quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

OS VEÍCULOS MAIS ECONÔMICOS DE 2012

O Inmetro divulgou na semana passada a 4ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular que consiste na medição de consumo de diversos modelos à venda no país e na posterior classificação conforme sua eficiência energética.

A intenção é fornecer ao consumidor a mesma referência encontrada hoje em diversos eletrodomésticos com o uso da etiqueta que dá notas de A a E, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão governamental.

Na mais recente avaliação do Inmetro, o Fiat Mille, modelo mais barato do Brasil, voltou a ser considerado o mais econômico veículo disponível no mercado. O popular faz 8,9 km na cidade e 10,7 km na estrada com um litro de etanol e 12,7 km/l e 15,6 km/l com gasolina nas mesmas condições, segundo o Inmetro. Quem se aproximou de seu desempenho foi outro Fiat, o novo Uno, mas com motor 1.4.

Entre os modelos médios, o destaque foi o Honda Civic, ainda da geração anterior. O sedã na versão automática teve as médias urbanas de 7,3 e 10,5 km/l (etanol e gasolina) e rodoviárias de 10,5 e 13,4 km/l, pouco à frente dos rivais Corolla com motor 1.8 e Fluence, este 2.0.

Na outra ponta da lista estão o SUV Sorento e o Soul, da Kia, Ranger e EcoSport automático, da Ford, Camry, da Toyota, e Polo hatch e sedã, da Volkswagen. Estes dois últimos tiveram resultados bem aquém do esperado, afinal são compactos que usam motor 1.6 flex.
(As informações do IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário