quinta-feira, 6 de maio de 2010

MERCOSUL: MINISTRO BRASILEIRO ASSUME PRESIDÊNCIA DA ÁREA DE SEGURANÇA

O ministro da Justiça brasileiro, Luiz Paulo Barreto, deverá assumir a presidência rotativa do setor de Justiça e Segurança do Mercosul durante encontro que começa nesta quinta-feira (6) em Buenos Aires, capital argentina. Atualmente, o cargo é ocupado pelo ministro de Justiça, Segurança e Direitos Humanos do país vizinho, Julio Alak.

A transferência do cargo ocorrerá durante encontro de autoridades da área judiciária do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, do Peru e da Venezuela. O principal tema das discussões é o aprofundamento das estratégias comuns de combate ao crime organizado transnacional. Os ministros da Justiça e de Segurança Pública também buscarão formas de unificar a legislação penal e procedimentos judiciais no âmbito do Mercosul e dos países associados.

De acordo com a Telam, agência oficial de notícias argentina, outro assunto que será analisado pelos ministros da Justiça e de Segurança Pública do Mercosul é um memorando de entendimento com a Conferência de Haia sobre Direitos Humanos, que estabelece normas de cooperação judicial, penal, administrativa e policial entre os países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário