terça-feira, 6 de novembro de 2012

OBAMA E ROMMEY SE ENFRENTAM NAS URNAS TECNICAMENTE EMPATADOS

Quando os americanos chegarem nesta terça-feira (6) às urnas para assinalar o nome do democrata Barack Hussein Obama II, de 51 anos, ou do republicano Willard Mitt Romney, 65, estarão tão divididos como em 2000, tão agressivos como em 2004 e tão frustrados como em 2008. O que não se vê ao fim de uma campanha presidencial exaustiva ao qual os candidatos chegam rigorosamente empatados é esperança.

O dilema na cédula é manter por mais quatro anos um governo que não retirou o país totalmente da crise ou testar outro cujo partido empurrou-o para o abismo. As pesquisas refletem essa polarização profunda. Após meses de troca de acusações e uma avalanche de comerciais negativos, o levantamento da CNN com o instituto Opinion Research feito entre sexta-feira e domingo mostrava o democrata e o republicano com 49%.

No do Gallup, Romney tinha 49%, ante 48% de Obama. No do instituto Pew, o presidente aparecia três pontos à frente, 50% a 47%, dentro da margem de erro de 2,2 pontos em ambas as direções. Esse racha deve se refletir não só nos resultados de hoje como no próximo governo e na sua margem de manobra, seja quem for o presidente.

“O país está polarizado, não só as pessoas dos dois lados do espectro político mas os Estados também”, alerta Paul Green, diretor do Departamento de Ciência Política e Gestão Pública da Universidade Roosevelt, em Chicago. “Será muito difícil chegar a consensos”.

Com a possibilidade de vitória em aberto, as duas campanhas reivindicavam o título de favorita e investiam até o último segundo para convencer o eleitor a ir às urnas.
Nas últimas 72 horas, os dois presidenciáveis visitaram todos os oito estados onde a disputa ainda está indefinida - Ohio, Flórida, Virgínia, Colorado, Iowa, Wisconsin, Nevada e New Hampshire. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário