sábado, 21 de janeiro de 2012

MEMÓRIA DA IMPRENSA BRASILEIRA É REVIVIDA

Os primeiros passos da imprensa brasileira não foram esquecidos. Na próxima segunda-feira (23), a partir das 16h30, será lançada no Quadrilátero da Biblioteca Pública da Bahia, localizada nos Barris, uma nova edição fac-similar da revista “As Variedades ou Ensaios de Literatura”, a primeira a ser impressa no Brasil, em janeiro de 1812.

A iniciativa da Fundação Pedro Calmon, em parceria com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e o Núcleo de Estudos da História dos Impressos da Bahia (Nehib), comemora o bicentenário da imprensa no país e tem como objetivo reviver o início da trajetória das publicações impressas em território brasileiro.


A edição fac-similar será acompanhada de outra publicação chamada “Sobre a Revista As Variedades” formando um box. O livro trará artigos de Cybelle de Ipanema, Renato Berbert, Hélio Vianna e Luiz Guilherme Pontes Tavares, reconhecidos historiadores e estudiosos da imprensa brasileira, além de algumas curiosidades sobre como a primeira revista do Brasil foi concebida.
(As informações do Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário