sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BRASIL AMPLIARÁ EM QUASE 50% REDE DE RADARES METEOROLÓGICOS

O Brasil vai ampliar em quase 50% a rede de radares meteorológicos a partir de 2013, permitindo previsões mais rápidas e precisas, o que pode ser determinante para salvar vidas e diminuir prejuízos com chuvas fortes e tornados. Já foram licitados nove radares, que serão somados à base existente de 20. Também foram licitados 4 mil pluviômetros automáticos, que vão medir a quantidade de chuva em tempo real. Hoje o total de pluviômetros no país é cerca de 300. O investimento é R$ 90 milhões e os novos equipamentos devem estar funcionando em sua totalidade até 2014.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (8) pelo geólogo Agostinho Tadashi Ogura, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante o 12º Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, realizado na Escola Naval. O evento termina sexta-feira (9), organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SEA) da Presidência da República.

“É uma licitação estratégica para o país. Os contratos devem ser assinados ainda este ano. Temos lacunas de estações observacionais muito importantes voltadas para a questão dos desastres. Ter o radar é olhar a previsão meteorológica no campo futuro. Ter o pluviômetro é saber o quanto está chovendo de fato. Como a gente trabalha muito com essa relação para dar o alerta, é fundamental melhorar a base de observação no país. Temos algumas áreas de risco desprovidas desta tecnologia, que já está no mercado há muito tempo”, disse Ogura.

Os radares vão ser instalados na região costeira do país, onde está concentrada a maior parte da população e também onde existe maior vulnerabilidade social, por causa das condições habitacionais precárias. Os pluviômetros serão instalados dentro das áreas de risco, com possibilidade de serem localizados junto às estações rádio-base das operadoras de telefonia celular, o que garantiria segurança para os equipamentos e facilitaria o envio dos dados. ( As informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário