sábado, 31 de julho de 2010

JUIZ DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE PMS ACUSADOS DE CHACINA EM PERO VAZ

Oito dos 12 policiais militares acusados de envolvimento na chacina de Pero Vaz, que deixou sete pessoas mortas em 4 de março deste ano, tiveram a prisão preventiva decreta pelo titular da 2ª Vara Sumariante do Júri, juiz Ernani da Silva Garcia Rosa. A decisão foi publicada na edição de quinta-feira (29) do Diário Eletrônico da Justiça da Bahia.

O magistrado acatou denúncia entregue pelo Ministério Público do Estado da Bahia em 7 de junho deste ano. Ele pede que seja apresentada defesa dos acusados em um prazo de dez dias a contar da citação, porém, os nomes dos PMs que tiveram a prisão preventiva decretada não foram revelados em função de sigilo judicial.

Na denúncia do MP, foram denunciados "pela prática dos homicídios qualificado e em atividade típica de grupo de extermínio" o tenente Wallisson da Silva Souza; o sargento Valter Gomes da Fonseca; o 1º tenente Raimundo Gomes Barroso Neto; e os soldados André Luis Ferreira Castro, André Ricardo Almeida Gonçalves, Jorge da Silva Batista, Antônio Petrucio Feitosa da Silva e Fabio Sales Nascimento.

Pela ocultação de três cadáveres, foram denunciados o sargento Carlos José Veloso Santos e os soldados Edson Tavares de Freitas, Uendel Araújo de Oliveira e Fábio José Palmeira de Oliveira. Segundo o MP, os oito denunciados por homicídio qualificado estavam sob o comando de Valter Gomes e Barroso Neto, da Rotamo, e chegaram à rua para verificar uma denúncia de que haveria pessoas armadas em uma casa. (As informações são do Correio)

ADIADA LIBERAÇÃO DOS VIADUTOS DA RÓTULA DO ABACAXI

Foi adiada a liberação de dois dos cinco viadutos que compõem o Complexo da Nova Rótula do Abacaxi, programada para as 9 horas de hoje. Segundo informações da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a transferência da data se deve ao atraso nas obras de pavimentação da via.

Na manhã deste sábado, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e diretores da Conder visitaram as obras e garantiram que os dois elevados, que farão a ligação Iguatemi-Retiro nos dois sentidos, serão entregues amanhã, em horário ainda não definido.

O atraso na obra provocou longo congestionamento na região e deixou o trânsito lento na Bonocô e Avenida Paralela, no sentido Centro. Os outros viadutos do Complexo devem ser entregues até o final de setembro, quando as obras serão concluídas. (As informações são do Correio)

ELEIÇÕES: DILMA LIDERA COM 39% CONTRA 34% DE SERRA, DIZ IBOPE

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo com 39% das intenções de voto. José Serra (PSDB) aparece com 34%, e Marina Silva (PV) mantém 7%. José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos são 7%, e indecisos somam 12%.

Em um eventual segundo turno, Dilma teria 46% dos votos, e Serra, 40%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 6% e indecisos, 8%. Serra tem a maior rejeição entre os presidenciáveis, com 24%. 19% dizem que não votariam na candidata Dilma e 13% dizem que não votariam em Marina.

Na pesquisa Ibope anterior, contratada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 27 e 30 de junho, Dilma e Serra apareciam empatados, ambos com 36% no cenário que incluía todos os candidatos. Marina havia registrado 8% na ocasião. Na simulação do segundo turno, Serra e Dilma também estavam empatados, com 43%. de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope realizou 2.506 entrevistas em 174 municípios de todo o País entre os dias 26 e 29 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20809/2010. (As informações são do A Tarde)

F 1: RBRs PASSEIAM E VETTEL GARANTE MAIS UMA POLI


Com incrível superioridade, a Red Bull conquistou mais uma dobradinha num grid de largada na temporada deste ano da Fórmula 1, com Sebastian Vettel na pole e Mark Webber em segundo no treino classificatório do Grande Prêmio da Hungria. Na etapa final do treino, Vettel quebrou o recorde da pista ao cravar 1m18s773, e ficou 0s411 à frente de Webber.

É a 11ª pole da Red Bull na temporada deste ano, a sétima de Vettel, e as demais equipes foram meras coadjuvantes na classificação. Quem ficou mais perto, ou menos longe, foi a Ferrari, que colocou Fernando Alonso em terceiro, com 1m19s987, e Felipe Massa em quarto, com 1m20s331.

Líder do Mundial, Lewis Hamilton driblou a falta de competitividade da McLaren em relação às rivais em Hungaroring e arrancou um quinto lugar no grid, enquanto o vice-líder Jenson Button conseguiu apenas a 11ª posição.

NOVO PASSAPORTE BRASILEIRO

Com emissão prevista para o fim deste ano, o passaporte comum brasileiro com chip eletrônico será mais seguro, segundo a Polícia Federal. Entretanto, deve custar mais que o anterior.
Leia em mosaicoculturalblogdeivanmarques.blogspot.com

sexta-feira, 30 de julho de 2010

LAUDO APONTA FALHAS NA MACA QUE QUBROU DURANTE PARTO, MATANDO O BEBÊ

O Laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) divulgado nesta sexta-feira (30), sobre o caso do bebê João Henrique, que morreu ao nascer, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, a 709 km de Salvador, no extremo sul da Bahia, no dia 23 de maio deste ano, aponta que:

"o acidente foi resultado de uma série de eventos relacionado, que vão desde a concepção das peças até a utilização de parafusos com diâmetro inadequado, comprometendo a estabilidade da conexão e desencadeando o colapso do sistema de sustentação do equipamento". A maca em que mãe do menino estava na hora do parto quebrou, derrubando mãe e filho recém-nascido.

Segundo a delegada Eliana Teles, titular da 1ª Delegacia de Porto Seguro, a empresa Mote Tabor, responsável pela administração do hospital, será responsabilizada civilmente, e o enfermeiro-chefe, Juliano Borges Calixto, será indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar, mas assume-se o risco), pois, segundo ela, autorizou o uso na maca que quebrou durante o parto. (A sinformações são do A Tarde)

BAHIA TEM QUATRO MUDANÇAS CONTRA O FIGUEIRENSE

A camisa 2 do Bhia tem novo titular, o jovem lateral-direito Bebeto, de 20 anos, foi confirmado no treino desta sexta, 30, no Fazendão, para a partida do Bahia contra o Figueirense, neste sábado, 31, às 16h10, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

Bebeto entra no lugar de Arilton, que se queixou de contusão na coxa e está vetado para a partida. Com sua entrada, Bebeto será o sétimo lateral-direito testado na posição sob a gestão do técnico Renato Gaúcho. Rafael, Apodi, Carlos Alberto (todos estes três já dispensados), Marcone (improvisado), Arilton e Dênis já passaram pelo posto em 2010 e nenhum conseguiu se firmar na posição.

Na defesa, Vágner entra no lugar de Alison, suspenso, e Renê assume o posto de Fernando, também suspenso, no gol tricolor. No meio-campo, Rogerinho retorna ao time no lugar de Vander, jovem revelação tricolor que vem demonstrando bom futebol na Série B. Para Renato, o retorno de Rogerinho é importante para ao time, especialmente nas bolas paradas.

o time que deve começar jogando contra o Figueirense será formado por: Renê; Bebeto, Nen, Alison e Ávine; Hélder, Fábio Bahia, Ananias, Morais e Rogerinho; Rodrigo Gral.

PROUNI: PRAZO PARA PRÉ-SELECIONADOS COMPROVAREM DADOS TERMINA SEGUNDA-FEIRA

Os candidatos pré-selecionados na quarta chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm desta sexta-feira, 30, até a próxima segunda-feira, 2, para comparecer à instituição de ensino para a qual se inscreveram e comprovar as informações fornecidas.

A relação de documentos que deve ser apresentada pode ser consultada no site do ProUni ou na instituição de ensino. O resultado da quarta chamada foi divulgado nesta quinta-feira, 29.

Para saber se foi pré-selecionado, o candidato deve acessar a página do programa e informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Depois desse período, se ainda houver bolsas disponíveis, serão feitas até mais duas chamadas para convocação de pré-selecionados. A próxima está prevista para 5 de agosto. (As informações são da Agência Estado)

SERVIDORES DO JUDICIÁRIO DECIDEM PARALISAR ATIVIDADES POR 24 HORAS

Os servidores do judiciário baiano paralisam as atividades nesta sexta-feira, 30, devido à realização de uma Assembleia Geral Extraordinária, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, nesta manhã.

De acordo com informações do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), a categoria irá discutir a Resolução 04/2010, que determina desconto nos dias não trabalhados durante a greve e revisão de implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS.

Neste período, apenas 30% dos serviços estarão disponíveis nos cartórios e fóruns da Bahia como emissão de liminar de plano de saúde, guia de sepultamento, casamentos pré agendados e habeas corpus. (As informações são do A Tarde)

NOVA REITORA DA UFBA É EMPOSSADA

O reitor Naomar de Almeida Filho encerrou o seu mandato com a apresentação, às 9 horas desta sexta-feira (30 de julho), no Salão Nobre da Reitoria, de um balanço dos seus oito anos à frente da Universidade Federal da Bahia.

Em seguida, Naomar empossou a nova reitora da UFBA, Dora Leal, que recebeu seu apoio durante as eleições. Dora é professora da Faculdade de Educação da instituição.

TRANSFERÊNCIA DAS BARRACAS DO IMBUÍ É ADIADA MAIS UMA VEZ

A transferência dos barraqueiros do Imbuí para a nova praça do bairro, que deveria acontecer nesta sexta-feira (30), foi adiada. Segundo Fábio Mota, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Salvador (Sesp), a mudança está atrelada à conclusão das obras dos cinco quiosques que serão instalados.

Ele ainda informou que os barraqueiros só serão transferidos quando a obra estiver 100% concluída e, a nova data de transferência não será divulgada com antecedência para não criar expectativa.

As barracas seriam mudadas de local no último dia 20, mas tiveram o prazo estendido pela Sesp porque as ligações de água e luz dos quiosques não tinham sido concluídas. O local onde atualmente estão as barracas vai dar lugar a uma pista de cooper, ciclovia e estacionamento, todos dentro do projeto da praça do Imbuí.

MASSA NEGA SER SEGUNDO PILOTO E DIZ QUE NÃO ABRIRIA DE NOVO

Escalado para a entrevista coletiva oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) desta quinta-feira, Felipe Massa foi o principal alvo das perguntas dos jornalistas. Além de voltar ao local do acidente que quase o matou há um ano, o brasileiro foi um dos personagens do vexame do GP da Alemanha, quando cedeu a vitória para Fernando Alonso após receber uma ordem da Ferrari via rádio.

- No dia em que eu disser que sou o piloto número 2, não correrei mais. Vou lutar pela vitória. Se acontecer de novo algo parecido com a situação do GP da Alemanha, eu vou vencer - diz Massa.

O brasileiro disse que recebeu garantias da Ferrari de que ainda tem permissão para lutar por vitórias nesta temporada. Massa volta a afirmar que se concentra no trabalho para a equipe.

- É claro que falei com todo mundo dentro da equipe. Como disse, não estou aqui só para correr. Estou aqui para vencer. Este é meu objetivo. Se estou em condições, temos de ir até o fim para lutar pela vitória. Sou profissional, trabalho para a equipe e espero que todos entendam isso.

Massa ressaltou que estava apoiando os interesses da Ferrari em Hockenheim. Ele lembrou que ajudou Kimi Raikkonen em 2007 e que o finlandês o ajudou em 2008, quando eles lutavam pelo título. O brasileiro negou que o relacionamento com a equipe tenha sido afetado pela polêmica.

- Trabalho para equipe e sabemos o quanto isso é importante. Vocês lembram do que aconteceu em 2007 e 2008, por isso acho que não tenho que falar de novo. Se a equipe realmente tem chances de vencer o campeonato, quero o melhor para o time. Tudo isso me faz mais forte. (As informações são do G1)

VITÓRIA GANHA AÇÃO E MARQUINHOS TEVE QUE RESCINDIR CONTRATO

O meia Marquinhos, ex-Vitória e Palmeiras, recém-contratado pelo Flamengo, teve que rescindir seu contrato. Isso, porque o Vitória conseguiu na justiça os direitos do jogador.

Desde que ele foi contratado pela Traffic, o Vitória e a empresa não entraram em um acordo sobre os valores e corre na justiça os direitos do jogador. Nesta quinta-feira, o Vitória ganhou uma ação e Marquinhos teve que rescindir seu contrato.

Ele pertence a Traffic e atuou no Palmeiras, onde não teve muito sucesso e nem de longe foi o jogador que atuou no Vitória. No Flamengo, ele tentava recuperar seu bom futebol.

Sua estreia com a camisa do Mengão aconteceu no último domingo, na derrota para o Internacional, por 1 a 0.

MANO MENEZES COMEÇA A DEFINIR NOVA COMISÃO TÉCNICA

O técnico seleção brasileira, Mano Menezes, passou quase o dia inteiro na sede da CBF, nesta quinta-feira, no Rio, junto com o presidente da entidade, Ricardo Teixeira. Na reunião, ficou decidido a escolha de dois profissionais para a nova comissão técnica da equipe: o preparado físico Carlinhos Neves (São Paulo) e o preparador de goleiros Francisco Cersósimo (Grêmio).

Eduardo Maluf, que trabalha atualmente como gerente de futebol do Atlético-MG, foi sondado para o cargo de diretor de seleções da CBF, mas ainda não há uma definição sobre a sua contratação. Enquanto isso, a equipe médica liderada por José Luís Runco, que também é médico do Flamengo, será mantida na comissão técnica de Mano Menezes.

A CBF também convidou nesta quinta-feira o presidente do Santos, Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro, para ser o chefe da delegação no amistoso contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto, em Nova Jersey (EUA) - jogo que marcará a estreia de Mano Menezes como novo técnico da seleção brasileira. (As informações são da Agência Estado)

DECRETO LIMITA HORÁRIO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS EM VIA PÚBLICA

O decreto assinado pelo Prefeito João Henrique e publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (30), disciplina a execução de intervenções em vias e logradouros públicos de Salvador.

De acordo com o decreto os serviços só podem ser realizados entre as 21h e as 6h da manhã de segunda a sexta-feira, entre aos sábados entre a 00h e às 6h da manhã e das 14h às 00h.

Em qualquer horário aos domingos e feriados (menos na Orla de Salvador, onde só podem ocorrer da 00h às 8h e das 16h à 00h. Só estão liberadas do cumprimento do horário as intervenções em obras consideradas de caráter emergencial.

POLÍCIA ENCERRA INQUÉRITO SOBRE O DESAPARECIMENTO DE ELIZA SAMUDIO

O inquérito que investiga o sumiço e provável assassinato de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno, foi encerrado nesta quinta-feira (29) e os resultados serão apresentados pela polícia mineira amanhã. O goleiro Bruno e outras oito pessoas serão indiciados.

De acordo com nota publicada pela assessoria de imprensa da corporação, o inquérito tem oito volumes, com cerca de 1.600 páginas e três anexos. Segundo o chefe do Departamento de Investigação de Homicídios (DIHPP), delegado Edson Moreira, o inquérito seguirá para o promotor Gustavo Fantini, do Minitério Público de Contagem.

Moreira afirmou não ter dúvidas de que Bruno foi o mandante do crime - crimes, aliás, já que o inquérito aponta que houve formação de quadrilha, sequestro, cárcere privado, homicídio e ocultação de cadáver.

O goleiro Bruno de Souza foi indiciado por homicídio, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores. De acordo com a polícia, devem responder pelos mesmos crimes Luiz Henrique Ferreira Romão (conhecido como Macarrão), Flávio Caetano de Araújo (Flavinho), Wemerson Marques de Souza, Dayane Souza, Elenilson Vitor da Silva, Sérgio Rosa Sales e Fernanda Gomes de Castro.

A polícia disse que o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola, Paulista e Neném, foi indiciado por homicídio qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver. (As informações são do G1)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

COPA DO BRASIL: VITÓRIA TEM RECEPÇÃO CALOROSA DO TORCEDOR NO AEROPORTO

Mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Santos, no primeiro jogo decisivo da Copa do Brasil, a torcida do Vitória demonstrou que não deixou de acreditar no time. Vários torcedores marcaram presença na chegada da delegação rubro-negra, no início da noite desta quinta (29), no Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador.

Um grupo de aproximadamente 600 torcedores da torcida organizada Imbatíveis, recepcionou os jogadores aos gritos "traz essa taça, mostra ao brasil que és time de raça". Na chegada, o grupo rubro-negro mostrou-se determinado em inverter o placar na partida da próxima quarta-feira (4), no Barradão.

Os jogadores mais festejados pelos torcedores foram o atacante Júnior, que entra no lugar de Schwenck que está suspenso com o terceiro cartão amarelo e o goleiro Lee, que substituiu Viáfara na primeira partida em Santos, com grandes defesas, evitando o que poderia ser uma goleada na Vila Belmiro.

Antes da final da Copa do Brasil, o Vitória joga contra o Botafogo no domingo, 29, às 16h, no Barradão. O treinador Ricardo Silva ainda não revelou se irá usar todos os titulares ou se irá poupar alguns dos seus jogadores.

BAHIA TERÁ TRÊS MODIFICAÇÕES PARA ENFRENTAR O FIGUEIRENSE

O Bahia vai enfrentar o Figueirense neste sábado (31), a partir das 16h, no Estádio de Pituaçu. O técnico Renato Gaúcho vai escalar um time diferente do que perdeu para o Náutico, por 3 a 2, na última rodada, por causa de expulsão e retorno de um jogador.

A primeira alteração está na meta. Renê assume a camisa 1 no lugar de Fernando que foi expulso no estádio dos Aflitos. Na partida pelo Campeonato do Nordeste, na quarta, o goleiro fez boas intervenções e deve desbancar Omar, que fica no banco.

Outra mudança certa está na zaga. O zagueiro Alison recebeu cartão vermelho e cumpre suspensão automática. Vagner fará a dupla de zaga com Nen, em Pituaçu. Já no setor ofensivo da equipe, Rogerinho volta de suspensão e um dos três meias titulares na última partida vai sobrar. Ananias, Morais e Vander: um deles vai sair.

Além dessas três alterações, há a possibilidade de termos uma novidade no meio-campo. É que o volante Marcone já está apto para jogar, precisando apenas de ritmo. No setor defensivo do meio, Hélder e Fábio Bahia começaram jogando nas duas últimas partidas.

Bruno Octávio também entra na briga. Cabe ao técnico Renato Gaúcho decidir se faz mais essa mudança ou mantém a equipe da forma que vinha atuando.

CQC E BAND TERÃO QUE PAGAR INDENIZAÇÃO DE R$ 153 MIL A ATRIZ PORNÔ


A atriz pornô Pamela Butt será indenizada em R$ 153 mil depois de ganhar na Justiça um processo que movia contra a Band e o programa CQC. Segundo informações publicadas nesta quinta-feira, 29, na coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, a emissora terá de pagar R$ 102 mil, enquanto a produtora do CQC desembolsará R$ 51 mil.

A atriz teria entrado com a ação judicial depois de ser chamada de “prostituta” por Marcelo Tas e de “puta” por Rafinha Bastos. Ainda de acordo com a coluna, Tas teria dito no programa: "Eu vou convocar a presença de um padre e de uma prostituta. (...) Eu falei errado, vocês vão me desculpar. É um padre e uma atriz pornô”.

Em seguida, Rafinha Bastos teria ironizado: “A pessoa ganha dinheiro pra filmar. Não, não é puta, imagina, imagina...”.

A produtora argentina Eyeworks – Cuatro Cabezaz, reponsável pelo desenvolvimento do programa, argumentou no processo que "moralmente falando, tanto prostitutas quanto atrizes pornôs obtêm seus proventos por meio do mercado do sexo, o que justifica o equívoco". Ainda assim, o juiz não aceitou os argumentos e condenou a empresa e a emissora. (As informações são do A Tarde)

SERVIDORES DO JUDICIÁRIO DECIDEM SE PARAM NOVAMANTE AMANHÃ

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) ameaça paralisar novamente as atividades na próxima semana. Nesta sexta, o serviço já funcionará só com 30% do efetivo por conta da assembleia que deverá decidir se haverá greve.

A assembleia acontecerá no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos. A categoria irá discutir a pauta de reivindicação para 2010, que inclui o Plano de Cargos e Salários.

Os servidores do Juciário já realizaram uma greve de quase dois meses neste ano - a paralisação se encerrou em 15 de julho.

SINDICALISTAS PEDEM AGILIDADE NAS INVESTIGAÇÕES DE CRIME CONTRA SINDICALISTA

Representantes do Sindicato dos Rodoviários, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento Social e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) protestam, nesta quinta-feira, 29, em frente à sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Piedade, para pedir agilidade à polícia nas investigações sobre o crime que vitimou o diretor-tesoureiro do sindicato, Paulo Colombiano e sua mulher, Catarina Galindo. Hoje, o assassinato completa exatamente um mês.

O laudo da perícia realizada no computador que Paulo Colombiano usava no Sindicato foi concluído nesta quarta-feira, 28, segundo informações da assessoria do Departamento de Polícia Técnica (DPT), no entanto, a imprensa não teve acesso ao documento.

PREFEITURAS OFERECEM 458 VAGAS EM CONCURSOS PÚBLICOS

Encerram-se na sexta-feira, 30, as inscrições para o concurso público da Prefeitura de São Sebastião do Passé, que fica na Região Metropolitana de Salvador. Com 172 vagas disponíveis para níveis fundamental, médio e superior, os interessados devem se inscrever na própria cidade, no auditório da Escola Municipal Lindaura Monteiro Câmara, das 9h às 15h. A prova será aplicada em 5 de setembro.

A depender do cargo para o qual o candidato deseje concorrer, o valor da taxa de inscrição oscila de R$ 12 a R$ 42. Já os salários-base variam de um salário mínimo (R$ 510) a R$ 1.551. Além dos setores públicos no centro da cidade, os cargos serão ocupados também em postos nos distritos de Lamarão do Passé, Nazaré de Jacuípe, Banco de Areia e Maracangalha.

São 46 vagas para o nível fundamental, distribuídas em funções como a de auxiliar de manutenção e reparo (26), auxiliar de higienização hospitalar (nove), auxiliar de lavanderia (seis), copeiro escolar (quatro) e auxiliar de cozinha (uma). Quem concorre com o nível médio, e não tem cursos técnico ou especialização, pode disputar uma das oito vagas para auxiliar administrativo. Essas vagas serão disponíveis somente para os distritos do município.

Aqueles que têm cursos técnicos em áreas de saúde, como enfermagem, análise clínica e instrumentação cirúrgica, ou na área de construção civil (como edificações) podem participar concorrendo a uma das 65 vagas voltadas a essas áreas.

Há oportunidades também para fiscal de serviço público (15), agente de trânsito e transporte (10), de meio ambiente (seis), recepcionista hospitalar (sete), técnico de enfermagem (seis), dentre outras. Especificidades do concurso, como conteúdo das provas, estão disponíveis no site.

Com prova marcada também para o dia 5 de setembro, a Prefeitura de Central, a 518 km da capital, está com inscrições abertas até 6 de agosto para o concurso que irá selecionar funcionários para os órgãos do município. São 199 vagas oferecidas para candidatos do fundamental ao nível superior. Os salários variam de R$ 510 a R$ 7 mil.

No litoral sul, a 402 km de Salvador, a Prefeitura de Aiquara dá oportunidade para os candidatos de níveis fundamental, médio e superior concorrerem a uma das 87 vagas disponíveis no concurso público. A remuneração máxima oferecida é de R$ 2.057 e o prazo de inscrição encerra-se em 6 de agosto. (As informações são do A Tarde)

COPA DO BRASIL: VITÓRIA PERDE PRIMEIRO JOGO E DECIDE NO BARRADÃO

O Vitória perdeu para o Santos a primeira partida da decisão da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (28). Jogando um futebol, medíocre, sem conseguir levar perigo ao goleiro santista, o rubro-negro se valeu da soberba do Santos, que perdeu inúmeros gols, inclusive um pênalti, e ainda cultiva chances de ser campeão, na próxima quarta (4), no Barradão. O desafio para os rubro-negros é difícil, mas, se levarmos em conta o retrospecto do time na competição no Manoel Barradas, passa a ser um alento aos mais otimistas. O Leão saiu de Santos com uma derrota por 2 a 0.

Para levar o título, o Vitória precisa vencer por três gols de diferença em casa. Ganhando por 2 a 0, o jogo vai para os pênaltis. Se o Santos marcar um gol, sai do Barradão com o título mesmo perdendo por dois gols de desvantagem.

Dominando a partida desde o início, o Santos chegou ao gol aos 14 do primeiro tempo, com o peito de Neymar. No segundo o próprio garoto perdeu um pênalti, tentando humilhar o goleiro, usando a cavadinha, o meia Marquinhos salvou o time paulista das vaias da torcida ao marcar o segundo gol na cobrança de uma de falta que contou com a falha do goleiro Lee.

Agora é arregaçar as mangas esquecer o futebol fraco e sem brilho diante do Santos e soltar em casa as garras do verdadeiro Leão.

CARDEAL CELEBRA MISSA DE ANIVERSÁRIO DO ABRIGO D. PEDRO II

O Abrigo D. Pedro II, administrado pela Setad, Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão completa nesta quinta-feira (29), 123 anos de existência e acolhimento de idosos da cidade do Salvador.

Para comemorar a data será celebrada às 9h, na capela do abrigo, uma missa festiva, presidida pelo Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella.

A programação ainda conta com apresentação teatral, de dança e muita animação em homenagem aos aniversariantes do mês.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

NORDESTÃO: BAHIA VENCE DE VIRADA O CONFIANÇA

O Bahia venceu o Confiança de virada por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (28), pelo Campeonato do Nordeste, em partida realizada em Aracaju, no Batistão. Agora, o tricolor tem 14 pontos em dez jogos.

O tricolor entrou em campo com três atacantes, incluindo Jael, que ainda está ganhando ritmo de jogo. Aos 21 minutos, o Confiança abriu o placar com Cristiano Alagoano, que foi mais rápido que a zaga do Bahia e chegou antes para mandar para o gol depois de cruzamento pela direita. Jael, ainda no primeiro tempo, empatou para o Bahia numa cobrança de penalti.

A virada veio aos 31, minutos do segundo tempo, quando Adriano recebeu lançamento, dominou e chutou para as redes, deixando o seu. O Confiança tentou reagir - tendo uma boa chance com Ciro -, mas não conseguiu tirar os três pontos do Bahia.

Otricolor volta a campo na terça-feira (3) contra o Fortaleza.

BANHO DE LUZ CHEGA AO COMÉRCIO

A Prefeitura do Salvador dá mais um importante passo no que diz respeito ao projeto de revitalização do Comércio. O bairro será contemplado com o Programa Banho de Luz. Um novo cenário já pode ser percebido por quem passa no local.

Já foram instalados 195 novos postes modulados com design colonial exclusivo na área. As luminárias também ganharam nova roupagem com a instalação de 300 aparelhos de vapor metálico branco, com pétalas de 400 watts, o que significa um rendimento de 15%, se comparada a anterior e uma melhor visualização.

RUY BARBOSA: ARROMBADOR É PRESO EM FLAGRANTE

O jovem Ivan de Jesus Reis, de 19 anos, autor de vários arrombamentos e furtos a estabelecimentos comerciais e residências nos últimos quatro meses, na cidade de Ruy Barbosa, foi preso em flagrante pela polícia nesta terça-feira 27. O acusado encontra-se detido na delegacia do município.
De acordo com o delegado titular de Ruy Barbosa, Marcelo Moreira Cavalcanti, Ivan também vinha atuando no município de Mundo Novo, onde vendeu por R$ 1,5 mil a motocicleta de placa JRR-6100, furtada recentemente. Com o arrombador, foram encontrados produtos como dois notebooks, dois MP3, duas máquinas fotográficas, dois DVDs e oito celulares, todos provenientes dos furtos.
Além do jovem, também foram presas Aline Limeira de Oliveira e Iara Maria Pereira dos Santos, apontadas pelo próprio criminoso como receptadoras dos produtos furtados. As duas mulheres foram encaminhadas para a delegacia do município de Macajuba. (informações são do A tarde)
Letícia Rastely

HOMEM FOI ASSASSINADO EM NARANDIBA COM DEZ TIROS

Lázaro Borges de Souza, de 44 anos, que foi assassinado por supostos traficantes por volta das 13h30 desta quarta-feira (28), na avenida Edgar Santos, no bairro Narandiba, era um Comissário de menor. A vítima teria negado a ordem da Polícia Militar de entrar em casa para não ser atingido, durante uma ação ocorrida ontem (27), na rua onde mora, dizendo que nada devia.

Segundo informações de populares, hoje, em represália, acreditando que a vítima tinha algum envolvimento com a polícia, os bandidos teriam voltado ao local e matado a vítima que estava em frente ao bar SJS com dez tiros. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.

Na ação policial ocorrida na terça, um adolescente acabou sendo apreendido com armas e drogas e encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e um homem conhecido como 'Paulista' morto. O crime é investigado pela 11ª Delegacia (Tancredo Neves. (Informações são Correio*)
Letícia Rastely

CANTOR LATINO É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE MENOR

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) afirmou hoje ter recebido um carta precatória da Justiça de Minas Gerais pedindo para que o cantor Latino prestasse depoimento sobre uma acusação de abuso sexual contra uma garota de 13 anos.

A carta foi recebida pela Justiça do Rio no final de junho, mas até esta tarde, Latino não havia sido intimado por não ter sido encontrado no endereço informado pela comarca. De acordo com a carta enviada pela Vara Única de Aiuruoca, o crime ocorreu em 2007.
(Informações do A tarde)
Letícia Rastely

ALGUNS BAIRROS DE SSA FICARAM SEM ÁGUA HOJE

Lavar os pratos, fazer faxina ou até mesmo tomar um banho, tarefas consideradas simples e rotineiras, tornaram-se um verdadeiro desafio nos bairros de Cabula, Narandiba, Saboeiro e Tancredo Neves nesta quarta-feira (28).

Segundo a assessoria da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A, um vazamento provocou o desabastecimento de toda a região. No início da semana a mesma rede apresentou uma falha técnica em uma das válvulas que regulam o fornecimento de água para o conjunto Cabula VI, problema solucionado após a substituição do equipamento.

A água, no entanto, voltou a desaparecer das pias, chuveiros e caixas d’água dos moradores dos quatro bairros esta manhã, provocando inúmeras ligações ao serviço de atendimento da Embasa. Técnicos foram deslocados para o local para tentar solucionar o problema. (informações são da Tribuna da Bahia)
Letícia Rastely

JOVEM DE 21 ANOS ABUSA SEXUALMENTE DA CUNHADA

Um jovem de 21 anos estuprou a própria cunhada, de 16, no inicio da tarde desta quarta-feira (28), na avenida Engenheiro Raimundo Carlos Néri, na Fazenda Grande I, em Salvador. Segundo informações da 13ª delegacia (Cajazeiras), a vitima, S. S. C, foi surpreendida por Edson Melo de Jesus, enquanto dormia. Ele tapou a boca da adolescente para que ela não gritasse e a abusou sexualmente. Os dois estavam sozinhos na casa da avó da vitima.

O fato foi descoberto pela mãe da garota, Rosa Maria Santos Franco, de 45, que, imediatamente, procurou a delegacia. Ainda nesta tarde, S. S. C., será submetida a um exame de corpo de delito. O acusado permanece preso na Delegacia de Cajazeiras.
(Informações são do Correio*)
Letícia Rastely

STJD SUSPENDE TÉCNICOS E JOGADORES DO GOIÁS PREVENTIVAMENTE POR 30 DIAS

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Aprobato, deferiu o pedido da Procuradoria e suspendeu preventivamente o técnico Emerson Leão e os jogadores Rafael Moura e Romerito por 30 dias. A decisão é uma medida tomada em função da confusão entre a comissão esmeraldina e repórteres ocorrida após o jogo do Goiás contra o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador, disputado no último dia 21. O caso ainda não tem data para ser julgado.

No STJD, Leão responderá a seis artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “constranger alguém, mediante violência, grave ameaça ou qualquer outro meio” (artigo 243-B), cuja pena varia de 30 a 120 dias de suspensão e multa de R$ 100 a R$ 100 mil; “incitar publicamente o ódio ou a violência” (243-D), que estipula 360 a 720 dias de gancho e multa de R$ 100 a R$ 100 mil; “praticar agressão física” (254-A), com quatro a 12 jogos de pena; “participar de rixa” (257), de suspensão variando entre duas e dez partidas; “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem” (258, §2º, II) – um a seis confrontos fora; e “invadir local da partida” (258-B) – também estipulando gancho de um a seis duelos.

O atacante Rafael Moura, que foi flagrado em imagens atingindo um repórter com um soco, responde aos mesmos artigos do que o treinador, excluindo apenas o 258-B (invasão). Romerito, por sua vez, foi incurso no 243-B, 257 e 258, §2º, II. Além disto, o Goiás Esporte Clube pode ser multado em até R$ 10 mil, conforme prevê o artigo 258-D.

O site oficial do Goiás divulgou que, ciente da medida, o departamento jurídico do clube imediatamente tomou a iniciativa de preparar um recurso para pedir a reconsideração da decisão tomada pelo STJD. (As informações são do G1)

LULA PREVÊ QUE BRASIL EXPORTARÁ FERTILIZANTES EM 5 ANOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o Brasil deve passar de importador para exportador de fertilizantes em cinco anos. "Sempre disse que a Petrobras tinha que entrar na área de fertilizante. Se o Brasil importa hoje 80% de fertilizantes, em cinco anos vamos importar muito pouco ou já estar exportando um pouco", previu. Ele fez a afirmação durante cerimônia de comemoração dos 150 anos dos ministérios da Agricultura e dos Transportes.

Lula afirmou que isso será possível porque nesse período já haverá retorno das empresas brasileiras que estão produzindo em países vizinhos, como Argentina e Peru. "Essa era uma coisa que todo mundo sabia que era preciso. Não fui eu que inventei", disse.

Para o presidente, as coisas "estão acontecendo" no setor da agricultura e pecuária. Em grande parte, de acordo com ele, o resultado das vendas brasileiras ao exterior deve-se ao resultado comercial de suas viagens internacionais. "Sou o único presidente do mundo que não tem vergonha de vender biodiesel, cana, avião da Embraer, aquilo que o Brasil tem", citou.

Lula disse ainda que o Brasil é um país de destaque hoje no cenário internacional. "É só olhar o mapa do mundo que percebemos que o Brasil não tem nenhuma preocupação em competir com quer que seja", disse. "Estamos encontrando ponto de equilíbrio neste país. Vamos seguir em frente, pois não tem mais como a gente retornar", acrescentou. (As informações são da Agência Estado)

MULHERES NEGRAS DE SALVADOR RECEBEM O TROFÉU EDIALEDA SALGADO

Na próxima sexta-feira (30), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação vai homenagear 45 mulheres negras da cidade. 30 indicadas por repartições públicas do município e mais 15 eleitas pela sociedade civil.

Entre as indicadas pela sociedade constam a juiza Luislinda Valois, Mãe Stela e a apresentadora Rita Batista, todas elas receberão o troféu Edialeda Salgado em comemoração ao Dia Municipal da Mulher Negra, instituído pelo prefeito João Henrique, com base na Lei 7.440/2008.

A premiação será realizada no Auditório do Conselho Estadual de Cultura, ao lado do Palácio da Aclamação, no Campo Grande.

PEDIDOS DE INSENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR DA UNEB PODEM SER FEITOS ATÉ DOMINGO

Os pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2011 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) podem ser feitos até domingo (1º). A estimativa é que sejam beneficiados cerca de 23 mil candidatos de baixa renda.

O montante envolve aproximadamente oito mil isenções, média anual de concessões dos últimos processos seletivos da instituição, mais cerca de 15 mil isenções que vão beneficiar os estudantes do programa Universidade para Todos, do governo estadual.

Para pleitear a isenção, os interessados devem se inscrever no site da Uneb, preenchendo formulário on-line. O pedido será efetivado após o pagamento do valor de R$ 5 (referente a custeio operacional), que deve ser realizado até segunda-feira (2).

Os candidatos que solicitarem o benefício, mas não forem contemplados, podem descontar os R$ 5 da taxa de inscrição do vestibular. A relação dos beneficiados será divulgada até 30 de agosto.

RECEITA ASSUME CONTA PREVIDENCIÁRIA DE SERVIDOR FEDERAL

A Receita Federal vai passar a cobrar, fiscalizar e controlar a arrecadação da contribuição previdenciária paga pelos servidores públicos federais. A competência era do Ministério do Planejamento e foi transferida para a Receita pela Medida Provisória (MP) 497, publicada hoje no Diário Oficial da União. Com a mudança, os dados da arrecadação da Receita, divulgados mensalmente, ficarão maiores. Segundo o subsecretário de Tributação da Receita, Sandro Serpa, a receita com arrecadação da contribuição dos servidores é hoje contabilizada nas receitas do Tesouro Nacional.

O subsecretário explicou que o Ministério do Planejamento não tinha no seu quadro de servidores uma carreira para auditar e fiscalizar a cobrança da contribuição. Por isso a atribuição foi transferida para a Receita. "É melhor do que criar uma nova carreira no Ministério do Planejamento", argumentou Serpa. Ele ressaltou que nada muda na tributação da contribuição. A alíquota é de 11%.

O coordenador informou que, a partir de agora, a fiscalização da contribuição dos servidores "entra na rotina" dos trabalhos da Receita. Desde 2003, a competência de cobrar e controlar a arrecadação da contribuição era do Ministério do Planejamento. Antes, essa função era da própria Receita. (As informações são da Agência Estado)

MÉDICOS APROVADOS EM CONCURSO SÃO NOMEADOS PELO ESTADO

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contratará médicos e outros profissionais de saúde que ingressarão no serviço por meio de nomeação, após aprovação em de concurso público. O acolhimento aos novos profissionais será feito nesta quarta (28) e quinta-feira (29), no Centro de Convenções.

Os concursados desenvolverão as atividades nas unidades de saúde da Sesab, sendo priorizadas as maternidades e os hospitais de urgência e emergência, a exemplo do Hospital Geral do Estado, Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Geral Ernesto Simões Filho. Os nomeados serão lotados em nove das 31 Diretorias Regionais de Saúde e comporão as equipes multidisciplinares de profissionais que atuam sem suas unidades.

Os profissionais convocados devem comparecer ao Centro de Convenções, obedecendo ao seguinte cronograma: Dia 28 (quarta-feira), das 8h30 às 12h, e das 12h30 às 16h30, os nomeados para a 1ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em Salvador; dia 29, das 8h30 às 12h, ainda profissionais para a 1ª Dires (Salvador), 2ª Dires (Feira de Santana), 5ª Dires (Gandu) e 6ª Dires (Ilhéus); e das 12h30 às 16h30, 11ª Dires (Cícero Dantas), 13ª (Jequié), 20ª Dires (Vitória da Conquista), 30ª Dires (Guanambi) e 31ª Dires (Cruz das Almas). (As informações são da Agecom)

AGENTE DE SAÚDE E COMBATE A ENDEMIAS ENTRAM NO SEGUNDO DIA DE PARALISAÇÃO

Cerca de 5 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias continuam de braços cruzados em Salvador nesta quarta-feira (28). A categoria, que entra no segundo dia da paralisação de 72h, reivindica a mudança do regime jurídico de celetista para estatutário, o pagamento do adicional de insalubridade retroativo e aumento salarial.

De acordo com o diretor da Associação dos Agentes de Combate a Endemias de Salvador (AACES), Luiz Fernando de Almeida, a prefeitura de Salvador ofereceu um reajuste de 3% em cima do valor do salário atual (R$ 510), mas a categoria reivindica um vencimento de R$ 765.

terça-feira, 27 de julho de 2010

COPA DO BRASIL: VITÓRIA TREINA DE OLHO NO TÍTULO INÉDITO

O técnico Ricardo Silva só vai revelar o time do Vitória que enfrenta o Santos momentos antes do jogo desta quarta (28), às 21h50, na Vila Belmiro. Os jogadores rubro-negros fizeram o último treino na tarde desta terça-feira (27), no Hotel Paradise Golf Resort, em Mogi da Cruzes, se preparando para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil.

Em entrevista coletiva após o treino, o técnico do Leão não confirmou a escalação para o jogo. Existem duas dúvidas: Bida e Fernando disputam uma vaga no meio-campo e Júnior e Schwenck disputam posição no ataque. Se conseguir um bom resultado na Vila Belmiro, o Vitória dará um passo importante para a conquista da Copa do Brasil.

Pelo menos se depender de seu retrospecto no Barradão. O Leão tem sido imbatível e sequer sofreu gols em cinco jogos pela competição nacional. Em casa, o Vitória já fez 19 gols nesta Copa do Brasil e aplicou quatro goleadas: 4 a 0 sobre Corinthians-AL, Goiás e Atlético-GO e 5 a 0 sobre o Náutico. Além disso, um triunfo por 2 a 0 diante do Vasco, pelas quartas de final, completa a sequência arrasadora dos rubro-negros.

Nesses confrontos, o artilheiro é o atacante Júnior, autor de 5 gols. No entanto, o técnico Ricardo Silva ainda não definiu se ele será titular no setor ofensivo. O provável time para enfrentar o Santos deve ser formado por: Lee; Rafael Granja, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Neto, Bida (Fernando) e Ramon; Elkeson e Schwenck (Júnior).

REFORMA DO TERMINAL DO AQUIDABÃ DEVE TERMINAR EM OUTUBRO

O Terminal do Aquidabã está passando por uma reforma. Desde o último dia 12, quando equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) está no lugar com técnicos e seus andaimes para promover a recuperação do terminal.

A obra, avaliada em R$ 540 mil, tem o prazo de 90 dias para ser concluída, a contar da data de início. Com área total de 3.550 m², o terminal foi construído em 1979, e tem sofrido nos últimos anos com o desgaste de sua estrutura. No local, atualmente funcionam diversas lanchonetes, uma farmácia, uma banca de revistas e um posto policial.

Existe também a possibilidade do espaço ser transformado em um camelódromo para os ambulantes que trabalham em áreas da cidade que serão reordenadas.

MALUF DIZ QUE SÓ DEUS VAI LHE TIRAR DA VIDA PÚBLICA

O deputado federal Paulo Maluf descartou nesta terça-feira, 27, a possibilidade de ter sua tentativa de reeleição barrada pela Lei da Ficha Limpa. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Maluf afirmou que "só Deus vai me tirar da vida pública quando Ele desejar".

Paulo Maluf lembrou que foi inocentado em primeira instância e disse que, no segundo julgamento, "houve uma divergência". O deputado afirmou ter certeza de que o TRE paulista é composto por "desembargadores e juízes que conhecem a lei" e disse que pretende continuar a campanha normalmente.

Ele apoiou a proposta do candidato do PP ao governo de São Paulo, deputado federal Celso Russomanno, de aumentar a pena da Lei da Ficha Limpa. Maluf foi o Deputado federal mais votado do Brasil em 2006 e, segundo ele, descartou qualquer eventual participação no governo do PP em São Paulo. (As informações são do G1)

TRANSALVADOR ATUA COM FROTA DE VEÍCULOS AMPLIADA

A Transalvador está operando com novos 37 automóveis com um total de 77 e 52 motos para o monitoramento do trânsito. Os novos equipamentos atuam junto à regulamentação do trânsito.

O Superintendente Renato Araújo explica que com a ampliação da frota de veículos reforça-se a fiscalização ao mesmo tempo em que são inibidas possíveis imprudências.

Os novos equipamentos também favorecem à fiscalização da funcionalidade das estações de trasbordo e o modo como os motoristas de transporte coletivo estão atuando.

CÂMARA APROVA REAJUSTE DOS PROFESSORES MUNICIPAIS

Os vereadores aprovaram o reajuste dos vencimentos dos professores municipais, no início da noite desta terça-feira (27). O projeto do executivo prevê reajuste de 11% a 17% nos salários.

Segundo nota divulgada pela Câmara dos Vereadores, as aulas nas escolas das redes municipal e estadual serão normalizadas a partir desta quarta-feira, 28. Mais de 1,6 milhão de estudantes das redes municipal e estadual ficaram sem aulas, nesta terça-feira por conta das reivindicações.

Os professores estaduais estão pedindo celeridade no julgamento e no pagamento da URV, enquanto os docentes municipais interromperam as atividades para pressionar a votação da proposta de reajuste da categoria encaminhada pelo prefeito João Henrique no último dia 21 de julho à Câmara de vereadores.

TRIBUNAL DE CONTAS DA BAHIA ENCERRA INSCRIÇÃO PARA PROCURADOR

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia encerra nesta terça-feira (27) as inscrições para o preenchimento de quatro vagas de procurador do Ministério Público Especial, que atua junto ao órgão – uma oportunidade é reservada para deficientes. A remuneração inicial é de R$ 16.811,06. Veja o edital

Os candidatos devem ter diploma de bacharel em direito e comprovar, no mínimo, três anos de atividade jurídica. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.cespe.unb.br/concursos/tceba2010 até as 23h59 de 27 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 230.

O concurso será composto de prova objetiva, prova discursiva, ambas previstas para o dia 5 de setembro, além de prova oral e avaliação de títulos. Todas as etapas serão realizadas em Salvador. (As informações são do G1)

JUSTIÇA SUSPENDE CONCURSO DO INCRA REALIZADO 13 DE JUNHO

A Justiça Federal suspendeu de forma liminar na segunda-feira (26) o concurso realizado para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no último dia 13 de junho. Também foi suspensa a nomeação dos candidatos aprovados. O resultado final do concurso foi divulgado no último dia 2.

A decisão da juíza Lucyana Said Daibes Pereira, da 2ª Vara Federal em Belém, foi tomada a pedido do Ministério Público Federal. Segundo apuração do MPF, 1.308 candidatos no Pará foram diretamente prejudicados no dia da prova devido a incorreções no sistema de inscrição, falta de provas e consequente cancelamento da aplicação dos exames. Concorreram 53.157 pessoas de todo o país.

Em três escolas de Belém, Marabá e Santarém, candidatos constataram que as provas recebidas não eram para os cargos que haviam escolhido. Os organizadores, relata o MPF, ainda tentaram substituir as provas e fazer correção no cadastro, mas não conseguiram material suficiente para todos.

Na ação, o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva também havia pedido a realização de novas provas, mas a Justiça Federal considerou que a aplicação de novos exames pode aguardar até que o caso tenha uma sentença definitiva.

O Incra informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não foi notificado formalmente da liminar e que, por isso, no momento, não irá se pronunciar sobre o assunto. (As informações são do G1)

LULA SANCIONA LEI QUE CRIMINALIZA VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, em cerimônia fechada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, a lei que modifica o Estatuto do Torcedor e criminaliza a violência nos estádios brasileiros. O texto também pune a venda ilegal de ingressos e a manipulação do resultado das partidas. "É importante não apenas para o torcedor conhecer as regras, mas para a economia do futebol", disse o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Aprovada pelo Congresso Nacional, a nova lei determina que as torcidas organizadas realizem cadastro atualizado de seus integrantes, passando a responder pelos seus atos. Além disso, estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas terão de manter uma "central técnica de informações", para monitorar o público por imagem - antes, a obrigação era apenas para as arenas com capacidade acima de 20 mil lugares.

O texto também estabelece condições de acesso e permanência do torcedor nos estádios, como não portar cartazes com mensagens ofensivas, não utilizar fogos de artifício e não entoar "cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos". Caso essas condições não sejam respeitadas, haverá a "impossibilidade de ingresso do torcedor ao recinto esportivo, ou, se for o caso, o seu afastamento imediato do local, sem prejuízo de outras sanções administrativas, civis ou penais eventualmente cabíveis".

Caso a torcida organizada promova tumulto, poderá ser impedida de acompanhar os jogos por até três anos. A pena para o torcedor que provocar tumulto ou portar instrumentos que possam servir para a prática de violência varia de um a dois anos de reclusão e multa. Já os casos de fraude do resultado das competições estão submetidos à pena de dois a seis anos de reclusão e multa.

E o fornecimento, desvio ou facilitação da distribuição de ingresso para venda por preço superior ao estampado no bilhete também passa a ser crime, com pena de dois a quatro anos de reclusão e multa. (As informações são a Agência Estado)

A FONTE NOVA VAI CAIR!


A Fonte Nova vai cair ao toque de dedo indicador, polegar ou palma da mão. O centro de controle será instalado às margens do Dique do Tororó, com vista direta ao estádio. A série de pequenas detonações para implodir o anel superior do estádio acontecerá dia 29 de agosto, domingo.

A implosão vai acontecer no fim de tarde, horário de pouco movimento no entorno e grande visibilidade, transformando entulho em show. Começará à esquerda da ferradura e terminará ao lado da tribuna de honra. O estudo aponta que o próprio concrento,à medida que a base é implodida e se curva para o centro do campo, ajuda a derrubar a parte seguinte. Embora tenha forma única, a parte superior da Fonte Nova é a junção de 18 subestruturas.

Parte do anel superior já foi demolida mecanicamente este mês para evitar que a implosão atinja a área das cabines de imprensa e Tribuna de Honra. A queda deverá durar menos de 17 segundos, calcula o americano John Mark Loizeaux, presidente da CDI – Controlled Demolition Inc.

A empresa presta consultoria à brasileira Arcoenge, responsável direta pelo serviço. Ambas contratadas pela Fonte Nova Negócios e Participações, fruto da sociedade do consórcio OAS/Odebrecht, vencedor da licitação no valor de R$596 milhões do governo do estado para reformar toda a obra. (Com informações do Correio)

PROFESSORES PARAM E MAIS DE 1,6 MILHÃO DE ESTUDANTES ESTÃO SEM AULAS

Os estudantes das redes municipal, de Salvador, e estadual estão sem aulas nesta terça-feira (27) o que somados chega a mais de 1,6 milhão. Os professores da rede municipal iniciaram a paralisação nesta segunda-feira (26) após uma assembléia na quadra de esportes do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos.

Eles reivindicam a aprovação do reajuste de 11% a 17% para a categoria, encaminhada pelo prefeito João Henrique à Câmara de Vereadores no último dia 21. Os trabalhadores se reúnem novamente na manhã desta terça-feira e informaram que, caso o aumento salarial não seja aprovado na votação de hoje, a categoria se reunirá em assembleia na próxima quinta-feira para discutir a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.

Já os profissionais que atuam na rede estadual querem o julgamento do pagamento da Unidade Real de Valor (URV). Às 9h desta terça-feira acontecerá uma mobilização da categoria em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora.

Os professores também querem a convocação de profissionais aprovados em concurso, alteração de carga horária, licença-maternidade de seis meses e verificação dos processos de aposentadoria.

EMPRESAS COM FATURAMENTO ACIMA DE R$ 3 MILHÕES SÃO OBRIGADAS A EMITIR NOTA ELETRÔNICA

As empresas de prestação de serviços que tenham faturamento superior a R$ 3 milhões e um centavo estão obrigadas, a partir da próxima semana, a emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). É o que determina a Portaria 083/2010, que foi publicada no Diário Oficial do Município de Salvador no dia 26 de maio. A portaria estabelece um cronograma de obrigatoriedade de emissão da NFS-e, com base no faturamento das empresas no ano passado.

De acordo com o texto da portaria, fica obrigada a utilizar a NFS-e, a partir de 1º de agosto, a empresa prestadora de serviços que teve, em 2009, faturamento superior a R$ 3 milhões e um centavo. A partir de 1º de setembro, a regra passa a valer para quem faturou entre R$ 1.800.000,01 a R$ 3 milhões. A partir de 1º de novembro de 2010, todos os demais contribuintes pessoa jurídica, independentemente do faturamento, devem emitir a nota eletrônica.

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) alerta que a empresa sediada em outro município que preste serviço em Salvador, cujo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) seja devido na capital baiana, está também obrigada a emitir a NFS-e. Neste caso, deve-se efetuar a habilitação no site da Sefaz (www.sefaz.salvador.ba.gov.br), através de inscrição temporária gerada no cadastro sincronizado.

IRREGULARIDADES EM CONCURSO DO TRE AFLIGEM 61 MIL CANDIDATOS

Pelo menos 18 mandados de segurança contra o concurso para provisão de vagas de analista judiciário (nível superior) e técnico judiciário (nível médio) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foram impetrados por candidatos que questionam desde duplicidade de respostas em provas objetivas e subjetivas às condições em que o teste de aptidão física foi realizado.

Apesar do resultado final ter sido publicado na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU), a classificação definitiva poderá ser modificada por força de decisões da Justiça. O único cargo que não aparece na lista é o de analista judiciário - área jurídica.

O edital do concurso público do TRE-BA foi publicado em novembro de 2009. Foram oferecidas 33 vagas de níveis médio e superior. Inscreveram-se 61.342 candidatos. As provas foram aplicadas em fevereiro deste ano. (As informações são do A Tarde)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

BAHIA INICIA TREINAMENTO VISANDO JOGO CONTRA O FIGUEIRENSE EM PITUAÇU

O time do Bahia realizou um treinamento nesta segunda-feira (26), e iniciou preparação para o jogo contra o Figueirense, sábado (31), às 16h10, em Pituaçu, pela 11ª rodada da Série B. Antes da atividade, o técnico Renato Gaúcho reuniu o grupo no auditório do Fazendão para ter uma conversa com os jogadores.

Após a reunião com o treinador tricolor, os atletas fizeram um trabalho físico na academia, executando exercícios de musculação e correndo na esteira. No término do treino físico, os jogadores relaxaram na piscina aquecida e no gelo.

O zagueiro Vagner, deve ser o substituto de Alison, expulso contra o Náutico, se recupera de lesão e realizou um trabalho físico leve na sala de musculação. Outro jogador que pode voltar ao time titular é o goleiro Omar, porém, o mais cotado para substituir Fernando é o reserve Renê.

O grupo tricolor volta a treinar nesta terça-feira pela manhã e realizará outro treino no turno vespertino.

APÓS SER ASSALTADA NO RIO, LARISSA RIQUELME ASSINA COM A PLAYBOY


Intitulada Musa da Copa pela imprensa internacional, a modelo paraguaia Larissa Riquelme assinou contrato com a "Playboy" brasileira nesta segunda-feira (26), em São Paulo. Ela posou para fotos na redação enquanto assinava o contrato e foi elogiada pela simpatia que teve.

De acordo com a assessoria de imprensa da revista, a modelo será capa da edição de setembro da publicação. Tema e local do ensaio ainda não foram definidos, bem como o fotógrafo.

Assalto Apesar da felicidade estampa no rosto enquanto assinava o seu contrato para posar para a Playboy, Larissa Riquelmente passou por um susto no domingo (25). A paraguaia foi assaltada por dois criminosos enquanto passeava em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na altura da Rua Farme de Amoedo, com dois amigos e uma irmã.

A modelo teve roubado celulares, documentos, passaportes e duas câmeras digitais. (As informações são do G1)

CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DO SIMM PARA TERÇA-FEIRA

O SIMM está oferecendo vagas de emprego para terça-feira (27) em salvador, em várias especialidades. Os interessados deverão comparecer a uma das unidades do SIMM.

Confira as vagas:

Vigilante – vaga temporária para eventos
Vigilante - vaga temporária para eventos assistente de patrimônio
Operador de telemarketing
Promotor de vendas
Mecânico de máquinas pesadas
Ferramenteiro
Promotor de vendas – vaga para pessoas com deficiência.
Reparador de aparelhos eletrodomésticos
Marceneiro
Cabeleireiro
Tratorista
Recepcionista - vaga para pessoas com deficiência.
Operador de grua
Manicure

VANDER PODE PODE SER TITULAR CONTRA O FIGUEIRENSE

Depois de cumprir a suspensão automática, o meia Rogerinho deve retornar ao time titular do Bahia. O que deverá ser difícil para o técnico Renato Gaúcho é sacar o meia Vander do time titular do Bahia para o jogo do próximo sábado (31), contra o Figueirense, em Pituaçu. Com boas apresentações e gols importantes, ele vem se firmando cada vez mais na equipe.

Desde que foi incorporado ao time profissional, ele já atuou em nove partidas, quatro delas como titular, e marcou três gols. Porém, todos fora de casa. Se mantiver Vander no time titular, o treinador deve sacar Morais ou Ananias para a entrada de Rogerinho.

Emprestado pelo Corinthians, Morais vem fazendo apresentações discretas e sua substituição tem sido constante. As outras mudanças, na equipe, são a entrada do goleiro Renê e do zagueiro Vágner. Fernando e Alison foram expulsos contra o Náutico e vão cumprir suspensão.

PREFEITURA CONVOCA APROVADOS NO REDA PARA TRABALHAR NO SAMU

Mais 23 candidatos aprovados no processo seletivo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) de Salvador foram convocados pela Prefeitura. Na lista de convocação, estão 13 telefonistas auxiliares de regulação médica, cinco rádio-operador e cinco técnicos de enfermagem-motociclistas.

Os convocados devem agendar a avaliação médica na Seplag (Av. Vale dos Barris, 125) no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 no prazo máximo de 15 dias.

A relação dos convocados e demais instruções aos candidatos podem ser consultadas na seção “concursos” do portal do servidor (www.servidor.salvador.ba.gov.br).

COPA DO BRASIL: VITÓRIA FAZ TREINO SECRETO

O técnico Ricardo Silva continua fazendo mistério sobre a escalação do time que enfrenta o Santos na quarta-feira (28), durante a primeira partida da final da Copa do Brasil, na Vila Belmiro.

Nesta segunda (26), o Vitória treinou a portas fechadas, em Mogi das Cruzes, liberando somente 15 minutos para a imprensa registrar imagens, no início, e permitindo que os jornalistas assistissem ao final do treino.

Uma novidade, no entanto, se destacou: o volante Bida, que tem estado na reserva do rubro-negro, treinou como titular, revezando com Fernando. Ricardo Silva não quis confirmar qual dos dois entrará jogando na quarta e disse que não falará sobre a escalação até o momento final.

O goleiro Viáfara, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, só volta para a finalíssima, no Barradão, em agosto. Mesmo assim, o goleiro embarcou nesta segunda para encontrar a delegação rubro-negra e torcer pelo time.

LEANDRO É ABSOLVIDO NO STJD E FICA A DISPOSIÇÃO PARA ENFRENTAR O FIGUEIRENSE

O volante Leandro foi absolvido pela primeira comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em julgamento na tarde desta segunda-feira (26), Por maioria de votos e, está livre para atuar contra o Figueirense, no próximo sábado (31), pela Série B. O jogador cumpriu a suspensão automática na partida contra o São Caetano, em Pituaçu.

Leandro foi expulso aos 41 minutos do primeiro tempo contra o Guaratinguetá por trocar ofensar e cabeçada com o meia Nenê, que também recebeu o vermelho.

Os dois haviam sido denunciados com base no artigo 254-A do do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de agressão física. A pena previsto era de quatro a 12 partidas de suspensão.

SEM VOTAÇÃO NA CÂMARA, PROFESSORES MUNICIPAIS CONTINUAM EM GREVE

Após a manifestação realizada na frente da Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (26), os professores da rede municipal de ensino decidiram manter a greve em Salvador. Com apenas dois vereadores na casa, a proposta de reajuste salarial não pôde ser votada, e a categoria manteve a paralisação.

O movimento, que teve início após a assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, no Sindicato dos Bancários, deixa, em média, 155 mil alunos sem aulas na capital. Os professores lutam para que os vereadores aprovem a proposta de reajuste de 11 a 17%, encaminhada pelo prefeito João Henrique no último dia 21 de julho.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Bahia (APLB-Sindicato), Elza Souza, os educadores só retornarão às salas de aula quando houver a aprovação do reajuste. Caso o aumento salarial não seja aprovado, a categoria se reunirá em nova assembleia, marcada para a próxima quinta-feira, 29.

MANO MENEZES FAZ SUA PRIMEIRA CONVOCAÇÃO

O técnico Mano Menezes realizou nesta segunda-feira sua primeira convocação como técnico da Seleção Brasileira. Na lista, as presenças dos santistas André, Neymar, Paulo Henrique Ganso e Robinho, entre outras.

Em um auditório lotado por profissionais da imprensa, o treinador foi saudado por Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ao contrário de Dunga, Mano Menezes leu a relação dos escolhidos. Na época do antigo treinador, a lista era impressa e distribuída aos jornalistas presentes. Confira a lista completa dos jogadores vão vão disputar amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jersey.

GOLEIROS:Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Renan (Avaí)

LATERAIS: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester), André Santos (Fenerbahçe) e Marcelo (Real Madrid)

ZAGUEIROS: David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander), Réver (Atlético Mineiro) e Thiago Silva (Milan)

VOLANTES: Hernanes (São Paulo), Jucilei (Corinthians), Ramires (Benfica), Sandro (Internacional) e Lucas (Liverpool)

MEIAS: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Éderson (Lyon) e Ganso (Santos)

ATACANTES: Pato (Milan), Robinho (Santos), André (Santos), Neymar (Santos) e Diego Tardelli (Atlético Mineiro). (As informações são do Lancepress)

COELBA SUSPENDE COBRANÇA DE CONTAS DOS MESES DE MARÇO E ABRIL

A Coelba informou, por meio de comunicado oficial publicado na imprensa local, nesta segunda-feira, 26, que está suspensa a cobrança das contas de energia elétrica dos meses de março e abril para os contratos que foram faturados por média de consumo. As faturas de março e abril possuem vencimentos compreendidos nos meses de março, abril e maio de 2010.

Na nota, a empresa informa que atende a decisão liminar da 13ª Vara de Relações de Consumo Cíveis e Comerciais da Comarca de Salvador e garante que não aplicará qualquer penalidade, inclusive o corte de fornecimento de energia elétrica aos consumidores que não pagaram as contas.

A empresa observa que os clientes serão avisados por carta sobre a decisão e explica que eventual restituição em dobro do valor cobrado não foi objeto da referida decisão liminar. Para os consumidores que já pagaram as contas com cobrança indevida, a recomendação é aguardar a decisão final da justiça.

Cobrança - O pedido de suspensão da cobrança das contas de energia elétrica dos consumidores da Bahia que foram faturadas pela média de consumo nos meses de março e abril foi feito pelo Ministério Público Estadual em ação civil pública. A empresa foi acusada de ter efetuado cobrança irregular das contas de energia, em desacordo com a Resolução nº 456/2000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). (As informações são do A Tarde)

CONCURSOS PÚBLICOS ABREM MAIS DE 500 VAGAS NA BAHIA

A garantia de um emprego seguro com um bom salário até o fim da vida faz com que milhares de brasileiros, todos os anos, apostem as fichas em concursos públicos. A ambição de conquistar uma vaga no serviço público leva até profissionais com emprego e carreira a se dedicarem aos livros e apostilas.

Para quem está buscando uma chance como esta, é bom ficar de olho nas oportunidades. Só na Bahia, sete concursos estão com as inscrições abertas, oferecendo mais de 500 vagas em Salvador e no interior do estado. Os salários variam de R$ 510 a R$ 19,3 mil.

Os concursos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Estado (MP-BA) apresentam os saláriosmais convidativos. No MP, estão disponíveis 50 vagas para o cargo de promotor de justiça substituto, com salário inicial de R$ 19.300,86. Para participar, o interessado deve ter diploma de nível superior em direito e ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica. A inscrição custa R$ 180 e pode ser feita no próprio site do MP, até 5 de agosto.

Também para quem é formado em direito, o TCE está oferecendo quatro vagas para o cargo de procurador. A inscrição pode ser feita até 10 de agosto, através do site da Cespe/UNB, e custa R$ 230. Entre os atrativos, além da estabilidade, está o vencimento inicial de R$ 16.811,06. (As informações são do Correio)

RENÊ SERÁ O SUBSTITUTO DE FERNANDO CONTRA O FIGUEIRENSE

Depois da lambança do goleiro Fernando contra o Náutico e sua expulsão, agora é a vez do reserva Renê assumir a camisa 1 do Bahia, para a próxima partida na Série B, contra o Figueirense, sábado, em Pituaçu, às 16h. Renê terá sua primeira experiência na Série B defendendo o Tricolor. Em 2008, nesta mesma competição, pelo Barueri, foi escolhido o melhor da posição daquele campeonato.

Pelo Bahia, desde a sua chegada, o goleiro, de 1,92 m e 32 anos, só atuou pelo Campeonato do Nordeste, e foi muito bem em todas as partidas. Sua estréia foi no empate de 0 a 0 com o Sergipe, quando o Tricolor somou seu primeiro ponto na competição.

O outro goleiro que corre por fora, é Omar, mas, este atualmente, está no grupo que disputa a Copa do Nordeste.

VITÓRIA SE CONCENTRA EM MOGI DAS CRUZES ANTES DO PRIMEIRO JOGO DA DECISÃO

O refugio rubro-negro, em São Paulo, onde o time ficará concentrado até o jogo contra o Santos, quarta-feira, pela final da Copa do Brasil é Mogi das Cruzes. Os jogadores e a comissão técnica ficarão em num hotel resort a 20 quilômetros do centro.

Mogi sempre foi um local estratégico para quem pretende desbravar grandes conquistas como a Copa do Brasil. Ainda em 1570, o local foi ponto de repouso de grandes Bandeirantes em busca de novas terras e de clubes que pretendem achar sua estrela.

Foi nesse mesmo Hotel que o Flamengo para fugir do assédio dos torcedores e familiares ficou no ano do título, para enfrentar o Santos. O hotel tem campo de futebol e também de golfe e uma ampla área verde.

domingo, 25 de julho de 2010

ADILSON BATISTA É O NOVO TREINADOR DO CORINTHIANS E SE APRESENTA TERÇA-FEIRA

O que estava previsto se confirmou na noite deste sábado, e o Corinthians já tem um novo treinador. Adilson Batista será o substituto de Mano Menezes, que pela manhã anunciou que comandará a seleção brasileira.

A apresentação oficial será na terça-feira. Adilson firmará contrato até dezembro de 2011, e chega acompanhado do auxiliar Ivair. O restante da comissão técnica será formada por pessoas que estavam com Mano Menezes.

O nome de Adilson vinha sendo ventilado no Parque São Jorge desde que Mano virou opção forte para assumir a seleção. Após o acerto entre o ex-treinador do Timão e a CBF, o presidente corintiano Andrés Sanches sacramentou a contratação do novo técnico, que está desempregado desde 3 de junho, quando se desligou do Cruzeiro após mais de dois anos no clube mineiro.

Pelo clube celeste, ele foi bicampeão mineiro em 2008 e 2009, além do vice da Libertadores em 2009. Também tem no currículo os estaduais de 2002, pelo América-RN, e o de 2006, pelo Figueirense. (As informações são do G1)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA NA AMÉRICA LATINA COMPLETA 18 ANOS

Há 18 anos era criado o Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e no Caribe. Porém, em 2010, ano em que completa a sua maioridade, a data continua a ser nada mais do que um registro simbólico de que ainda é preciso lutar pelo desenvolvimento daquelas que, segundo os dados atuais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), recebem salário inferior aos homens, têm maior presença no mercado informal e ainda enfrentam dupla jornada de trabalho, graças ao afazeres domésticos.

O dia 25 de julho foi escolhido durante o Primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, em 1992. Na capital baiana, a data também já faz parte do calendário oficial desde 2008, instituída através da Lei 7.440, o que para Deise Queiroz, coordenadora na Bahia da Articulação Nacional das Negras Jovens Feministas (ANNJ), foi uma grande vitória porque ‘demarcou’ uma trajetória. (As informações são do Correio)

MASSA DIZ QUE TOMOU DECISÃO PARA AJUDAR FERRARI

Apesar de ter ficado claramente aborrecido depois de ter deixado seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, ultrapassá-lo na 46ª volta e ter chegado no segundo lugar do GP da Alemanha de Fórmula 1, disputado neste domingo, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, afirmou que a manobra não infringiu as leis da FIA.

"Nós, pilotos, devemos pensar sobretudo nos interesses da equipe e isso foi o que fizemos. Para mim, não foi jogo de equipe. Meu engenheiro me informou continuamente sobre a situação atrás de mim, porque tive alguns problemas com os pneus duros. Então, eu decidi fazer o melhor para o equipe. E a dobradinha foi o melhor resultado".

Massa se mostrou bastante contrariado e disse que sempre luta para vencer. Oitavo colocado no mundial de pilotos, com 85 pontos, Massa analisou a corrida como um todo e voltou a reclamar do comportamento do carro com pneus duros. Massa também disse que a vitória seria uma forma de homenagear o tio Fernando Marins, que morreu na última terça-feira.

Multa - Após tomar conhecimento da multa de US$ 100 mil imposta pelos comissários da prova, o diretor esportivo da Ferrari, Stefano Domenicali, disse que a escuderia não ira apelar da decisão. Para o diretor da Ferrari, Massa, Alonso e Sebastian Vettel, da Red Bull, foram muito bem na corrida, mas os pneus duros prejudicaram o brasileiro. (Com informações da Agência EFE)

PSDB CONSEGUE EFEITO SUSPENSIVO CONTRA RESPOSTA DO PT

O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu hoje efeito suspensivo ao recurso do PSDB contra o direito de resposta do PT às recentes declarações do candidato a vice na chapa de José Serra, Indio da Costa (DEM-RJ). Isso significa que o portal tucano não está obrigado a veicular o vídeo com a resposta do PT enquanto o plenário do TSE não julgar o recurso, o que só vai acontecer em agosto. Em entrevista ao portal "Mobiliza PSDB", o democrata associou o PT ao narcotráfico e às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Na decisão, o relator ressaltou que o efeito suspensivo "é limitado à veiculação da resposta", reafirmando a proibição de divulgar a entrevista no sítio tucano. Neves não viu prejuízo no adiamento da divulgação da resposta petista, "tendo em vista que o conteúdo da resposta tem sido livremente informado e comentado". Trechos do documento circulam na mídia desde ontem, depois que o PT divulgou o conteúdo da resposta à imprensa.

Entretanto, o advogado do PT, Admar Gonzaga, discorda do relator. "É claro que (o direito de resposta) perde a força. Além disso, anima o PSDB a novas calúnias", lamentou. "Se o tribunal não der cartão amarelo, haverá novas agressões", concluiu. Gonzaga preparava nova representação contra o PSDB porque a mídia não havia sido veiculada. Ele entregou o vídeo na sede do PSDB, mas a equipe de advogados tucana aguardava a manifestação do relator sobre o efeito suspensivo. (As informações são da Agência Estado)

VITÓRIA FICA NO ZERO A ZERO COM O PRUDENTE

Em um jogo sem gols, o Vitória conseguiu conquistar um ponto fora de casa ao empatar com o Grêmio Prudente, na noite deste sábado (24), em partida válida pela 10ª rodada da Série.

O resultado deixa o rubro-negro, antes do fechamento da rodada no domingo, na oitava posição, com 14 pontos. O Grêmio Prudente está logo atrás do time baiano em nono, também com14 pontos.

Mesmo poupando alguns titulares para o primeiro jogo da Final da Copa do Brasil contra o Santos, na próxima quarta, o Vitória esteve mais próximo do triunfo, especialmente em três oportunidades, duas no primeiro tempo e uma na etapa final, com o atacante Soares.

MINISTRO DO TSE MULTA SERRA POR PROPAGANDA ANTECIPADA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou hoje multa de R$ 5 mil ao candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, da coligação "O Brasil pode mais". A punição, imposta pelo ministro Joelson Dias, atingiu também os religiosos Cesino Bernardino, Reuel Bernardino e José Lima Damasceno por propaganda antecipada em favor do tucano no 28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários, realizado no último 1º de maio em Camboriú (SC), antes, portanto, do início do período de propaganda política.

Essa foi a terceira multa aplicada ao tucano, quase metade do número de sanções que até agora atingiram sua principal concorrente na corrida presidencial, a petista Dilma Rousseff (7). O ministro observou que algumas declarações feitas durante o ato foram sobre as ações de Serra como ministro da Saúde e governador de São Paulo, o que seria permitido. (As informações são da Agência Estado)

GOVERNO LULA É 'ÓTIMO' OU 'BOM' PARA 77% DOS BRASILEIROS , INDICA DATAFOLHA

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de 77% dos brasileiros de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O percentual é quase idêntico aos 78% apurados no levantamento anterior. A maioria dos brasileiros continua a considerar o governo do presidente Lula como "bom" ou "ótimo".

Segundo a pesquisa, Lula faz um governo regular para 19% dos entrevistados. E somente 4% consideram ruim ou péssimo. 1% não sabe opinar.

A taxa geral de aprovação de Lula continua a ser recorde entre todos os presidentes desde que o Brasil retomou a democracia, em 1985.

Segundo o Datafolha, que fez 10.905 entrevistas entre os dias 20 e 23 de julho, só se percebe uma alteração de alguma significância entre os mais jovens. Nesse universo, a popularidade de Lula caiu seis pontos em 20 dias. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Também houve estabilidade na nota atribuída pelos eleitores ao governo Lula. A média apurada agora é de 8, contra 8,1 no último levantamento. O presidente está melhor no Nordeste (8,7), entre os que têm nível fundamental de escolaridade (8,5) e renda familiar de até dois salários mínimos (8,4).

As menores médias do presidente estão entre os entrevistados cuja renda familiar declarada é superior a 10 salários mínimos (7,1) e entre os mais jovens (7,7). (As informações são do G1)

BAHIA PERDE DE VIRADA PARA O NÁUTICO NOS AFLITOS

O Bahia foi até Aflitos enfrentar o Náutico em busca de uma vaga no G4, mas saiu com uma derrota e de virada. Marcado pelas diversas expulsões, o jogo começou com o Bahia pressionando e aos 17 minutos Vander abre o placar com bomba na entrada da área. Aos 30, o Náutico empata com gol de Giovani e começa a mandar no jogo, marcando o segundo apenas três minutos depois, bola na canto direito de Geilson.

Em lance polêmico, Ananias é derrubado dentro da pequena área mas juiz manda seguir o jogo. Já nos acréscimos, Cristiano marca o terceiro da partida.

Na volta do intervalo, antes de começar o segundo tempo, o técnico do Bahia Renato Gaúcho, ao passar pelo meio de campo para chegar no banco, conversou com árbitro e assistentes sobre o pênalti não dado em lance com Ananias. Acabou expulso.

O Náutico também teve um jogador expulso Thiaguinho. O Bahia se articulou para buscar o empate, mas com clima tenso, acabou com dois jogares também expulsos em atitudes irresponsáveis: Alison e o goleiro Fernando.

Ao final, com a vitória do Náutico por 3x2, o time pernanbucano assumiu a liderança da série B, o Bahia caiu para a 9° colocação e enfrenta na próxima partida o Figueirense.

CONSTRUÇÃO DE PISTA NO AEROPORTO É DESCERTADA

A Infraero descartou a construção de uma segunda pista de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães para a Copa do Mundo de 2014. A informação é do secretário executivo da Ministério do Esporte, Alcino Reis, que esteve em Salvador esta semana e, coloca em xeque a capacidade futura do aeroporto.

Com uma estrutura para receber cerca de 6 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães já ultrapassou a sua capacidade e registrou, no ano passado, um movimento de 7 milhões de turistas. Um cenário que faz da infraestrutura aeroportuária o principal gargalo a ser superado por Salvador para receber os milhares de visitantes que deverão desembarcar na cidade durante a Copa do Mundo. (As informações são do A Tarde)

sábado, 24 de julho de 2010

BAHIA TEM RETROSPECTO POSITIVO EM JOGOS CONTRA O NÁUTICO

O Bahia enfrenta o Náutico para tentar manter o bom desempenho em jogos fora de casa pela Série B, neste sábado (24), às 16h10, em Recife, pela 10ª rodada da competição. O time tricolor conta com o bom retrospecto nos duelos contra o clube pernambucano para conquistar o triunfo e voltar ao G4 da Segundona.

Em 23 jogos oficiais contra o Náutico, o Bahia venceu 10 partidas, empatou oito e perdeu cinco. Contabilizando os jogos que não são considerados oficiais, em 55 partidas, o Bahia soma 25 vitórias, 14 derrotas e 16 empates.

Em Salvador, o Bahia nunca perdeu para o Timbu. O tricolor não vence o adversário fora de casa desde 1986, quando ganhou de 1 a 0, com um gol de Cláudio Adão, aos 45 minutos da segunda etapa, pelo Brasileirão daquele ano. De lá para cá, foram seis jogos em Recife, com três vitórias para o clube pernambucano e três empates.

No Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, os times se enfrentaram quatro vezes, e cada um venceu dois jogos. O último triunfo tricolor ocorreu em 2004, pelo placar de 1 a 0, na Fonte Nova. No último confronto das duas equipes pela competição, o Náutico goleou o Bahia por 4 a 0 no Estádios dos Aflitos, em 2005.

Os times já se enfrentaram este ano pelo Campeonato do Nordeste e o placar não foi favorável ao tricolor baiano, que perdeu fora de casa por 3 a 0.

Leandro - Leandro pode pegar pena de até 12 jogos por expulsão. O Volante recebeu cartão vermelho depois de se desentender com Nenê, na partida contra o Guaratinguetá. Ele foi expulso na partida contra o Guaratinguetá, no dia 13 de julho e, pode desfalcar o Bahia em até 12 partidas na Série B.

É o que prevê o artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de agressão física. O jogador foi denunciado pelo procurador do STJD e o julgamento está marcado para a próxima segunda-feira (26).

Na súmula, o árbitro trocaram cabeçadas e ofensas verbais. “Você não joga nada, vai tomar...". O volante já cumpriu a suspensão automática contra o São Caetano, na última sexta-feira, em Pituaçu, jogo em que o Bahia venceu por 3 a 0.

WAGNER LIDERA PESQUISA DATAFOLHA NA BAHIA

De acordo com informações da pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo divulgada neste sábado (24), o atual governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seria reeleito no primeiro turno se a eleição fosse realizada hoje. Wagner lidera a disputa pelo governo da Bahia com 44% das intenções de voto, enquanto que seus adversários somam 37%.

O candidato Paulo Souto (DEM) aparece como segundo colocado, com 23%, aponta a pesquisa. O terceiro lugar fica com Geddel Vieira Lima (PMDB) que tem 12%. Os candidatos Luiz Bassuma (PV) e professor Carlos (PSTU) têm 1% cada. Já Marcos Mendes (PSOL) e Sandra Santa Bárbara (PCB) não pontuaram. Não opinaram 13% dos eleitores, e outros 6% disseram que votarão nulo ou em branco.

O levantamento foi feito de terça-feira (20), a sexta (23), com 1.086 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Presidência - Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) continuam tecnicamente empatados, como mostra pesquisa Datafolha. O tucano aparece com 37% das intenções de voto, contra 36% de Dilma. Marina Silva (PV) tem 10%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta pesquisa, marcando 1%. Zé Maria (PSTU) também tem 1%. Outros quatro candidatos de partidos pequenos que concorrem a presidente foram incluídos no levantamento, mas não atingiram 1%.

O porcentual de eleitores indecisos ou que votam em branco ou nulo atingiu 4%, o mesmo da pesquisa anterior. Os indecisos são 10%, contra 9% do último levantamento. Numa simulação de segundo turno, Dilma (46%) aparece numericamente à frente de Serra (45%), mas dentro da margem de erro.

O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº 19.890/2010, é o primeiro realizado pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 eleitores de 379 municípios em todos os Estados, exceto Roraima.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

CBF OFICIALIZA RECUSA DE MURICY PARA ASSUMIR COMANDO DA SELEÇÃO

Em um curto comunicado publicado em seu site, a CBF se pronunciou na noite desta sexta-feira a respeito do convite feito ao técnico Muricy Ramalho para dirigir a Seleção Brasileira. Com a recusa, a CBF informou que convidou o técnico Mano Menezes para assumir o comando técnico da seleção até 2014.

Segundo colunistas de esporte, Mano já teria aceitado o convite, mas aguarda a manhã de sábado para confirmar que será o novo técnico da seleção. Se ele assumir, a estreia será no dia 10 de agosto, em Nova Jersey (EUA), no amistoso contra os Estados Unidos. (As informações são do G1)

DILMA ABRE 8 PONTOS À FRENTE DE SERRA, APONTA VOX POPULI

Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi e encomendada pela TV Band mostra a candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, oito pontos porcentuais à frente de seu principal adversário na disputa, José Serra (PSDB).

Na primeira pesquisa de intenções de voto realizada após o início oficial da campanha eleitoral (6 de julho), Dilma aparece com 41% e Serra, com 33%. A candidata Marina Silva, do PV, tem 8%, e os demais candidatos somaram 1%. O total de votos brancos e nulos é de 4% e 13% não sabem ou não responderam em quem vão votar.

No cenário para segundo turno, Dilma venceria Serra por 46% a 38%. Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não foram apresentados aos eleitores, Dilma teve 28%, Serra, 21% e Marina, 5%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não concorre às eleições, foi citado por 4% dos entrevistados.

O instituto também mediu os índices de rejeição dos candidatos. Na pesquisa, 24% dos entrevistados responderam que não votariam em Serra de forma alguma. Marina tem 20% de rejeição e Dilma, 17%.

Na última pesquisa Vox Populi, divulgada em 29 de junho, Dilma tinha cinco pontos porcentuais a mais que Serra e liderava a disputa eleitoral com 40%, seguida pelo tucano, com 35%, e Marina, com 8% das intenções de voto. O total de votos brancos e nulos era de 5% e 11 % não quiseram ou não souberam responder em que irão votar.

A pesquisa foi realizada com 3.000 eleitores, entre os dias 17 e 20 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 1,8 ponto porcentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº 19.920/2010.

HOMEM QUE TEVE ANTEBRAÇO AMPUTADO APÓS QUEDA DE CASARÃO PODE FAZER NOVA CIRURGIA

Elielson Carvalho dos Santos, de 40 anos - que teve o antebraço esquerdo amputado após ficar cerca de 22 horas soterrado nos escombros de um casarão que caiu na Conceição da Praia - pode passar por nova cirurgia, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta sexta-feira, 23.

O estado de saúde de Elielson é estável mas, na madrugada desta sexta-feira, ele teve febre provocada por uma pequena infecção no ferimento.

De acordo com a Sesab, os médicos avaliam a necessidade de realizar o procedimento cirúrgico para aumentar a extensão da amputação. Elielson continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE). (As informações são do A Tarde)

SUCOM NOTIFICA 43 ESTABELECIMETOS COMERCIAIS

Cerca de 43 estabelecimentos comerciais foram notificados pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) nesta quinta-feira (22), que colocou em prática o mutirão de fiscalização nos passeios do Centro da cidade de Salvador. O objetivo da ação foi verificar o estado de conservação das calçadas e orientar comerciantes e moradores da região sobre a necessidade de fazer a recomposição dos pontos avariados.

Os locais percorridos foram: Av. Sete de Setembro, as Ruas Carlos Gomes, Direita da Piedade, Faísca, Tuiuti, da Forca, do Cabeça, Junqueira Aires, Areal de Cima, Areal de Baixo, General Labatut, Teodoro Sampaio, Dionísio Cerqueira, Travessa dos Barris e Alegria dos Barris.

De acordo com o artigo 45 do Código de Polícia Administrativa do Município de Salvador (Lei nº 5503/99), os ocupantes de imóveis urbanos devem conservar limpos e em perfeito estado os passeios de suas residências e estabelecimentos. Os notificados têm um prazo de 15 dias para efetuar a recomposição dos passeios danificados. Caso isso não ocorra, estarão sujeitos a multas que variam entre R$ 60,80 e 3.038,00.

A Sucom iniciou os mutirões de fiscalização de calçadas no dia 20 de maio deste ano. Desde então, a autarquia já esteve na orla de Salvador, Federação, Comércio e Barra, emitindo, no total, 191 notificações.

MÉDICOS-RESIDENTES DE TODO O PAÍS AMEÇAM ENTRAR EM GREVE

Os mais de 17 mil futuros médicos do país podem cruzar os braços caso o reajuste de 38,7% no valor da bolsa, repassada pelo governo, não seja atendido. Os médicos-residentes, que recebem R$ 1.916,45 mensais, também reivindicam auxílio-moradia, auxílio-alimentação e a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses.

Segundo o presidente da Associação dos Médicos-Residentes, Nivio Lemos Moreira Junior, os profissionais pedem o aumento no valor da bolsa desde 2007. O documento com as reivindicações será entregue nesta sexta-feira (23) aos ministérios da Educação e da Saúde. Nele, a entidade dá o prazo de 15 dias para o governo negociar com a categoria, caso não haja resposta os residentes de todo o país entrarão em greve.

O presidente da Associação Brasiliense de Médicos-Residentes do Distrito Federal, Cassio Rodrigues Borges, afirma que as condições de trabalho são precárias e isso reflete diretamente na saúde pública. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação ainda não têm informações sobre o documento, por isso não se pronunciaram sobre o assunto. (As informações são da Agência Brasil)

CENTRO ODONTOLÓGICO PREVDENT: 30 ANOS DE PIONEIRISMO E INOVAÇÃO NA BAHIA

O mais antigo Centro Odontológico das regiões Norte e Nordeste do Brasil e que mudou todos os paradigmas de atendimento na área da odontologia na Bahia está completando 30 anos de atividades. É o grupo Prevdent, de especialidades Odontológicas, instalado em Salvador e que iniciou suas atividades no dia 18 de junho de 1980. Atualmente o grupo Prevdent é formado por quinze profissionais que atendem todas as especialidades odontológicas e geram quantidade significativa de empregos diretos e indiretos.

Considerada uma clínica de referência em Salvador, a Prevdent vem ampliando seu campo de atuação, ao promover inovações que beneficiam pacientes de várias partes da Bahia. Dessa forma, os profissionais que nela atuam contribuem para a realização de pesquisas e para o progresso de trabalhos direcionados ao crescimento da odontologia.

“Nos anos 60, os fundadores da Prevdent criaram a 1ª Policlínica Odontológica da Bahia, que funcionava no 7º andar do Edifício Antônio Ferreira, na histórica Rua Chile. Com a demanda cada vez maior da população por serviços completos e integrados, e a decadência da Rua Chile e seu entorno, no início dos anos 80, compramos um terreno na Avenida Garibaldi e, em parceria com a construtora Itajubá, foi construído o Centro Odontomédico Itamaraty, onde estamos até hoje”, lembra Avilmar Passos Galvão, um dos fundadores, que continua fazendo parte do grupo.

“Além de manter consultórios equipados para oferecer o que existe de melhor em saúde bucal, buscando proporcionar bem-estar, conforto e o melhor atendimento a nossos clientes, e de trabalhar observando os princípios éticos da profissão, uma preocupação permanente de todos os membros da Prevdent e com a atualização profissional e a incorporação das mais novas tecnologias. Nesse sentido, os investimentos são constantes”, explica Dinael Regis, também sócio fundador da clínica.

Para comemorar os 30 anos da Prevdent foram realizados vários eventos, incluindo, o planejamento estratégico para os próximos anos, um encontro social de todos os sócios, familiares e funcionários e homenagem aos fundadores já falecidos, João Regis, Miriam Cléa, Augusto Coelho e José Neves.

Atualmente o grupo Prevdent é formado por quinze profissionais que atuam nas várias especialidades odontológicas oferecidas, tais como: dentística endodontia, odontopediatria, ortodontia, prótese, periodontia, implantodontia, radiologia e odontogeriatria. São eles: Avilmar Passos Galvão, Carlos Regis, Ângelo Freire, Carmo Biscarde, Saulo Regis, Luciano Regis, Lane Regis, Dinael Regis, Delcik Dutra, Dario Miranda, Virna Mota, Mônica Kruschewsky, Evandro Teles, Daniela De Marchi e Saulo Regis Jr.

por: Sergio Tonielo

ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR REGISTRA NOVA DEFLAÇÃO NA TERCEIRA PRÉVIA DE JULHO

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) registrou deflação de 0,14% na quadrissemana encerrada em 22 de julho, recuo de 0,01 ponto percentual ante a apuração anterior (-0,13%), de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Foi a segunda queda consecutiva do IPC-S. Registraram recuos os itens vestuário (de 0,03% para -0,51%), educação, leitura e recreação (de 0,05% para -0,07%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,55% para 0,54%).

Esses grupos foram influenciados pelo comportamento dos preços de roupas (de -0,04% para -0,63%), passagens aéreas (de -1,29% para -5,66%) e dentistas (de 0,82% para 0,46%). A deflação caiu para os grupos transporte (de -0,15% para -0,04%), influenciado pelo preço do álcool combustível (-2,89% para -1,22%), e alimentação (de -0,96% para -0,94%), com destaque para o item carnes bovinas (0,22% para 0,83%).

Mantiveram a tendência de alta dos preços médios os grupos despesas diversas (de 0,74% para 0,84%) e habitação (0,22% para 0,24%). As contribuições para este movimento partiram dos itens cigarros (2,57% para 2,71%) e tarifa de eletricidade residencial (0,27% para 0,45%). (As informações são da Agência Brasil)

DEFINIDO: MURICY É O NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

O novo técnico da Seleção Brasileira é Muricy Ramalho. O treinador terá a responsabilidade de comandar a renovação da Seleção para a disputa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O treinador tem contrato até o fim do ano com o Fluminense.

De acordo com Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, Muricy foi convidado, aceitou o cargo, mas ainda irá se reunir com a diretoria tricolor. Ou seja, ainda não está acertado se ele irá acumular as funções ou se pedirá demissão do Fluminense. Na entrevista coletiva logo depois da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, Muricy garantiu que nem sequer havia sido sondado por qualquer pessoa ligada à CBF. Mas brincou sobre a concorrência com Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari.

"Não dá para contratar os três? Seria ruim para os adversários, hein? Há muitos caras bons, a Seleção Brasileira está bem servida, independentemente de quem assumir. Todos os treinadores estão em um momento bom na carreira, estão maduros. Isso faz a diferença. Todos têm o gosto pela vitória', comentou, pouco antes de dizer que não pensava em outra coisa que não fosse o Fluminense. (As informações são do G1)

LESIONADO, NINO PARAÍBA É RELACIONADO PARA JOGO CONTRA PRUDENTE

Apesar de ter se lesionado no empate entre Vitória e Goiás, na quarta-feira (21), o lateral-direito Nino Paraíba foi confirmado entre os jogadores que viajam para o jogo contra o Grêmio Prudente neste sábado, 24, às 18h30, no interior de São Paulo, em partida válida pela 11ª rodada da Série A do Brasileirão.

Um exame de imagem foi realizado no jogador e foi constatado que Nino sofreu um estiramento de grau um na parte posterior da coxa esquerda. A previsão de afastamento para o atleta é de pelo menos uma semana. O departamento médico do Vitória, no entanto, acredita na possibilidade de recuperação do atleta para a partida contra o time da cidade de Presidente Prudente.

Segundo o Dr. José Olimpio é difícil prever o tempo em que o atleta ficará afastado. Depende muito da recuperação individual de cada atleta. O medico informou ainda que ele não está vetado para a partida, porém a sua escalação não está garantida.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ADOLESCENTES MORRERAM EM TROCA DE TIROS COM A PM NA ESTRADA DO CÔCO

Dois adolescentes morreram em uma troca de tiros com a polícia depois de praticarem um assalto em um horto florestal na Estrada do Côco na tarde desta quinta-feira (22). Quatro homens armados entraram no Horto Paraíso, renderam funcionários e clientes e roubaram dinheiro, celulares e joias.

De acordo com a delegada titular da 26ª Delegacia (Vila de Abrantes), Jamila Carvalho Santos, a polícia recebeu a denúncia de que o assalto estava ocorrendo e foi logo para o local. Quando chegaram, os ladrões estavam fugindo em um carro roubado de um dos clientes.

Houve uma perseguição pela Estrada do Côco, com uma troca de tiros, e os ladrões abandonaram o veículo em um ponto com matagal e charco, tentando fugir. A troca de tiros continuou e dois dos bandidos, de 17 anos, Danilo dos Santos Dias e Gerson Veloso da Cruz Junior, foram baleados e morreram. Gilvan Passos dos Santos, o Buiu, foi preso em flagrante e levado para a 28ª Delegacia.

O quarto bandido, Anderson Farias Dias, conseguiu fugir e levou parte do roubo, mas, baleado, acabou indo para o Hospital Menandro de Farias, onde foi reconhecido e preso em flagrante por policiais que estavam lá. Ele está internado no hospital sob custódia da polícia.

Segundo a delegada, parte do roubo foi recuperada, mas uma parte Anderson conseguiu levar consigo, ainda não se sabe para onde, e outra os próprios bandidos jogaram no charco. Mesmo assim, celulares, o veículo roubado e uma quantia de dinheiro foram recuperados pelos policiais.

Os quatro já praticavam assalto pela região, segundo a delegada Jamila. "Os funcionários do horto informaram que eles já tinham feito furtos lá no local semana passada". Também na última semana, os bandidos roubaram um carro e chegaram a ser perseguidos, mas abandonaram o veículo e conseguiram fugir

FILHO DE CISSA GUIMARÃES É CREMADO NO RIO


O estudante Rafael Mascarenhas, de 18 anos, filho da atriz Cissa Guimarães e do saxofonista Raul Mascarenhas, foi cremado na manhã desta quinta-feira, 22, no Crematório do Memorial do Carmo, no Caju, zona norte do Rio de Janeiro. A cremação, segundo funcionários do local, teve início por volta das 11 horas e durou cerca de quatro horas, com a presença de membros da família e amigos.(informações são do A tarde).
Letícia Rastely

PM CONTINUA COM BLITZ, MESMO DEPOIS DE CRÍTICAS

A Polícia Militar da Bahia divulgou nota, na tarde desta quinta-feira (22), garantindo a continuidade das blitze na capital e no interior. De acordo com a PM, as ações fazem parte do Plano de Proteção ao Cidadão, executado conjuntamente pela PM, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica, englobando diversas operações especiais realizadas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

As blitze da PM vem sendo alvo de críticas por parte da prefeitura de Salvador, pelos engarrafamentos causados com a ação. O prefeito João Henrique diz de não ter sido alertado sobre as intervenções e a reunião tem o objetivo de resolver as pendências. O prefeito se reunirá nesta sexta (23) com o secretário de Segurança Pública, César Nunes, onde devem discutir a situação.

Segundo a PM, desde que foi lançando, no 9 de julho, o plano já abordou mais de 124 mil pessoas. Destas, 69 foram presas em flagrante e outras 408 conduzidas à delegacia. Além disso, dos 43.755 veículos abordados, com 619 foram apreendidos por estarem em situação irregular. As blitze ainda resultaram na apreensão de 40 armas de fogo, 22 facas, 60 quilos de maconha e outras drogas como cocaína e crack. (informações são da Tribuna da Bahia).
Letícia rastely

FACULDADE SÃO SALVADOR E TOMAZ DE AQUINO FORAM INTERDITADAS PELO MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) pediu as interdições das Faculdades São Salvador e São Tomaz de Aquino. O órgão recebeu denúncias de assédio moral, dispensa coletiva sem pagamento de verbas rescisórias e violência física contra os trabalhadores decidindo, assim, ajuizar as ações civis públicas contra ambas as faculdades.

As ações pedem a imediata suspensão da atividade das instituições baianas até que sejam sanadas todas as irregularidades trabalhistas. De acordo com o MPT, as faculdades rejeitaram a intimação para oferecer defesa, deixando transcorrer os prazos legais.

Caso as duas instituições sejam condenadas, elas deverão pagar uma indenização de R$ 5 milhões cada. As ações foram ajuizadas no início de julho e os processos, segundo o MPT, já foram distribuídos com audiências marcadas para agosto.(Informações são do Correio*)
Letícia Rastely

JUIZ MANDA VICE ALENCAR RECONHER MULHER DE 55 ANOS COMO FILHA

O juiz da Comarca de Caratinga (MG), José Antônio Cordeiro, determinou nesta quarta (21) que o vice-presidente da República, José Alencar, reconheça a paternidade da professora aposentada Rosemary de Morais, 55 anos. O “Diário de Justiça de Minas Gerais" deverá publicar a sentença nesta sexta-feira (23), segundo informação do processo que tramita na Justiça estadual.

O advogado de Alencar, José Diogo Bastos Neto, afirmou que vai recorrer e que pretende reverter a decisão nas instâncias superiores. Segundo ele, no processo, há depoimentos de testemunhas ouvidas em Caratinga, no Rio de Janeiro e em Brasília que demonstram “cabalmente a impossibilidade de o vice-presidente ser o pai dessa moça”.

Em 2001, Rosemary ajuizou ação de investigação de paternidade contra o vice-presidente. Com a decisão do juiz, o sobrenome “Gomes de Alencar” e os nomes dos pais do vice-presidente terão de ser incluídos na certidão de nascimento de Rosemary.

O processo demonstra que depois de diversos recursos ajuizados pela defesa de Alencar, ele foi intimado a fazer o exame de DNA para comprovar o parentesco, mas se recusou a fornecer o material.

“Quando a ação foi ajuizada, não havia nenhuma prova que pudesse indicar a paternidade. Esse fato dá ao vice-presidente o direito de se recusar a fazer o exame de DNA”, afirmou o advogado Bastos Neto.

A determinação judicial está amparada em jurisprudência segundo a qual a recusa em fazer esse exame permite ao juiz presumir a paternidade com base em outras provas, como depoimentos de testemunhas. Um dos advogados que representa Rosemary no caso, Vinicius Mattos Felicio, afirmou que a Justiça decidiu com base nas provas incluídas ao longo de dez anos no processo.

“Já não era sem tempo . Estamos esperando há muitos anos uma justiça que demorou a ser feita. Se ele não fosse uma pessoa pública, o vice-presidente da República, o pedido já tinha sido deferido há muito tempo”, afirmou o advogado. (As informações são do G1)