terça-feira, 15 de novembro de 2011

FARC ANUNCIA ESCOLHA DE NOVO LIDER APÓS MORTE DE AFONSO CANO

A guerrilha colombiana das Farc anunciou em um comunicado nesta terça-feira (15) que seu novo líder máximo é Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido também como "Timochenko" e "Timoleón Jiménez". O anúncio vem 11 dias após a morte de Alfonso Cano em uma operação militar.

"O companheiro Timoleón Jiménez, com voto unânime dos companheiros do Secretariado (cúpula das Farc), foi designado em 5 de novembro o novo comandante das Farc-EP", diz o comunicado, que foi reproduzido pela mídia colombiana como no site do jornal "El Tiempo", de Bogotá.

"Fica garantida, assim, a continuidade do Plano Estratégico visando a tomada do poder para o povo", acrescenta o texto. Dias após a morte de Cano, o grupo já havia afirmado que vai continuar com sua luta, apesar dos chamados à desmobilização feitos pelo governo.

Cano, cujo verdadeiro nome era Guillermo León Sáenz, morreu em 4 de novembro durante um confronto com o Exército em uma região montanhosa do município de Suárez, no departamento (província) de Cauca (sudeste), que se seguiu a um bombardeio da Força Aérea no local onde o chefe rebelde se encontrava. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário