domingo, 11 de setembro de 2011

NOVA YORK LEMBRA ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DO 11 DE SETEMBRO

Uma cerimônia em memória das quase 3.000 vítimas dos atentados do 11 de setembro de 2001 começou neste domingo em Nova York, nas presenças do presidente Barack Obama e de seu predecessor George W. Bush. Como há 10 anos, o céu estava muito azul sobre Manhattan, enquanto Obama se dirigia a seu lugar na tribuna e um coro entoava as estrofes do hino nacional americano.

Pouco depois, às 08H46 locais, Nova York observou um minuto de silêncio, para marcar o momento exato quando, há 10 anos, o primeiro dos dois aviões sequestrados atingiu uma das torres do World Trade Center, começando os ataques do 11 de Setembro.

Logo em seguida, perto do local, atualmente em plena reconstrução, foi iniciada a leitura, por familiares, do nome das 2.983 vítimas dos atentados, em Nova York, Washington e Shanksville, um a um. "Deus é nosso refúgio e nossa força, uma ajuda muito presente nas dificuldades", havia dito, antes, o presidente Obama, durante uma breve introdução, citando um salmo.

Apesar de citar Deus diversas vezes em seu depoimento, a ideia dos EUA era retirar o teor religioso do evento. Mas foi impossível não falar em Deus neste momento, que voltou a ser citado por Bush.

"Qualquer palavra pode ser fraca para falar sobre uma dor tão profunda, mas digo, como consolo, que eles morreram por uma República. Por esta razão, eu peço a Deus que reduza a sua dor", disse em referência a uma carta enviada pelo ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln a uma mãe que perdeu cinco filhos na Guerra de Secessão (1861-1865).

Um novo momento de silêncio foi respeitado às 9H03 (10H03 GMT), hora do segundo ataque. O mesmo aconteceu às 9h59 e 10h28, horário que as torres desabaram. Esse ritual é realizado todos os anos desde os ataques. (As informações da Agência France Press/A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário