quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

LÍDICE QUER PDDU DO CARNAVAL

Ao ser entrevista hoje (11) pela manhã por Chico Queiroz e Jorge Ribeiro no programa “De Olho na Verdade”, na rádio Excelsior da Bahia, a senadora Lidice da Mata (PSB/BA) defendeu um PDDU do Carnaval que estabeleça regras que garanta a movimentação da economia popular da festa e defina formas de compensação para os comerciantes e moradores que são prejudicados com a realização do carnaval, tanto na Barra como em Ondina e no Centro da Cidade.

De acordo com a Senadora, o Carnaval de Salvador, um mega evento que movimentava a economia popular, vem, a cada ano, subtraindo a participação popular, razão pela qual, no seu modo de ver, precisa ser repensado urgentemente. “Tomando a Barra como exemplo, porque é um caso bastante emblemático, tanto os moradores como o comércio, ficam prejudicados por quinze, vinte dias com a construção de grandes camarotes, é preciso discutir de que maneira essa situação pode ser compensada. Não podemos permitir que o Carnaval se transforme em uma festa onde apenas os grandes grupos se beneficiam”, enfatizou.

Ela criticou também as semi-ruminas em que se transformaram muitos imóveis da Avenida Oceânica. “O que antes era uma rua de moradias e restaurantes, hoje, é uma avenida de ruínas. São prédios nos quais ninguém mora ou faz negócios e que ficam guardados numa bolsa de mercado imobiliário para ser explorado, como camarotes, durante o carnaval. O proprietário ganha dinheiro suficiente para fazer o camarote e, durante o resto do ano, mantém esses imóveis em ruínas. Isso é o interesse privado se sobrepondo aos interesses públicos”, assinalou.

Para a Senadora, a cidade encontra-se em uma situação complicada o que é visível tanto circulando pelos bairros, como pelas inúmeras manifestações de moradores que utilizam os meios de comunicação para expressar opiniões criticas sobre a administração. “ Já fui prefeita de Salvador e sei o quanto é difícil administrar um cidade com poucos recursos, mas ao atual prefeito nunca faltou apoio, mesmo nos dois primeiros anos quando era oposição do governo do estado, teve apoio do presidente Lula e do então ministro Jaques Wagner. E justiça se faça, o governador Jaques Wagner, nunca se negou a ajudar a cidade. Teve apoio do PMDB, do Ministro Geddel Vieira Lima, e quando perdeu o apoio desse partido foi buscar aliança do PP que também é um partido forte, portanto, essa justificativa de falta de apoio não lhe cabe”, acrescentou.

Lídice também teceu criticas ao avanço da especulação imobiliária após a aprovação do último PDDU, motivo pelo qual o seu partido, o PSB, deixou a base do governo João Henrique. “ A pretexto de aumentar a receita da cidade, prejudica-se a qualidade de vida da população. A receita precisa crescer, mas junto com ela, a qualidade de vida. Da forma como as coisas estão sendo conduzidas não vai demorar para que medidas extremas, como já acontece em outras cidade como rodízio de carros, entre outras, tenham que ser adotadas, tudo isso por falta de um planejamento que consiga conciliar o crescimento econômico da cidade com a melhoria da qualidade de vida de sua população”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário