sexta-feira, 11 de novembro de 2011

INFLAÇÃO OFICIAL DESACELERA EM OUTUBRO

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou e recuou 0,43% em outubro, após alta de 0,53% em setembro, reportou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado acabou sendo divulgado antes da data prevista, que seria nesta sexta-feira, 11, às 9h, por causa de problemas técnicos, explicou a instituição.

A mediana de previsões de 20 analistas, segundo pesquisa da Reuters, apontava uma taxa de 0,41% para outubro. A faixa de prognósticos oscilou de 0,37% a 0,48%.

O dado de outubro divulgado pelo IBGE, segundo o cálculo do economista da Raymond James, Mauricio Rosal, mostra que, em 12 meses, a taxa teria ficado em 6,97%, ainda acima do teto da meta do governo, de 6,50%.

Até setembro, no entanto, o indicador tinha alta de 7,31% em 12 meses. No acumulado do ano, ainda segundo ele, a taxa fechado outubro em 5,43%.

Para os analistas, apesar de ainda não serem conhecidos os detalhes do IPCA de outubro, o que deverá ocorrer apenas às 9h desta sexta é possível concluir que a inflação mostrou um bom comportamento, apesar de ainda existirem pressões, como o emprego robusto.

A economista-chefe do RBS Global Banking & Markets, Zeina Latif, avalia que o número de outubro é uma "boa notícia" porque mostra que, mesmo com a pressão cambial vivida naquele momento, o indicador veio dentro do esperado. (As informações da Agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário