quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO REDUZ DISSEMINAÇÃO DA MENINGITE

Dois dias antes de começar o Carnaval de Salvador, a servidora pública Geórgia Lopes, 29, resolveu se prevenir contra a meningite meningocócica tipo C (forma mais grave), que desde o início do ano passado já matou 126 pessoas na Bahia, uma média mensal de nove mortes em 14 meses. Na segunda, 13, um homem de 28 anos, morador do bairro de Brotas, morreu em Salvador vítima da doença.

Segundo Geórgia, ela foi se vacinar nesta terça, 14, na clínica Promédica, na Pituba, porque é uma das convidadas do camarote Quem Ivete Sangalo. “Eles exigiram que todos os convidados se vacinassem contra meningite e levassem o cartão de vacinação”, contou a servidora. A cantora baiana contraiu meningite viral (forma menos grave) em dezembro de 2011, permanecendo internada por cinco dias no Hospital Aliança.

A equipe de reportagem tentou confirmar a informação passada por Geórgia com a assessoria de comunicação responsável pelo camarote, mas até o fechamento da edição não obteve resposta. O investimento de R$ 90 de Geórgia, pago pela dose, terá retorno apenas depois da festa. “São de 10 a 14 dias para começar a imunidade”, explicou a epidemiologista Cristina Cardoso, subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica de Salvador.

Cristina explicou que o Carnaval, por ser uma situação que provoca um forte conglomerado de pessoas, aumenta a probabilidade de disseminação da meningite, como qualquer outra doença transmissível. “No Carnaval, as pessoas comem pouco, dormem pouco, bebem pouca água e fazem muito exercício. A imunidade abaixa. E também há muito contato íntimo, as pessoas compartilham copos e latas de cerveja. A gente orienta para que se evite esses contatos”, afirmou. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário