sábado, 19 de novembro de 2011

PAPA VISITA OUIDAH, CENTRO DO VODU E LOCAL ONDE ESCRAVOS PARTIAM PA AMÉRICA

Ouidah (Benin), 19 nov (EFE).- Bento XVI visitou neste sábado (19) a cidade de Ouidah, a 43 quilômetros de Cotonou, centro da religião vodu e na qual está aquela que é considerada a primeira catedral da África Ocidental, de 1909, além da capela onde está enterrado o cardeal Bernardin Gantin, amigo pessoal do papa.

Milhares de pessoas, muitas delas vestidas com trajes típicos e outros confeccionados para a visita do papa, se amontoaram ao longo dos 43 quilômetros da estrada para saudar o pontífice, desafiando as altas temperaturas e a forte umidade.

Ouidah é conhecida também por ser o lugar de onde partiam os escravos de toda a região que eram vendidos por seus próprios compatriotas aos brancos e levados à América.

Nesta cidade está a chamada "Porta do Não Retorno". Os homens que morriam antes de tê-la passado eram sepultados na sua terra, mas caso passassem já não eram considerados homens, mas escravos. No ano 2000 os cristãos, que são 34% da população, construíram a "Porta do Perdão". (As informações da Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário