abdominais.

Alencar comentou que vai continuar o tratamento que iniciou nos Estados Unidos. Ele disse que os resultados do tratamento são “animadores”. 'Então, estou muito confiante. Porém, consciente de que a guerra continua'.

O médico Raul Cutait, que acompanha o vice-presidente, disse que ainda não há previsão de quando Alencar poderá retornar ao trabalho. O vice-presidente luta contra o câncer há 12 anos e já fez 14 cirurgias. (com informações do G1)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TEM 1.490 VAGAS

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está com inscrições abertas para 1.490 vagas de cursos técnicos. Os interessados podem se inscrever entre os dias 28 de julho e 4 de agosto no site da SEC. Podem participar estudantes que concluíram o ensino médio, oriundos da rede pública.

As vagas, 660 para a capital e 830 para o interior, são para os cursos de técnicos em Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Eletroeletrônica, Contabilidade, Design, Manutenção Automotiva, Agroindústria, Segurança do Trabalho, Edificações e Enfermagem.

As vagas serão sorteadas eletronicamente no dia 18 de agosto, às 14h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Rua das Muriçocas, na Avenida Paralela.

AÇÃO DE RODOVIÁRIOS É CONDENADA PELO SETPS

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), em nota, condenou a ação de alguns trabalhadores, ligados ao grupo de oposição a atual diretoria do Sindicato dos Rodoviários, que fizeram uma manifestação nesta quinta-feira, 23, na Rótula do Abacaxi.

O movimento foi deflagrado por causa de uma disputa interna pelo controle do sindicato da categoria. Por se tratar de uma área vital para o trânsito da cidade, a obstrução produziu reflexos em toda a cidade e, mais uma vez, sobrou para a população que teve que suportar mais um movimento inconseqüente de pessoas irresponsáveis.

JOGO DO VITÓRIA MODIFICA TRÂNSITO NAS IMEDIÇÕES DO BARRADÃO

O trânsito na área do estádio do Barradão vai ser alterado no próximo domingo (26) devido ao jogo Vitória x Coritiba. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o tráfego estará probido, a partir das 17h30, em frente ao estádio, entre a Rua Artêmio Valente, sentido Av. Aliomar Baleeiro, Via Regional e Av. Maria Lúcia.

Veículos acima de 4,5 toneladas estarão proibidos de circular na Av. Maria Lúcia e Rua Artêmio Valente, em ambos os sentidos, no trecho entre o Condomínio Nova Cidade, Estádio Manoel Barradas e Praça São Rafael (Rotatória de São Marcos), no período das 16h30 às 20h30.

A Transalvador informa ainda que na Rua Artêmio Valente, em Canabrava, será implantado sentido único obrigatório entre o estádio e o Condomínio Nova Cidade até uma hora após o fim da partida. Na Av. Maria Lúcia, trecho entre o acesso ao Barradão e a Praça São Rafael, durante o período de uma hora após o término do jogo, os carros só poderão circular em sentido único.

Os veículos provenientes da Av. São Rafael com destino à Av. Maria Lúcia terão como opção de tráfego as ruas São Marcos e Jaime Vieira Lima/Pau da Lima e Av. Aliomar Baleeiro.

PMS TERÃO REUNIÃO COM O GOVERNADOR PARA DECIREM RUMOS DAS NEGOCIAÇÕES

Após assembléia realizada na manhã desta quinta-feira (23) no ginásio dos Bancários, nos Aflitos, os dirigentes das 30 associações dos oficiais da polícia militar na Bahia se reunirão hoje com o governador Jaques Wagner às 16h, no Comando da Polícia Geral, no mesmo local, para decidir o rumo das negociações.

De acordo o sargento Brito, representante da Associação dos Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), a decisão da Operação da Polícia Legal, ao invés dos oficiais fazerem uma greve, eles somente sairão as ruas se tiverem condições de trabalho, dependerá apenas das propostas do governador.

Na sexta-feira (31) os policiais voltam a se reunir em nova assembleia para dar um fim as negociações. A categoria também exige a reintegração de oficiais que fizeram parte da greve deflagrada pela polícia militar em 2001, e que acabaram sendo injustamente demitidos.

GRIPE SUÍNA: CONFIRMADO PRIMEIRO CASO EM FEIRA DE SANTANA

Foi confirmado o primeiro caso da nova gripe no município de Feira de Santana, a 117 quilômetros da capital baiana. Trata-se de um adolescente de 15 anos que viajou para a cidade de Santiago, no Chile e retornou para o estado no dia 03 de julho, apresentando sintomas da doença.

O jovem foi atendido em um hospital de Salvador, e a prefeitura de Feira de Santana informou que o caso foi monitorado na capital baiana. O órgão também informou que vai procurar a família do adolescente para fazer o acompanhamento, mas que o período de incubação do vírus já passou.

SARNEY É DENUNCIADO PELA QUARTA VEZ AO CONSELHO DE ÉTICA


O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) formalizou nesta quinta-feira (23) a quarta denúncia por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). A medida é estruturada nos diálogos revelados pelo jornal 'O Estado de S. Paulo' em que Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, negocia com o pai a nomeação do namorado da filha.

Segundo o jornal, as gravações ligam Sarney ao ex-diretor-geral Agaciel Maia e ao escândalo dos atos secretos, já que a nomeação negociada por Sarney não foi publicada. Virgílio havia desistido de acionar o peemedebista por não encontrar indícios de envolvimento do presidente da Casa no caso. O surgimento desses diálogos fez com que o líder tucano mudasse de ideia.

Além das quatro denúncias apresentadas por Virgílio no Conselho de Ética, há outras duas representações formalizadas pelo PSOL, que envolvem Sarney e o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), pela suposta responsabilidade pelos atos secretos.

FGTS TEVE SALDO POSITIVO NO PRIMEIRO SEMESTRE


O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)teve saldo positivo de R$ 2,33 bilhões entre janeiro e junho, disse hoje (23) o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ele deu a informação durante a apresentação do balanço do primeiro semestre de 2009 do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do FGTS.

Lupi explicou que a arrecadação bruta do semestre foi de R$ 27, 13 bilhões e os saques ficaram em R$ 24,83 bilhões, com saldo de R$ 2,3 bilhões. “Ao considerarmos os resquícios dos depósitos feitos após esses registros, o total de recursos injetados na economia chega a cerca de R$ 32,97 bilhões.”

Segundo o ministro, o único mês que teve saldo negativo foi março (-R$ 440,2 milhões), em função dos saques realizados em consequência das enchentes de Santa Catarina. “Nos outros meses, a arrecadação líquida foi positiva, com saldo positivo de R$ 327,9 milhões em junho, tendo sido a arrecadação bruta de R$ 4,47 bilhões e os saques R$ 4,146 bilhões.” (Com informações da Agência Brasil)

POLICIAIS DEFLAGAM OPERAÇÃO "POLÍCIA LEGAL"

Cerca de três mil policiais militares reunidos em assembléia na manhã desta quinta-feira (23) no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos, decidiram os rumos da categoria que fará um tipo de manifesto diferente, a Operação Polícia Legal, em que ao invés dos oficiais deixarem a cidade desprotegida, com uma greve, eles trabalharão sim, mas somente se tiverem as condições de trabalho 'legais'.

Segundo informações do sargento Brito, diretor da Aspra (Associação dos Policiais e Bombeiros da Bahia), os PMs estão sem condições de trabalho, e só sairão as ruas aqueles que tiverem todo o material que possibilite segurança e um bom serviço, com equipamentos de proteção individual prevista em lei.

A Operação Polícia Legal consiste em: Se o policial não tiver colete para trabalhar, munição ainda em prazo de validade, ou se a viatura estiver o pneu 'careca', os oficiais não vão as ruas, pois não possuem as condições mínimas para excercerem o seu trabalho. Ou seja, eles estarão cumprindo com a lei, e vai caber ao estado dar as condições e, a segurança a população, exigidas perante o regimento da polícia militar.

GREVE DOS FERROVIÁRIOS CONTINUA E PREJUDICA 20 MIL USUÁRIOS DO SISTEMA

A greve dos ferroviários continua prejudicando cerca de 20 mil pessoas e completa 23 dias nesta quinta-feira (23). Apenas um trem está funcionando para atender aos usuários na Estação de trem da Calçada.

Dos quatro trens, apenas um está funcionando desde o dia 1º de julho. A categoria reivindica um reajuste salarial de 12%. A Companhia de Transporte oferece apenas 5%, mas não foi aceita pelos ferroviários.

FACULDADES TERÃO QUE DEVOLVER VALOR DA MATRÍCULA AOS ALUNOS DESISTENTES

Os estudantes que, por algum motivo, desistiram do curso em que se matricularam em qualquer faculdade na Bahia e não receberam de volta o valor pago, a partir de agora conta com um grande reforço.

E que para resolver o problema, o governo do estado publicou ontem a Lei 11.490, que obriga as instituições de ensino superior (IES) a devolver aos alunos o valor pago na matrícula, no ato da formalização da desistência, descontada apenas a taxa de administração. Caso contrário, terá que restituir em dobro o valor devido.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PREFEITURA VAI CONSTRUIR 415 CASA POPULARES


O prefeito João Henrique assina ordem de serviço, ao lado do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para construção de 415 casas populares, nesta quinta (23), às 15 horas, no antigo Barródromo (estrada CIA-Aeroporto), para as famílias vítimas das últimas chuvas que perderam suas residências e estão cadastradas na Codesal.

As casas terão dois quartos, cozinha e sanitário. A construção começa imediatamente. Serão investidos recursos da ordem de R$ 10,3 milhões provenientes do Ministério da Integração Nacional com contrapartida da Prefeitura de Salvador da ordem de R$ 5 milhões, que serão investidos em obras de infraestrutura do novo bairro, a exemplo de drenagem, construção de passeios, pavimentação asfáltica, água e luz.

CORONEL PM É CONDENADO POR PRÁTICA DE TORTURA

Por prática de tortura contra um sargento e um tenente da PM durante a greve da categoria ocorrida em julho de 2001O, o coronel da Polícia Militar, Adelson Guimarães de Oliveira, foi condenado a quatro anos, três meses e vinte cinco dias de reclusão. A defesa tem o prazo de cinco dias para recorrer da decisão em primeira instância em liberdade.

Na época, Guimarães era comandante-geral do Corpo de Bombeiros. De acordo com a decisão do juiz da 13ª Vara Criminal, Alfredo Santos Couto, o coronel ainda perderá o cargo e deverá pagar R$ 10 mil à título de reparação de dano moral ao sargento e ao tenente agredidos.

De acordo com a denúncia oferecida pelos promotores de Justiça Roque de Oliveira Brito e Paulo Roberto Coelho Brandão, em 2001, durante o período de paralisação da PM, um tenente e um sargento, cujos nomes não foram revelados, foram submetidos a intenso sofrimento físico e mental no quartel central do Corpo de Bombeiros.

CADE MULTA AMBEV EM R$ 352,7 MILHÕES

O relator do processo administrativo contra a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), Fernando Furlan, afirmou hoje que a multa imposta à companhia, no valor de R$ 352,7 milhões, é a maior já aplicada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também a maior já aplicada por agências reguladoras, no âmbito administrativo, a uma única empresa.

O conselheiro do Cade explicou que a fixação do valor da multa levou em consideração a gravidade da prática, a conduta unilateral e o poder de mercado que tem a empresa, além da intenção clara da AmBev de prejudicar os concorrentes e obter vantagem.

A AmBev foi condenada, hoje (22), pela execução de um programa de relacionamento com bares e restaurantes e que, segundo o Cade, induzia os pontos-de-venda a manterem exclusividade ou redução de compras de outras marcas concorrentes da AmBev.

À decisão ainda cabe recurso ao próprio Cade ou à Justiça comum. Na hipótese da empresa recorrer ao Judiciário, Furlan destacou que nos últimos anos a Justiça tem entendido que para que haja esse recurso, as empresas devem, antes, depositar em juízo os valores das multas.

GRIPE SUÍNA: MULHERES GRÁVIDAS FAZEM PARTE DO GRUPO DE RISCO

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que as mulheres grávidas fazem parte do grupo de risco da nova gripe. Em entrevista ao 'Jornal Hoje', nesta quarta-feira (22), ele disse que só serão medicados pacientes em estado grave ou que façam parte desse grupo.

No grupo de risco estão crianças com menos de 2 anos, idosos, grávidas, pessoas com doenças pré-existentes, como diabéticos, obesos, pessoas em tratamento de câncer e aids.

Quem não tem essas características mas tem o quadro agravado também vai receber atenção extra. Entre os sintomas presentes nessas condições estão falta de ar e desconforto respiratório. A avaliação deve ser feita pelo médico. Segundo Temporão, a febre é o sintoma mais frequente e aparece em 92% dos casos, acima de 38ºC.

INVESTIGADORES REVISTAM CLÍNICA DE MÉDICO DO MICHAEL JAKSON

Oficiais do DEA, departamento antidrogas dos EUA, ocuparam e revistaram nesta quarta-feira (22) uma clínica em Huston pertencente a Conrad Murray, o médico particular do cantor Michael Jakcson, segundo a mídia local.

Pelo menos uma dezena de agentes do DEA e investigadores da Polícia de Los Angeles entraram na Armstrong Medical Clinic, ao noroeste da cidade de Huston, diz a emissora afiliada da rede ABC News.

Murray estava presente no momento da morte de Jackson, no dia 25 de junho. Segundo seu advogado, Matt Alford, o médico levou cerca de meia hora, desde que o cantor foi encontrado, até que ele finalmente ligasse para os paramédicos. (com informações do G1)

MINISTÉRIO OFERECE CURSO GRATUITO PARA INTEGRANTES DO BOLSA FAMÍLIA

Salvador, Candeias e São Francisco do Conde terá vagas, para quem faz parte do programa Bolsa Família, pelo programa de formação profissional do Ministério do Trabalho. A inscrição vai até a próxima sexta-feira (24).

São 383 vagas de formação técnica para almoxarife, carpinteiro, armador, pedreiro, azulejista, pintor, encanador e eletricista. Os candidatos devem ter de 18 a 60 anos e ter concluído o quarto ano do ensino fundamental, antigo primário. Os cursos terão duzentas horas, com direito a lanche e vale-transporte.

Em Salvador, a inscrição deve ser feita na Associação de Apoio Comunitário da Fazenda Grande II, que fica na estrada do Coqueiro Grande, número 126, em Cajazeiras. Em Candeias e São Francisco do Conde, as inscrições devem ser feiras nas secretarias municipais da Saúde e Desenvolvimento Social.

MICROÔNIBUS CAI DE UMA PONTE E MATA OITO PESSOAS

Oito pessoas morreram no acidente com o microônibus da empresa ARJ Transportes, placa JQZ-9267, de Salvador. O veículo caiu de uma ponte da BA-053, que liga Feira de Santana a Coração de Maria, por volta das 19h de terça-feira (21). Segundo informações da delegacia da cidade de Coração de Maria, o veículo saiu de Feira de Santana com destino ao município de Coração de Maria.

Além dos oito mortos, os outros 22 ocupantes do microônibus tiveram ferimentos e foram levados para o Clériston Andrade por veículos particulares, viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e carros do Corpo de Bombeiros.