sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SEQUESTRADOR TENTOU JOGAR AVIÃO NO PLANALTO

A idéia dos terroristas da al-Qaeda de usar aviões como armas de destruição em massa ao atingi-los contra as torres gêmeas do World Trade Center, nos Estados Unidos, não é tão original quanto imaginavam os surpreendidos norteamericanos. Em 29 de setembro de 1988 um brasileiro armado tomou um Boeing 737-300 da Vasp com o objetivo de atingir o Palácio do Planalto, em Brasília. O maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, 28, estava desempregado e culpava o governo por sua situação.

"O que ocorreu com o voo 375 da Vasp foi como os atentados a Nova York e Washington. O meu sequestrador tinha a mesma intenção que os terroristas, só que não conseguiu alcançar o seu objetivo”, afirma o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva, 60. O seqüestrador, armado, matou o copiloto, e feriu outro copiloto que estava na aeronave como passageiro.

“A ação começou quando já estávamos sobrevoando os céus do Rio de Janeiro. Ele gritava: ‘eu quero matar o Sarney. Quero jogar o avião no Planalto!", diz o piloto. Os planos do desempregado se frustraram porque, sobrevoando o Rio de Janeiro, ele exigiu que a aeronave fosse à Brasília. Entretanto, sem combustível, teve de fazer um pouso de emergência em Goiânia (As informações G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário