segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

IMPERATRIZ EXALTA CENTENÁRIO DE JORGE AMADO EM DESFILE NA SAPUCAÍ

A Imperatriz Leopoldinense foi a terceira escola a desfilar na Sapucaí pelo Grupo Especial na primeira noite do carnaval 2012 no Rio. Com Luiza Brunet em busca de recorde à frente da bateria, a escola contou a vida de Jorge Amado. Entretanto, a agremiação teve imprevistos ainda na concentração que podem comprometer a nota final.

O segundo carro teve dificuldades para manobrar e o sétimo também apresentou problemas e foi parcialmente reparado antes do desfile. O diretor de carnaval Wagner Araújo, desabafou: “é claro, que com certeza, algum jurado vai punir”.

Ignoradas as complicações, o carnavalesco Max Lopes tentou mostrar ao longo de 82 minutos de desfile como planejou a execução do enredo para tentar levar a agremiação além do sexto lugar obtido com a Imperatriz em 2011.

Já na comissão de frente a escola apresentou um dos livros mais famosos do escritor: Capitães de Areia. O grupo evoluiu com movimentos em um carrossel para lembrar as aventuras dos meninos que, na década de 30, roubavam para sobreviver pelas ruas de Salvador. A coreografia é de Alex Neoral e foi aplaudida pelo público nas arquibancadas.

"O mar de Yemanjá e a coroa de Oxalá" foi o tema do carro abre-alas. Ele representou o mar, fonte de inspiração para o escritor.

A segunda alegoria retratava um dos pontos mais conhecidos da Bahia, a Igreja do Bonfim. No sambódromo, a réplica do templo foi exibido com paredes semitransparentes e muito iluminada. Sobre a alegoria, integrantes encenaram a lavagem da escadaria do Bonfim. O ritual foi retratado por Jorge Amado em suas histórias.

O terceiro carro foi preparado para lembrar a formação do jovem escritor e para apresentar a riqueza cultural do povo brasileiro. A quarta alegoria lembrou "O Mercado Popular". Ele fez referência aos trabalhadores e aos quitutes da culinária baiana.

Algumas das obras mais conhecidas do escritor ganharam forma no quinto carro da escola, "Crônicas de uma cidade do interior". Personagens como Quincas Berro D'Água, Gabriela e Dona Flor foram representados em esculturas. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário