domingo, 8 de maio de 2011

PARLAMENTARES QUEREM MANTER VOTO OBRIGATÓRIO NO BRASIL

O voto nas eleições brasileiras deve seguir sendo obrigatório ou passar a ser facultativo? A comissão da reforma política do Senado, que já concluiu sua fase de deliberações, decidiu que o voto deve continuar sendo obrigatório – embora o tema esteja longe de ter consenso: boa parte dos parlamentares do PSDB e do DEM, por exemplo, acha que o eleitor deve decidir se irá ou não às urnas.

“Votar ou não deve fazer parte da livre consciência do eleitor”, acredita Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), líder do DEM na Câmara de Deputados, destacando, no entanto, que seu partido não chegou ainda a uma posição única sobre esse ponto.

“A penalidade para quem não vota é quase nula. Prefiro deixar de lado o faz de conta e apostar na consciência crítica de cada cidadão”, opina o parlamentar.

Exercício de cidadania - O PT, partido da presidente da República, defende a obrigatoriedade do voto. O líder do governo, senador Humberto Costa (PE), argumenta que o voto obrigatório é um exercício de cidadania, especialmente para os brasileiros mais humildes.

“Se engana quem pensa que o poder econômico também não influencia no voto facultativo. Pode-se pagar para a pessoa não ir votar e pode-se pagar para a pessoa votar. O problema não chega nem à fila de votação”, disse o senador durante as discussões da reforma. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário