terça-feira, 17 de maio de 2011

DADOS DA CAIXA-PRETA DO VOO 447 APONTAM ERRO DOS PILOTOS, DIZ JORNAL

O jornal francês “Le Figaro” informa nesta terça-feira (17) que análise inicial do conteúdo de uma caixa-preta do Airbus da Air France que fez o trágico voo 447, entre Rio e Paris, em 31 de maio de 2009, exime de culpa a Airbus, fabricante do A330 que caiu com 228 pessoas a bordo, e aponta para erro dos pilotos. Agências internacionais de notícias reproduzem a informação do períódico.

Em um artigo intitulado 'A pista do erro da tripulação se confirma', o jornal francês diz ter tido acesso a dados preliminares da análise das caixas-pretas que seriam repassadas pelos investigadores ao governo francês. Segundo o "Le Figaro", os investigadores tentam agora determinar se o erro dos pilotos é puramente humano ou incumbe também a companhia aérea Air France, proprietária do avião, o outro acusado.

A Airbus, diz o jornal, já teria informado, em um comunicado a todos os seus clientes no mundo que, com base nas informações da investigação, não há nada tecnicamente de errado com suas aeronaves.

A informação, porém, não foi confirmada pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), órgão que investiga acidentes aeronáuticos. De acordo com o BEA, a informação é um “tributo ao sensacionalismo, uma afronta ao respeito dos passageiros e tripulantes que morreram”.

O BEA informou, em nota em seu portal, que “qualquer informação sobre a investigação de outra fonte é nula se não for confirmada pelo BEA”. Segundo o escritório, a investigação “é longa e meticulosa” e “nesta fase do inquérito nenhuma conclusão pode ser tirada”. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário