domingo, 15 de janeiro de 2012

VISUAL DE CASARÕES DO COMÉRCIO EM RUÍNAS ESCONDE ANTIGO CARTÃO POSTAL

Sabe aquela imagem de Salvador conhecida no mundo todo? O Elevador Lacerda imponente decorando a encosta da cidade, ladeado por casarões do início do século XX com suas fachadas de colorido vibrante.... Esqueça.

Atualmente, o frontispício da capital baiana, como é chamada a parte frontal da encosta que divide as cidades Alta e Baixa, está mais para ruína do que cartão-postal.

O CORREIO percorreu todos os 17 casarões que ficam entre o Elevador e a Igreja da Conceição da Praia. Aliás, nem todos. O casarão número 34, pertecente à Irmandade da Conceição da Praia, desabou em julho de 2010, matando uma pessoa. Continua do mesmo jeito. Já o de número 30, abrigava uma loja, mas foi destruído pelo fogo em outubro do mesmo ano. Está fechado e oco.

Nos outros 14 casarões, funcionam nove lojas, quatro bares, uma associação cultural e uma das sedes do Centro de Defesa da Criança do Adolescente (Cedeca-BA).

“Estamos há 21 anos neste local e atualmente a área está muito degradada mesmo. Não há dúvida”, afirma Waldermar Oliveira, membro da coordenação do Cedeca. Segundo ele, a entidade já está em busca de recursos para fazer uma reforma geral no imóvel, incluindo a fachada.
(As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário