quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PESQUISA VAI MAPEAR SAÚDE DO BRASILEIRO

Uma parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde vai resultar, a partir de 2013, em um pesquisa inédita que incluirá exames laboratoriais, além de levantamentos socioeconômicos, para traçar um perfil da saúde da população.

O trabalho, denominado Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), começará em julho. “O estudo vai unir as características socioeconômicas e demográficas da sociedade brasileira com a percepção de saúde e do acesso aos serviços. E inova trazendo exames. Os resultados vão subsidiar as ações públicas para a área de saúde”, afirmou Wasmália Bivar, presidente do IBGE.

Serão pesquisados cerca de 80 mil domicílios em 1.600 cidades. Mas só serão submetidas a exames 16 mil pessoas, que passarão por coleta de sangue e urina, medição de altura, peso e gordura corporal e aferição da pressão. O Hospital Sírio-Libanês será o responsável por contratar as coletas com um consórcio formado pelas redes de laboratórios Fleury e Dasa.

Já o IBGE fará os questionários e as medições de altura, peso e pressão arterial. A pesquisa deve ser repetida a cada três anos. O orçamento para o projeto é de R$ 19 milhões, mas o hospital não receberá verba do ministério para os exames, já que é registrado como entidade beneficente e recebe isenções fiscais.

Esse foi um dos projetos contemplados pelo hospital para retorno ao SUS. De acordo com o ministério, o levantamento é uma iniciativa promovida dentro do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que espera traçar um quadro dos hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividade física e fatores associados aos comportamentos não saudáveis da população. (As informações da Angência FolhaPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário