sábado, 12 de junho de 2010

LULA DEVE VETAR REAJUSTE DOS APOSENTADOS NA TERÇA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar o reajuste de 7,72% para os 8,3 milhões de aposentados do INSS que recebem mais de um salário mínimo. Em conversa com sua equipe, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ele disse que ainda vai conversar sobre o assunto com ministros da área econômica na próxima terça-feira, quando vence o prazo final para apreciação do presidente da Medida Provisória que prevê o aumento dos benefícios.

Embora setores do governo e da campanha petista ao Planalto pressionem pela manutenção do reajuste, Lula disse a assessores diretos que seria um risco para a imagem do governo aprovar um aumento para aposentados bastante questionado por sua equipe econômica. A tendência de veto ficou mais clara na quinta-feira, quando o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou em entrevista que o presidente rejeitaria a proposta de reajuste.

Bernardo também relatou que Lula vetaria a extinção do fator previdenciário. Na reta final de governo, Lula não está disposto a desautorizar ministros muito menos demonstrar "frouxidão" em temas delicados, avaliou um assessor.

O maior temor da equipe econômica é que uma possível manutenção do reajuste dê novo fôlego a diversas categorias de servidores públicos que há tempos pressionam o Congresso a aprovar aumentos que estão na fila de votação e que colocariam em risco o equilíbrio das contas públicas. (As informações são da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário