quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ASSALTOS A ÔNIBUS CRESCEM 43% EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO

O serviço custa R$ 2,50. Ele normalmente oferece longas esperas, superlotação e bastante calor. De brinde, sem ter para onde correr, as 460 mil pessoas que andam de ônibus em Salvador todos os dias ainda vêm recebendo um belo índice de assaltos, que aumentaram 43% este ano, em comparação a 2010.
De janeiro a setembro de 2011, 1.183 ônibus foram assaltados somente na capital. No mesmo período do ano passado, foram registrados 823 roubos. Com isso, a média de ônibus assaltados na capital baiana subiu de 80 por mês para 116.

Em novembro, somente em 15 dias, já foram registrados 85 roubos a coletivos na capital baiana, o que equivale a uma média de 5,66 veículos assaltados por dia. O número supera o acumulado do mês inteiro de novembro de 2010, quando a polícia notificou 73 casos (média de 2,5 por dia), e se aproxima ainda do registrado em todos os dias de novembro de 2009 (87 casos).

Os locais preferidos pelos assaltantes são o bairro de São Caetano, a avenida Paralela e a BR-324 (veja ao lado). Os dados estão em boletins mensais e diários no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos e coordenador do Grupo Especial de Repressão a Roubos a Coletivos (Gerrc) diz que o anormal foram os números do ano passado. Segundo ele, “2010 foi um ano atípico”. “Teve diversas paralisações do transporte urbano em 2010”, destaca o delegado, que está há oito meses à frente do Gerrc.

O delegado destaca ainda que os dias preferidos pelos assaltantes são os feriados e explica que a prática ganhou novos adeptos. “Se intensificou a participação de menores e de mulheres, o que antigamente era raro”, diz. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário