sábado, 22 de dezembro de 2012

POJUCA: MORADORES FAZEM NOVO PROTESTO

Insatisfeitos com o resultado das eleições de 2012, eleitores do município de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, fecharam as rodovias BA-093 e a BR-101 em um protesto na manhã deste sábado (22). Os moradores da cidade também prometem um novo protesto no início desta noite. De acordo com o professor Erickson Abreu, os manifestantes reivindicam uma nova eleição.

"Não é possível que uma candidata que tenha recebido a minoria dos votos, uma fração que representa cerca de 20% da população de Pojuca, seja empossada," declara. "Queremos que a justiça seja feita, e que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) tome algum posicionamento".

A polêmica teve início quando o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Antônio Jorge Nunes, o Dr. Toinho, obteve a maioria dos votos mas teve o registro de candidatura negado pelo TRE-BA devido à lei da Ficha Limpa. Mais de 14 mil eleitores votaram em Dr. Toinho (PDT), dando a ele a vitória por 73,86% dos votos, que foram considerados anulados. Já a segunda colocada, Gerusa Laudano (PSD), foi a opção de 4.480 eleitores, menos da metade dos votos válidos.

O desfecho das eleições foi decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que elegeu a candidata do Partido Social Democrático (PSD). A cidade é o única do estado em que os eleitores votaram em urnas biométricas (através da impressão digital).

Nenhum comentário:

Postar um comentário