sexta-feira, 14 de maio de 2010

SEMUR APRESENTA O ESPETÁCULO 'O DIA 14' PARA ESCOLAS MUNICIPAIS

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) apresenta o espetáculo “O Dia 14” como instrumento para aplicação da Lei 11 645/08 nas escolas municipais. A peça, acontece nos dias 14,15 e 16 de maio, no Espaço Barroquinha, às 20h, conta a trajetória da diáspora negra do “Brasil-colônia” até os dias atuais, tendo como eixo o antes e o após a abolição.

De acordo com o secretário da Reparação, Ailton Ferreira, a introdução do espetáculo “O Dia 14” no calendário da rede municipal de ensino representa uma ferramenta importante para a consolidação dos estudos da cultura africana e afro-brasileira, em cumprimento da Lei Federal 10.639, além de dar um suporte pedagógico ao programa de combate ao racismo, que é prioridade no governo municipal.

“O espetáculo O Dia 14 serve como uma reflexão sobre a abolição, que foi apenas um instrumento oficial, e não reparador, que resultou em sequelas de quase quatro séculos de escravidão praticadas no Brasil”, enfatizou o secretário.

O espetáculo dirigido por Ângelo Flávio, indicado, ano passado, a um dos mais importantes prêmios do Norte Nordeste, o Prêmio Brasken de Teatro, conta com sonoplastia do cantor Dão e do DJ Cláudio Manoel - Angelis Sanctus. O Diretor mergulha na desigualdade social brasileira e mostra a trajetória dos negros do navio negreiro à invisibilidade social, além das frequentes chacinas que têm violentado a periferia da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário