sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MÉDICOS ALERTAM PARA RISCO DE DENGUE NA BAHIA DURANTE O VERÃO

A direção do Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba) divulgou ontem um alerta para o risco de epidemia de dengue no estado. O orgão, formado pela Associação Baiana de Medicina (ABM), Conselho Regional de Medicina (Cremeb-BA) e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), levou em consideração o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 26 de novembro, publicado pelo Ministério da Saúde.

Segundo os dados, a Bahia é o terceiro estado em número de mortes por dengue, atrás de Ceará e o Rio de Janeiro. Os dois primeiros colocados, porém, apresentaram reduções com relação a 2011, de 48% e 73%, respectivamente, enquanto na Bahia houve aumento de 81% (de 16 mortes em 2011 para 26 este ano).

“Não compreendemos por que as autoridades e gestores públicos não estão vendo que essa é uma situação realmente grave. Há risco de epidemia de dengue. Não estamos vendo nenhuma mobilização clara ”, destacou o coordenador da Comissão de Comunicação do Cremeb, Otávio Marambaia.

Procurada pelo CORREIO, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as ações preventivas e o trabalho dos agentes de endemias continua sendo feitos e destacou que o índice de infestação predial em Salvador apresentou redução. Nenhum representante do Comitê Estadual de Combate à dengue foi localizado. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário