segunda-feira, 14 de novembro de 2011

OBRIGATÓRIEDADE DO DIPLOMA DE JORNALISTA DEVE SER APROVADA NA QUARTA, DIZ LÍDICE

Após um acordo no Senado para que a PEC nº33 - que garante a obrigatoriedade do diploma de ensino superior para o exercício do jornalismo – entrasse na pauta da Casa na quarta-feira (16), a expectativa é de que a medida “seja aprovada” pelos parlamentares. A senadora baiana Lídice da Mata (PSB), confirmou que o texto será votado no Plenário, e que já existe “um acordo” para aprovação.

“A formação do jornalista é muito importante por dois motivos: para garantir um informação de qualidade e para que a sociedade possa constatar à origem da informação e saber a quem responsabilizar”, afirmou a senadora, que já garantiu que vai votar a favor do diploma, derrubado após decisão do Supremo Tribunal Federal.

Ela também comparou a profissão a de economistas, médicos e advogados, que no passado também passaram pela “formalização” proposta pela PEC, apesar de ressaltar que não se pode virar as costas para profissionais não-formados que se destacaram no jornalismo.

A provável aprovação da PEC acontece no mesmo período em que se discute a criação do Conselho Estadual de Comunicação, que segundo a senadora baiana não tem como objetivo “censurar”, mas sim “garantir o direito de todos a comunicação e a informação”. “O Conselho é fundamental para a sociedade”, ressaltou Lídice.

Caso seja aprovada – sem alterações – a PEC segue para sanção presidencial. (As informações do Política Hoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário