quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

GRUPO ACUSA ATOR DA GLOBO DE RACISMO E REGISTRA QUEIXA EM DELEGACIA

Nesta quarta-feira (12), quatro pessoas prestaram queixa em uma delegacia do Rio de Janeiro, contra Luís Salém. De acordo com informações do jornal EXtra, o ator teria discriminado um grupo de jovens negros na saída do ensaio técnico de escolas de samba, na Marquês de Sapucaí, no último domingo (09).

Cm jovem, considerado vítima de racismo, teria procurado o Instituto de Advocacia Racial e, através de e-mail, teria relatado que no último domingo estava conversando com um grupo de amigos e que eram cerca de 10 pessoas, todas negras. O papo acontecia na saída do ensaio técnico de escolas de samba, na Marquês de Sapucaí, quando Salém teria se aproximado. O ator, segundo o relato, teria destacado: "Nossa! Isso aqui é um quilombo?". Logo em seguida, Salém teria se dirigido ao autor do e-mail e apontado um dedo. "E você? É preto?", teria perguntado o ator global. Indignado, o rapaz respondeu que sim. O ator teria, então, completado: "Você é preto e feio. Vai tratar de estudar e se formar sem cotas!".

Segundo o advogado Humberto Adami, do Instituto de Advocacia Racial, quatro vítimas procuraram a 6ª DP (Cidade Nova) para prestar queixa contra Salém. "O próximo passo é mover uma ação por danos morais contra ele", disse ele ao jornal.

Em um breve bate papo com o site Ego, Luís Salém não negou o que disse e apenas se defendeu. "Pode ter sido uma piada, mas não sou preconceituoso, não tenho motivo para ofender ninguém, apoio todas as causas, tenho amigos negros e sou totalmente contra preconceito. Sou comediante, humorista e faço piadas, pode ser que ele tenha entendido errado. Se ele se sentiu tão ofendido, a ponto de fazer um Boletim de Ocorrência, vou esperar essa notificação, o que deve acontecer em algum momento, e fazer o que tem que fazer, me desculpar se for o caso, porque não tive a intenção de ofender ninguém, provavelmente foi um mal-entendido", disse o ator à publicação. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário