sábado, 14 de janeiro de 2012

AGÊNCIA DE RISCO REDUZ NOTA DE NOVE PAÍSES EUROPEUS

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s reduziu, nesta sexta-feira (13), as notas de risco de nove países europeus. Entre eles estão França e Áustria, que tiveram suas notas rebaixadas de "AAA" para "AA+".

Esses países detinham, até então, as notas mais altas na escala da agência, o que significa que suas dívidas representavam praticamente nenhum risco aos tomadores. Ambos também receberam perspectiva negativa, o que indica que podem ter suas notas novamente rebaixadas.

Com a redução, apenas quatro países entre os 17 da zona do euro têm, agora, a classificação “AAA”: Alemanha, Holanda, Finlândia e Luxemburgo.

"Do nosso ponto de vista, as iniciativas tomadas pelos legisladores europeus nas últimas semanas podem ser insuficientes para tratar completamente do atual estresse sistêmico na zona do euro", afirmou, em nota, a Standard & Poor's.

Também foram reduzidos, nesta sexta, os ratings de Chipre, Itália, Portugal e Espanha, em dois degraus. Malta, Eslováquia e Eslovênia "perderam" uma posição. Chipre teve sua nota reduzida de BBB para BB+; Itália, de A para BB+; Portugal, de BBB- para BB; Espanha, de AA- para A; Malta, de A para A-; Eslováquia, de A+ para A; e Eslovênia, de AA- para A+.

As notas da Bélgica (AA), Estônia (AA-), Finlândia (AAA), Alemanha (AAA), Irlanda (BBB+), Luxemburgo (AAA) e Holanda (AAA) foram mantidas. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário