quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CÂMARA APROVA COTA RACIAL E VETO A PROJETO DA OPOSIÇÃO

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 9, por unanimidade, o projeto do Executivo Municipal que cria cotas para negros nos concursos públicos realizados pela Prefeitura de Salvador.

Os vereadores também aprovaram, com 25 votos a favor e oito contrários, o veto do prefeito João Henrique (PP) ao projeto similar, de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT), que foi considerado inconstitucional, por ter sido encaminhado pelo Legislativo, já que questões relativas à contratação de servidores públicos só podem ser definidas pelo Executivo.

A votação aconteceu após reunião do prefeito na tarde desta quarta, na sede da prefeitura, com o vereador Gilmar Santiago e o líder do governo, Téo Senna (PTC), em que estiveram presentes o deputado estadual Bira Corôa, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do estado, e lideranças do movimento negro em Salvador.

Corôa e o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) são autores do projeto estadual que também determina cotas para negros nos concursos públicos. Com a mesma justificativa de inconstitucionalidade, por ter sido criado pelo Legislativo, o projeto teve que ser assumido pelo Executivo e encaminhado pelo governador Jaques Wagner (PT) à Assembleia Legislativa. Nos concursos da administração estadual, 20% das vagas serão para cotistas. (As infrmações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário