quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ANATEL APROVA CONSULTA SOBRE EDITAL QUE TERÁ INTERNET 4G AO BRASIL

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira (19), a realização de uma consulta pública para que a sociedade possa se manifestar sobre o edital de licitação das faixas de radiofrequência, incluindo a de 2,5 GHz a 2,69 GHz, que permitirá a a entrada no mercado brasileiro da tecnologia 4G, mais rápida que a atual 3G, para transmissão de dados por celulares e tablets.

A proposta permanecerá para consulta por 30 dias, com audiências públicas em Brasília e em São Paulo. A licitação deverá ser realizada até 30 de abril de 2012, diz a agência.

O leilão das faixas ocorrerá pelo método tradicional, de maior preço ofertado. "A licitação foi dividida em lotes de abrangência nacional, abrindo a possibilidade para que até 5 empresas possam competir no 4G em todo o País", disse o conselheiro relator da proposta, Rodrigo Zerbone.

A implantação da quarta geração da banda larga móvel de alta velocidade é “importante para a prestação de serviço durante os grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil”, diz a Anatel em nota em que menciona a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Data de implantação - Todas as cidades-sede das Copas das Confederações deverão estar atendidas até 31 de maio do mesmo ano, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo deverão contar com o 4G até o fim também de 2013.

"É muito importante estarmos com a tecnologia funcionando já no ano que vem", concluiu o relator. Já a meta para as capitais de Estados e cidades com mais de 500 mil habitantes é de atendimento até maio de 2014. Para os municípios com mais de 100 mil habitantes, a data limite é dezembro de 2015. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário