sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SENADO CONVOCA AUTORIDADES PARA EXPLICAR LEILÃO DE AEROPORTOS

O Senado vai discutir a concessão dos aeroportos de Guarulhos (Cumbica-SP), Campinas (Viracopos-SP) e Brasília (Juscelino Kubitschek), após leilão realizado na última segunda-feira (6). A Comissão de Infraestrutura aprovou convite para que o ministro Wagner Bittencourt (Secretaria de Aviação Civil), o presidente da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), Marcelo dos Guaranys, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, para falar sobre a operação.

O leilão rendeu R$ 24,5 bilhões, valor 347% superior aos R$ 5,482 bilhões de lance inicial pelos três aeroportos. A ideia da audiência partiu do presidente do PP, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), aliado do Palácio do Planalto.

Na avaliação de Dornelles, o fato de o procedimento licitatório com inversão de fases, sem exigência de índices financeiros mínimos e sem qualificação técnica diferentemente do normalmente adotado por qualquer país do mundo, pode trazer resultados indesejados. O senador questiona a capacidade de investimento das empresas vencedoras da licitação.

"Como resultado o concessionário de Guarulhos pagará ao governo 97% da receita líquida, e o de Brasília 94% da receita líquida. Com o que sobra é possível entregar qualidade desejada? Difícil. Difícil até mesmo operar com os baixos níveis atuais, pois sobrará para as concessionárias muito menos dinheiro do que a Infraero tem hoje", afirmou. (As Informações da Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário