terça-feira, 31 de janeiro de 2012

EM ASSEMBLÉIA, ASSOCIAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DECRETA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Em uma assembleia realizada na tarde desta terça-feira (31), os policiais militares e os bombeiros ligados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. De acordo com informações do diretor jurídico da Aspra, Fábio Britto, a greve atinge todo o estado.

Neste momento, a categoria está ocupando a Assembleia Legislativa para entregar a pauta de reivindicações ao governador Jaques Wagner, que está em Cuba em viagem com a presidente Dilma Rousseff, ou com alguém que responda pelo estado. Segundo a Transalvador, policiais em passeata a caminho do CAB estão fechando vias na região do Iguatemi com motos e carros.

Apesar da decisão tomada pela Aspra, a assessoria do comando da PM não reconhece a greve e diz que o órgão funciona normalmente, mesmo com o indicativo de paralisação. O diretor de comunicação da PM Gilson Santiago disse que todas as unidades estão funcionando normalmente e que os PMs que trabalham à noite já estão assumindo seus postos. A Aspra é uma das nove associações dos policiais militares na Bahia.
(As informações do Correio)

MODERNIZAÇÃO DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS PELA MANUTENÇÃO DO EMPREGO

Apesar da boa fase da economia brasileira, pujante e atraente, que tem despertado grande interesse de vários grupos econômicos brasileiros e do exterior, visto por todos como um grande mercado em expansão e da estimativa de crescimento de 4,5%(o crescimento mundial está estimado em 3% pelo Fundo Monetário Internacional-FMI), este ano, feita pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega, ainda é prematuro avaliar se a economia brasileira tenha deixado para trás o período de incertezas provocado pela crise econômica mundial e que não será afetada.

Já começamos a ler nos noticiários econômicos pequenas pistas de que alguns setores já começam a sinalizar enfraquecimento, a exemplo do resultado da pesquisa qualitativa elaborada pela CNI e pelas federações de indústrias de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, para coletar informações sobre a evolução da atividade industrial.

Segundo resultados da Sondagem Industrial de dezembro de 2011, a indústria registrou forte recuo da produção em dezembro. Parte da queda é explicada por um efeito sazonal, devido ao período de fim de ano. Mas o recuo na produção, na comparação com os meses anteriores, foi mais intenso que o normal. O índice de utilização da capacidade instalada (UCI) efetiva-usual se afastou ainda mais da linha divisória e atingiu seu menor nível desde 2009.
(As informações do Tribuna)

NOVA SCHIN INVESTE EM MÍDIA

Para alavancar as vendas e conquistar a preferência dos foliões, a Nova Schin sai na frente da concorrência e lança um pacote agressivo de mídia exterior. A marca estará presente em outdoors, busdoors, táxis, megaplacas e com uma grande novidade: vai envelopar o aeroporto e a rodoviária da cidade, impactando os turistas que desembarcam na cidade para curtir a folia. A campanha terá início ainda nesta semana.


Com o conceito “Nova Schin. O cervejão do coração dos baianos”, inspirado no prêmio Top Of Heart que a marca recebeu recentemente, a campanha contará com 175 pontos de outdoors espalhados pelas ruas e avenidas mais movimentadas da cidade.

No Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, a Nova Schin vai cobrir os corredores e portas de desembarque dos passageiros com painéis, além de colocar dois painéis front light na via de saída do aeroporto. No Terminal Rodoviário de Salvador, haverá molduras personalizadas nos 29 monitores espalhados pelo espaço.
(As informações do Tribuna)

GOVERNO LIBERA 18 MONTADORAS DE AUMENTO NO IPI

O governo divulgou nesta terça-feira a lista das montadoras que ficarão livres do aumento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

A portaria publicada no "Diário Oficial da União" traz 18 nomes. Essas empresas se enquadram nos requisitos para a exceção da nova alíquota do imposto anunciada no ano passado.

A medida vale para veículos com conteúdo nacional mínimo de 65% e para aqueles produzidos nos países que têm acordos comerciais com o Brasil, como o México e os membros do Mercosul. O aumento para as marcas não enquadradas nos critérios de exceção é de 30 pontos percentuais.

Segundo a portaria, entretanto, as companhias habilitadas estão sujeitas à verificação do cumprimento dos requisitos.
(As informações do Tribuna)

CANAL 2 ESTRÉIA NO CARNAVAL DE SALVADOR

Líder no mercado editorial baiano, a Editora Canal 2 estréia em grande estilo no Carnaval 2012, firmando parceria com o Camarote Coral, que está localizado no Barra Center – um dos pontos mais nobres do circuito Barra/Ondina.

O Camarote Coral em parceria com a editora que publica as revistas Yacht, Núcleo de Decoração da Bahia (NDB), Nosso Bairro e Acomac-Ba, é altamente decorado, com serviços de bar e restaurante, sala de estar, boate com DJ e atrações musicais, salão de beleza e massagem, customização de camisas, entre outros atrativos para oferecer aos convidados muito conforto durante os dias de folia, das 16h às 4h da manhã.
(As informações do Tribuna)

CAI O DESEMPREGO NA RMS

O desemprego na Região Metropolitana de Salvador (RMS) caiu em dezembro de 2011 e no acumulado do ano passado. Segundo a Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), divulgada hoje (31), foram criados 39 mil postos de trabalho em dezembro passado.

Em todo o ano, foram criadas 14 mil oportunidades e 12 mil trabalhadores deixaram a População Economicamente Ativa – encontravam-se desocupados e não procuraram trabalho. Com isso, o contingente de desempregados fechou o ano em 15,3% da PEA, aproximadamente 286 mil trabalhadores.

Somadas as sete RMs pesquisadas pela PED, no Brasil todo a taxa média de desocupação caiu de 11,9% para 10,5%. De 2010 para 2011 houve queda no número de desempregados estimados, que passou de 2,620 milhões para 2,318 milhões.
(As informações do Tribuna)

FORNECIMENTO DE ÁGUA SERÁ INTERROMPIDO EM SIMÕES FILHO

O fornecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (1º), a partir de 8 horas, em Simões Filho. De acordo com a Embasa, a suspensão é para realização de serviços de melhoria na rede distribuidora.

A interrupção atinge os seguintes bairros: Conjunto Residencial CIA I e II, Pitanguinha, CIA SUL, Comunidade Jardim Esperança e Barródromo. O abastecimento será normalizado durante a noite.

PETROBRAS FECHA POÇO APÓS ACIDENTE NA BACIA DE SANTOS

A Petrobras informou nesta terça-feira (31) que fechou um poço depois de detectar por volta das 8h30 um rompimento na coluna de produção do navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, que está localizado na Bacia de Santos, a cerca de 300 quilômetros da costa do estado de São Paulo, a uma profundidade de 2.140 metros.

"Uma estimativa preliminar aponta a possibilidade de terem vazado 160 barris de petróleo. Não há possibilidade do petróleo chegar à costa brasileira", informou a estatal em nota. Ainda de acordo com a empresa, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço após o rompimento. "O poço encontra-se fechado e em condições seguras".

Segundo o comunicado, as causas do acidente estão sendo investigadas e a empresa já comunicou o fato à Marinha do Brasil, ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por telefone, o G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da ANP, da Marinha e do Ibama e aguarda retorno.

De acordo com nota, o poço realiza o Teste de Longa Duração (TLD) de Carioca Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos. "O poço encontrava-se em produção com um sistema de monitoramento e registro contínuo", informou nota.

"A Petrobras acionou imediatamente o seu Plano de Emergência. Foram mobilizados todos os recursos necessários para o recolhimento do petróleo no mar e do petróleo residual da parte superior da coluna", informou a empresa.

Em novembro do ano passado, um incidente ocorrido durante a perfuração de um poço de petróleo pela petroleira Chevron resultou no vazamento de aproximadamente 2.400 barris de petróleo no campo de Frade, na bacia de Campos. (As informações do G1)

GOVERNADOR DE SERGIPE DIZ QUE NÃO IRÁ PROCESSAR RITA LEE

O Governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), afirmou que o Estado não irá processar a cantora Rita Lee. De acordo com o comunicado enviado pela assessoria de comunicação do Governo, não houve quebra de contrato, mesmo porque, o cachê foi pago antecipadamente e o show foi realizado apesar das interrupções e declarações da cantora contra a ação da Polícia Militar durante a segunda noite do Verão Sergipe 2012.

Segundo o comunicado, a hipótese de reaver o cachê foi aventada durante a confusão, ainda na madrugada do domingo (29), mas logo foi arquivada. “O cachê foi pago e o show, mesmo com problemas, foi feito até o fim”, afirmou o Governo através da Secretaria de Estado da Comunicação.

O governador Marcelo Déda também se manifestou através do Twitter. “Espetáculo realizado, cachê pago, assunto encerrado”, postou. (As informações do G1)

SESAB NOMEIA CANDIDATOS APROVADOS AM CONCURSO REALIZADO EM 2008

O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (31) traz mais uma nomeação de profissionais que atuarão em unidades da Secretaria da Saúde do Estado. São candidatos que foram aprovados no concurso realizado em 2008 pertencentes ao grupo ocupacional de serviços públicos de saúde.

Foram nomeados técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e médicos. Os profissionais desempenharão suas funções em unidades das regiões das diretorias regionais de Saúde de Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Jequié.

VEJA A LISTA DE CANDIDATOS NOMEADOS

TRANSALVADOR FAZ PARALIZAÇÃO DE 48 HORAS A PARTIR DESTA QUARTA

Os servidores da Transalvador decidiram fazer paralisação de todas as atividades por 48 horas, a partir das 06h desta quarta-feira (1º). A decisão foi tomada durante uma assembléia, realizada nesta terça-feira (31), pela Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram) e pelo Sindicato dos Servidores em Trânsito e Transporte de Salvador e Região Metropolitana (Sindttrans).

Com isso, as blitze da Lei Seca e o apoio à festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, ficarão comprometidos, já que apenas 30% do efetivo estarão trabalhando por uma exigência da lei. Segundo a Astram, a paralisação deve-se “ao descaso e falta de comprometimento da administração municipal frente aos pleitos da categoria”.

Na próxima sexta-feira (03), a partir das 9h, haverá uma nova assembleia para definição das próximas ações do movimento. “Podemos adiantar que já há o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda, dia 06/02”, ameaça Adenilton Júnior, presidente da Astram. (As informações do Correio)

MEC PROCESSA INSTITUIÇÃO POR IRREGULARIDADES NO PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira, 31, que vai abrir processo administrativo contra a Faculdade de Artes, Ciência e Tecnologia (Facet), de Salvador, para apurar distorções no valor das mensalidades pagas por bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Para comunicar a decisão, que deve ser publicada na quarta, 1º, no Diário Oficial da União, o MEC escalou o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, cotado para assumir a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Costa não comentou quando deve ir para o novo posto, dizendo que a nomeação é por conta do ministro.

A Facet é acusada de ter uma tabela de preços diferentes para bolsistas do ProUni, não garantindo desconto por pontualidade. O caso foi revelado pelo portal de notícias IG. "O aluno tinha bolsa de 50%, mas não tinha direito a desconto de pontualidade. O aluno do Prouni é regularmente matriculado, tem sua vaga custeada com recurso público e qualquer desconto por pontualidade tem de ser dado a ele", afirmou Luiz Cláudio Costa.

A lei 11.096, de 2005, que institui o ProUni, determina que as bolsas de estudo serão concedidas, "considerando-se todos os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela instituição, inclusive aqueles dados em virtude do pagamento pontual das mensalidades".

A legislação também fixa que todos os alunos da instituição, inclusive os beneficiários do ProUni, "estarão igualmente regidos pelas mesmas normas e regulamentos internos da instituição." Se o MEC concluir que a instituição driblou a legislação com prejuízo aos alunos, a Facet poderá ser descredenciada do programa, informou Costa. De acordo com a pasta, 43 instituições já foram desvinculadas após a confirmação de irregularidades. (As informações da Agência Estado)

GOVERNO AMERICANO NEGA EMISSÃO DE VISTO EM SALVADOR

Os baianos que desejem visitar os Estados Unidos ainda vão precisar se dirigir às cidades do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo ou Recife para solicitar o visto de entrada no país. Em reunião realizada nesta segunda, 30, com o prefeito João Henrique e a representante Especial de Ações Intergovernamentais Globais do Departamento de Estado Norte-Americano, Reta Jo Lewis, foi explicado que a cidade de Salvador não poderá emitir os vistos.

De acordo com a representante do governo norte-americano, para viabilizar a retirada do documento é necessário que tramite, no Congresso Americano, uma lei que possibilite outro estado integrante de país estrangeiro o procedimento. “O presidente Barack Obama vai autorizar a contratação de mais funcionários nos consulados já existentes no Brasil para agilizar a retirada do visto”, acrescentou Lewis.

No encontro, realizado na sede da prefeitura, Reta Jo Lewis confirmou a parceria entre Estados Unidos e Salvador para auxiliar na realização de grandes eventos, como a Copa de 2014, além da possibilidades de intercâmbio cultural e de investimentos privados com as cidades de Atlanta, Filadélfia e Los Angeles.

No entanto, ainda não há previsão de quando os procedimentos para a emissão de autorização de entrada nos EUA poderão ser realizados em Salvador. “Esse acordo, firmado pelos presidentes Dilma e Obama, foi muito importante. É mais uma possibilidade de parceria entre os países e vai agilizar o processo burocrático", garante. (As informações do A Tarde)

CÂMARA DE VEREADORES SÓ REALIZOU UMA DE CADA TRÊS SESSÕES PREVISTAS NO ANO PASSADO



Os 41 vereadores da Câmara Municipal de Salvador retomarão os trabalhos amanhã. Nos últimos 33 dias eles descansaram, após um ano desgastante em que foi realizada apenas uma de cada três sessões previstas.

Das 135 sessões que deveriam ter acontecido em 2011, 74 sequer foram abertas porque não havia no plenário 14 participantes, o mínimo exigido pelo regimento interno. E nas 61 vezes em que houve atividades, em média 23% dos vereadores não participaram.



Os vereadores são obrigados a comparecer no plenário para discutir e votar projetos em apenas três dias da semana: segundas, terças e quartas-feiras. Nos demais dias , os representantes do povo soteropolitano têm de participar de reuniões das comissões temáticas, além de despachar em seus gabinetes. Nestes dois casos, entretanto, a Câmara não possui o controle de presença.

Cada vereador custa à população R$ 2,8 milhões por ano. No ano passado, cada um dos 2,6 milhões de soteropolitanos pagou R$ 44 em impostos para mantê-los. E, ao contrário do que acontece na Assembleia Legislativa (AL-BA) e no Congresso Nacional, na Câmara não há o corte do ponto dos faltosos em seus vencimentos.



Para o presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB), apenas quando o vereador “tem faltas sucessivas, de forma contumaz”, há a advertência por parte da Mesa Diretora. O presidente, entretanto, não soube precisar a quantidade de faltas consideradas excessivas. Godinho não puniu ninguém por falta de comprometimento nos três anos em que está à frente da gestão da Câmara. (As informações do Correio)

RELATÓRIO APONTA IRREGULARIDADES NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

Segundo relatório do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, opera com déficit de 1.335 servidores e destina 57% (R$ 2,5 milhões) da receita para pagar, “ilegalmente”, terceirizados.

São apontados, ainda, “baixo faturamento do hospital, em função da ociosidade de sua capacidade”, aplicação inadequada de verbas, falta de leitos de UTI e subutilização do centro cirúrgico e das unidades de hematologia, oncologia e transplante de medula.

O relatório sustenta ação civil pública, na 6ª Vara Federal, do Ministério Público Federal (MPF) que, desde o último dia 9, cobra da União e da Universidade Federal da Bahia (Ufba) a regularização dos serviços. União e Ufba foram notificadas terça-feira passada. A ação, elaborada pela procuradora Gabriela Barbosa Peixoto, partiu de investigação provocada por representação da Associação Baiana dos Médicos Residentes, no MPF, em 2010.

Pela ação, devido à falta de concurso, 57% da receita do hospital, que deve ser para a manutenção de equipamentos e instalações, é usada para pagar 698 terceirizados, contratados por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão (Fapex).

Há, ainda, deficiência de leitos de UTI: o Hupes tem capacidade para 16, mas só dez funcionam. O diretor da unidade, Hugo Ribeiro, diz que, por ser uma instituição universitária, o Hupes deve trabalhar na UTI com 20% do total de leitos do hospital, chegando a 60 leitos. “Temos projeto pronto para uma nova UTI com 70 leitos”, diz. (As informações do A Tarde)

ACORDO ENTRE MP E PREFEITURA TIRA TRIOS E MINISTROS DA FESTA DE IEMANJÁ

Com os preparativos quase finalizados, a Festa de Iemanjá, comemorada quinta-feira, 2 de fevereiro, é uma das manifestações populares mais aguardadas do Verão. Mas, nessa edição, dois participantes que têm dado as caras nos últimos anos não vão poder entrar: os trios e minitrios.

Após queixas de moradores e pescadores do Rio Vermelho, bairro onde acontece a festa, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual (MPE), Heron Santana, propôs um acordo com a prefeitura para proibir a entrada de qualquer tipo de veículo não oficial na festa, com exceção de casos de emergência.

“Somente vai ter acesso ao cortejo da festa os veículos oficiais. O Rio Vermelho é uma região muito estreita, não comporta trio elétrico. É um gargalo. Além disso, a Polícia Militar disse que a festa começou a ficar mais agressiva, aumentando o número de ocorrências”, disse o promotor.

A decisão foi tomada ontem em uma audiência pública, realizada na sede do MPE, com a participação de representantes da comunidade e de órgãos como a Empresa Salvador Turismo (Saltur), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) e a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Todos os órgãos se comprometeram em cumprir o acordo. (As informações do Correio)

ESTADO CANCELA CONCURSO PARA PROFESSOR

Todos os candidatos que concorreram às vagas para professores de física e química no processo seletivo realizado no último domingo, 29, terão de refazer as provas no dia 11 de fevereiro. A decisão, que deverá atingir aproximadamente 1,2 mil candidatos, foi definida pela Secretaria de Educação (SEC) por conta do atraso da Consultec, responsável pela organização da seleção, na distribuição das provas no Colégio Polivalente do Cabula, onde aproximadamente 500 pessoas iriam realizar as provas.

As provas para as vagas em física serão refeitas em 28 cidades, enquanto as vagas em química serão em 27 cidades. Depois de consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a SEC foi convencida de que a melhor alternativa para manter a igualdade de condições no processo seletivo seria o cancelamento das provas de todos os candidatos a vagas para física e química.

Em nota distribuída à imprensa, a SEC informou que houve atraso na distribuição das provas, sem especificar o que teria ocasionado o problema. No site da Consultec (www.consultec.com.br), um aviso publicado no domingo diz que alguns candidatos teriam causado tumulto diante do atraso e que por isso a aplicação das provas no Colégio Polivalente do Cabula teria sido cancelada.

“Por atraso na distribuição do material de prova, alguns candidatos causaram tumulto impedindo a realização das provas, provocando, com isso, a suspensão da aplicação nesse colégio”, diz um trecho do aviso. (As informações do A Tarde)

ALAN SANCHES DIZ QUE VIA BAHIA 'ESTÁ COM RAIVA DOS BAIANOS'

O deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD, cobra ações mais efetivas contra a Via Bahia. Segundo ele, apesar de toda a pressão exercida por parlamentares e pela própria Agência Nacional dos Transportes Terrestre (ANTT), órgão fiscalizador, vinculado ao Ministério do Transporte, trafegar pelas BRs 324 e 116, trechos sob a responsabilidade da concessionária, está se tornando impraticável, em especial nos finais de semana, quando intervenções são feitas a qualquer hora, travando as vias.

De acordo com ele, depois que a Assembleia Legislativa, através de diversos deputados, entrou com ações exigindo que o contrato fosse cumprido, parece que a Via Bahia resolveu se vingar dos baianos realizando obras sem planejamento algum.

“Neste sábado, indo para Catu, levei mais de uma hora preso num em engarrafamento. Isso tem se tornado uma constância e não pode continuar. É necessária uma postura mais enérgica por parte do governo para que essa situação seja sanada. Tenho consciência de que melhorias precisam ser feitas, mas tem que haver uma programação ou ao menos publicidade para que os motoristas não sejam surpreendidos e penalizados dessa maneira”, disse questionando: “Por que a Via Bahia não oferece uma via alternativa para que a população não sofra com as intervenções? Algo precisa ser feito”.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"O HAITI NÃO VAI INVADIR O BRASIL", DIZ CELSO AMORIM

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, visitou nesta segunda-feira (30) o Comando Militar da Amazônia (CMA), na Zona Oeste de Manaus. A visita faz parte de uma parada técnica na viagem do Ministro ao Haiti, onde o Brasil mantém missão de paz.

Pela manhã, o político foi recebido no Quartel-General do CMA. No local, ele assistiu à palestra do comandante Militar da Amazônia, o General de Exército Eduardo Villas Bôas e do 2º Grupamento de Engenharia, onde foram apresentadas obras de engenharia militar, incluindo lanchas para patrulhamento nas fronteiras.

O Ministro afirmou que a imigração em grande número de haitianos para o Brasil não é um problema de Defesa. “Essa não é uma tarefa para a Defesa, afinal, o Haiti não vai invadir o Brasil. Pode ser que tenhamos um problema humanitário de haitianos que precisem ficar aqui, mas aí temos que saber lidar com a situação. Devemos ter atenção para implementar os direitos humanos sem esquecer das nossas capacidades”, disse Amorim.
(As informações do Correio)

EM MEIO A BOATOS DE GREVE, PM DIZ QUE SERVIÇOS ESTÃO MANTIDOS E NEGOCIAÇÃO CONTINUA

Os policiais militares e bombeiros da Bahia se reúnem em assembleia nesta terça-feira (31) no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos, a partir das 15h. Eles devem discutir questões referentes ao salário da categoria. Apesar de boatos de uma greve geral até o carnaval, o comando da Polícia Militar emitiu na noite desta segunda uma nota afirmando que "os serviços da instituição estão, regularmente, mantidos".

Na pauta desta terça estão o cumprimento da lei 7.145 de 1997, com pagamento imediato da GAP V, incorporação da GAP V ao soldo, regulamentação do pagamento de auxílio acidente, periculosidade e insalubridade, cumprimento da lei da anistia e a criação do código de ética, além da criação de uma comissão para discutir um plano de carreira para a categoria.

Os policiais e bombeiros reclamam que mesmo algumas questões já regulamentas pela lei não são cumpridas pelo estado. Eles esperam uma resposta do governo Wagner às reivindicações.
(As informações do Correio)

MESMO PRESO, TRAFICANTE BESOURO COMANDA TRÁFICO EM FAZENDA COUTOS

Implacável, Edison da Silva Pereira, o Besouro, comanda o tráfico em Fazenda Coutos com mãos de ferro, mesmo estando preso na Especial Disciplinar (UED), no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Há cerca de cinco anos, o traficante virou um dos homens mais temidos do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Mas, desde o dia 16, quando foi inaugurada uma Base Comunitária de Segurança (BCS) no bairro, o poder de Besouro vem dimuindo.

A fama que o criminoso adquiriu se deu pela frieza na execução dos rivais. Os inimigos eram emboscados, assassinados com tiros na cabeça e, em seguida, tinham alguma parte do corpo mutilada e exposta em locais públicos. Na comunidade, Besouro adotou inicialmente uma postura assistencialista, mas depois passou a ser impiedoso com bandidos que o contrariassem.
(As informações do Tribuna)

GAROTO PERUANO CARREGA FETO DE IRMÃO GÊMEO NA BARRIGA

Um garoto de três anos de idade vai passar por uma cirurgia no Peru para retirada do feto de um irmão gêmeo, que ficou alojado dentro de sua barriga.

A operação no jovem Isbac Pacunda estava marcada para esta segunda-feira (30), após exames de tomografia e ecografia terem detectado o feto de 700 gramas e 25 centímetros de tamanho.

Para os médicos que cuidam do caso, a chance de um feto acabar dentro do corpo do irmão gêmeo é de 1 a cada 500 mil nascimentos.

Segundo Carlos Astocondor, cirurgião pediatra que participa dos cuidados ao jovem peruano, casos como o de Isbac acontecem quando o óvulo fecundado está se formando e antes do início da criação do embrião.

O feto dentro de Isbac não chegou a desenvolver cérebro, coração, pulmões ou intestinos, mas possui couro cabeludo no crânio, ossos de membros superiores e inferiores e ossículos nas mãos e nos pés.
(As informações do Correio)

ADOLESCENTE É MORTO PELO IRMÃO EM BOA VISTA DE SÃO CAETANO

Um adolescente foi morto na tarde desta segunda-feira (30) pelo próprio irmão na travessa Santiago, no final de linha do bairro de Boa Vista de São Caetano. Segundo informações da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pirajá), a mãe dos jovens contou que Tiago Silva Guimarães, 17 anos, foi morto pelo próprio irmão, que é traficante.

O crime foi próximo a uma panificadora, atrás da rodovia A. A vítima, que era usuária de drogas, foi atingida por vários disparos na cabeça e no peito.

O corpo de Tiago foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O autor dos disparos está foragido. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.
(As informações do Correio)

DÓLAR SOBE 0,57% E FECHA A R$ 1,749

O mercado de câmbio foi pautado pelos compradores tanto no mercado local quanto externo. A falta de acordo sobre a reestruturação da dívida da Grécia e a desconfiança dos investidores quanto à solvência de Portugal trouxe preocupações ao mercado.

Dados preliminares apontam que o dólar comercial fechou com alta de 0,57%, negociado a R$ 1,749 na venda. Na sexta-feira, a divisa caiu 0,28%, a R$ 1,739.

Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o dólar para fevereiro mostrava valorização de 0,63%, a R$ 1,7495.

O Dollar Index, que mede o desempenho da divisa americana ante uma cesta de moedas, avançava 0,43%, a 79,18 pontos. Enquanto o euro caía 0,78%, a US$ 1,312.
(As informações do Tribuna)

DE CORDEIRO A ANTROPÓLOGO

A Associação Bahiana de Imprensa – ABI – e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Bahia – Arfoc-BA – promovem na terça-feira (31), às 10h, a palestra do antropólogo e repórter-fotográfico Haroldo Abrantes sobre os cordeiros da Bahia. Será no Auditório Samuel Celestino, no oitavo andar do edifício Ranulpho Oliveira, localizado numa esquina da Praça da Sé.

O evento é aberto ao público e oferece, de modo especial aos jornalistas, oportunidade de debater, às vésperas do grande evento, o que será o Carnaval 2012 de Salvador.


Haroldo Abrantes apresentou em 2009 a dissertação “Cordeiros da Bahia: festa e trabalho nas cordas do Carnaval de Salvador. Ensaio de Antropologia visual e urbana” e foi aprovado pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Para decifrar o tema que escolhera para sua pesquisa acadêmica, Abrantes, com a aquiescência de seu orientador, professor doutor Edwin Reesink, atuou como cordeiro do bloco “Nu Outro” no Carnaval de 2008.
(As informações do Tribuna)

BANHISTAS APROVEITAM E ASSISTEM A COMPETIÇÕES

Uma atração que motivou a ida de muitos banhistas à praia neste domingo foi a Regata João das Botas, na sua 40ª edição, quando velejadores baianos, formando um espetáculo marítimo, realizaram a tradicional competição, no final da manhã, sob o comando do 2º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos da Bahia, seguindo até as imediações da Ilha de Itaparica, em seguida para a Cidade Baixa e de lá retornaram ao Porto da Barra.


Como o coordenador do evento, tenente Moisés Brito, explicou, antes da competição, “são 100 embarcações, mesmo com chuva ocorre a regata, pois o que não pode faltar é vento, devido às velas”. Ele disse que a maioria dos competidores era formada de embarcações que faziam transporte de produtos para o Recôncavo. “Estamos mantendo a tradição de anos”, afirmou.
(As informações do Tribuna)

BOMBEIROS ENCONTRAM CORPO DE HOMEM VÍTIMA DE AFOGAMENTO NO ABAETÉ

O corpo da vítima que morreu afogada na tarde deste domingo, 29, na Lagoa do Abaeté, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros no final desta manhã. O cadáver do homem, que não teve o nome divulgado, será encaminhado para o Instituto Médico Legal.

De acordo com a Superintendencia de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública, a vítima estava desaparecida desde ontem, quando passeava com familiares no Parque do Abaeté, Itapuã. Durante o resto da tarde os bombeiros realizaram buscas pelo local, mas não encontraram o jovem.

As buscas foram retomadas nesta manhã com a ajuda de parentes que acompanhavam o trabalho da polícia.
(As informações do Tribuna)

REVITALIZAÇÃO DO MUSEU DO CACAU DE SALVADOR SERÁ MAIS UMA OPÇÃO PARA O TURISMO

Localizado na Rua da Espanha, no bairro do Comércio, na chamada cidade baixa de Salvador, o Museu do Cacau, além de contar a história da amêndoa com a cara da Bahia, será transformado num espaço para realização de eventos de charme e exposição de produtos da agricultura baiana premiados nacional e internacionalmente. Os milhares de turistas estrangeiros e de outros estados brasileiros que desembarcam no porto de Salvador, bem como a própria população da capital e os estudantes das escolas públicas e privadas, terão a opção de conhecer os caminhos do cacau, desde a planta até o chocolate, e produtos premiados da agricultura da Bahia como o café, a cachaça, charutos, vinhos e espumantes, que poderão degustar e adquirir.

Até o final do ano estará pronto o projeto de reformulação que a Secretaria da Agricultura planeja fazer no local. A reforma deverá estar pronta em 2014, incorporando-se aos equipamentos para a Copa do Mundo em Salvador. “O Museu do Cacau foi criado com a finalidade de contar ao visitante a história da cacauicultura e o desenvolvimento da região Sul do estado, que tem grande importância para a Bahia”, explica o secretário Eduardo Salles, acrescentando que a instituição vai continuar preservando e divulgando a cultura daquela região. “O cacau foi a grande mola que impulsionou a economia da Bahia e no final da década de 70 chegou a responder por mais de 70% da pauta de exportação do Estado”, disse o secretário, lembrando o valor dessa cultura que está em fase de recuperação e revitalização.
(As informações do Tribuna)

GOVERNO DEVE CRIAR 182 NOVAS AGÊNCIAS DO INSS

O governo federal pretende expandir o sistema de acompanhamento dos serviços prestados pela Previdência Social ao cidadão. Segundo explicou hoje, 30, a presidente Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidenta, o sistema já permite ao governo acompanhar cada etapa do atendimento nas 1.353 agências do INSS, controlando o tempo de espera e de atendimento, e a ideia é levar as agências para perto das pessoas.

Para isso, até o final do ano estão previstas 182 novas agências em todo o País. "Queremos diminuir a necessidade de as pessoas viajarem para tratar de serviços da Previdência", disse a presidente no programa.

Segundo a presidente, as pessoas procuram essas agências para pedir aposentadoria, para fazer perícia médica ou para requerer outros benefícios. "Nosso objetivo é garantir a qualidade e a rapidez do atendimento, é cuidar com carinho da pessoa que procura a Previdência. Por isso é importante que possamos acompanhar passo a passo e saber onde não está bom o atendimento, onde ele pode melhorar".

Além de criar novas agências, Dilma informou, ainda, que o governo já conseguiu melhorar vários serviços e agora pretende expandir esse sistema de acompanhamento para outros setores do governo, como a área da saúde, com o objetivo de "buscar um atendimento digno nos hospitais, nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs". Segundo a presidente, "as pessoas que trabalham, empreendem e lutam para sustentar suas famílias merecem ter serviços públicos de qualidade, ágeis e eficientes em todas as áreas". (As informações da Agência Estado)

VICE-PREFEITA DE ITATIM E MAIS QUATRO PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-242

A vice-prefeita do município de Itatim e mais quatro passageiros de um veículo da marca Toyota, modelo Hillux, ficaram feridos durante um acidente na BR-242, por volta das 23h deste domingo (29), segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O acidente aconteceu no km 7 da rodovia, nas proximidades da cidade de Sapeaçu, quando o motorista perdeu o controle do carro e capotou.

De acordo com a polícia, a vice-prefeita Maria Clara Correia C. de Souza ficou gravemente ferida e foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade. Uma criança de 7 anos, João Luis de Santos Correia, também sofreu ferimentos graves, assim como a passageira Marli Mesquita dos Santos, de 41 anos, e o condutor da Hillux, Eduardo Soares de Souza.

A quarta vítima, uma menina de 7 anos, Ana Clara Araújo de Souza, ficou apenas levemente ferida. Ainda conforme a PRE, as rodovias baianas registraram nas últimas 24 horas sete acidentes de trânsito com dez vítimas. (As Informações do Correio)

IEMANJÁ: PREFEITURA INSCREVE AMBULANTES ATÉ ESTA TERÇA

Termina nesta terça (31) o cadastro de ambulantes que pretendem trabalhar na festa de Iemanjá, que acontece nesta quinta (2). Interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), que fica na Avenida San Martin. É necessário levar RG, comprovante de residência e atestado de saúde para quem vai vender alimentos.

GOVERNO ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DE 3 MIL PROFESSORES PARA A REDE FEDERAL

Os ministérios do Planejamento e da Educação publicaram, na edição desta segunda-feira (30) do "Diário Oficial da União", uma portaria interministerial determinando a contratação de 3.059 professores universitários para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Parte dos profissionais será incorporada às instituições a partir de março, e o restante a partir de abril.

De acordo com a portaria, assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que tomou posse na última terça-feira (24), o contrato entre o governo e os professores terá duração de seis meses e poderá ser prorrogado por mais seis. Entre março e agosto de 2012, 900 professores serão contratados com carga horária de 40 horas semanais, e 900 com carga horária de 20 horas semanais.

A partir de abril, e até setembro deste ano, outros 629 profissionais trabalharão nas universidades federais com carga horária de 40 horas semanais, e 630 contratados no regime de 20 horas semanais. A contratação dos docentes será feita, segundo a portaria, por meio de processo seletivo simplificado, modalidade usada para vagas temporárias com duração determinada.

Segundo o documento, "poderão ser contratados profissionais previamente selecionados em processo seletivo simplificado realizado anteriormente, exceto quando selecionados exclusivamente por análise curricular". (As Informações do G1)

R$ 6,4 MI EM DOAÇÕES DO CNJ A TRIBUNAIS ESTADUAIS DESAPARECERAM

Uma investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) descobriu que em torno de R$ 6,4 milhões em bens doados pelo órgão a tribunais estaduais desapareceram. Relatório inédito do órgão, a que a Folha teve acesso, revela que as cortes regionais não sabem explicar onde foram parar 5.426 equipamentos, entre computadores, notebooks, impressoras e estabilizadores, entregues pelo CNJ para aumentar a eficiência do Judiciário.

A auditoria mostra ainda que os tribunais mantêm parados R$ 2,3 milhões em bens repassados. Esse material foi considerado "ocioso" pelo conselho na apuração, encerrada no dia 18 de novembro.

Os tribunais estaduais dizem que vão investigar o destino de bens desaparecidos. (As Informações da Folha)

NA TERRA DE FIDEL, DILMA ANUNCIA INCREMENTO DOS NEGÓCIOS COM CUBA

A presidente Dilma Rousseff leva nesta segunda-feira (30), na sua bagagem para a visita a Cuba, a autorizaçção da Camex (Câmara de Comércio Exterior) para a primeira parcela do financiamento do BNDES às exportações brasileiras para a terra de Fidel Castro.

São US$ 230 milhões. Segundo o Itamaraty, esta primeira passagem de Dilma por Cuba desde que assumiu a Presidência terá ênfase na agenda econômica. O comércio bilateral entre Brasil e Cuba registrou valor recorde em 2011, totalizando US$ 642 milhões (31% a mais que 2010).

O Brasil já é responsável pelo financiamento de 80%, no valor de US$ 683 milhões, do projeto de apoio à ampliação do Porto de Mariel, considerado estratégico para o aumento do intercâmbio comercial de Cuba. (As Informações do Poder Online)

BANDIDOS ARROMBAM CAIXA ELETRÔNICO EM AGÊNCIA BANCÁRIA NA PITUBA

O caixa eletrônico que fica dentro de uma agência do Banco Santander, na avenida Manoel Dias da Silva, no bairro da Pituba, foi arrombado na madrugada desta segunda-feira (30). Segundo informações da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), os bandidos usaram um maçarico para arrombar o primeiro caixa, da direita para a esquerda.

Ao entrar na agência os bandidos jogaram uma espécie de spray nas câmeras para que a ação criminosa não fosse filmada e usaram algum tipo de dispositivo para que a porta da agência não travasse. O grupo usou uma lona da mesma cor da parede para cobrir a área do caixa no momento do arrombamento.

Os homens conseguiram retirar as duas chapas de aço que cobrem o cofre que fica dentro da máquina. Ainda segundo a polícia, os bandidos também usaram água para resfriar a chapa após o corte com o maçarico. O cofre - com o dinheiro da máquina - foi levado pelos assaltantes, que inclusive deixaram dinheiro cair no fundo da máquina.

A polícia ainda não tem pistas da identidade ou o paradeiro dos bandidos. Eles acreditam que o crime foi promovido por profissionais, já que o grupo limpou toda a área e o chão após o arrombamento. As duas chapas de aço também foram levadas. (As informações do Correio)

CONCURSO COM INSCRIÇÕES ABERTAS SOMAM 45,5 MIL VAGAS

Pelo menos 142 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (30) e reúnem 45.500 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 23.826,57 no Senado Federal.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Só na Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul são 10 mil vagas. Já na Prefeitura de Magé (RJ) são 2.354 vagas. No caso do INSS, são 1.875 oportunidades.

Os órgãos que abrem as inscrições nesta segunda-feira para 3.456 vagas são os seguintes: Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Companhia Docas do Rio de Janeiro, Prefeitura de Afuá (PA), Prefeitura de Bacabeira (MA), Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu (BA), Prefeitura de Guareí (SP), Prefeitura de Ilha Solteira (SP), Prefeitura de Ijuí (RS), Prefeitura de Itacarambi (MG), Prefeitura de Porto Ferreira (SP), Prefeitura de Rio Branco, Prefeitura de Sumaré (SP) e Secretaria de Saúde de Goiás. (As informações do G1)

Sisu: MATRÍCULA DE APROVADOS COMEÇA NESTA SEGUNDA

Começa nesta segunda-feira (30) a matrícula dos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O cadastro segue até terça (31) e deve ser feito na instituição de ensino que o aluno foi convocado. Nessa chamada foram selecionados mais de 62 mil estudantes.

A consulta aos resultados da segunda chamada deve ser feita no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/). Para verificar a documentação necessária para a matrícula, os aprovados devem consultar na página o boletim de acompanhamento do estudante, disponível na mesma página e nas instituições de ensino.

O Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), seleciona candidatos para ingresso nas universidades nos 1º e 2º semestres de 2012. Para se inscrever no sistema é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conforme nota do MEC, “os candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções nas chamadas regulares ou que tenham sido selecionados pela segunda opção, mas pretendem continuar concorrendo pela primeira, podem aderir à lista de espera. A participação na lista deve ser confirmada on-line, no sistema. O estudante concorrerá à vaga apenas pela primeira opção”. O prazo de adesão vai até 1º de fevereiro (quarta-feira). (As informações da Agência Brasil)

PROJETO CRIA PROGRAMA CIRCO DO POVO

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2792/11, que institui o Programa Circo do Povo, vinculado ao Plano Nacional de Cultura. Segundo o autor, deputado César Halum (PSD-TO), um dos principais objetivos do programa é oferecer ações educativas e culturais que envolvam a realidade circense para crianças, adolescentes e suas famílias.

De acordo com a proposta, a seleção das companhias participantes do programa será feita por meio de editais nos três níveis de governo. O uso da denominação “Circo do Povo” dependerá do registro do empreendimento no órgão federal responsável pela política nacional de cultura.

“A nossa intenção é criar alternativas para desenvolver ações sociais que beneficiem comunidades pobres, para que elas possam não só resgatar e manter a cultura milenar do circo como também desenvolverem-se nas áreas social, econômica e artística”, afirma César Halum. (As Informações da Agência Câmara)

domingo, 29 de janeiro de 2012

FESTIVAL DE VERÃO 2013 TERÁ OITO TEMÁTICAS

A próxima edição do Festival de Verão será dividida em oito temáticas. Os organizadores do evento disseram neste sábado (28), último dia do evento este ano, que os temas vão relembrar as outras edições do Festival de Verão.
Os organizadores prometem também uma festa ainda maior para comemorar os 15 anos do evento musical.

Nos quatro dias de festa, 180 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições, segundo o coronel Valter da Polícia Militar, responsável pela segurança no local.
O dia mais procurado pelo público foi a quarta-feira (25), primeiro dia do evento, o que surpreendeu os organizadores.

Neste dia a festa foi comandada por Jorge & Matheus, Claudia Leitte, a atração internacional James Blunt, Eva e Jau. No total, foram 98 atrações nos quatros dias do Festival.
(As informações do A Tarde)

RIO ENTRA EM ESTÁGIO DE ATENÇÃO POR CAUSA DA CHUVA

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informou que a cidade entrou em estágio de atenção a partir das 12h30 de hoje.

O alerta ser deu por conta da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, somado aos acumulados ocorridos desde sexta-feira. Além disso, o Radar da Prefeitura instalado no Sumaré indica que há previsão de chuva moderada nas próximas horas.

O estágio de atenção significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
(As informações do A Tarde)

QUADRO CLÍNICO DE THIAGO FRAGOSO É ESTÁVEL, DIZ HOSPITAL

O ator Thiago Fragoso, que despencou de uma altura aproximada de cinco metros durante cena do musical "Xanadu", na noite de ontem, está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Casa de Saúde São José, com cinco costelas quebradas. O hospital informou que o quadro clínico é estável. Não há previsão de alta.

De acordo com Gustavo Nobre e Marcelo Kalichsztein, chefe do CTI e médico particular do ator, Thiago passa bem e está consciente. "Apenas para acompanhamento e observação, o ator permanecerá no CTI", diz nota do hospital. Thiago gravaria essa semana a novela da TV Globo "A Vida da Gente", mas por causa do acidente terá de ser substituído.

A atriz Danielle Winits, que também se acidentou, está bem. Foi mantida na Clínica São Vicente para exames, e por precaução. Machucou apenas a boca. Hoje, postou no Twitter: "Obrigada pelo imenso carinho!!! Eu estou bem e apenas torcendo pela rápida recuperação do meu amado parceiro @fragosothiago #forçathiago!"
(As informações do A Tarde)

LEI GERAL DA COPA RECEBE CRÍTICAS POR RESTRINGIR COMÉRCIO EM TORNO DOS ESTÁDIOS

Brasília - O projeto da Lei Geral da Copa, encaminhado à Câmara dos Deputados pelo Poder Executivo, ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional e já enfrenta questionamentos sobre a sua constitucionalidade. Um artigo em especial, tem causado preocupação entre entidades de defesa dos interesses de comerciantes, de consumidores e de juristas.

O artigo 11 do texto trata da restrição do comércio de produtos e de publicidade nas áreas em torno dos estádios e principais vias de acesso aos eventos esportivos. O artigo determina que a União, os estados e municípios que sediarem os jogos da Copa devem assegurar que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) tenha exclusividade para “divulgar marcas, distribuir, vender, dar publicidade ou realizar propaganda de produtos e serviços”, além de atividades de comércio de rua nos Locais Oficiais de Competição, nas suas imediações e principais vias de acesso.

O parágrafo único do artigo diz ainda que os limites dessas áreas de exclusividade serão definidos posteriormente pela autoridade competente “considerados os requerimentos da Fifa”.
(As informações do A Tarde)

RITA LEE É LIBERADA APÓS PRESTAR DEPOIMENTO EM ARACAJU

A cantora Rita Lee, 67, foi liberada após prestar depoimento e assinar um boletim de ocorrência numa delegacia de Aracaju (SE).

Ela foi detida por policiais ao fim do último show de sua carreira, no Festival Verão Sergipe. Ao avistar policiais na plateia, a cantora declarou que não os queria em sua apresentação. "Vocês são legais, vão lá fumar um baseadinho."

O imbróglio começou no meio do show, quando a cantora afirmou ter visto membros de seu fã clube, que viaja trás dela pelo Brasil, sendo agredidos pelos policiais.

Tendo se aproximado do palco, os policiais foram xingados pela cantora de "cavalo", "cachorro"e "filho da puta". "Sobe aqui", dizia Rita a eles, desafiando-os. Ela fez o show até o final, quando foi levada à delegacia.
(As informações do Tribuna)

DANÇARINA DE AVIÕES DESMAIA APÓS O SHOW NO FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR

Uma dançarina da banda Aviões do Forró desmaiou após o show da banda no Festival de Verão de Salvador. Raysa Teixeira, 20 anos, passou mal durante a apresentação e na saída do palco desmaiou. Ela saiu da apresentação desacordada e carregada pelos seguranças do grupo.

De acordo com o produtor-executivo da banda, Savyo Maia, o motivo do desmaio foi uma hipoglicemia (falta de glicose no sangue). "A rotina da gente vem muito puxada, talvez ela nem tem se alimentado direito hoje (sábado). Vez por outra uma de nossas dançarinas passa mal", contou.

Raysa ficou cerca de 20 minutos desacordada, enquanto era atendida por uma equipe médica no camarim da banda. Ainda sem apresentar reações, a dançarina foi levada para uma ambulância. Segundo Savyo, durante o atendimento na ambulância, a dançarina acordou. "Ela já acordou. E eu diria que até demais. Agora vai ser atendida na própria ambulância e não será mais levada para um hospital", disse.
(As informações do Tribuna)

FÓRUM SOCIAL CHEGA AO FIM COM MANIFESTO SOBRE AMBIENTE

Movimentos sociais e ONGs fizeram um manifesto conjunto no encerramento do Fórum Social 2012, em Porto Alegre. O evento, realizado em mais três cidades da região metropolitana, terminou neste domingo (29).

No sábado, a "Assembleia dos Movimentos Sociais" reuniu 1.500 pessoas, segundo os organizadores, para a elaboração do documento. Participaram diferentes entidades, como MST, CUT e ONGs ambientalistas.

O principal foco da carta é a questão ambiental. Uma das motivações do Fórum Social era discutir as perspectivas para a conferência de meio ambiente Rio+20, que ocorrerá em junho.

No documento, os organizadores fazem críticas à "economia verde", expressão usada por eles para se referir à preocupação ambiental pautada por razões mercadológicas e que não ameniza a pressão sobre recursos naturais. Outros temas citados são racismo, comunicação e reforma agrária.
(As informações do Tribuna)

CORPO É ENCONTRADO DENTRO DE CANAL DA SETE PORTAS

O corpo de um homem foi encontrado boiando dentro do canal que corta os dois sentidos da Sete portas, próximo à antiga rodoviária, na manhã deste domingo (29). A vítima, que trajava camisa verde e calça, pode ter sido enforcada, já que foi encontrada com uma corda no pescoço.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi enviada para efetuar o resgate do corpo. Uma guarnição da 2ª Companhia da Polícia Militar (CPM/Barbalho) também estava no local, mas ainda não há informações sobre o crime.

Segundo informações de populares, a vítima era morador de rua e costumava dormir embaixo de uma pequena ponte em frente à localidade do Pela Porco.
(As informações do Tribuna)

PRESOS FOGEM DO COMPLEXO DOS BARRIS

Mais de 20 presos fugiram da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), no Complexo dos Barris, na madrugada deste domingo (29). As primeiras ifnromações são de que eles teriam escapado pelo telhado por uma corda feita de lençóis, conhecida como "tereza".

Os policiais só perceberam a ausência dos presos por volta das 7 horas. O delegado da DTE José Marcelo Marques está à frente do trabalho de resgate dos detentos junto com policiais de outras unidades. Até o momento, nenhum preso foi recapturado.
(As informações do Tribuna)

DILMA PARTICIPA EM SALVADOR DE CERIMÔNIA EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

A presidenta Dilma Rousseff está em Salvador onde cumpre agenda e participa da cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, às 17h de hoje, no Fórum Ruy Barbosa. Amanhã, segunda-feira, Dilma segue para Camaçari onde assina ordem de serviço para revitalização urbanística da Bacia do Rio Camaçari. As obras vão beneficiar mais de 90 mil moradores e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II) e contam com investimento de cerca de R$ 274 milhões.
(As informações do Tribuna)

JOVEM É EXECUTADO APÓS SAIR DE PRESÍDIO EM ILHÉUS

A Policia Civil de Itabuna, no sul do Estado (a 433 km de Salvador), investiga a morte de Vinícius dos Santos de Barcelos, 18, ocorrida na tarde de quinta-feira, cerca de meia hora depois dele ter saído do Presídio Ariston Cardoso em Ilhéus, onde estava preso.

Na cadeia, Vinícius confessou ter matado o policial militar Eloísio Andrade, que estava numa festa de formatura a paisana, em Ilhéus, na madrugada de 8 de janeiro desse ano. Ele tentou intervir num assalto que Vinícius executava na companhia de um comparsa. Houve troca de tiros. Nela, Vinícius atingiu o PM e foi baleado na virilha. Ele foi preso em Itabuna, logo após dar entrada no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, por causa do ferimento.

De acordo com Moises Damasceno, Coordenador da 6ª Coordenadoria de Policia do Interior (Coorpin), a soltura de Vinícius foi autorizada pela Justiça devido o Ministério Público ter excedido o prazo de comunicação da prisão. No momento em que o oficial de justiça foi levar o alvará de soltura ao presido, outros detentos o ameaçaram de morte dizendo que a saída de Vinícius seria uma cilada para que fosse morto na saída da unidade prisional.

Eles diziam que se alguma coisa acontecesse ao jovem, o oficial pagaria com a sua vida. “Temendo pela sua morte, ele registrou boletim de ocorrência na delegacia de Ilhéus”, informou Damasceno. (As informações do A Tarde)

JUÍZA NEGA TER USADO DINHEIRO DA VENDA DE IMÓVEL

A juíza federal Solange de Vasconcelos, acusada pelo Ministério Público Federal por crime de apropriação indébita, negou ontem que tenha se "locupletado" do dinheiro da venda de uma sala da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer).

A denúncia diz que Solange e outro magistrado, Moacir Ramos, venderam o imóvel sem autorização e o dinheiro, R$ 115 mil, teria sido usado para abater empréstimos dos juízes na Fundação Habitacional do Exército Poupex.

"O empréstimo pessoal que regularmente contraí teve suas obrigações mensais honradas exclusivamente por mim conforme já comprovei nos procedimentos administrativo e judicial existentes, não tendo me locupletado de qualquer valor de terceiro, incluindo a Ajufer", afirmou. (As informações do jornal O Estado de S. Paulo)

PMDB ATRIBUI AO PT 'ATAQUE ESPECULATIVO' NO 2º ESCALÃO

A cúpula do PMDB está convencida de que o partido está sob ataque especulativo do PT, que trabalha para avançar sobre o espaço político e administrativo dos peemedebistas Brasil afora. Foi nesse contexto que o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, interrompeu a semana de férias nos Estados Unidos e voltou a Brasília ontem só para confirmar a permanência "definitiva" de Sérgio Machado na presidência da Transpetro.

Discreto, Lobão confirmou apenas que fez uma viagem de dois dias aos Estados Unidos, embora só devesse retornar ao trabalho na terça-feira, e disse que realmente está "trabalhando para que haja paz no PMDB". Sua volta atendeu aos apelos de dirigentes peemedebistas, especialmente do líder no Senado, Renan Calheiros (AL), que é padrinho da indicação de Sérgio Machado para a Transpetro e estava aflito com os rumores sobre a demissão do afilhado.

O clima interno no PMDB é de desconfiança e apreensão por conta do que eles denominam "ataque especulativo duplo". Além de investidas paroquiais de petistas que se movimentam para desalojar aliados do PMDB de postos do segundo escalão, eles identificam uma espécie de ataque mais "estruturante", que serve ao projeto de poder do partido. Daí a manifestação rápida de Lobão, para não permitir que a crise do Dnocs se espalhasse, fazendo outras vítimas peemedebistas no segundo escalão. (As Informações do Agência Estado)

PARTIDOS DEFINEM ESTRATÉGIAS DE OLHO EM ELEIÇÕES NA RMS

São 13 municípios e 3,5 milhões de habitantes. E o principal capital, na ótica para os partidos que vão disputar as eleições este ano: um espólio de 2,4 milhões de eleitores ou cerca de 25% da população baiana com direito a voto. Com estes predicados, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) firma-se como uma das áreas mais estratégicas na disputa das eleições municipais de 2012.

Na avaliação dos gestores dos principais partidos, um bom desempenho na RMS poderá significar acúmulo de forças para as eleições de 2014, quando estará em disputa o governo do Estado e uma cadeira no Senado. Por isso, as legendas se antecipam e começam a montar suas estratégias, firmando alianças e definindo os candidatos mais competitivos.

Campeão em prefeituras na região, estando à frente de quatro municípios, o PT quer ampliar a presença na RMS. Segundo o presidente do partido, Jonas Paulo, o PT deve ter candidato próprio em quase todos os municípios da região. “É fundamental termos uma presença forte nestes municípios, até porque é neles que está o grosso da renda do Estado e os grandes investimentos do governo federal”, destacou.

Presidente do Democratas, José Carlos Aleluia diz que é estratégico para a oposição ampliar o número de prefeitos na RMS. “A tendência é a oposição se unir em torno dos candidatos mais competitivos. Vamos mostrar que uma administração municipal pode ter grande sucesso independentemente de ser aliada do governador”, destaca. Atualmente, os oposicionistas comandam apenas três prefeituras na RMS – Candeias, Dias D’Ávila e Mata de São João. (As informações do A Tarde)

MULHER DIZ QUE CHICO ANYSIO ESTÁ MELHOR APÓS QUADRO GRAVE

Malga di Paula, mulher de Chico Anysio, disse, no Twitter, que o humorista está melhor após dias em estado grave.

"Ok, vamos às notícias. Desde que o Chico precisou fazer a cirurgia, ele entrou em estado grave e infelizmente teve outras complicações que não permitiram mais que ele saísse de um quadro de gravidade. Respeitando os cautelosos e prudentes boletins dos nossos médicos, estou sempre observando e como conheço bem o meu marido, sinto do fundo do coração que nos últimos 3 dias ele está melhorando. Céus, Obrigada!", escreveu ela no Twitter. (As informações do G1)

ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA ABRE 8,3 MIL VAGAS

Para quem pretende começar 2012 em ação na vida policial, o ano traz boas notícias: a área de segurança pública reserva 8.300 vagas, sendo 2,7 mil para a área federal e as outras 5,6 mil na Bahia para as polícias militar, civil e guarda municipal.

A maior expectativa diz respeito às 1,2 mil vagas para a Polícia Federal, que divulgou essa semana o cronograma de publicação dos editais. Em fevereiro, o documento estará disponível para as 500 vagas de agente (APF) e 100 de papiloscopista (PPF). O início dos cursos de formação será entre julho e agosto e a nomeação está prevista para dezembro.

As outras 150 vagas de Delegado (DPF), 100 vagas de Perito (PCF) e 350 vagas de Escrivão (EPF) terão seus editais de abertura publicados entre março e abril, sendo que a formação fica para janeiro de 2013. A remuneração esperada para delegados fica em torno de R$ 14 mil, enquanto a oferta para agentes e escrivãos, no último edital, em 2009, era de R$ 7,5 mil.

Já na Polícia Rodoviária Federal, a previsão é de 4,5 milvagas até 2014 para todo o Brasil, sendo 1,5 mil por ano. Segundo informações do órgão, o edital está confirmado para o segundo semestre deste ano e tem o objetivo de adequar o quadro de policiais às novas demandas do órgão ao plano de proteção nas fronteiras e suporte aos eventos esportivos em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas), além de repor a previsão de aposentadorias, em 10% do quadro ativo. (As informações do A Tarde)

INSTALAÇÃO DE CAMAROTES ALTERA POR 90 DIAS A ROTINA DA CIDADE

As estruturas da maioria dos camarotes dos circuitos Dodô e Osmar do Carnaval de Salvador levam mais de 90 dias para ser montadas e desmontadas e alteram a rotina de moradores. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), órgão que regulamenta as instalações, somente estabelece prazo para a desmontagem das estruturas, 20 dias contados após a Quarta-feira de Cinzas.

A empresa que descumprir o prazo de desmontagem de camarotes e praticáveis pagará a multa de R$ 2.040,23 por dia de infração. No Carnaval do ano passado, segundo informou o presidente da Sucom, Cláudio Silva, o órgão licenciou 51 camarotes e 39 praticáveis e não registrou nenhum descumprimento do decreto.
(As informações do A Tarde)

ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA ABRE 8,3 MIL VAGAS

Para quem pretende começar 2012 em ação na vida policial, o ano traz boas notícias: a área de segurança pública reserva 8.300 vagas, sendo 2,7 mil para a área federal e as outras 5,6 mil na Bahia para as polícias militar, civil e guarda municipal.

A maior expectativa diz respeito às 1,2 mil vagas para a Polícia Federal, que divulgou essa semana o cronograma de publicação dos editais. Em fevereiro, o documento estará disponível para as 500 vagas de agente (APF) e 100 de papiloscopista (PPF). O início dos cursos de formação será entre julho e agosto e a nomeação está prevista para dezembro.
(As informações do A Tarde)

INTERNO INCENDEIA CLÍNICA DE REABILITAÇÃO E 24 MORREM NO PERU

A tragédia começou por volta das 9h (horário local), no primeiro andar da clínica, quando um dos internos colocou fogo em um colchão e as chamas se espalharam pelo centro, afirmou um porta-voz da polícia à emissora de rádio RPP.

Segundo a polícia, as portas dos salões, onde 40 internos tomavam café da manhã, estavam fechadas e os internos não conseguiram sair do local quando o incêndio começou.

Um dos internos que disse à RPP que conseguiu se salvar porque estava no segundo andar e saltou da varanda. "Eu só via fumaça e escutava gritos", contou.

Várias unidades de paramédicos e bombeiros se dirigiram ao local para ajudar os feridos, enquanto a polícia tentava esclarecer as causas do acidente.

O Ministério da Saúde informou que os feridos foram atendidos em hospitais da região.
(As informações do Correio)

INGLÊS GEOFFREY CHAMBERS CANTA CLÁSSICOS DE BOB MARLEY EM ÚLTIMA NOITE DO FESTIVAL

O cantor inglês Geoffrey Chambers cantou na noite deste sábado (28) clássicos de Bob Marley na última noite do evento. Ao ouvir a batida e o swing de ‘Stir it up’ e 'Redemption song' o público da Concha Acústica foi à loucura.

Leandro Maciel, 26 anos, foi para conhecer o show e se animou ao ouvir a música do rei do reggae. “É só energia positiva, muito bom”.

Geoffrey deu início ao show com Stand Up, a primeira faixa do seu novo CD ‘BY ME’. O álbum foi gravado na Bahia e masterizado na Jamaica. O artista cantou também 'I'll Be There' do rei do pop Michael Jackson.
(As informações do Correio)

RAINHA DO CARNAVAL DE SALVADOR SERÁ ESCOLHIDA NESTE DOMINGO (29)

A Rainha do Carnaval será escolhida neste domingo (29), no Hotel Sol Victória Marina, no Corredor da Vitória. A eliminatória ocorre às 11h30. Este ano, o concurso distribuirá R$ 15 mil em prêmios.

A Rainha, que receberá o título de Gabriela, ganhará R$ 10 mil, a primeira Princesa, Dona Flor, R$ 3 mil e a segunda Princesa, Tieta, R$ 2 mil.

Com um site exclusivo (www.rainhadocarnavalsalvador.com.br), a votação pela web garantirá à vencedora o título de segunda princesa da folia, o que não inviabiliza uma possível eleição como rainha.

Nas edições anteriores, a rainha faturava R$ 4 mil e as princesas R$1,5 mil e R 1 mil.
(As informações do Correio)

CAPITANIA ENCONTRA GRUPO DE BAIANOS MOTONAUTAS NO LITORAL DE SERGIPE

A Capitania dos Portos de Sergipe encontrou neste sábado (28) o grupo integrado por 18 baianos que realizavam uma travessia de jet ski do estado Rio Grande do Norte até a Bahia.

O grupo foi localizado próximo ao rio Pomongas, no município de Japaratuba, em Sergipe.

De acordo com a Capitania, os motonautas foram estavam debilitados e alguns com pequenos arranhões. Todos foram notificados e autuados e não poderão seguir pelo litoral sergipano.

Realizar a travessia em alto mar com este tipo de embarcação é proibida. O jet ski não é uma embarcação homologada para realizar uma navegação costeira. Sua permissão se restringe a rios, lagos, lagoas.

O grupo terá de comparecer até a Capitania dos Portos da Bahia, onde pode ter as habilitações apreendidas.
(As informações do Tribuna)

CAPOTAMENTO VITIMA CONDUTOR E DEIXA DUAS CRIANÇAS EM ESTADO GRAVE NA BA 130

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram gravemente feridas em um acidente envolvendo um veículo na rodovia BA 130, por volta das 15h15 deste sábado (28).

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor Dejean Soares de Souza, de 72 anos, teria perdido o controle do carro, modelo Cross Fox, e capotado em seguida entre as cidades de Capim Grosso e São José do Jacuípe, na região centro norte da Bahia. Ele morreu na hora.

Ainda conforme a Polícia Rodoviária, duas crianças que estavam dentro do veículo ficaram gravemente ferida. Elas foram socorridas e levadas ao Hospital de Capim Grosso.

O corpo de Dejean será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina.
(As informações do Tribuna)

PRESIDENTE DILMA VISITA SALVADOR E PARTICIPA DE SOLENIDADE POR VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

A presidenta Dilma Rousseff faz uma visita à capital baiana neste fim de semana. Neste domingo (29), Dilma participa da cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O evento será no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, às 17h30. O governador Jaques Wagner também participa do ato.

Na segunda-feira (30), a presidenta cumpre agenda em Camaçari, na Grande Salvador, onde assina às 9h30, na Cidade do Saber, uma ordem de serviço para revitalização urbanística da Bacia do Rio Camaçari. O investimento é de cerca de R$ 275 milhões, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II.

Após a cerimônia de emissão da ordem de serviço, Dilma viaja, às 12h, rumo a cidade de Havana, em Cuba.
(As informações do Tribuna)

ALEMÃO CONDENADO POR TRÁFICO DE PESSOAS CHEGA A SALVADOR EXTRADITADO DO MÉXICO

O alemão Dieter Erhard Fritzchen Stieleke, de 57 anos, chegou na noite deste sábado (27) em Salvador. Ele foi extraditado do México, após ser condenado no Brasil em 2010 a 5 anos e 6 meses de prisão por tráfico de pessoas. Ele vai cumprir a pena na capital baiana.

Stieleke veio escoltado pela Polícia Federal e vai ficar à disposição do juiz da Vara de Execuções Penais da Bahia, que vai determinar o encaminhamento para o presídio onde será cumprida a sentença.

Stieleke foi preso em flagrante há quatro anos no Aeroporto de Salvador, quando tentava embarcar para a Alemanha com três brasileiras que seriam exploradas sexualmente na Europa. A diretora do Departamento de Estrangeiros, da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, Isaura Miranda, avalia que conseguir trazer de volta um estrangeiro condenado "é um fato inédito, porque prender e processar estrangeiros pelo crime de tráfico de pessoas é muito difícil". No caso do alemão, a prisão em flagrante, ocorrida no Aeroporto de Salvador, facilitou o processo.
(As informações do Tribuna)

UNEB INSCREVE PARA MIL VAGAS EM CURSOS DE INGLÊS E ESPANHOL

Cerca de mil vagas estão sendo disponibilizadas pela Associação dos Ex-Alunos (Unex) - da Universidade do Estado da Bahia(Uneb) - para novas turmas dos cursos de inglês e espanhol, nos níveis introdutório, básico, intermediário e avançado. As inscrições já estão abertas.

Os interessados devem se inscrever até 1° de fevereiro, na sede da Unex, no Campus I, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 14 às 21h.

É necessário apresentar cópia do RG e fazer o pagamento, que varia entre R$ 250 e R$ 300. As aulas estão previstas para começar no dia 4 de fevereiro.
(As informações do Tribuna)

sábado, 28 de janeiro de 2012

PCdoB SE UNE AO PP EM LAURO DE FREITAS

O PCdoB de Lauro de Freitas, aliado de peso da prefeita Moema Gramacho (PT), pode surpreender e seguir na mesma direção do PP, principal adversário da gestora no município, nas eleições que definem o novo prefeito em outubro. Nos bastidores, circulam rumores de que as siglas já estariam em negociações avançadas rumo ao pleito.

O partido tem como pré-candidato na cidade o secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Chico Franco, ex-vereador por dois mandatos e campeão de votos em Lauro de Freitas, no ano de 2010, quando concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Na ala do PP, o nome apresentado é o do vereador Márcio Paiva, considerado um dos opositores da prefeita. Informações dão conta de que a ideia central é de que o comunista e o pepista formem uma chapa, com um deles na concorrência do cargo principal e outro na vice. O objetivo seria o de facilitar a derrota do candidato de Moema, o seu vice João Oliveira (PT). Avaliações internas indicaram que os pré-candidatos juntos somariam 75% dos votos.

O PR, que conta com um vereador, também entraria no jogo contra os petistas. O secretário Chico Franco, inclusive, admitiu que tem conversado com o pré-candidato pepista sobre as articulações para as eleições. Embora faça questão de dizer que é pré-candidato da base de Moema, ele disse que não pode descartar o diálogo com outros partidos.

A prefeita Moema Gramacho minimizou os diálogos ao deixar claro que as definições acontecerão após o dia 05, quando a pré-candidatura de João Oliveira será oficializada. (As Informações da Tribuna)

BISPA SÔNIA, DA RENASCER, TERÁ DE DEVOLVER R$ 785 MIL, DECIDE TCU

O TCU (Tribunal de Contas da União) negou recurso e manteve a condenação da bispa Sônia Hernandes, uma das fundadoras da Igreja Renascer. Ela terá de devolver aos cofres públicos R$ 785 mil e foi multada em R$ 100 mil.

As verbas questionadas foram repassadas pelo FNDE (órgão do Ministério da Educação) para a Fundação Renascer, entre 2004 e 2005, e deveriam ter sido usadas na alfabetização de jovens e adultos.

Na época, Sônia era a presidente da fundação. Foi instaurada uma tomada de contas especial, "em decorrência da inépcia da prestação de contas do convênio". Segundo o TCU, houve saques na conta corrente do convênio sem identificação do destinatário dos recursos, entre outras irregularidades. A reportagem não conseguiu localizar Sônia nesta sexta-feira (27). (As Informações da Folha)

SECRETÁRIO DE CULTURA DE SP DISCUTE COM MANIFESTANTES DO 'ATO PRÓ-PINHEIRINHO'


O secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Andrea Matarazzo, discutiu com manifestantes do 'Ato pró-Pinheirinho' em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), cuja nova sede foi inaugurada neste sábado, 28. Houve confusão entre pessoas que defendiam o secretário e participantes do ato.

Os manifestantes protestavam contra a violência empregada durante a ação de reintegração de posse do terreno do Bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, que era ocupado por cerca de 2 mil pessoas. (As Informações do Estadão)

GOVERNO FEDERAL CONCEDE BENEFÍCIOS TRIBUTÁRIOS A ESTÁDIO DO CORINTHIANS

O Diário Oficial da União trouxe nesta sexta-feira (27) uma portaria que inclui o estádio do Corinthians, o Itaquerão, entre os contemplados pelo governo federal com benefícios tributários no âmbito do chamado Recopa. O ato é assinado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.O regime de benefícios tributários para a construção de estádios para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 foi instituído em dezembro de 2010.

Em julho do ano passado a Receita Federal regulamentou o programa, possibilitando assim o acesso aos interessados. Quem for aceito pelo programa terá suspensa a cobrança de Cofins, PIS/Pasep, Imposto de Importação e Imposto sobre produtos industrializados (IPI) sobre máquinas e equipamentos importados.

O Itaquerão é o quarto a conseguir acesso ao benefício. Antes, já foram incluídos no programa o Mineirão, de Belo Horizonte (MG), o Maracanã, do Rio de Janeiro (RJ), e a Arena das Dunas, de Natal (RN). Segundo o Ministério do Esporte está em análise a inclusão de outros quatro estádios no programa: Estádio Nacional, de Brasília (DF), Castelão, de Fortaleza (CE), Arena da Baixada, de Curitiba (PR), e Arena Pernambuco, de Recife (PE). (As Informações do Estadão)

DOIS IRMÃOS DO VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR MORREM NO MESMO DIA

Dois irmãos de José Alencar morreram nesta sexta-feira (27) em cidades de Minas e Espírito Santo em um intervalo de menos de duas horas. Os corpos de Álvaro Gomes da Silva, de 92 anos, e Elza Gomes da Silva Cataldo, de 86, foram sepultados neste sábado em municípios da Zona da Mata mineira, região de origem da família.

Daqui há dois meses, a morte do empresário que foi eleito e reeleito ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa um ano. José Alencar morreu em 29 de março do ano passado, vítima de um câncer contra o qual lutou por mais de dez anos.

Segundo a Agência Estado, Álvaro já tinha a saúde fragilizada e não chegou a comparecer às cerimônias fúnebres do ex-vice-presidente. Ele foi internado no início da noite de quinta-feira em um hospital de Piúma (ES), onde vivia, e não resistiu. Elza Gomes da Silva Cataldo, de 86, morreu no Hospital Socor, em Belo Horizonte.

As causas das mortes não foram informadas pela família. Os corpos foram enterrados, respectivamente, em Tocantins e Muriaé. A última é onde fica o distrito de Itamuri, local de nascimento de Alencar e no qual está a Igreja Nossa Senhora da Glória, onde o ex-vice-presidente foi batizado.

José Alencar era o 11º dos 15 irmãos. Agora, apenas três deles estão vivos e vivem em Belo Horizonte.

ALEMÃO CONDENADO POR TRÁFICO DE PESSOAS CHEGA A SALVADOR

O alemão Dieter Erhard Fritzchen Stieleke, de 57 anos, condenado no Brasil em 2010 a 5 anos e 6 meses de prisão por tráfico de pessoas, chegou hoje (28) a Salvador, onde vai cumprir a pena. Ele foi extraditado pelo governo do México, onde vivia. Ele veio escoltado pela Polícia Federal e vai ficar à disposição do juiz da Vara de Execuções Penais da Bahia, que vai determinar o encaminhamento para o presídio onde será cumprida a sentença.

Stieleke foi preso em flagrante há quatro anos no Aeroporto de Salvador, quando tentava embarcar para a Alemanha com três brasileiras que seriam exploradas sexualmente na Europa.

A diretora do Departamento de Estrangeiros, da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, Isaura Miranda, avalia que conseguir trazer de volta um estrangeiro condenado "é um fato inédito, porque prender e processar estrangeiros pelo crime de tráfico de pessoas é muito difícil". No caso do alemão, a prisão em flagrante, ocorrida no Aeroporto de Salvador, facilitou o processo. (As informações da Agência Brasil)

UNEB DIVULGA RESULTADO FINAL DO VESTIBULAR 2012

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou neste sábado (28) o resultado do vestibular 2012 dos cursos tradicionais. A lista dos candidatos aprovados pode ser consultada através do site da instituição.

Os candidatos aprovados para o primeiro semestre letivo de 2012 deverão realizar a matrícula entre os dias 06, 07 e 08 de fevereiro. O caledário de matrícula para candidatos aprovados no segundo semestre será divulgado no dia 15 maio.

A lista de documentos exigidos, o dia e hora da matrícula de acordo com o curso será publicada no Diário Oficial do Estado e no site da instituição na segunda-feira (31). Confira o Resultado

SEM FEBRE, ESTADO DE SAÚDE DE CHICO ANYSIO SEGUE GRAVE E REQUER CUIDADOS

O estado de saúde do ator Chico Anysio continua a ser considerado grave e requer cuidados médicos, segundo o novo boletim divulgado pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, neste sábado (28).

Segundo o texto assinado por Luiz Alfredo Lamy, clínico geral intensivista da instituição, o quadro de febre que afetava o ator até a sexta (27) deixou de existir e os exames não mostram alteração.

Lamy afirma que ainda não há previsão de alta. Chico Anysio continuou a ser submetido a sessões de diálise, respirando com a ajuda de aparelhos e sob efeito de sedativos. Um dos medicamentos que controlava a pressão arterial do ator teve sua dosagem diminuída, segundo as informações do hospital.

O artista está internado por conta de um sangramento desde o dia 22 de dezembro no hospital carioca, localizado no bairro de Botafogo. Ele chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou ao CTI do Samaritano. No dia 19 de janeiro, começaram as sessões de diálise após uma complicação renal.

Antes disso, o ator já havia sido submetido a uma laparotomia explorada, um procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico mais preciso do quadro clínico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio perdesse um segmento de seu intestino delgado. (As informações do G1)

RESGATE CHEGA AO LOCAL ONDE DEVE ESTAR MAIORIA DE VÍTIMAS

As vítimas do desabamento no centro do Rio tentaram fugir do edifício Liberdade pela escada segundos antes que ele desmoronasse - levando ao chão outros dois prédios, matando 13 pessoas e deixando 14 desaparecidos até o início da noite de hoje. O equipe que trabalha na remoção dos corpos chegou hoje, no início da tarde, ao ponto em que estavam pelo menos quatro pessoas que teriam tentado descer do 3.o andar depois de sentirem um tremor. Durante toda a tarde, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros passaram a concentrar as buscas no lado esquerdo do Liberdade, onde ficavam o hall de entrada, os elevadores e escadas.

"Esses últimos corpos encontrados estão próximos à escada e ao corredor. Por isso, imaginamos que eles tentaram sair. Começamos a imaginar que o prédio deu sinais de desabamento e houve um momento em que as pessoas tentaram sair dele", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões.
(As informações do A Tarde)

TWITTER JÁ PODE SELECIONAR BLOQUEIO DE TWEETS

O Twitter informou nesta quinta-feira que agora tem a capacidade de bloquear tweets em um país específico - se legalmente for obrigado a tomar tal decisão.

"À medida que continuamos a crescer internacionalmente, entraremos em países que têm ideias diferentes sobre os limites da liberdade de expressão", afirmou o Twitter em seu blog. "Alguns (países) têm opiniões tão diferentes das nossas que não seremos capazes de existir neles", comunicou a empresa baseada em São Francisco.

"Outros são semelhantes, mas, por razões históricas ou culturais, restringem determinados tipos de conteúdo - como a França ou a Alemanha, que proíbem conteúdo pró-nazista", explicou o Twitter. A empresa lembrou que, até então, quando era solicitada a retirar mensagens, apenas conseguia removê-las globalmente. As informações são da Dow Jones.
(As informações do A Tarde)

FESTA DE SÃO LÁZARO MODIFICA TRÂNSITO NA FEDERAÇÃO

O trânsito no bairro da Federação será modificado neste domingo, 29, por conta da festa de São Lázaro, realizada no bairro.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o tráfego de veículos será modificado das 14 às 19h, a Rua Professsor Aristides Novis, trecho compreendido entre as interseções com as ruas Professor Severo Pessoa, Padre Camilo Torrende, Caetano Moura e nos largos de São Lázaro e Campo Santo será interditada.
Os ônibus devem deverão retornar pela Rua Padre Camilo Torrende. Os moradores da rua região das vias interditadas terão acesso assegurado mediante a comprovação de endereço.
(As informações do A Tarde)

CIDADE DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR SECA E ENCHENTE

Moradores de Ibotirama, município que beira o Rio São Francisco, a 636 km de Salvador, vivem neste começo de ano uma situação inusitada. Ao mesmo tempo em que comunidades ribeirinhas, principalmente de ilhas, precisam deixar suas casas por causa da enchente do rio (motivada pelas chuvas em Minas Gerais), produtores rurais sofrem com a seca. Combinados os danos da enchente e da estiagem, as perdas são estimadas em 80% da produção.

Com o nível da água sete metros acima do leito normal, a produtora rural Dejanira Pereira dos Santos, 58 anos, deixou a Ilha do Saco esta semana levando seus pertences até a cidade. “Vou ficar lá com minha família até o rio baixar”, afirmou, salientando que o rio levou tudo que tinha plantado na sua roça.

Presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Ilha do Gado Bravo, Mazola Batista, 42 anos, disse que ainda é cedo para calcular os prejuízos totais “porque a gente não sabe se o rio vai subir mais e até quando vai ficar alto”.

(As informações do A Tarde)

SETE PRAIAS ESTÃO IMPRÓPRIAS PARA BANHO EM SALVADOR

Com a chegada de mais um final de semana de sol forte, as praias de Salvador e Região Metropolitana (RMS) devem receber um grande número de pessoas durante o sábado, 28, e domingo, 29. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o sol deve aparecer durante todo o final de semana, com temperaturas entre 31° e 28°. Além do cuidado com a pele exposta ao sol, o banhista deve ter a atenção redobrada na escolha da praia que será frequentada, quanto à qualidade da água. Para auxiliar na decisão, o banhista pode se informar pelas placas sinalizadoras da qualidade da água, que estão presentes em algumas praias de Salvador e Região Metropolitana.

De acordo com o ultimo relatório feito pelo Instituto do Meio Ambiente (Inema), responsável pela análise semanal da qualidade da água das praias, nesta semana sete praias de Salvador estão impróprias para o banho. São elas: Periperi, atrás da estação Férrea; Penha, em frente a igreja da Penha; Bogari; Pedra Furada; Roma; Armação e Boca do Rio. Todas as praias de Lauro de Freitas, na RMS, foram consideradas próprias para o banho.
(As informações do A Tarde)

MUZENZA E MOSIAH FAZEM ARRASTÃO CULTURAL NO FESTIVAL DE VERÃO

Para quem gosta da mistura, o encontro entre o bloco afro Muzenza e o cantor Luciano, do grupo Mosiah, no Festival de Verão 2012, foi para guardar na memória do evento. Com os clássicos da música negra na Bahia, o Arrastão Cultural da Petrobrás reuniu diversas tribos que circulavam pelo Festival.

"Desde que comecei a cantar, esse foi, sem dúvidas, um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Estar com o Muzenza, com essa percussão foi lindo", declarou Luciano, emocionado depois do cortejo. Além da batida pulsante dos percussionistas, o corpo de baile do Muzenza fazia um show aparte à frente do arrastão.
(As informações do Correio)

SEU JORGE CONQUISTA PÚBLICO DO FESTIVAL DE VERÃO

Seu Jorge deu início a um dos shows mais esperados do Festival de Verão Salvador com pontualidade britânica, exatamente às 21h30. Em uma apresentação impecável, o cantor mostrou porque é tão admirado e respeitado no meio musical e encantou o público da terceira noite de festa.

A qualidade musical de Seu Jorge e da sua banda foi, sem dúvidas, um dos diferenciais de seu show. Entre os instrumentos da apresentação, trompete, gaita, violino, guitarra, baixo e cavaquinho. O artista tocou flauta e recitou poesias, mostrando toda a sua versatilidade e levando o público ao delírio. Para quem não sabe, Seu Jorge também atua e já participou de diversos filmes como 'Tropa de Elite 2', 'Cidade de Deus', 'Casa de Areia' e o recente 'Reis e Ratos'.

No repertório, desde sucessos antigos até canções do seu novo álbum, "Músicas para Churrasco". Entre as mais aplaudidas, 'A Doida', 'Parceiro', 'Mina do Condomínio' e 'Quem Não quer Sou Eu', tema dos personagens Patrícia e Antenor, da novela global Fina Estampa. Mas o artista deixou para o final as duas músicas mais esperadas: 'Carolina' e 'Burguesinha'.
(As informações do Correio)

HOMICÍDIOS CAÍRAM 5,5% EM 2011

Durante entrevista coletiva na tarde de ontem, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou o balanço de 2011, destacando como ponto positivo a redução de 5,5% dos homicídios dolosos no Estado, em relação aos números de 2010. Ano passado foram registrados 4.632 assassinatos na Bahia, contra 4,9 mil no anterior, representando uma queda no índice oficial do Estado, após dez anos.

Apesar disso, dados do Centro de Documentação e Estatísticas da Polícia (Cedep) apontam que os números cresceram em relação a tentativa de homicídio, lesão corporal, estupro, latrocínios, roubo a coletivos, a estabelecimento comercial, residências, transeuntes e veículos. A apresentação foi realizada às 15 horas, no Ministério Público do Centro Administrativo da Bahia.
(As informações do Tribuna)

LICITAÇÃO NO SÃO FRANCISCO É PARALISADA

O Ministério da Integração Nacional suspendeu ontem a licitação do lote mais caro das obras do projeto de transposição do Rio São Francisco. A realização desta concorrência pública era apontada pela pasta como uma das medidas para acelerar o ritmo do empreendimento ao longo deste ano.

Em dezembro, o Estado mostrou que as obras estão paralisadas em vários trechos e que parte do trabalho feito começa a se perder. No final de 2011, o ministério anunciou ainda que faria novas licitações, não programadas, no valor de R$ 1,2 bilhão para salvar a transposição.


A suspensão, publicada na quarta no Diário Oficial da União, foi determinada devido à impugnação de um item do edital que trata dos atestados de capacidade técnica das empresas que vão disputar a concorrência. Em nota, o Ministério da Integração trata a decisão como temporária.
(As informações do Tribuna)

JUIZ SE RECUSA A ENTREGAR PENTE DE ARMA E ATRASA VOO EM SALVADOR

Um juiz causou confusão dentro de uma avião da Gol na noite da última quinta-feira (27) - a aeronave seguia de Salvador para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Foram duas horas de atraso porque o juiz Vitor Bezera se recusou a entregar um dos pentes com munição da pistola que ele carregava.

A aeronave se preparava para a decolagem quando o problema começou - o juiz pode embarcar com a arma e até duas pistolas de munição, mas se recusou a entregar o terceiro pente. A Polícia Federal foi chamada para resolver a questão, mas mesmo assim o juiz insistia que podia transportar aquela quantidade de munição.

Somente depois de mais de 1h de conversa ele concordou em entregar o pente. A situação deixou muitos dos passageiros nervosos e muitos desistiram de seguir viagem. O juiz já teria causado o mesmo problema em um voo do Rio de Janeiro.
(As informações do Tribuna)

TRAFICANTE FB É PRESO EM SÃO PAULO POR POLICIAIS DO RIO DE JANEIRO

O traficante Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, foi preso por policiais da 25ª DP (Engenho Novo) na noite desta sexta-feira (27). O criminoso foi encontrado em São José dos Campos, em São Paulo. FB era o homem mais procurado pela polícia. O Disque-Denúncia oferecia R$ 10 mil de recompensa por informações que levassem à prisão do traficante.

Ele é considerado pela polícia o ex-líder do tráfico na Vila Cruzeiro, que pertence ao Conjunto de Favelas da Penha, ocupada pela polícia desde o final de 2010.

FB também é apontado como o responsável pela queda de um helicóptero da Polícia Civil, durante uma operação no Morro dos Macacos, na Zona Norte, em 2009. Na ocasião, três policiais morreram.

Na tentativa de fechar o cerco ao criminoso, o Disque-Denúncia oferece por FB a maior recompensa pelos procurados por tráfico de drogas – R$ 10 mil. Em 2002, FB chegou a ser preso, mas três meses depois fugiu da Casa de Custódia Jorge Santana, em Bangu, através de um túnel supostamente construído pelos detentos.

Em 9 de janeiro, o pai de FB chegou a ser detido em uma megaoperação da Polícia Militar em dez comunidades da Zona Oeste e subúrbio do Rio. O pai foi encontrado numa casa no Morro do Chapadão, em Costa Barros. Ele foi levado para a 39ª DP (Pavuna) e liberado em seguida, como informou a polícia. (As informações do G1)

ALAN SANCHES ESPERA QUE O PSD SEJA LEMBRADO EM POSSÍVEIS MUDANÇAS

O presidente municipal do PSD, deputado estadual Alan Sanches, levando em consideração que o PSD baiano possui a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa (12 deputados), cinco deputados federais, três vereadores em Salvador e 69 prefeitos no estado, destaca que o partido possui legitimidade para ter participação mais efetiva numa possível reforma administrativa do governo estadual, assim como nas eleições municipais.

“Pelo que representa hoje o PSD na Bahia e no Brasil, pelas lideranças que compõem, com destaque para o nosso presidente estadual, o vice-governador Otto Alencar, pelo trabalho que vem desenvolvendo, é mais que do que natural que o nosso partido, forte aliado, seja lembrado em futuras mudanças, possua o seu espaço”, pontuou, fazendo questão de frisar que está em total sintonia com o vice-governador e seguirá toda e qualquer orientação de Otto.

Sobre 2012, ele reforça ter convicção de que PSD vai contribuir muito no debate político e, inclusive, já neste pleito. “Embora recém-fundado, já contamos com três assentos no Legislativo soteropolitano. Portanto, vamos brigar por um espaço proporcional ao nosso tamanho”.