quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, BAHIA É CAMPEÃ NACIONAL EM ASSASSINATOS

Com mais de 4,3 mil assassinatos registrados em 2011, a Bahia ficou pelo segundo ano consecutivo na liderança em número de ocorrências de homicídios. Os dados são da 6ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta terça, em São Paulo. Apesar de uma leve redução de 3,42% de 2010 para 2011, o estado manteve a liderança que nos anos de 2008 e 2009 era do Rio de Janeiro.

O estado finalizou o ano com 4.380 homicídios dolosos registrados, 155 a menos que em 2010. O fórum considera que as taxas de homicídios dolosos são as medidas principais da situação do crime e da violência em uma localidade.

Ainda de acordo com o estudo, em números proporcionais ao tamanho da população, a Bahia fica na sétima posição, com taxa de 31,1 homicídios por 100 mil habitantes. Nesse ranking, o campeão nacional é Alagoas, que registrou 2.342 assassinatos no ano passado - uma taxa de 74,5 homicídios por 100 mil habitantes.

A compilação dos dados registrados pelos próprios gestores estaduais no Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) foi feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que comemora a aprovação, neste ano, da lei que institui o mecanismo que disponibilizará informações sobre segurança com abrangência nacional, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). (As inforações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário