quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DEPRESSÃO TEM LADO BOM, DIZEM ESPECIALISTAS

Dados da Organização Mundial da saúde (OMS), revelam que atualmente cerca de 121 milhões de pessoas sofrem de depressão no planeta – 17 milhões no Brasil. Nas próximas duas décadas a depressão deverá afetar mais pessoas que o câncer ou as doenças cardíacas, constituindo a maior causa de afastamento do trabalho, segundo estimativas da OMS.

Porém, especialistas defendem que, em muitos casos a depressão pode ser uma adaptação mental saudável que nos oferece melhores condições para resolver problemas complexos. O assunto tem provocado polemica e dividido opiniões entre psiquiatras e psicólogos.


Um artigo intitulado “O lado Luminoso da Escuridão” publicado na Revista americana Scientifc American – de autoria do neurobiólogo Paul W. Andrews e pelo psiquiatra J. Anderson Thomsonvêm vem causando polêmica por defender que na maioria dos casos a depressão tem um lado bom. Segundo os pesquisadores. Sob seus efeitos nos tornamos mais analíticos, concentrados nas questões que realmente nos incomodam, e podemos encontrar saídas criativas.
(As informações do Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário