quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FBF DIVULGA FÓRMULA DO BAIANÃO 2013

Em reunião nesta quarta-feira (14), o conselho técnico da Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu o sistema de disputa do Baianão 2013. E confirmou também que Bahia, Vitória e Feirense, os três times do estado que estão na disputa da Copa do Nordeste, só entram na segunda fase da competição.

A primeira fase contará com nove times, que se enfrentarão somente em jogos de ida - cada equipe terá oito jogos, quatro em casa e quatro fora. Destes, os cinco primeiros passam à próxima fase e os dois últimos são rebaixados à segunda divisão do estadual. O primeiro e segundo colocados ganham vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, respectivamente. A 1ª fase vai de 20 de janeiro a 10 de março.

Os cinco times classificados se somam a Bahia, Vitória e Feirense na segunda fase. Divididas em dois grupos, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, grupo contra grupo. No grupo 2 ficarão Bahia, Feirense, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3 ficarão Vitória, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial. Assim, estão garantidos dois BaVis antes da final do Baianão 2013. A 2ª fase vai de 20 de março a 21 de abril.

A fase semifinal, ou 3ª fase, será disputada pelos dois primeiros colocados de cada grupo. O 1º do grupo 2 enfrenta o 2º do grupo 3 e o 1º do grupo 3 o 2º do grupo 2, ambos em confrontos de ida e volta. Os vencedores dos duelos farão a final do Baianão 2013 em dois jogos, marcados para os dias 12 e 19 de maio, e os dois eliminados disputarão o terceiro lugar.

O campeão do Baianão 2013 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante das Séries A e B do Brasileirão, será a representante baiana na Série D.

“A nossa Federação sai na frente e já apresenta um campeonato estadual mais enxuto, como exige o calendário nacional. O Baiano, que já teve 140 jogos, ou mais, passará a ter 76 jogos. É a adequação necessária para o retorno da Copa do Nordeste ao calendário do futebol brasileiro”, explicou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário