quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TRÊS CURSOS DE FACULDADES BAIANAS ESTÃO IMPEDIDOS DE AUMENTAR VAGAS

Além das quatro faculdades baianas que estão proibidas de fazer vestibular para determinados cursos em 2013, o Ministério da Educação (MEC), três cursos no estado não podem oferecer novas vagas e também estão, no momento, com o vestibular para ano que vem suspenso. A diferença é que estas últimas, por estarem em uma tendência positiva, terão um prazo para reverter estas decisões.

As faculdades com tendência positiva, embora tenham conceito igual ou menor a 2, considerado insuficiente pelo MEC, apresentaram crescimento e melhora entre 2008 e 2011. Na Bahia, este é o caso do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), do curso de Tecnologia em Rede de Computadores, da Faculdade Anísio Teixeira (Feira de Santana) e do curso de Pedagogia da Faculdade Vasco da Gama.

Já na lista dos cursos que não poderão realizar o vestibular estão Engenharia de Produção, das Faculdades Integradas Ipitanga (Unibahia); Engenharia Eletrônica e Civil, da Universidade Salvador (Unifacs); Computação, da Hélio Rocha; e Engenharia Eletrônica, de Computação e de Produção, da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Área 1).

Segundo o ministro Aloízio Mercadante, existem dois prazos para adequação dos cursos reprovados. "Os que tiveram nota 1 ou 2, entrarão num novo processo. Eles serão convocados a estalecer um protocolo de compromisso. Em 60 dias, eles terão que tomar todas as providências relacionadas a corpo docente (...) Se o problema delas são a infraestrutura inadequada, (...), ela terá 180 dias para tomar as competências competentes". A partir da criação do protocolo de compromisso, cada faculdade terá que prestar contas ao MEC de dois em dois meses.

"Se ela resolver antes do vestibular, ela tá liberada. Se ela não resolveu, ela não vai fazer o vestibular. Se ela resolveu ao longo do primeiro semestre, pode fazer vestibular no segundo semestre", diz, falando das faculdades que mostraram uma tendência positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário