quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SETAD E PARCEIROS PROMOVEM FESTA PARA AS CRIANÇAS CARENTES DE SÃO TOMÉ DE PARIPE

Foi um momento mágico para cento e cincoenta crianças oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social de São Tomé de Paripe, com o amplo espaço do Restaurante Prato Popular à inteira disposição delas para que pudessem se divertir a valer, ganhar brinquedos e guloseimas, participar de jogos e de um almoço bem diferente dos dias comuns.

Assim foi o dia ontem para as crianças que participaram da festa pelo Dia da Criança 2010, promovida pela Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) em parceria com a Secretaria da Cultura, as empresas Gerdau e Puras e o grupo da Pastoral da Criança da Segunda Região da Arquidiocese de Salvador. O evento contou com a participação de Emerson Palmeira, subsecretário da Setad, que estava acompanhado de Rita de Cássia Alves da Silva, Coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e sua equipe de trabalho.

“ Estamos aqui não para promover assistencialismo, mas, para brincar com as crianças e oferecer a elas merecidos momentos de descontração e de alegria. Na secretaria temos como objetivo promover a infância e mostrar às nossas crianças que vivem uma vida sofrida que outras vivências são possíveis, que tem jeito a dar para os problemas que surgem. Um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento nessa fase da vida é o lazer.

E é gratificante constatar que hoje estamos contribuindo para tornar dezenas de crianças da comunidade de São Tomé de Paripe mais felizes”, destaca Emerson Palmeira, rodeado de crianças, emocionadas com a atenção e com as histórias contadas pelo subsecretário e pelos vários” tios” e “tias” que tomaram conta delas, distribuíam presentes – joguinhos sócio-educativos ofertados pela Gerdau - e incentivavam a algazarra.

Ao som de músicas infantis, as crianças corriam de um lado para o outro para curtir todas as atrações. O pula-pula, disponibilizado pela Secretaria de Cultura (Secult) foi um dos brinquedos preferidos pelos empolgados homenageados do dia pequenos, constantemente observados pelos supervisores e pela Guarda Municipal para que evitassem qualquer exagero e houvesse algum problema. Depois das brincadeiras, todas as crianças assistiram a uma “aula” sobre higiene bucal, ministrada pelos dentistas da unidade de Saúde da Família do bairro.“ Pela primeira vez realizamos esse tipo de evento em São Tomé de Paripe.

A felicidade estampada no olhar de cada criança nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e cumprindo a missão de proporcionar momentos de muita diversão a quem raramente tem oportunidade de participar de uma festa inteiramente dedicada a elas. Espero que possamos repetir a dose no próximo ano”, destaca Rita de Cássia.

Criado há quatro anos, o Restaurante Prato Popular é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Setad, o Grupo Gerdau e a Puras, e garante a significativa parcela da população alimentação saudável e de baixo custo (apenas R$ 0,50 por refeição).

Além das duas centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade que usufruem dos benefícios oferecidos, 36 crianças da creche Alto dos Pontes almoçam diariamente no restaurante.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário