segunda-feira, 12 de setembro de 2011

INSS ESTUDA NOVA REGRA PARA O AUXÍLIO SAÚDE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende implantar nova regra para a emissão do auxílio saúde, a partir de janeiro de 2012. O benefício será concedido sem perícia médica para o trabalhador afastado da função, por motivo de doença, em período de até 30 dias.

Em entrevista à Rádio Previdência, o presidente do INSS, Mauro Hauschild, falou sobre a proposta, que está em discussão no Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e deverá ser implantada de forma experimental. Segundo ele, o modelo não fará grandes modificações ao que já é realizado.

A partir de janeiro de 2012, o Ministério da Saúde pretende escolher cidades para fazer projetos-pilotos. O afastamento por até 15 dias é entendido como licença médica e, com ele, os benefícios continuam por conta do empregador.

No décimo sexto dia, a regra muda: o empregado ainda precisa dar entrada na solicitação do benefício no INSS, mas a avaliação do médico perito para a autorização do benefício será dispensada.
O atestado de incapacidade para o trabalho passará a ser emitido pelo médico do empregado, que pode ser particular ou do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do novo modelo é tornar o sistema mais ágil e evitar a demora na marcação das perícias. O auxílio saúde será fornecido sem perícia médica apenas aos segurados obrigatórios, como o empregado, o contribuinte individual, o doméstico e o avulso. Empregados afastados por acidente de trabalho continuam obrigados a passar pela perícia. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário