sábado, 14 de janeiro de 2012

TRATAMENTO DE ANEMIA FALCIFORME AVANÇA EM SALVADOR

Pacientes com necroses ósseas, úlceras de perna e alterações oculares, decorrentes da anemia falciforme poderão ser beneficiados ainda este ano com o tratamento de células-tronco desenvolvido pelo pesquisador Gildásio Daltro, do grupo de pesquisas Terapias Celulares em Anemia Falciforme da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia(Ufba). A técnica utilizada pelo médico já beneficiou 68 pacientes com alterações ósseas provocadas pela anemia falciforme.

O tratamento com células tronco é feito na fase inicial das tensões osteoarticulares no ambulatório Magalhães Neto, localizado no Complexo do Hospital das Clínicas, no Canela. De acordo com o ortopedista o trabalho desenvolvido ao longo desses cinco anos no ambulatório tem sido bastante promissor com 90% de bons resultados com a técnica. O paciente é tratado em todos os níveis de atenção à saúde com assistência clínica, medicamentos e quando necessário os especialistas são solicitados para realizar as cirurgias.

Após a publicação de cinco artigos científicos sobre o tema, o médico diz que tudo está caminhando para que o núcleo avance nas pesquisas. “Nós estamos recebendo todo apoio do Ministério da Saúde e no decorrer deste ano é bem provável que passemos a atender pacientes com outros tipos de problema de saúde provocados pela anemia falciforme”, afirma.
(As informações do Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário