segunda-feira, 7 de novembro de 2011

IGREJA ROSÁRIO DOS PRETOS NÃO ABRIRÁ NA FESTA DE SANTA BÁRBARA

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos terá, pelo terceiro ano consecutivo, as portas fechadas para o tríduo da Festa de Santa Bárbara, uma das celebrações mais tradicionais do calendário religioso da Bahia, com ápice no dia 4 de dezembro.

É que as obras de requalificação, iniciadas em 2009, no templo que já tem mais de três séculos, não foram concluídas. Iniciado em setembro de 2009, o restauro arquitetônico, orçado em R$ 2,3 milhões, provenientes do Ministério do Turismo, deveria estar pronto em setembro de 2010, de acordo como projeto executado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac).

“Mas a obra não está totalmente acabada e não temos previsão de quando ficará pronta”, disse Júlio César Soares, procurador-geral da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fundadora da igreja.

Segundo ele, falta esgotamento sanitário, iluminação do altar-mor e dos altares laterais, a construção do sobreforro nos corredores, além da divisória de proteção do elevador contra a chuva. “Já ficamos todo esse tempo fora de nossa casa e isso já está trazendo enormes problemas à irmandade”, disse.

Ele ainda cita o imbróglio que corre na Justiça sobre a indenização do gradil da igreja, que foi destruído em 2008 por um automóvel desgovernado. “É o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que está à frente para resolver este impasse. Mas até agora estamos sem a grade de proteção. Não queremos receber uma coisa amiúde. Só assumiremos a igreja com tudo que havia sido planejado pronto”, afirmou Soares, que ainda advertiu a “impossibilidade de abrigar uma festa de tão grande dimensão”. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário