terça-feira, 31 de julho de 2012

DIVULGAÇÃO DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES DA CÂMARA FEDERAL É SUSPENSA PELA JUSTIÇA

A divulgação dos salários dos funcionários da Câmara dos Deputados foi suspendida, nesta segunda-feira (30), por liminar concedida pela Justiça Federal do Distrito Federal. O juiz Hamilton de Sá Dantas, em sua decisão, determina que a Casa não divulgue os nomes dos servidores com seus respectivos salários, como estipulado pela Lei de Acesso à Informação.

O magistrado alega que a Câmara deve adotar "outro critério de individualização das informações", como matrícula ou cargo do servidor, para não expor os rendimentos de seus funcionários ao lado dos seus nomes. A decisão foi tomada após recurso do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo) à 21ª Vara da Justiça do DF. A divulgação dos rendimentos estava prevista para começar nesta terça (31).

"A divulgação individualizada com a utilização de outro elemento particularizador que não os nomes, como, por exemplo, os números das matrículas dos servidores, não prejudica a finalidade da norma que visa oferecer informações gerais sobre a gestão e o gasto do dinheiro público", afirma o juiz no documento. (As Informações da Folha)

CONFIRA A AGENDA DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE SALVADOR

Nelson Pelegrino (PT) visitará o Mercado de Itapuã às 10h; participará de caminhada em Mata Escura às 16h; e de reunião com o PSB, no Hotel Porto Belo, às 18h

Os candidatos a prefeito de Salvador terão uma terça-feira (31) de caminhadas, entrevistas e reuniões. ACM Neto (DEM) participará de caminhada em Pau da Lima às 10h, e às 12h, almoçará com a equipe de campanha. Pela tarde, o democrata fará gravação para o programa eleitoral.

Da Luz (PRTB) concederá entrevista à Rádio Excelsior no Programa De Olho na Verdade às 8h, e no turno vespertino, terá outra entrevista, desta vez, ao jornal A Tarde.

Hamilton Assis (PSOL) será entrevistado na rádio Itaparica FM às 7h, e às 9h, participará de atividades com o candidato a vereador Bruno Santos em Itapuã. Assis também estará reunido com lideranças do bairro Sete de Abril na sede do partido às 14h30; e às 17h30, participa de reunião com professores do Subúrbio de Salvador com o candidato a vereador Hilton Coelho.

Márcio Marinho (PRB) será o entrevistado do A Tarde às 13h, e terá reunião com o núcleo de campanha às 15h.

Mário Kertész (PMDB) visitará o Hospital Martagão Gesteira às 10h. Às 14h30, o peemedebista gravará o programa eleitoral, e encerrará a agenda do dia com entrevista à rádio Sociedade AM, na Federação, às 17h.

OPERAÇÃO APREENDE PRODUTOS CONGELADOS DURANTE VISTORIA EM SUPERMERCADOS DE SALVADOR

Uma operação da Polícia Civil vistoria cinco supermercados de médio e grande porte de Salvador na manhã desta terça-feira (31). De acordo com a assessoria de comunicação da polícia, mais de 80 agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Ministério Público Estadual, da Delegacia Defesa do Consumidor (Decon), Ibametro e da Vigilância Sanitária investiga denúncias de comercialização de alimentos estragados nestes estabelecimentos, que ainda não tiveram seu nome e localização divulgados.

Diversos alimentos congelados foram apreendidos durante a Operação Calada da Noite, que teve início nesta madrugada. Segundo a polícia, os freezers dos estabelecimentos estavam sendo desligados durante a noite, o que afetava a conservação e a qualidade de alimentos fatiados, laticínios, embutidos e pescados, entre outros.

Os produtos apreendidos foram encaminhados para perícia e destruição. Ainda de acordo com a polícia, diversos gerentes e chefes do setor de alimentos de alguns estabelecimentos foram detidos. Mesmo com a apresentação de mandados de busca e apreensão, alguns deles se recusaram a abrir as lojas. Os resultados da Operação Calada da Noite serão apresentados por volta das 15h na sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade. (As informações do Correio)

TSE CONFIRMA VITÓRIA DA CONQUISTA NA LISTA DE CIDADES COM 2º TURNO

Oitenta e três municípios têm mais de 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno nas eleições para prefeito em outubro deste ano, segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2008, eram 76 as cidades com possibilidade de segundo turno.

Na Bahia, o TSE confirmou que Vitória da Conquista passa a ser, ao lado de Salvador e Feira de Santana, a terceira cidade baiana com possibilidade de segundo turno. A nova disputa só é realizada nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde o primeiro colocado não obteve 50% dos votos mais um.

Entre as 26 capitais brasileiras, 24 podem ter segundo turno. As únicas com menos de 200 mil eleitores são Palmas (TO) e Boa Vista (RR). São Paulo é o estado com maior número de municípios onde pode haver segundo turno: 25. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (dez) e Minas Gerais (sete).

GOVERNO BAIANO BUSCA SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA FÁBRICA DA JAC MOTORS

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) confirmou nesta segunda (30) que o decreto do Novo Regime Automotivo, previsto no plano Brasil Maior e anunciado em abril passado, deverá ser publicado a qualquer momento. Uma fonte do governo afirmou que os Ministérios da Fazenda e o MDIC, responsáveis pelo projeto, esperam apenas os ministros das duas pastas voltarem das férias para encaminhar o assunto.

Essa é uma questão fundamental para o presidente da montadora chinesa JAC Motors no Brasil, Sergio Habib, que anunciou a suspensão temporária dos planos de expansão da companhia no país à espera da publicação do decreto. Com isso, também foi suspenso o início da construção da fábrica no Polo Industrial de Camaçari - que, de resto, ainda aguarda a liberação de licenças ambientais para começar a terraplenagem do terreno - e a abertura de novas concessionárias. Na Bahia, estava prevista a abertura de mais uma loja da rede até o final do ano, em Lauro de Freitas.

De acordo com o projeto da fábrica da JAC, a unidade gerará 13,5 mil empregos diretos e indiretos, além de 40 empregos diretos em cada nova concessionária a ser aberta. A reivindicação da empresa é que os carros importados da China tenham a mesma alíquota de IPI dos nacionais (passando de 36,5% para 6,5%), já que a JAC está em processo de implantação de uma fábrica no país. (As informações do Correio)

ADVOGADO DE MARCOS VALÉRIO AFIRMA QUE PEDIRÁ ABSOLVIÇÃO POR FALTA DE PROVAS; 'O MENSALÃO NÃO EXISTIU', ALEGA

O advogado do empresário Marcos Valério vai defender durante o julgamento do mensalão, que começa nesta quinta-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF), que não há provas contra seu cliente e que o suposto esquema de compra de apoio político durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva não existiu.

Valério é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como operador do mensalão e será julgado ao lado de outros 37 réus sete anos depois da primeira acusação sobre o esquema.

O empresário é acusado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem ou ocultação de dinheiro, evasão de divisas e peculato. Valério era sócio nas agências de publicidade DNA Propaganda e SMP&B Comunicação, que tinham contas do governo federal. Segundo a Procuradoria, ele criou um esquema que financiou o PT e partidos aliados por meio de recursos desviados, obtidos em contratos firmados com o Banco do Brasil e a Câmara dos Deputados. Empréstimos fraudulentos dos bancos Rural e BMG teriam disfarçado a origem do dinheiro.

O advogado Marcelo Leonardo afirmou, em entrevista ao UOL, que sustentará no julgamento a tese de que os empréstimos feitos pelas empresas existiram e foram realizados para saldar dívidas de campanha eleitoral de partidos da base aliada. Os repasses, ainda segundo o defensor, foram sempre indicados por Delúbio Soares, ex-tesoureiro nacional do PT – que foi expulso do partido após o escândalo.

Outra argumentação a ser usada por Leonardo é a de que não houve uso de dinheiro público nos pagamentos. O advogado também alegará que somente as provas colhidas em juízo seriam válidas contra Valério. As conclusões da CPI que investigou o suposto esquema e as da Polícia Federal não poderiam ser usadas contra seu cliente. O advogado vai pedir a absolvição por falta de provas. (As informações do UOL)

E DESPEDIDA DE NETO BAIANO, VITÓRIA BUSCA LIDERANÇA CONTRA O SÃO CAETANO

Depois de ter se despedido em grande estilo da torcida do Vitória no último sábado, 28, quando marcou o gol do triunfo sobre o CRB, o atacante Neto Baiano, de saída para o futebol japonês, finalmente fará a sua última partida pelo rubro-negro.
O artilheiro do Brasil será a grande atração do duelo que começa às 21h50 desta terça-feira, 31, entre São Caetano e Vitória, no Estádio Anacleto Campanella, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Firme na segunda colocação com 31 pontos, o Leão precisa de um triunfo para seguir em busca da liderança. Se vencer o Azulão e se o Criciúma tropeçar no Heriberto Hulse contra o Guarani, o time baiano, que tem a incrível marca de seis triunfos consecutivos, assumirá pela primeira vez a ponta da tabela do torneio. Já o São Caetano, quarto colocado com 25 pontos, defende uma invencibilidade de 11 jogos e briga para se manter no G-4.

Como reforço para a partida, o técnico Paulo César Carpegiani poderá contar novamente com Gabriel Paulista, que retorna ao time após ter cumprido suspensão no jogo contra o time alagoano. O time paulista, por sua vez, não terá o atacante Danielzinho, que foi expulso no duelo contra o Ipatinga.
Em noite de rodada cheia, também jogam Goiás x ABC, América-MG x Joinville, Ceará x Boa Esporte, Paraná x Avaí, Guaratinguetá x Atlético-PR, América-RN x Barueri e Bragantino x ASA. (As informações do A Tarde)

CESAR CIELO ESTREIA EM LONDRES E SE CLASSIFICA PARA SEMIFINAL DOS 100M LIVRE

Cesar Cielo voltou a competir na prova que lhe garantiu uma medalha de bronze em Pequim 2008. Desta vez, nas eliminatórias para a final dos 100m livre, o nadador brasileiro nadou apenas o necessário para se classificar. Cielo obteve o tempo de 48s67, a 10ª colocação geral, empatado com o polonês Konrad Czerniak.

A semifinal dos 100m livre será nesta terça-feira (31), às 15h30m (de Brasília). A final está marcada para quarta-feira, às 16h20m.

"Fiz o que tinha que fazer e me classifiquei tranquilo. Dei uma seguradinha no final. Agora é descansar para voltar mais forte de noite. Estou pronto para nadar rápido, na velocidade. Quero conseguir controlar melhor a dosagem de energia, mas se Deus quiser vou estar brigando por medalha", disse Cielo, em entrevista ao SporTV.

Cielo ainda compete na prova dos 50m livre, da qual é o campeão olímpico. O brasileiro Nicolas Oliveira também nadou na prova eliminatória, porém, não conseguiu se classificar. Ele teve uma marca de 49s51 o ficou na 24ª colocação geral. (As informações do G1)

ESTADO LANÇA SELEÇÃO PARA ÁREA DE MEIO AMBIENTE

Previsto para ser lançado em setembro, o primeiro concurso público da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) reservará 179 vagas para profissionais da área de meio ambiente e recursos hídricos. O edital do certame será divulgado após a contratação da empresa organizadora do concurso, que deve ser finalizado agora em agosto.

Do total de vagas, 139 serão para especialista e 40 para técnico. Para conhttp://www.blogger.com/img/blank.gifcorrer ao que oferece a maior quantidade de oportunidades, é preciso ter o ensino superior. Já para técnico, é exigido ter o segundo grau. O salário para especialista é de R$ 2.204,59 mais gratificação de R$ 2.538,28. Para a área técnica, o salário é de R$ 690,54 mais bonificação de R$ 586,96.

Outro órgão que oferece chances na área ambiental é a Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo, entidade da Agência de Águas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

São 19 vagas, sendo 16 para contratação imediata e três para cadastro reserva. Ambas para níveis médio e superior. Para se inscrever, é preciso acessar o site (clique aqui). A taxa é de R$ 45 e R$ 100. O salário é de R$ 4,8 mil mais vale-alimentação de R$ 400. (As informações do A Tarde)

AMBEV ABRE INSCRIÇÕESPARA PROGRAMA DE TRAINEE EM DIVERSAS ÁREAS

A Ambev está com inscrições abertas para o seu Programa de Trainee 2013 até o dia 10 de setembro. Não há limite de vagas. Os interessados podem se cadastrar no site da empresa (www.traineeambev.com.br).

O programa é direcionado para jovens recém-formados ou que estão no último ano de formação nos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Agronomia, Análise de Sistemas, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia (todas), Estatística, Física, Farmácia, Marketing, Publicidade e Propaganda, Design, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação.

Os aprovados no processo seletivo iniciarão em janeiro de 2013 já como funcionários da companhia e participarão de um treinamento de dez meses para estarem preparados para exercer cargos de coordenação.

DECRETO DO IPI SAI EM AGOSTO, DIZ WAGNER

O decreto que vai definir condições especiais para o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pelas montadoras estrangeiras em processo de instalação no Brasil será publicado no mês de agosto, garantiu nesta segunda-feira, 30, em entrevista exclusiva ao A TARDE, o governador Jaques Wagner.

Segundo ele, o decreto, que já está pronto, prevê que as montadoras estrangeiras continuem pagando a alíquota atual, de 36,5%, enquanto se instalam no País e recebam o valor de volta à medida que as etapas de instalação da fábrica forem cumpridas.

“O decreto vai sair, falei hoje (segunda-feira) pela manhã com o ministro do Desenvolvimento (Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel), e o governo federal vai publicar em ato contínuo à edição da Medida Provisória 563”, afirmou o governador.

A redução da alíquota para carros importados é uma das condições que as montadoras estrangeiras com projetos de implantação no País impõem para a instalação de fábricas.

O presidente da JAC Motors no Brasil, Sérgio Habib, declarou que sem as regras definidas não tem como fazer a fábrica na Bahia, ou aumentar a rede de concessionárias. Além da montadora chinesa, a Kia Motors, a BMW e a Jaguar Land Rover aguardam as regras para definir os planos no Brasil.

No seio do governo baiano, o desabafo de Sérgio Habib foi recebido com naturalidade. Segundo Wagner, a posição do empresário em relação ao IPI dos veículos importados é bastante conhecida pelo governo.

“O que ele disse é um pouco óbvio. Por isso, inclusive, provoquei a presidenta Dilma a oferecer para quem está em processo de implantação um tratamento diferenciado”, destacou o governador, que conversou nesta segunda com o presidente da JAC Motors no Brasil. (As informações do A Tarde)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

MULHER DE CACHOEIRA É DETIDA PARA ESCLARECER SUSPEITA DE SUBORNO A JUIZ

Suspeita de tentar subornar um juiz federal, Andressa Mendonça, mulher do empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, foi levada hoje (30) para prestar esclarecimento à Polícia Federal (PF), em Goiânia. De acordo com a PF, ela teria oferecido dinheiro ao juiz Alderico Rocha Santos, responsável pelas investigações sobre a organização criminosa supostamente liderada por Cachoeira.

Andressa Mendonça não está presa, mas foi conduzida de forma coercitiva para prestar depoimento na sede da PF na capital goiana. Ela chegou ao local às 9h30 e ainda presta depoimento. De acordo com nota divulgada pela corporação, Andressa teria incorrido no Artigo 333 do Código Penal, que trata do crime de corrupção ativa.

O suborno, de acordo com a PF, seria para obter do magistrado uma decisão favorável ao marido, que está preso desde o dia 29 de fevereiro. Além da condução dela, a Polícia Federal também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dela. Foram recolhidos dois computadores, documentos e dois tablets.

Andressa Mendonça também foi convocada a depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira no próximo dia 7 de agosto. Será o primeiro depoimento a ser prestado à CPMI após o recesso parlamentar. (As informações da Agência Brasil)

MINISTRO DESTACA IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE EMPREGO

O ministro do Trabalho, Brizola Neto, disse nesta segunda-feira que a manutenção de empregos em setores favorecidos por desoneração tributária, como o automotivo, continua sendo uma preocupação do governo. Questionado sobre as ameaças de demissão na unidade da General Motors em São José dos Campos, o ministro afirmou que trata-se de um "caso específico". "O problema ali já vem de alguns anos e é anterior à crise iniciada em 2008", afirmou.

Segundo ele, o mais importante no momento é que o diálogo foi retomado com a empresa e com o sindicato, e que as demissões não foram anunciadas até o momento. Além disso, disse Brizola Neto, a empresa fala em demissões em algumas plantas e contratações em outras, o que significa, até o momento, que o saldo de empregos no setor ainda é positivo.

"Estamos acompanhando de perto e há uma reunião marcada para sábado entre os dois lados (sindicato e empresa). O importante é o diálogo", salientou. (As informações da Agência Estado)

DESONERAÇÃO DA FOLHA TEM QUE SER SETORIAL, DIZ MINISTRO

O ministro do Trabalho, Brizola Neto, afirmou nesta segunda-feira que o governo deve continuar o processo de desoneração da folha de pagamentos do setor produtivo de modo setorial e gradual. De acordo com ele, uma desoneração linear, que englobe todos os segmentos da indústria e dos serviços, poderia pesar pelo lado fiscal. "A desoneração deve ser setorial, e não linear", afirmou.

Na avaliação do ministro, esse método tem se mostrado eficiente pois setores que já receberam esse benefício estão mostrando melhores resultados nos últimos meses. O ideal, disse, é avaliar caso a caso e ver não só as necessidades de cada setor, mas também o quanto uma desoneração como essa é importante do ponto de vista do crescimento.

"(Cada caso) tem que ser pesado porque desonerações são renúncias fiscais e o governo deixa de arrecadar", afirmou, reforçando que a União tem que manter esse processo aos moldes do que tem sido feito atualmente. (As informações da Agência Estado)

GOVERNO SUSPENDE REUNIÃO COM SERVIDORES FEDERAIS EM GREVE

O Ministério do Planejamento sinalizou que não apresentará na terça-feira (31) a proposta de reajuste aguardada pelos servidores federais, paralisados há 41 dias. O órgão enviou nesta segunda-feira (30) um ofício à Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) suspendendo as reuniões com a categoria sobre a pauta de reivindicações geral, previstas para esta semana. Os encontros devem ser retomados somente a partir do próximo dia 13. Diante da decisão, o Condsef anunciou que pretende endurecer a greve.

A data (31 de julho) havia sido acordada como prazo final para apresentação de uma proposta, a fim de que os servidores tivessem tempo suficiente para analisá-la. Isso porque após 30 de agosto já não será mais possível modificar a previsão orçamentária para 2013.

Por meio da assessoria de comunicação, o Planejamento confirmou o envio do ofício, mas disse que a negociação da pauta geral foi apenas adiada. Segundo o órgão, as reuniões com as categorias para debater assuntos específicos estão mantidas. Amanhã, está previsto, por exemplo, encontro com servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). ( As informações da Agência Brasil)

QUATRO PESSOAS MORREM EM ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E CAMINHÃO NA BR-324

Quatro pessoas morreram em um acidente envolvendo um caminhão Mercedes-Benz e um carro da marca Chevrolet, modelo Caravan, na manhã desta segunda-feira (30). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 7h, quando os dois veículos bateram de frente na altura do km 350 da BR-324, em um trecho da rodovia situado entre os municípios de Capim Grosso e Quixabeira.

Três dos quatro passageiros do carro de passeio ficaram presos às ferragens e morreram no local do acidente. As vítimas, identificadas como Messias de Jesus Pinho, 76 anos, Teldomiro Nepumuceno dos Santos, 59 anos, e o soldador Gildécio Silva Santos, 41 anos, eram naturais do município de Serrolândia. De acordo com o site Corino Urgente, as vítimas comercializavam alho e fumo na cidade de Capim Grosso.

Já o condutor do veículo, Maurício Martins de Almeida, 51 anos, ficou gravemente ferido durante o acidente. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a cainho do hospital de Feira de Santana. De acordo com a PRE, o motorista da Caravan não possuía carteira de motorista. Já o condutor do caminhão, identificado como José Valdir de Menezes, 59 anos, sofreu ferimentos leves.

Os corpos das vítimas foram resgatados pela polícia e encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde devem passar por exames cadavéricos antes de serem liberados para as famílias. (As informações do Correio)

VICTOR RAMAOS TEM CORRENTE DE OURO ROUBADA NO PORTO DA BARRA

O jogador Victor Ramos, zagueiro do Vitória, teve uma corrente de ouro roubada por um homem quando chegava de carro a um evento no Porto da Barra, em Salvador, na noite deste domingo (29).

Em entrevista para o Bahia Meio Dia, o atleta disse que o bandido se passou por guardador de carro e anunciou o assalto quando ele abaixou o vidro do carro. A corrente de ouro que ele utilizava, avaliada em R$ 7 mil, foi arrancada do pescoço de Victor Ramos mesmo com a presença do segurança particular do jogador.

Mesmo sendo perseguido pelo segurança do zagueiro e por policiais militares que estavam no local, o assaltante conseguiu fugir em direção à praia. Victor Ramos não ficou ferido apesar da força utilizada pelo assaltante para retirar o local.

As delegacias da Barra e de Furtos e Roubos, localizada na Baixa do Fiscal, não registraram a ocorrência envolvendo o atleta, que treinou normalmente nesta segunda-feira apesar do susto

PREFEITO DE ITABUNA TEM PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA INDEFIRIDO

O pedido de registro de candidatura do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), foi indeferido pela Justiça Eleitoral, após pedidos de impugnação do Ministério Público Eleitoral e da coligação Na Frente para Itabuna Mudar, que tem como candidato Vane do Renascer (PRB).

A decisão do juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, André Vieira, foi tornada pública neste domingo (29). O gestor teve as contas relativas a 2009 e 2010 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e teve seu registro indeferido por causa de crimes de improbidade e da Lei da Ficha Limpa. (BH)

VITÓRIA CONFIRMA SAÍDA DE NETO BAIANO E ATACANTE SE DESPEDE NESTA TERÇA (31)

Após encontros e desencontro, Neto vai mesmo sair do Vitória. A diretoria oficializou que o atacante viajará na quarta-feira (1) para o Japão. No oriente, o artilheiro do Barradão e do Brasil, se apresenta ao Kashiwa Reysol, time dos também baianos Leandro Domingues e Jorge Wagner.

Sábado, Neto disse adeus à torcida no estádio. E ouviu o muito obrigado (arigatô, em japonês) por mais um gol e três pontos contra o CRB. Amanhã, será a despedida definitiva, contra o São Caetano, às 21h50, no Anacleto Campanella. “Já queria jogar e um pedido do presidente é uma ordem. Obedeço e vou jogar”.

Artilheiro do Vitória na Série B com sete gols, Neto Baiano tem a chance de deixar o Leão com mais um gol na conta. E vai ser essencial. Em 4º lugar, o São Caetano é adversário direto por uma vaga na elite. Tem que abrir frente.

Tranquilo - O meia Leilson, que saiu do jogo contra o CRB com dores nas costas, fez tratamento ontem com o fisioterapeuta Michel Aguiar e volta a treinar normalmente com o grupo hoje pela manhã. (As informações do Correio)

BRIGA ENTRE IRMÃS ACABA EM MORTE NA BARRA

Uma briga entre irmãs acabou em tragédia na manhã deste domingo, 29, na Barra, bairro nobre de Salvador. De acordo com testemunhas, às 8h20, a artista plástica, Maria do Rosário Pimentel Soares Seabra, 48, seguiu a irmã, Maria Angélica Pimentel Soares Seabra, de 54 anos, pela rua, gritando-lhe ofensas. Ao alcançá-la, Maria do Rosário desferiu-lhe diversas facadas no tórax, braço e rosto.

Maria Angélica ainda se levantou e cambaleou por mais alguns metros, desfalecendo na frente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas já chegou ao local sem os sinais vitais. A autora do crime foi encaminhada à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para interrogatório.

Segundo informações de testemunhas à DHPP, Maria do Rosário teria distúrbios mentais e a discussão teria sido motivada por uma antiga briga de família. A acusada, no entanto, negou ter problemas mentais, dizendo que apenas fazia uso de calmante fitoterápico. (As informações do A Tarde)

NAVIOS DA MARINHA PODEM SER VISITADOS ATÉ SEGUNDA

Cinco navios de guerra da Marinha do Brasil estão abertos a visitação pública até esta segunda-feira, 30, no Porto de Salvador, no bairro do Comércio.

O passeio é gratuito e ocorre das 14h até o pôr do sol, momento em que os visitantes são convidados a participar da cerimônia de arriamento da Bandeira Nacional. A ação faz parte da Operação Tropicalex-2012 e envolve cerca de 1700 militares.

As embarcações abertas à visitação são: Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia, fragatas Bosísio, Niterói e Independência e corveta Barroso.

BRASILEIRAS ESTÃO FORA DE TODAS AS FINAIS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA OLIMPÍADA

A seleção brasileira feminina de ginástica artística está fora dos Jogos de Londres. Daniele Hypolito, Daiane dos Santos, Bruna Leal, Ethiene Franco e Harumi de Freitas não têm mais chances na disputa. Todas ficaram de fora das finais individuais e o país também não se classficou para final por equipes.

A seleção feminina de ginástica enfrentou vários problemas antes das Olimpíadas. Jade Barbosa, uma das principais apostas brasileiras na modalidade, não foi convocada por conta de problemas com a confederação. Além disso, Lais Souza e Adrian Gomes chegaram a viajar para Londres, mas se machucaram e foram cortadas. Ethiene Franco e Harumi de Freitas acabaram chamadas de última hora.

Homens - Sergio Sasaki, no individual geral, e Arthur Zanetti, nas argolas, são as únicas esperanças de medalhas na ginástica olímpica para o Brasil. Eles conseguiram se classificar para as respectivas finais. (As informações do G1)

SAC DE LAURO DE FREITAS NÃO FUNCIONA NA TERÇA

O posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Lauro de Freitas estará fechado nesta terça-feira, 31. o motivo é comemoração da emancipação política do município que pertence a Região Metropolitana de Salvador. O atendimento à comunidade será restabelecido no dia seguinte, quarta-feira.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 13h, no estacionamento G1 do Shopping Passeio Norte

Entre os serviços ofertados estão a emissão da carteira de identificação, antecedentes criminais e CPF, além do atendimento para Planserv, Previdência Estadual, Detran, SineBahia Juceb, Coelba, Embasa e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

CANDIDATO A VEREADOR SOFRE ACIDENTE E FILHO DE 3 ANOS MORRE

O dentista Aislan Rocha, de 35 anos, candidato a vereador em Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador) se envolveu num grave acidente neste domingo, 29, na BR-101, nas proximidades do município de São Gonçalo dos Campos (a 79 km de Salvador), que resultou na morte de seu filho Arthur, de apenas três anos.

A esposa de Aislan, a assistente social Ângela Góes Lima Rocha, estava ao seu lado no carro, que foi atingido em cheio por outro veículo que seguia na direção oposta. Contudo, o casal sofreu ferimentos leves e passa bem. A babá, que também estava no veículo, no banco traseiro, junto com a criança, teve o braço quebrado.

Segundo policiais rodoviários federais, Aislan seguia em direção a Salvador dirigindo um Space Fox placa JRU-6662 quando tentou desviar de uma pick-up Mitsubishi L200 cujo motorista fez uma conversão sem sinalizar.

De acordo com a PRF, apesar de estar na cadeirinha, devidamente preso ao cinto de segurança, o filho do casal não escapou com vida. O acidente seguido da morte do filho único do casal comoveu amigos e correligionários de Aislan. Através deredes sociais, eles divulgaram mensagens de condolências à família.

Em solidariedade, as demais coligações resolveram cancelar neste domingo todas as atividades, como caminhadas e comícios na cidade. (As informações do Correio)

JAC MOTORS INTERROMPE INSTALAÇÃO DE FÁBRICA EM CAMAÇARI

A montadora chinesa JAC Motors desistiu do seu plano de expansão de concessionárias e fábricas no país, inclusive a que estava prevista para ser construída em Camaçari, na Bahia. O motivo, segundo contou ao jornal Folha de S.Paulo neste domingo (29), é o alto custo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pago pela concessionária. Os carros importados pela JAC pagam IPI de 36,5%, já os populares nacionais pagam 6,5%.

O anúncio foi feito pra tentar fazer o governo federal baixar o decreto feito no início do ano para facilitar a entrada de estrangeiros no país. "O governo prometeu que baixará o decreto em agosto. Vamos esperar. Mas, sem as regras definidas, não temos como fazer a fábrica na Bahia nem aumentar a rede", diz Sergio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil.

Com o fim do decreto, a JAC espera que o valor do IPI seja o mesmo dos nacionais: 6,5%. Assim, os planos para a instalação da fábrica seriam retomadas, já em 2014.

"A medida foi drástica já quando adotada. Mas o dólar à época estava a R$ 1,70. Agora, com o dólar a R$ 2, a operação toda ficou muito cara. Por essa razão é que, sem o decreto do governo rebaixando o IPI, não temos como pensar em aumentar as revendas e muito menos em construir a fábrica na Bahia".

O investimento da instalação foi anunciado em R$ 900 milhões. No âmbito estadual, a montadora contará com os benefícios estabelecidos no Proauto, que prevê deferimento de 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS), isenção dos impostos para importação de máquinas e equipamentos, entre outros.

EM JOGO MORNO, BAHIA E CORINTHIANS EMPATAM SEM GOLS EM PITUAÇU

Bahia e Corinthians não fizeram uma partida de acordo com a grandeza das duas equipes na tarde deste domingo, 29, no estádio de Pituaçu. Em uma partida morna, com poucas chances de gol, os times empataram em zero a zero, em confronto válido pela 13ª rodada da Série A 2012.

Com o resultado, o Bahia chega aos 12 pontos, mas cai para a zona de rebaixamento, com os triunfos de Santos e Portuguesa na rodada. Já o atual campeão da Libertadores se mantém na 11ª posição, com 16 pontos, podendo cair uma posição, caso o Náutico derrote a Portuguesa.

Sulamericana - Na próxima quarta-feira, o Bahia estreia na Copa Sulamericana na próxima quarta-feira, 1, contra o São Paulo, às 21h50, no estádio de Pituaçu. No domingo, 5, o tricolor baiano volta a entrar em campo pela Série A, fora de casa, contra o Grêmio no estádio Olímpico, às 16 horas.

O Corinthians joga novamente pelo Brasileirão também no próximo domingo às 16 horas, fora de casa, contra o Vasco, no estádio de São Januário. (As informações do A Tarde)

domingo, 29 de julho de 2012

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DO CÉREBRO É TESTADA COMO TRATAMENTO PARA OBESIDADE MÓRBIDA

Uma pesquisa desenvolvida pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor) com apoio do Ministério da Saúde pode se transformar em uma nova opção de tratamento contra a obesidade mórbida. O procedimento usa um estimulador elétrico para atuar em uma região específica do cérebro ajudando o doente a perder peso. O mesmo método já é regulamentado para outros tratamentos, como para aliviar os sintomas do mal de Parkinson.

A diretora clínica de pesquisa neurológica do HCor, Alessandra Gorgulho, explicou que o método já foi testado com sucesso em macacos e suínos e agora será experimentado em seis pacientes. Segundo ela, o objetivo é verificar a tolerância do cérebro à estimulação contínua que provocou a diminuição de peso em suínos, provavelmente alterando o metabolismo.

Os testes deverão começar em 2013 e, nessa primeira fase, terminarem no final de 2014. Alessandra destaca que apesar do método já ser usado em outras terapias, “é a primeira vez que seres humanos serão implantados nessa região do cérebro [hipotálamo]”. A pesquisadora estima que serão necessários pelo menos dez anos de trabalho até que técnica possa ser aprovada para uso terapêutico contra obesidade mórbida.

O objetivo é que a técnica seja uma alternativa, menos invasiva, às cirurgias de redução de estômago. “A ideia não é conseguir um efeito tão dramático como o que se consegue com a cirurgia bariátrica”, explicou Alessandra. “Se a gente conseguir uma terapia que seja mais discreta, que não cause tantas alterações no organismo, me parece muito atraente”, completou

Na estimulação elétrica, um marcapasso é conectado ao hipotálamo por uma incisão na parte frontal do crânio. Os eletrodos são ligados por fios que passam por baixo da pele ao gerador de estímulos, que funciona com bateria, na região da clavícula. (As informações do G1)

EX-DEPUTADO ROBERTO JEFFERSON É OPERADO PARA RETIRADA DE TUMOR NO PÂNCREAS

Durou oito horas a cirurgia a que foi submetido hoje (28) o advogado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, 59 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense. A intervenção começou às 7h, para retirada de um tumor no pâncreas e transcorreu dentro do previsto, sem qualquer anormalidade, de acordo com o boletim médico assinado pelos médicos José de Ribamar Saboia, Alexandre Prado de Resende e Áureo Ludovico de Paula.

Segundo eles, o procedimento teve uma complexidade acima do usual, por causa de uma cirurgia bariátrica prévia. “A cirurgia realizada foi uma gastroduodenopancreatectomia cefálica (retirada de parte do estômago, parte do pâncreas, duodeno e parte do canal biliar). Além disso, os médicos retiraram os linfonodos regionais (gânglios linfáticos)”. A cirurgia bariátrica (redução de estômago) a que o ex-deputado foi submetido em 2000 teve que ser desfeita pelos médicos.

A coleta de material na hora da cirurgia indica que o tumor não é maligno. “O resultado preliminar do material cirúrgico, feito pelo patologista Wilhermo Torres, foi de tumor papilar mucinoso ductal, com displasia de baixo grau. Isso quer dizer, que neste exame inicial não há sinais de malignidade. Será necessário aguardar o resultado definitivo da análise do material e o exame imuno-histoquímico para a conclusão do diagnóstico”, diz o boletim.

O ex-deputado Roberto Jeferson é réu no julgamento do mensalão previsto para começar na próxima quinta-feira (2), no Supremo Tribunal Federal. (As informações da Agência Estado)

BAHIA BUSCA ASCENSÃO NA SÉRIE A CONTRA O CORINTHIANS

Nada como uma boa vitória para melhorar o astral. É assim, motivado pelo triunfo do meio da semana sobre o Palmeiras, que o Bahia busca crescer na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro às 16h deste domingo, 29, contra o Corinthians, em Pituaçu.
O triunfo sobre o alviverde paulista levou o tricolor à 15ª colocação, agora com 11 pontos ganhos. Se vencer o atual campeão da Taça Libertadores da América, o Esquadrão poderá saltar até a 12ª colocação, desde que Náutico, Coritiba e Sport não vençam os seus jogos.

Para a partida, o comandante tricolor terá alguns desfalques importantes: não jogam os atacantes Ciro, suspenso, e Souza, que foi punido com quatro jogos de suspensão. Além destas baixas, ainda são incertas as participações dos meias Kléberson, Mancine e Gabriel, que ainda se recuperam de lesões. O lateral Ávine e o meia Vander, no entanto, estão recuperados e podem reforçar a equipe.

Pelo lado corintiano, o técnico Tite tem dois desfalques: o zagueiro Chicão e o lateral-direito Edenilson, ambos lesionados. Na zaga, Wallace deverá ficar com a titularidade; na lateral, o experiente Alessandro começa a partida.

O domingo que fecha a 13ª rodada tem ainda os confrontos Fluminense x Atlético-MG, São Paulo x Flamengo, Sport x Atlético-GO, Santos x Ponte Preta, Cruzeiro x Palmeiras e Portuguesa x Náutico. (As informações do A Tarde)

RECONSTRUÇÃO DE CINCO ESCOLAS DEVEM ABRIR DUAS MIL NOVAS VAGAS NA REDE MUNICIPAL

A reconstrução de cinco escolas da rede municipal de ensino de Salvador vai possibilitar a abertura de mais 2 mil vagas em 2013. As obras devem dobrar a capacidade de atendimento das unidades.

As Escolas Municipais Vale das Pedrinhas, no Rio Vermelho; Agnelo de Brito, na Boca do Rio; Pituaçu, no bairro de Pituaçu; Lagoa do Abaeté, em Itapuã, e Antônio Euzébio, no Cabula, estão sendo completamente reconstruídas através do Plano de Recuperação da Rede Física Escolar.

Além das reconstruções, já foram reformadas 129 escolas e outras e outras 138 estão passando por intervenções.

DILMA PARABENIZA SHARH MENEZES E FILIPE KATADAI POR MEDALHAS

A presidenta da República, Dilma Roussef, parabenizou os atletas brasileiros que conquistaram medalhas hoje (28) nas Olimpíadas de Londres. Depois de participar da cerimônia oficial de abertura dos Jogos, Dilma, disse, por meio de nota, que recebeu com satisfação a “feliz notícia” do ouro da judoca Sarah Menezes, e do bronze de Felipe Kitadai.

“Em nome de todos brasileiros, quero parabenizar os dois atletas pela brilhante conquista. O Brasil comemora a vitória de seus atletas e o governo se orgulha de ter contribuído para essa conquista com o Programa Bolsa Atleta, que vem tendo importante papel na profissionalização de nossos esportistas”, disse a presidenta.

Já depois do embarque de Dilma, outro brasileiro, o nadador Thiago Pereira, conquistou a medalha de prata nos 400 metros medley. (As informações da Agência Brasil)

MAIS DE 1,2 MIL OPORTUNIDADES SÃO OFERECIDAS PARA TRAINEES

Dezenove empresas abriram, no início deste semestre, inscrições para seus programas de trainees, disponibilizando, em todo o Brasil, mais de 1.200 vagas, a maior parte destinada a jovens que tenham concluído a graduação entre 2010 e 2012, ou com previsão de conclusão no início de 2013.

Entre os pré-requisitos exigidos aos candidatos, o mais recorrente é a disponibilidade de viajar a trabalho ou até mesmo se mudar para outras cidades.

Além do salário, que tem o valor inicial médio de R$ 5 mil e pode aumentar durante o programa, a possibilidade de crescimento na carreira e efetivação na empresa é o fator que faz com que 58% dos jovens optem por programas de trainees como forma de inserção no mercado, segundo uma pesquisa realizada pela Cia de Talentos. (As informações do A Tarde)

PROGRAMA VAI OFERECER 101 MIL BOLSAS PARA ESTUDAR INGLÊS

Os 100 mil melhores universitários que fizeram o Enem são os principais candidatos ao programa Inglês Sem Fronteiras que será lançado na próxima semana. Organizado pelo Governo Federal, o projeto vai oferecer um total de 101 mil bolsas para o exterior, a serem concedidas até 2015.

Depois de selecionados, os estudantes selecionados passarão por uma prova no moldes de exames internacionais Toefl e Ielts. O teste vão classificar os universitários nos níveis A1, A2, B1, B2 e C. Os que ficarem nos patamares intermediários B1 e B2 poderão fazer curso gratuito intensivo de inglês, de seis meses, em universidades federais.

A proposta é que esses estudantes estejam preparados para os exames de proficiência e possam aproveitar melhor a estada no exterior.

THIAGO PEREIRA CONQUISTA MEDALHA DE PRATA NOS 400M MEDLEY

O nadador Thiago Pereira conquistou a primeira medalha de prata do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Depois de um bronze e um ouro no Judô, Thiago levou o Brasil ao pódio nos 400m medley da natação na tarde deste sábado (28). Ryan Lochte ficou com o ouro e Yuya Hagino chegou perto do brasileiro, em terceiro.

Depois de um começo ruim, Thiago Pereira se recuperou na prova e comemorou a prata como se fosse ouro. "Ô se não tem gosto de ouro. Finalmente, depois e várias tentativas consegui uma medalha", disse o nadador brasileiro, que ainda vai disputar os 200m medley e tem outra chance de conquistar medalha. (As informações do G1)

AGÊNCIAS REGULADORAS ABREM 128 CHANCES PARA NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

Concursandos de nível médio e superior têm a chance de conseguir uma vaga numa das duas agências reguladoras do governo federal que estão com concursos abertos. Juntas, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferecem 128 vagas com salários que podem chegar a R$ 9.263,20.

Para o concurso da Ancine, todas as vagas são para candidatos de nível médio. Este concurso está selecionando 57 pessoas para o cargo de técnico administrativo com remuneração de R$ 4.760,18 e 25 pessoas para o cargo de técnico em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual com salário de R$ 4.984,98.

Já a Anatel está promovendo concurso para selecionar quatro analistas administrativos, cargo que exige nível superior e oferece remuneração de R$ 9.263,20. Também há vagas para 42 técnicos administrativos. A remuneração é de R$ 4760,18 e o cargo exige nível médio.

Quem quiser participar dos concursos para a Anatel e Ancine precisa ter disponibilidade para morar fora da Bahia. Nenhum dos órgãos oferece vagas para o Estado. As cidades que receberão os aprovados para a Anatel são Brasília, Maceíó, Goiânia, Belo Horizonte, Campo Grande, Belém, Recife e São Paulo. Já as vagas para Ancine estão todas lotadas no Rio de Janeiro.

O período de inscrições para o concurso da Ancine vai até 16 de agosto e o valor da taxa é de R$ 50. Para analista da Anatel a taxa é de R$ 84 e R$ 45 para técnico administrativo. As inscrições vão até 30 de julho. (As informações do A Tarde)

COM GOL DE NETO BAIANO, VITÓRIA SUPERA RETRANCA DO CRB E SEGUE NA COLA DO LÍDER

Estreia de goleiro, recorde de público da Série B do Campeonato Brasileiro, retranca adversária, tensão, chuva, gol de artilheiro em clima de despedida, emoção, alívio, euforia, sexta vitória consecutiva e briga pela liderança mantida. Assim pode ser resumida a representação do triunfo do Vitória por 1 a 0 sobre o CRB na tarde deste sábado, 28, no Barradão, pela 13ª rodada do torneio nacional. Bastante comemorado pela sua torcida, o resultado mantém o Leão, agora com 31 pontos ganhos, na cola do líder Criciúma, que tem um ponto a mais.

Apesar do clima festivo que reinou após o apito final do árbitro carioca Rodrigo Nunes de Sá, o torcedor rubro-negro sofreu para soltar o grito de gol: desde o primeiro tempo, o alvirrubro alagoano impôs um bem montado cinturão defensivo e dificultou ainda mais as jogadas ofensivas do Vitória, que também não esteve numa tarde inspirada.

Contudo, se por um lado faltou técnica, por outro sobrou a vontade necessária para os times que almejam o sucesso na Série B: o Vitória insistiu, encurralou o time alagoano em seu campo e, aos 39 minutos, por intermédio da frieza do seu maior goleador, libertou o grito de gol que sufocava os quase 35 mil rubro-negros apaixonados nas arquibancadas do Barradão.

Ainda com Neto Baiano, que deverá atuar pela última vez antes de se transferir para o futebol japonês, o Vitória volta a campo às 21h50 da próxima terça-feira, 31, contra o São Caetano, no Anacleto Campanella; no mesmo dia e no mesmo horário, o CRB recebe o Ipatinga no Estádio Rei Pelé. (As informações do A Tarde)

sábado, 28 de julho de 2012

BLATTER SE REUNIRÁ COM LULA EM NOVEMBRO NO BRASIL

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, visitará o Brasil em novembro para discutir as preparações para a Copa do Mundo de 2014, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT). Segundo ele, as discussões incluirão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O líder da Câmara, que esteve com Blatter hoje, em Londres, contou que Lula se encontrará com o diregnte da Fifa no Brasil para que tenha maior participação nas preparações do evento esportivo. Ele afirmou que a iniciativa de incluir Lula partiu do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. "Lula foi o articulador da Copa no Brasil", ressaltou Maia.

De acordo com o deputado, eles também conversaram sobre as eleições municipais em outubro. "Existe uma preocupação normal sobre os desdobramentos das eleições nas cidades sede da Copa", disse o Maia, lembrando que o processo eleitoral poderia afetar os acordos já fechados para a realização do evento.

Maia negou, entretanto, que a Fifa tenha preocupações com atrasos das obras no Brasil. (Daniela Milanese, correspondente) (As informações da Agência Estado)

JUSTIÇA CONDENA EMPRESÁRIOS DO CASO DA "MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS"

A Justiça Federal da Bahia condenou os empresários mato-grossenses Darci José Vedoin e Luiz Antônio Trevisan Vedoin, proprietários da Planam Comércio e Representações Ltda., e três servidores públicos da Prefeitura de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, Adão Cipriano de Almeida, Tânia Maria Pinto Regis e Miralva Araújo Bastos, por conta de irregularidades numa tomada de preços para a compra de duas ambulâncias em 2005.

Os empresários estão impedidos de realizar contratos ou receber créditos do poder público durante três anos, além de terem direitos políticos suspensos pelo mesmo período, enquanto os servidores terão de pagar multas correspondentes a três vezes o salário que recebiam na época.

De acordo com o advogado de Brasília Valber Melo, responsável pela defesa dos dois empresários acusados de envolvimento com a chamada “máfia das ambulâncias”, esta é a primeira condenação dos Vedoin. “Eu ainda não fui notificado de nada, então, para mim, não é oficial. Mas se for verdadeira esta informação, é a primeira condenação”, diz.

Segundo Melo, a Planam e os sócios da empresa respondem a mais de 200 ações civis em todo o Brasil, além de um processo criminal por conta de irregularidades em licitações dos veículos de socorro. “Não foram condenados a nada. Pelo contrário, venceram três ações no Mato Grosso e tiveram 10 processos extintos no Tocantins”, destacou o advogado. “Em relação ao processo criminal, a expectativa é que se apliquem os efeitos da delação premiada e que eles recebam o perdão judicial”, diz. (As informações do A Tarde)

DIEGO HIPOLITO ERRA E DÁ ADEUS AO SONHO OLÍMPICO EM LONDRES

Diego Hypolito caiu mais uma vez. Assim como em Pequim-2008, o ginasta brasileiro bicampeão mundial decepcionou em sua apresentação de solo nos Jogos Olímpicos de Londres e deu adeus a chance de medalha. Ele está fora da final do aparelho de ginástica artística masculina. Com 13.766 pontos, ele foi superado por outros dez adversários, sendo que apenas oito avançam. O país ainda pode conquistar medalhas com Sergio Sasaki, no individual geral, e Arthur Zanetti, nas argolas.

"Só tenho que pedir, mais uma vez, desculpas pelo meu fracasso. Essa não era a imagem que eu queria passar. Quero pedir desculpas aos patrocinadores, à Conferederação, a todos que torceram por mim. Não competi bem por erros meus, pode ser que eu não mereça me classificar para a final. Não tenho muito o que falar. Sofri a queda logo de cara, dobrei meu joelho, não sei se entrei desconcentrado, estou muito decepcionado. Preciso melhorar em quatro anos para estar bem nos Jogos do Rio, em 2016. Agora, é torcer pelo Arthurzinho e o Sergio, que são atletas novos e podem levar uma medalha para o Brasil", afirmou Diego em entrevista aogloboesporte.com.

BOMBEIROS FAZEM BUSCAS APÓS QUEDA DE BIMOTOR EM MG

Um avião bimotor caiu nesta manhã em Juiz de Fora, em Minas Gerais, segundo o Corpo de Bombeiros. Cerca de 20 bombeiros estão no local para resgatar as vítimas. O bimotor caiu em um local de difícil acesso, no trajeto de Belo Horizonte e para Juiz de Fora.

Até o momento, oito corpos já foram encontrados, mas os militares ainda buscam outras pessoas. De acordo com os bombeiros, os corpos foram encontrados mutilados e carbonizados.

As causas do acidente só poderão ser identificadas após perícia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). (Mariana Durão - mariana.durão@grupoestado.com.br) (As informações da Agência Estado)

TERMINA AMANHÃ INSCRIÇÃO PARA CURSO ESTADO DE JORNALISMO

Terminam amanhã (29, domingo) as inscrições para o 23º Curso Estado de Jornalismo, que desde sua criação, em 1990, auxiliou na formação de mais de 700 jovens profissionais de todas as regiões do País. Os 30 selecionados para o programa deste ano terão, de 3 de setembro a 14 de dezembro, aulas teóricas e práticas, além de desenvolverem atividades nas redações do Grupo Estado. O curso é gratuito e tem certificado válido pela Universidade de Navarra, na Espanha. Podem se candidatar para a seleção alunos de último ano de Jornalismo e jovens jornalistas, formados em 2010 e 2011.

Neste ano, a inscrição passou a ser realizada em conjunto com a primeira fase de seleção, feita online. No portal do Estadão (www.estadao.com.br/talentos), os candidatos passarão por testes de inglês, português e conhecimentos gerais. Também precisarão incluir currículo e justificativa de interesse pelo curso. Os que tiverem a melhor classificação serão chamados para a segunda fase, com duração de um dia, em São Paulo. O nome dos aprovados será conhecido em 19 de agosto, com divulgação nos veículos do Grupo Estado.

"Além da experiência de estar em um grande jornal, participando e aprendendo a dinâmica de uma redação desse porte, o Curso Estado abre portas e amplia a rede de contatos com outros jornalistas, na medida em que coloca você perto dos principais nomes da área", diz Débora Álvares, foca da turma de 2011 e hoje repórter da Política do Estadão.

Durante os cem dias de atividades, os alunos terão aulas teóricas de política, economia, filosofia e ética. Também passarão por módulos de reportagem, edição e infografia, entre outros. O curso inclui, ainda, atuação nas redações de Estadão, Jornal da Tarde, Agência Estado, Portal e rádio Estadão/ESPN. Complementam a parte prática do programa, que conta com o apoio de Odebrecht e Phillip Morris, o blog Em Foca, mantido pelos jovens jornalistas, e a produção de um caderno especial. Acompanhe novidades também no www.facebook.com/CursosEstadoDeJornalismo. (As informações da Agência Estado)

CASAS LOTÉRICAS NÃO RECEBEM PAGAMENTOS NESTE SÁBADO

Casas lotéricas de todo o país não recebem pagamentos de boletos bancários neste sábado (28). O ato visa pressionar a Caixa Econômica Federal a implementar melhorias no sistema eletrônico e apostas e a aumentar a remuneração pelos serviços bancários oferecidos pelas lotéricas. A paralisação, chamada de "Semana sem Conta", ocorrerá também no próximo sábado (4).

De segunda a sexta-feira, os pagamentos poderão ser feitos normalmente, mas as unidades lotéricas não farão abertura de contas-correntes e de poupanças da Caixa. As apostas ainda poderão ser feitas normalmente.

Um estudo encomendado pela Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot) estimou que, no período de agosto de 2001 a julho deste ano, os salários dos funcionários cresceram 157%, enquanto as tarifas recebidas da Caixa pelos lotéricos tiveram aumento de apenas 59%.

Uma nova reunião entre a Caixa e os representantes da categoria está agendada para o dia 3 de agosto. A assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal afirmou que a medida não deverá trazer prejuízo aos clientes, que contam com meios alternativos para pagamento de boletos e abertura de contas.

JUDOCA PIAUIENSE CONQUISTA MEDALHA DE OURO PARA O BRASIL

O Brasil é ouro no judô. Sarah Menezes, 22 anos, conquistou a medalha na final inédita para o judô feminino em luta contra a romena Alina Dumitru, atual campeã olimpíca. Essa é a segunda medalha do judô brasileiro neste sábado (28). Felipe Kitadai ganhou medalha de bronze contra o italiano Elio Verde.

Elas já haviam se enfrentado outras cinco vezes, e a brasileira havia vencido as três últimas. A classificação da judoca piauiense foi garantinda após ter derrotado a belga Charline Van Snick na semifinal do peso-ligeiro.

Este é o melhor resultado para o judô feminino em todos as edições de Olimpíadas. Em 2008, em Pequim, Ketleyn Quadros foi a primeira mulher brasileira a subir ao pódio no judô. Ela conquistou o bronze na categoria até 57kg.

Na torcida, estavam a técnica Rosicléia Campos, que sofreu ao lado do tatame, o treinador Expedito Falcão e as irmãs da atleta Samia e Samara. As irmãs carregavam as bandeiras do Brasil e do Piauí. (As informações do G1)

BARREIRAS: FALTA DE ÁGUA AFETA 123 MIL HABITANTES

O quebramento de uma peça da rede principal de abastecimento de água de Barreiras, na tarde desta sexta-feira (27), interrompeu o fornecimento em toda a cidade, que tem mais de 123 mil habitantes.

Funcionários da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) passaram a noite trabalhando no local e, durante a madrugada de hoje, conseguiram efetuar o conserto. Hoje pela manhã foi reiniciado o bombeamento para os reservatórios, com previsão de regularização do fornecimento até o final da tarde deste sábado (28).

De acordo com a assessoria de comunicação da Regional Oeste da Embasa, apesar do problema ter acontecido no mesmo lugar onde ocorreu um quebramento há 10 dias, quando a maioria da população ficou três dias sem receber água em casa, desta vez não foi necessário trocar o equipamento, o que foi decisivo para que o conserto fosse efetivado cerca de 12 horas após a identificação do problema.

No entanto, embora alguns locais já estejam recebendo água hoje pela manhã, a recomendação da empresa é que a população utilize água de forma moderada, até que todo o abastecimento esteja normalizado. (As informações do A Tarde)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

GREVE PROVOCA ADIAMENTO DE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR DA UFBA

Depois de suspender as matrículas para o segundo semestre deste ano, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) adiou o período de inscrições no Vestibular 2013 e reabriu o prazo para entrega da documentação comprobatória do pedido de isenção de taxa da seleção.

De acordo com a Diretoria do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação (SSOA) da instituição, a decisão foi tomada em razão do "atual quadro do ensino na Bahia, com movimentos reivindicatórios de docentes, servidores e alunos".

Com o adiamento, as inscrições no vestibular acontecem entre os dias 11 de setembro e 9 de outubro e a entrega da documentação para pedido de isenção acontece no período de 20 a 31 de agosto, nos locais e horários já determinados para aqueles que ainda não a fizeram. Antes, as inscrições estavam previstas para acontecer entre 14 de agosto e 12 de setembro.

Segundo a assessoria de comunicação da universidade, as datas para aplicação das provas da 2ª fase do vestibular estão mantidas e acontecem entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2013. Os candidatos aprovados deverão aguardar a publicação do edital de inscrição e acompanhar periodicamente as publicações no site da Ufba, o www.ufba.br.

PRESIDENTE DILMA CONDICIONA REDUÇÃO DE IPI A EMPREGO MANTIDOS

A presidenta Dilma Rousseff cobrou dos empresários contrapartida, como a garantia de empregos, em resposta à decisão do governo de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis e a desoneração do tributo para os eletrodomésticos da linha branca e móveis. A presidenta disse ainda, nesta sexta-feira (27), que o governo faz estudos para promover uma série de desonerações. Mas não detalhou informações sobre o levantamento.

“Damos incentivos fiscais e financeiros e queremos retorno”, destacou Dilma, antes de almoçar com atletas brasileiros, em Londres. “Não [queremos retorno] para nós, mas para o país inteiro, que é a manutenção do emprego. Damos incentivo para garantir emprego. Eles têm de saber que é por esse único motivo”, ressaltou.

A cobrança de Dilma ocorre no momento em que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) pede a interferência do governo para evitar demissões na montadora General Motors (GM). (As informações da Agência Brasil)

MINISTÉRIO DA FAZENDA ABRE 463 VAGAS EM CONCURSO

O Ministério da Fazenda abrirá as inscrições do concurso de nível médio para o cargo de assistente técnico-administrativo. São 463 vagas entre o Distrito Federal e São Paulo com salário que chega a R$ 2.800, incluindo benefícios.

O período de inscrições será entre os dias 13 e 26 de agosto. O concurso contará com dois tipos de provas objetivas, uma sobre conhecimentos básicos e a outra de conhecimentos específicos. os candidatos devem ter ensino médio completo ou equivalente.

Os interessados devem acessar o site www.esaf.fazenda.gov.br e fazer a inscrição que só será efetivada após o pagamento da taxa no valor de R$ 62. Maiores informações podem ser conferidas através do Edital.

ANVISA RETOMA ACESSO A MEDICAMENTOS SEM RECEITA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira no Diário Oficial da União resolução que permite, a partir de hoje, que medicamentos isentos de prescrição médica fiquem ao alcance dos usuários.

Resolução anterior, de 2009, restringia esse acesso. O argumento era de que o medicamento seria consumido incorretamente. Mas estudos da própria Anvisa concluíram que a medida não atingiu o objetivo. A regra vale para analgésicos, antitérmicos e antigripais.

Mas, apesar da liberação, a Anvisa exige que na área destinada a esses medicamentos esteja exposto cartaz alertando sobre os riscos da automedicação. (As informações da Agência Estado)

MOTOBOYS TÊM ATÉ DIA 4 PARA SE ADAPTAREM ÀS NOVAS REGRAS DA CONTRAN

A partir da próxima semana, dia 4 de agosto, as regras para o exercício das atividades dos motoboys e mototaxistas ficarão mais rigorosas em todo o país. Para exercer as profissões será necessário ter, no mínimo, 21 anos e carteira de habilitação na categoria ‘A’ há pelo menos dois anos, além de realizar curso preparatório e usar uma série de equipamentos de segurança.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promete intensificar a fiscalização a partir da data, mas, em Salvador, a ilegalidade nas ruas da cidade e o atraso do Detran em oferecer os cursos indicam não haver qualquer perspectiva de que as regras sejam cumpridas. As regras são de uma resolução do Contran aprovada em 4 agosto do ano passado. Os motoboys e mototaxistas tiveram 365 dias para se adaptar.

Outro quesito que será exigido do condutor é a apresentação de certidão de antecedentes criminais. Além disso, os motoristas com mais de 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderão mais exercer a atividade.
Por sua vez, as motocicletas deverão portar uma série de equipamentos obrigatórios, como o protetor de motor ‘mata-cachorro’, aparador de linha antena ‘corta-pipa’ e dispositivo adequado para transporte de carga.

Aqueles que não estiverem conforme a lei poderão arcar com multa mínima no valor de R$ 191,54. A classe ainda fica obrigada a submeter seus veículos a vistorias semestrais, estabelecendo os requisitos mínimos de segurança.

DETETIVE PARTICULAR É EXECUTADO DENTRO DE CONDOMÍNIO NO CABULA V

Um detetive particular foi morto a tiros e a mulher dele foi baleada na manhã desta sexta-feira (27) dentro do Conjunto Renan Baleeiro, no Cabula V. De acordo com a 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves), o crime aconteceu por volta das 9h30, enquanto a vítima trocava o pneu do carro do casal. Marcelo Moura de Jesus, 31 anos, foi abordado por dois homens em uma motocicleta, que atiraram diversas vezes no detetive e na mulher dele, Adriana Pinto de Souza, 39, antes de fugirem.

Marcelo e Adriana moravam no condomínio onde o crime aconteceu. Os autores do disparos furaram um dos pneus do veículo do casal, e aguardaram os dois saírem de casa antes de se aproximarem das vítimas. O detetive morreu no local, mas a companheira dele foi alvejada no estômago e socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internada.

O estado de saúde de Adriana não foi divulgado pela unidade médica. Já o corpo de Marcelo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve passar por uma perícia antes de ser liberado para a família.

O caso vai ser investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), mas não há mais informações sobre a motivação do crime. Os dois motociclistas também não foram identificados pela polícia. (As informações do Correio)

TSE E DEFESA DEFINEM USO DAS FORÇAS ARMADAS NAS ELEIÇÕES

Em acordo firmado entre o Ministério da Defesa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi estabelecido que as tropas das Forças Armadas utilizadas na garantia do processo eleitoral não poderão atuar na segurança pública em geral - somente nos locais de votação e na garantia da inviolabilidade de materiais do processo eleitoral, como urnas eletrônicas.

O documento, assinado pelo ministro Celso Amorim e a presidente do tribunal, Cármen Lúcia, informa que o apoio logístico das Forças Armadas poderá ser solicitado pela Justiça para regiões ou localidades onde a ajuda se faça necessária.

Esse auxílio poderá ser requisitado “em áreas, no momento específico das eleições, que demandam um reforço para que o cidadão se sinta tranquilo no exercício do seu direito”. O emprego das tropas para a manutenção da lei e da ordem no dia da votação já foi solicitado por Tribunais Regionais Eleitorais de quatro estados: Amazonas, Maranhão, Rio e Tocantins.

Já o apoio logístico foi pedido por Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Roraima. Estes pedidos, que também são encaminhados pelos TREs, somam 77 localidades de difícil acesso, entre elas muitas aldeias indígenas. (As informações do G1)

PROFESSOR FRANCISCO NETO, DA BAHIA, LANÇA NA ARGENTINA LIVRO ABORDANDO ONTOLOGIAS JURÍDICAS

O professor e advogado baiano e Mestre em Educação, Francisco de Aguiar Neto, em Santa Fé, lançou nesta quarta- feira ( 25 de julho) em Santa Fé, na Argentina o Livro Ontologias Jurídicas, em parceria com colegas do curso de Doutorado em Direito que realiza na Universidade Católica Santa Fé. O livro “ Ontologias Jurídicas - Estudo, Visão e Posicionamento dos Doutorandos em Direito” aborda, em nove capítulos as várias áreas do conhecimento Jurídico ( Penal, Constitucional, Civil, Internacional,Tributário, entre outros).

O prefácio do Livro foi elaborado pelo renomado escritor Professor Argentino Dr. Juan Carlos Pablo Ballesteros, diretor do Departamento de Pós- Graduação da UCSF-AR e a orelha de capa é do Promotor de Justiça Dr. Joaquim Miranda, Diretor da Escola Superior de Justiça da Argentina e professor da Universidade Católica Santa Fé.
O livro será lançado pela Editora do Instituto de Educação Social e Tecnológico ( IESTE) e pela JM Gráfica.

Segundo o professor Francisco Neto “ esta obra é muito importante, pois consolida o intercâmbio de informações, conhecimentos e teorias jurídicas entre o Brasil e a Argentina, além de ser o primeiro de vários trabalhos acadêmicos que serão lançados no decorrrer do Doutorado que estamos realizando na Universidade Católica de Santa Fé”.

Quem é – Francisco de Aguiar Neto é Bacharel em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste ( Fainor), graduado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira (FBB) e Historiador Graduado pela Universidade do Estado da Bahia ( Uneb). É sócio Diretor do Instituto de Educação Social e Tecnológico (IESTE) que representa várias Faculdades na Bahia e no Brasil e Gestor do Complexo Juridico Educacional Damásio de Jesus, Unidade Valença, na Bahia. Também é membro do Grupo de Pesquisa do Centro de Pós Graduação Pesquisa e Extensão (CENPPE) e presidente da Associação dos Policiais Civis do Baixo Sul da Bahia.

Por: Sérgio Tonielo

CAIXAS ELETRÔNICOS SÃO AUTORIZADOS A TROCAR REAL POR DÓLAR

Operações de compra e venda em moeda estrangeira poderão ser feitas em máquinas semelhantes aos caixas eletrônicos usados para saques no país. Decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) autoriza que instituições que já realizam operações de câmbio, como bancos e corretoras, instalem essas máquinas em locais de grande circulação de turistas.

Cada operação terá limite máximo de US$ 3 mil. A máquina fará a troca de moedas em cédulas - ou seja, o consumidor terá de inserir notas de real para sacar dólar ou vice-versa, por exemplo. Será preciso ter um cartão de bandeira internacional para realizar a operação. Isso servirá para identificar a pessoa que estiver trocando moedas, o que é obrigatório no Brasil. Não será possível comprar moeda estrangeira no cartão.

O objetivo da medida é facilitar a troca de moedas estrangeiras devido ao esperado aumento de turistas no país com a realização da Copa em 2014 e das Olimpíadas em 2016 no Brasil. “Essas máquinas vão funcionar 24 horas, inclusive nos fins de semana, justamente para atender as pessoas quando as instituições não estiverem funcionando”, disse o secretário executivo do Banco Central (BC), Geraldo Magela. Ele diz que cerca de 2 mil dessas máquinas já são utilizadas em quase toda a Europa.

Elas podem trocar qualquer moeda, mas o mais provável é que os bancos e corretoras ofereçam apenas as moedas mais negociadas, como dólar e euro. A decisão do CMN precisa ser regulamentada pelo BC, o que deve ser feito na próxima semana, segundo Magela. O início do uso das máquinas, no entanto, vai depender do interesse dos bancos.

LANCHAS PARA ILHA DE ITAPARICA PASSAM A SER REGULAMENTADAS

Quem utiliza o serviço das lanchas que fazem o transporte entre Salvador, Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo, conta desde a quarta (25) com um serviço regularizado, que funcionava há cerca de 30 anos sem nenhum tipo de regulação.

Nesta quinta (26), porém ainda não havia nenhuma fiscalização por parte da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Depois da regularização, apenas empresas licitadas poderão prestar serviços aos usuários.

Para o vice-presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) Lívio Galvão, “o passageiro vai saber que tem um respaldo de uma agência reguladora e que as empresas tem condições para realizar o serviço”.

Com a regulamentação, o Governo do Estado irá estudar a reforma dos terminais e a ampliação do píer de Mar Grande, que passa por problemas de operação durante a maré baixa. De acordo com Galvão, com o fim da reforma os barqueiros poderão trabalhar com barcos maiores e mais modernos.

Ainda segundo o vice-presidente da Astramab, as tarifas continuam a R$4,00 e só devem sofrer alteração em 2013. A Agerba foi procurada, mas não se pronunciou sobre a falta de fiscalização ontem. Além da regularização do transporte marítimo até o final do ano, o Governo deverá regularizar cerca de 200 linhas do transporte com complementar em cidades como Feira de Santana, Juazeiro, Entre Rios, Vitória da Conquista, Jacobina, Teixeira de Freitas e Jequié.

MARINHA ABRE NAVIOS PARA VISITAÇÃO NA CAPITAL BAIANA

A Marinha do Brasil homenageará hoje a cidade de Salvador com um Desfile Naval, que terá início na altura do Farol de Itapoã e prosseguirá até o interior da Baía de Todos os Santos, com a atracação no Porto de Salvador prevista a partir das 16h.

Os navios da Marinha do Brasil navegarão próximo às praias de Itapoã, Piatã, Boca do Rio, Jardim de Alah, Pituba, Amaralina, Rio Vermelho, Ondina e Barra. Hoje chegam em Salvador os navios do Grupo-Tarefa, que estão participando da Operação Tropicalex-2012, exercício de caráter militar que está sendo realizado no litoral entre o Rio de Janeiro e Bahia.

Os navios estarão abertos à visitação pública, no Porto de Salvador, sábado e domingo das 14 horas até o pôr do Sol de forma gratuita.

REMÉDIOS SEM RECEITA PODERÃO SER VENDIDOS FORA DO BALCÃO

Após realização de consulta pública, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a partir de hoje remédios que não precisam de receita médica voltarão a ficar ao alcance dos consumidores nas farmácias. Uma modificação foi feita pela agência na resolução que determinava a colocação desses medicamentos atrás do balcão.

Segundo a nova determinação, medicamentos que têm os mesmos princípios ativos precisarão ficar próximos uns dos outros e as farmácias deverão fixar cartazes alertando para os perigos da automedicação. Em agosto de 2009, a Anvisa publicou a determinação que estipulava as novas regras para a compra e venda de remédios.

A resolução trata das boas práticas farmacêuticas para controle sanitário do funcionamento, dispensação e comercialização de produtos e prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.

PRÉ-VENDA DE INGRESSOS DO MUNDIAL COMEÇA EM AGOSTO

A Fifa anunciou nesta quinta-feira que a pré-venda dos ingressos para os jogos do Mundial de Clubes será feita de 11 a 18 de agosto. Os torcedores terão que reservar os bilhetes no site da entidade (www.fifa.com). A confirmação da compra, no entanto, só será feita entre os dias 9 e 23 de setembro. Os valores ainda não foram divulgados.

O Mundial de Clubes será disputado entre 6 e 16 de dezembro, no Japão. Até agora, Corinthians, Chelsea, Monterrey e Auckland City estão confirmados no torneio.

O Corinthians está vendendo pacotes de viagem por meio de sua agência oficial de turismo, a "Vai Timão", que funciona em parceira com a CVC desde a Copa Libertadores da América. Já o ex-presidente do clube, Andrés Sanchez, é garoto-propaganda da Stella Barros, outra agência que vende pacotes para o Mundial.

A estreia corintiana no Mundial está marcada para 12 de dezembro, ainda sem adversário definido, na cidade japonesa de Toyota. (As informações da Agência Estado)

ANDES DIVULGA COMUNICADO REJEITANDO PROPOSTA DE REAJUSTE DO GOVERNO

A Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), principal entidade representativa dos professores de instituições federais de ensino, divulgou hoje (26) comunicado oficial rejeitando a nova proposta do Ministério do Planejamento.

De acordo com o sindicato, o texto foi encaminhado às universidades de todo o país, a fim de embasar assembleias que acontecerão entre hoje e segunda-feira (30). Nos encontros, será votado o posicionamento de cada instituição sobre o fim ou continuidade da greve dos docentes, que já dura 71 dias.

O comando nacional de greve da Andes reuniu-se ontem ainda pela manhã para debater a proposta do governo, e as discussões se estenderam até a madrugada de hoje. O documento afirma que as alterações nos percentuais de aumento apresentadas pelo Planejamento "foram dirigidas às situações que demonstravam maior perda de valor real até 2015", mas que, mesmo assim, "a maioria dos docentes terá valor real reduzido nos seus salários".

O texto alega ainda que questões consideradas importantes pelos docentes, tais como a estruturação e a progressão de carreira; a gratificação por projetos institucionais e atividade de preceptoria; e os critérios para promoção de professores foram jogadas para frente, ficando sob a dependência da criação de grupos de trabalho. (As informações da Agência Brasil)

COM DOIS DE SOUZA, BAHIA BATE O PALMEIRAS E SAI DA ZONA

Com dois gois de Souza, o Bahia venceu o Palmeiras por 2 a 0 na noite de quinta-feira, 26, na Arena Barueri, e saltou da lanterna para a 15ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro.

O jogo que marcou o seu primeiro triunfo fora de casa levou o Esquadrão aos 11 pontos conquistados e, além da Portuguesa, do Santos, do Atlético-GO e do Figueirense, o permitiu deixar para trás também o alviverde paulista, agora o 16º colocado com os mesmos dez pontos ganhos.

Na estreia do técnico Caio Júnior, o tricolor não se intimidou e encarou o Palmeiras de igual para igual desde o primeiro tempo. Entretanto, assim como para o time paulista, as boas chances criadas não resultaram em gols. O jogo seria decidido somente na segunda etapa.

No segundo tempo, Caio Júnior tirou Gil, que já tinha cartão amarelo, e Kléberson, que pedira para sair. O Palmeiras pressionou até meados dos 20 minutos, quando Lulinha, que acabara de entrar em lugar de Ciro, foi derrubado na área e abriu os caminhos para Souza, em perfeita cobrança de pênalti, abrir o placar. Aos 36 minutos, o "Caveirão", oportunista, aproveitou rebote de Bruno provocado por boa jogada de Zé Roberto e tocou para as redes: 2 a 0.

Sem Ciro, suspenso, e sem Souza, que cumprirá o primeiro de quatro jogos de punição, o Esquadrão volta a campo a partir das 16h do próximo domingo, 29, contra o Corinthians, em Pituaçu; às 18h30 do mesmo dia, o Palmeiras vai até o Estádio Independência para encarar o Cruzeiro. (As informações da Agência Estado)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

JUSTIÇA ELEITORAL ALERTA SOBRE FALSO E-MAIL CIRCULANDO NA INTERNET

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quinta-feira (26) que são falsos os e-mails que circulam na internet em nome da Justiça Eleitoral. As mensagens falam da suspensão do título de eleitor e que a situação do eleitor precisa ser regularizada com o preenchimento de um formulário anexo.

Segundo a assessoria do TSE, "esse e-mail é falso, não foi encaminhado pela Justiça Eleitoral e pode conter vírus". O órgão diz que só tomou conhecimento das mensagens por meio de eleitores que começaram a ligar para o tribunal pedindo informações.

A corte informa ainda que não envia e-mails aos eleitores e que não autoriza qualquer instituição a fazê-lo. "A única exceção são e-mails em resposta a dúvidas encaminhadas ao TSE", diz a nota. (As informações da Agência Brasil)

LAURO DE FREITAS: QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ROUBOS DE CARROS É PRESA

Uma quadrilha especializada no roubo e receptação de carros roubados foi presa na madrugada de quarta-feira, 25, depois de uma operação realizada pela 23ª Delegacia Territorial da cidade.

A polícia chegou até os suspeitos após o registro do roubo de um veículo, praticado por Vítor dos Santos, de 20 anos, Miguel de Jesus Santos, 24 e Wilson dos Santos Almeida, 22.

De acordo com o delegado Joelson Santos Reis, titular da 23ª DT, um dos acusados deixou o bairro Abrantes, em Camaçari, no Litoral Norte, em uma Topic e, ao chegar em Lauro de Freitas, tomou de assalto um Gol prata, placa JRW–5167.

Acionada, uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) efetuou a prisão dos três bandidos na Estrada do Coco e apreendeu o veículo. Os jovens estão detidos na 23ª DT.

Além de celulares, um notebook e pertences de outras vítimas, um revólver calibre 38 foram apreendidos. Durante o interrogatório, os assaltantes apontaram Jucivaldo Oliveira de Melo, conhecido pelos apelidos de “Cabeludo” e “Jocinho”, 22, como o receptador dos veículos roubados por eles. (As informações do Correio)

STOCK CAR: INGRESSOS PARA O GP BAHIA SERÃO VENDIDOS A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA

Os motores vão roncar em Salvador nos dias 25 e 26 de agosto, quando o GP Bahia de Stock Car tomará as ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB) pelo quarto ano consecutivo. Os fãs do automobilismo poderão adquirir os ingressos para a prova a partir da próxima semana, no dia 3, e os compradores do setor R1 da arquibancada terão o privilégio de visitar os boxes das equipes.

De acordo com a Vicar, empresa organizadora do principal evento do automobilismo brasileiro, os espectadores do setor da promoção também ganharão um kit com protetor auricular e um boné, que dará acesso à área exclusiva das equipes. A entrada de arquibacanda custará R$ 100, mas o setor R1 sairá por R$ 180. O camarote terá o preço de R$ 350.

A venda de ingressos será feira pela internet, nos postos Shell e lojas Bosch, Goodyear e GM (apenas em dinheiro). A lista das lojas estará disponível a partir de sábado (28), no site da Stock Car. A partir do dia 10 de agosto, começam as vendas na bilheteria oficial que será montada no Salvador Shopping.

TJ-BA REALIZA MUTIRÃO PARA PARCELAR DÍVIDAS

O Tribunal de Justiça da Bahia e a Procuradoria Fiscal do Município de Salvador realizam mutirão para auxiliar nos processos do cidadão que tem dívidas com a prefeitura.

No mutirão, que acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no Suarez Trade, 25° andar, quem tiver processos de execução fiscal, aqueles que envolvam débitos de IPTU relativos a imóveis edificados, lançados até o exercício de 2006, poderão contar com o auxílio do TJ para a conciliação.

Segundo a sub-procuradora Geral do Município, Geórgia Campello, o projeto visa desafogar o Judiciário, dando efetividade ao Convênio firmado entre o TJ e a PGMS e permitindo o pagamento de forma facilitada para o contribuinte.

SERVIDORES FEDERAIS DECIDEM PELA CONTINUIDADE DA GREVE

Os alunos veteranos que estudam nos campi das universidades federais da Bahia (Ufba), do Recôncavo Baiano (UFRB) e do Oeste Baiano (Ufoba) continuam sem poder efetuar as matrículas para o segundo semestre de 2012, por conta da paralisação dos 3.700 técnicos-administrativos das três unidades, que completa 41 dias.

Na manhã desta quinta-feira, 26, os servidores federais votaram pela manutenção da greve, em assembleia realizada no auditório da Fundação Politécnica, na Federação. Segundo a diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Ufba e UFRB (Assufba), Cássia Maciel, os servidores vão continuar parados até receber proposta do Ministério do Planejamento.

Conforme informou a diretora, os trabalhadores reivindicam o estabelecimento do piso de vencimentos igual a três salários mínimos. “Nossa indignação consiste no fato de o governo ter apresentado duas propostas aos professores, que foram recusadas, por sinal, e não nos chamar para o diálogo em momento nenhum”, bradou a dirigente.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Assufba, ao todo, 61 universidades federais pelo País estão com o corpo de técnicos-administrativos parado. Com isso, informa a assessoria, serviços como emissão da folha de pagamentos, colação de grau, emissão de diplomas, manutenção da biblioteca e elaboração do calendário letivo foram todos afetados. (As informações do A Tarde)

EM 106 MUNICÍPIOS DO PAÍS, APENAS UM CANDIDATO DISPUTARÁ A PREFEITURA

No dia 7 de outubro, os eleitores de 106 municípios brasileiros terão apenas uma opção de candidato na disputa para a prefeitura. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número corresponde a 1,9% dos 5.568 municípios em que haverá eleição neste ano.

Nos 106 municípios, o eleitor terá três opções de voto: no candidato único, nulo ou branco. Pelas regras eleitorais, nessas cidades, para sair vitorioso, o candidato precisará de apenas de um voto. A legislação estabelece que, para ser eleito, o candidato precisa ter metade mais um dos votos válidos. E os votos nulos e em branco não são considerados válidos.

Isso quer dizer que, se o candidato obtiver o único voto válido do pleito, esse voto não pode ser dividido pela metade. Assim, ele terá recebido "todos" os votos válidos. No caso de municípios com mais de 200 mil habitantes, em que há possibilidade de segundo turno, se houver apenas um candidato e ele receber um voto, terá vencido o primeiro turno e irá para o segundo com a necessidade de receber um voto válido para ser eleito.

“Os votos nulos e em branco não produzem efeito. O voto nulo é uma forma de protesto. O eleitor está dizendo que nenhum candidato serve. Com o branco, o eleitor passa a mensagem de que tanto faz”, disse à Agência Brasil secretário-geral do TSE, juiz Carlos Henrique Braga.

Para o juiz, apesar de legal, o pleito em que há apenas um candidato é ruim para a democracia. “A falta do debate, da disputa, é prejudicial à democracia, enfraquece o pleito.” (As informações da Agência Brasil)

ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APREENDIDA COM MAIS DE 20KG DE MACONHA NA BR-116

Uma adolescente foi apreendida quando tentava transportar 24,7Kg de maconha em um ônibus na BR-116 na tarde desta quarta-feira (25). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a jovem foi abordada durante uma fiscalização na rodovia.

PRFs do Posto da Divisa Alegre fiscalizaram o ônibus que fazia seguia de São Paulo (SP) para Aracatu (BA). Durante a ação, os policiais suspeitaram da adolescente que viajava desacompanhada dos pais ou responsáveis e que não estava com o documento original de sua identidade.

Quando foi questionada sobre sua bagagem, ela negou que estivesse levando alguma mala, mas o motorista identificou a mala preta da jovem, onde estava escondida a droga que seria levada para Divisa Alegre. (As informações do Correio)

LAURO DE FREITAS: HOMEM É BALEADO APÓS SAIDINHA BANCÁRIA

Um homem foi baleado no início da tarde desta quinta-feira, 26, após ser vítima de uma saidinha bancária na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas.

De acordo com informações da delegada Maria Alda, da 23ª Delegacia de Lauro de Freitas, Ivan Neri do Nascimento, de 23 anos, foi até a agência do banco Itaú para sacar a sua rescisão trabalhista, no valor de cerca de 4 mil reais.

Ao sair da agência, ele foi abordado por dois homens a bordo de uma motocicleta, que anunciaram o assalto e exigiram a quantia sacada. O rapaz se negou a entregar o valor e foi baleado quatro vezes, nos braços, perna e nas costas. Os assaltantes, que não conseguiram levar a quantia, fugiram.

Ivan foi socorrido por uma ambulância Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao hospital Menandro de Farias. O seu estado de saúde é considerado estável.

Ainda segundo a delegada, a polícia ainda não tem informações sobre os assaltantes. A 23º Delegacia de Lauro de Freitas é responsável pelo caso. (As informações do Correio)

STJD DECIDE MANTER PUNIÇÃO A SOUZA DO BAHIA

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou uma má notícia para o Bahia nesta quinta-feira (26). Após novo julgamento, a punição de quatro jogos ao atacante Souza por conta de uma cotovelada está mantida.

Ele havia sido suspenso anteriormente, mas o departamento jurídico conseguiu efeito suspensivo e ele vinha jogando normalmente. A punição, que sempre começa a contar 24h depois do anúncio, valerá para as quatro rodadas seguintes - ele não enfrenta Corinthians, Grêmio, Portuguesa e Cruzeiro.

Souza foi punido por agredir o zagueiro Antônio Carlos, do Botafogo, com uma cotovelada durante uma disputa de bola em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão. No confronto, o jogador recebeu apenas o cartão amarelo. Porém, o STJD teve acesso às imagens do lance e acabou denunciando o jogador por “praticar agressão física”.

CARRO CAI EM CÓRREGO APÓS PERSEGUIÇÃO POLICIAL NA PARALELA

Dois homens, que roubaram um carro na tarde desta quinta-feira, 26, capotaram o veículo roubado após uma perseguição policial na Av. Paralela.

De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), os dois homens, roubaram um veículo de modelo Celta de uma mulher, em um bairro ainda não informado por volta das 16h.

Após o assalto, a vítima avisou a polícia, que localizou o veículo e iniciou uma perseguição. A fuga terminou na entrada do bairro da paz, quando os homens perderam o controle da direção, capotaram e caíram dentro de um córrego.

Ainda segundo a Stelecom, um dos bandidos ficou preso nas ferragens do veículo. De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o órgão ainda não foi notificado sobre o acidente. (As informações do A Tarde)

LÍDER DO MERCADO, VIVO TAMBÉM TERÁ QUE APRESENTAR PLANO DE MELHORIA PARA CELULARES

Dirigentes da operadora Vivo vêm nesta quinta-feira (26) à capital federal para discutir com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a elaboração do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP).

A companhia deve apresentar até 17 de agosto uma proposta com metas de aprimoramento da qualidade dos serviços durante os próximos dois anos (completamento de chamadas, diminuição de interrupções e redução das reclamações dos usuários).

De acordo com o Ministério da Justiça, 10.670 reclamações foram registradas contra a Vivo no primeiro semestre de 2012 nos Procons de 24 estados e de 214 municípios (o volume corresponde a 15,19% das reclamações contabilizadas pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). A empresa é líder do mercado de celulares com cerca de 30% dos aparelhos habilitados, equivalente a 75,7 milhões de telefones no universo de 256 milhões.

A Vivo é a quarta empresa a se reunir com a Anatel para tratar do plano de melhoria. Desde a semana passada, a Anatel já se reuniu (duas vezes separadamente) com a TIM, Oi e Claro. As três operadoras estão proibidas de vender chips e modem em diferentes estados desde segunda-feira (23) em cumprimento à medida cautelar imposta pela agência reguladora.

Apesar de não ter sido penalizada pela Anatel como as concorrentes, a Vivo é obrigada pela agência a apresentar o plano de melhoria. Caso contrário, a Anatel “adotará medidas coercitivas, podendo, inclusive, tomar decisão de suspensão de comercialização e de ativação de acessos”, conforme despacho da Superintendência de Serviços Privados da agência reguladora. (As informações da Agência Brasil)

OBRA NA VIA EXPRESSA VAI INTERDITAR ESTRADA DA RAINHA POR 45 DIAS

Os motoristas que usam a Estrada da Rainha, na região da Baixa de Quintas, terão que ficar atentos. A partir desta sexta-feira (26), o trecho será interditado por 45 dias, para que sejam feitas obras da Via Expressa (Via Portuária).

Com isso, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vai desviar o trânsito na região e criar novas opções para as linhas de transporte coletivo.

Além disso, haverá vans gratuitas para o deslocamento dos passageiros desse trecho até a Soledade. O órgão informou que distribuirá folhetos informativos entre os usuários das linhas para facilitar a memorização das alterações nos transportes.

Confira abaixo os novos intinerários e os trechos onde passarão as vans de deslocamento gratuito.

COMEÇA NESTA QUINTA INSCRIÇÃO PARA AULÃO DO ENEM

Começa, nesta quinta-feira, 26, a inscrição para os aulões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cadastro pode ser feito até 9 de agosto no Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br/). O evento é voltado para estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e do 4º ano da educação profissional integrada.

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) pretende realizar aulões em Salvador e 11 municípios baianos. O primeiro evento está programado para acontecer no dia 4 de agosto na capital baiana.

Podem participar do aulão entre 400 e 700 alunos por vez. A escolha dos estudantes será através da ordem de inscrição. Quem faltar a três eventos vai perder o direito a vaga no próximo aulão.

Serão trabalhados 32 temas das áreas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas.(As informações do A Tarde)

DIA DE SENHORA SANT'ANA É COMEMORADO COM MISSA

Nesta quinta-feira, 26, é comemorado o dia de Nossa Senhora Sant'Ana, a avó de Jesus. Em Salvador, a programação acontece na paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, em Nazaré, e na paróquia de Sant’Ana, no Rio Vermelho.

No Centro da cidade, as missas começaram às 6 horas e seguem até as 19h30, quando o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Giovanni Crippa preside a celebração.

No Rio Vermelho, os fiéis seguem em procissão pelas ruas do bairro após a missa das 7 horas. Ainda haverá uma cerimônia às 19 horas celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gregório Paixão.

Como Nossa Senhora Sant'Ana é a avó de Jesus, nesta quinta também é comemorado o dia dos avós.

HOMEM QUE FEZ IRMÃO FICAR PRESO POR 84 DIAS É SOLÇTO DE PRESÍDIO EM SALVADOR

O homem que fez o irmão inocente passar 84 dias no xadrez foi solto do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, na tarde desta quarta-feira (25). Rosemário Alves Maciel, 24 anos, teve o pedido de liberdade provisória atendido. Ele estava no presídio desde janeiro do ano passado.

Em 2008, Rosemário realizou um assalto e, sem documentos, deu o nome do irmão, o operador de fotocopiadora Romário Alves Maciel, 25 anos, no depoimento.

Semanas depois, Rosemário (preso sob o nome de Romário) conseguiu fugir da Delegacia de Furtos e Roubos, na Baixa do Fiscal. E nunca mais a família soube dele.

Três anos depois, em abril deste ano, Romário brigou com a mulher e foi denunciado por ela por ameaça. Quando os policiais puxaram sua ficha, estava lá o registro do assalto. Dado como foragido, Romário foi preso no trabalho, na frente dos colegas.

O erro foi descoberto a partir do exame das impressões digitais. Após 84 dias, na quinta-feira, Romário foi finalmente solto da 18ª Delegacia (Camaçari) e recebido com festa no bairro. Ele só soube que o irmão estava preso na tarde da última sexta-feira. (As informações do Correio)

PROFESSORES DA UFBA DECIDEM MANTER A PARALIZAÇÃO

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram na quarta-feira, 25, em assembleia, continuar com a greve, que já dura 58 dias. O comando do movimento também não aceitou a proposta apresentada na véspera pelo governo – anunciando reajustes salariais entre 25% e 40% para os professores, valores a serem distribuídos nos próximos três anos.

“Essa proposta nos trará perdas salariais até 2015, pois o reajuste não contempla a inflação do período. Além disso, ela desestrutura a carreira dos docentes e não contempla melhorias nas condições de trabalho”, argumentou o professor Jair Batista, que preside a comissão de comunicação do comando de greve.

Segundo Batista, uma nova assembleia da categoria só será agendada após a reunião que o comando nacional de greve terá com o governo, na próxima quarta, dia 1º de agosto. Ele confirmou que o novo calendário de aulas será pauta de discussão do Conselho Universitário somente depois que a greve for encerrada.

O Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub-Sindicato) tem 2.800 associados, segundo seu diretor acadêmico, professor João Augusto Rocha. Na assembleia de quarta, realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura, na Federação, 170 estiveram presentes.

O impacto do reajuste será de R$ 4,2 bilhões no orçamento, segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A categoria ainda vai analisar a proposta. Na quarta, também houve ações dos servidores e estudantes da Ufba, todos com greves deflagradas. Pela manhã, os servidores protagonizaram um “panelaço” em frente ao prédio da Reitoria, no Canela, impedindo o acesso de funcionários ao imóvel. (As informações do A Tarde)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

PROGRAMA QUALIFICARÁ JOVENS PARA TRABALHAR NO POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI

Jovens com formação técnica em automação/ instrumentação, eletrotécnica, mecânica, eletromecânica/ mecatrônica e análises químicas/operação de processos já podem se inscrever para a quinta edição do Programa de Formação de Operadores de Processos Industriais, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), que irá qualificar 60 profissionais para atender as necessidades do Polo Industrial de Camaçari.

O curso, que terá início no dia 15 de outubro, tem duração de 740 horas/aula, de segunda a sexta-feira e compreende aulas teóricas e práticas, com possibilidade de estágio e emprego nas empresas do complexo afiliadas ao Cofic. O curso também garante aos selecionados, uma bolsa auxílio no valor de R$ 540 mensais durante os cinco meses de aulas.

As inscrições vão até o dia 03 de agosto e os interessados deverão cadastrar seus currículos na página do programa. Maiores informações através do telefone (71) 3634-3404.

CAIO JÚNIOR TESTA GIL E CIRO ENTRE TITULARES DO BAHIA

Para tentar surpreender o Palmeiras no duelo da próxima quinta-feira, 26, na Arena Barueri, e permitir ao Bahia respirar na Série A do Campeonato Brasileiro, o técnico Caio Júnior deverá promover algumas mudanças na equipe titular. As evidências de que um novo tricolor entrará em campo contra o alviverde paulista aconteceram durante o treino coletivo desta terça-feira, 24, no Fazendão, quando o novo comandante do Esquadrão testou o lateral-direito Gil e o atacante Ciro entre os titulares.

No começo da atividade, o treinador esboçou a seguinte formação: Marcelo Lomba; Fabinho, Danny Morais, Titi e Hélder; Fahel, Kléberson, Diones e Zé Roberto; Ciro e Souza. Em seguida, Caio sacou Diones e lançou Gil. Com a mudança, Fabinho atuou como volante e a lateral direita passou a ter um jogador de origem na posição. O time dos jogadores considerados reservas foi formado inicialmente por Já a equipe reserva iniciou com Omar; Gil, Lucas Fonseca, Alysson e Jussandro; Lenine, Victor Lemos, Magno e Jones; Lulinha e Júnior.

O curioso na tarde de treinos no Fazendão foi a ausência de Rafael Gladiador: no treino da última segunda-feira, 23, Caio Júnior, surpreendido com o seu bom rendimento, não havia poupado elogios ao jovem centroavante. Lesionados - Ainda em fase de recuperação, os laterais Coelho e Madson seguiram o treino físico na academia de musculação do clube, assim como o atacante Elias. Já os meias Gabriel, Vander e Mancini, juntamente com o lateral Ávine, seguem em tratamento no deparmento médico. (As informações do A Tarde)

DECRETO PERMITE SUBSTITUIÇÃO DE SERVIDORES FEDERAIS GREVISTAS POR EQUIVALENTES ESTADUAIS

Em um decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25), a presidenta Dilma Rousseff determinou que os ministros das áreas que sofrem com a série de paralisações no país buscar alternativas que garantam o funcionamento dos serviços públicos com normalidade. A ordem permite que, entre as soluções buscadas pelos ministros, esteja a substituição dos servidores federais em greve por equivalentes estaduais.

O decreto dispõe de quatro artigos. No texto, o governo orienta que sejam fechadas parcerias com estados e municípios para assegurar a regularidade dos serviços. A validade da determinação, que passou a valer a partir desta quarta-feira (25), acaba quando se encerrar o período de greves.

Segundo a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), 25 categorias estão em greve no país, e as paralisações das categorias atingem 25 estados e o Distrito Federal. Na terça-feira (31) acontece o Dia Nacional de Luta que pretende promover manifestações nas principais cidades do país em defesa de melhorias salariais. (As informações do G1)

CONFIRA A AGENDA DOS PREFEITURAVEIS

Nelson Pelegrino (PT) concederá entrevista à rádio Cruzeiro AM, às 8h. Às 10h, ele participa da missa em homenagem a São Cristóvão, na igreja da Conceição da Praia. À tarde, ele faz caminhada no bairro de Plataforma. Ele participará de debate sobre turismo com a Abav, no Bahia Othon Palace.

Às 10h, ACM Neto (DEM) participa de uma caminhada em São Cristóvão. Às 12h30, o candidato almoça com taxistas e em seguida se reúne com a equipe de governo. Às 19h30, o democrata participa de encontro com estudantes da Faculdade da Cidade.

Da Luz (PRTB) é entrevistado pela rádio Sociedade AM, às 7h, e às 14h30, se reúne com executiva nacional do partido, no Comércio.

Márcio Marinho (PRB) se reúne com o núcleo de campanha no turno matutino. Às 18h, Marinho dá entrevista à rádio Itaparica FM.

Mário Kertész (PMDB) se reúne com equipe de governo. Às 15h30, o peemedebista visita o Projeto Axé, no Pelourinho.

Hamilton Assis (PSOL) será entrevistado pela rádio Band News FM, às 8h30. O candidato participa do programa Brasil Urgente, na TV Band, às 13h30. À noite, ele se reunirá com a coordenação de campanha na sede do partido, na Praça da Sé.

JOGO CONTRA CRB MARCARÁ DESPEDIDA DE NETO BAIANO DO VITÓRIA

A partida do próximo sábado, 28, contra o CRB, no Barradão, representará muito mais do que a chance de o Vitória chegar à liderança da Série B do Campeonato Brasileiro: marcará também a última partida de Neto Baiano diante do torcedor rubro-negro.
Quem garante é o próprio atacante, que já fala como o mais novo reforço do Kashiwa Reysol, clube do Japão que teria feito uma grande proposta salarial para tirá-lo do time baiano.

Se, no momento de incerteza, pedira para ficar fora do confronto contra o Atlético-PR, desta vez, o artilheiro do Brasil com 37 gols quer aproveitar o clima festivo do duelo contra o time alagoano para se despedir da nação rubro-negra. "Vou jogar. Tenho uma dívida muito grande com a torcida do Vitória e tenho que fazer um grande jogo para a despedida ser legal. Tenho que jogar e fazer gol. Vou dar minha vida nesse jogo", promete o camisa 9.

Indagado sobre como anda a negociação com o clube japonês, Neto foi taxativo: "Está tudo certo com o Japão", confirma. Segundo o próprio centroavante, o acordo com o rubro-negro prevê que ele permaneça até o dia 31 de julho, o que, por conseguinte, lhe permitirá participar da partida da próxima terça-feira, 31, contra o São Caetano. (As informações do A Tarde)

TERMINA AMANHÃ PRAZO PARA QUE SELECIONADOS EM SEGUNDA CHAMADA DO PROUNI APRESENTAREM DOCUMENTOS

Os candidatos pré-selecionados em segunda chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta quinta-feira (26) para comparecer às instituições de ensino e apresentar os documentos necessários para garantir o benefício. Para o segundo semestre de 2012, foram oferecidas 52.487 bolsas integrais e 37.824 parciais, que custeiam 50% da mensalidade. Mais de 450 mil se inscreveram para participar do programa.

Os estudantes podem consultar no site do ProUni a lista de documentos necessários para confirmar a bolsa e fazer a matrícula. O benefício integral destina-se a estudantes com renda familiar per capita mensal até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais são reservadas a quem tem renda familiar per capita até três salários mínimos.

O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudo em insituições particulares de ensino superior. Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e atingido pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas, além de não ter zerado a nota da redação. (As informações da Agência Brasil)

PRESA GANGUE QUE CAUSAVA ACIDENTES PARA ROUBAR


A Polícia Civil prendeu Márcio Silva de Jesus, de 24 anos, conhecido como Márcio Badogada ou Marcinho, André Costa Ferreira, 37, e Adinoel Dias de Souza, 25, investigados por roubos. Segundo o delegado Nilton Borba, utilizando veículos roubados, eles provocavam acidentes para cometer assaltos a motoristas – batiam na traseira dos carros das vítimas e, quando os motoristas paravam para ver o que havia ocorrido, eram roubados.

O trio, apresentado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) nesta terça-feira, 24, foi preso na última sexta por policiais da unidade especializada, após 70 dias de investigação. Eles estavam no lava-jato Alto Brilho, de propriedade de Adinoel, na Rua Artur Barbosa, próximo ao Largo do Chapéu, em Itinga, Lauro de Freitas (Grande Salvador). O local, segundo a polícia, era usado para guardar os veículos.

Peças - “Eles tiravam as peças e depois abandonavam os carros. As peças eram vendidas para receptadores em Lauro de Freitas, Camaçari e Dias D’Ávila”, informou o delegado da DRFRV. André contou que ganhava entre R$ 200 e R$ 300 por veículo roubado. “Dependia do carro e da venda”, disse.

Só em Simões Filho, 35 pessoas suspeitas de envolvimento com roubos de veículos foram presas em cinco meses. (As informações do A Tarde)

PRINCÍPIO DE INCÊNDIO ATINGE LOJA NO CAMINHO DAS ÁRVORES

Um curto-circuito no sistema de ar-condicionado provocou um princípio de incêndio na noite desta terça-feira, 24 na loja de moda e decoração Garimpo Quatro Estações, localizada na Alameda das Espatódeas, no Caminho das Árvores, em Salvador. A proprietária da loja, Rosa Mary Batista, contou que ainda atendia clientes quando sentiu o cheiro de fiação queimada e viu o fogo.

Apesar do susto, ela e os funcionários chamaram os bombeiros para combater o incêndio, mas tiveram a iniciativa de desligar a rede elétrica. Ninguém ficou ferido. Rosa Mary relata ainda que jogaram água no aparelho para debelar as chamas. No entanto, o procedimento não foi o mais adequado, segundo o Sargento José Carlos dos Reis, do 10º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), em Simões Filho.

O oficial explicou que o combate ao fogo em instalações elétricas deve ser feito com o uso de extintores com carga de pó químico seco (bicarbonato de sódio ou potássio).

Ainda segundo o sargento, o incêndio poderia ter sido de grande proporção, caso não tivesse ninguém para impedir que o fogo se alastrasse. "A loja trabalha com muito material inflamável como tecidos e roupas. Além disso, o estoque da loja fica ao lado da central de ar condicionado, o que não é recomendável", advertiu Reis. (As informações do A Tarde)

ELEIÇÕES TERÃO 41% A MAIS DE POLICIAIS NA DISPUTA, EM RELAÇÃO A 2008

Sem coturno, quepe ou pistola em punho, 302 policiais militares e 77 civis da Bahia adotaram o discurso como arma. Decidiram pendurar o distintivo por um tempo para tentar a carreira política, seja como candidatos a prefeito, vice ou vereador. O crescimento no número de policiais que vão à disputa este ano é de 41% em comparação com a eleição de 2008, percentual muito acima do aumento de 11% registrado em todo o país.

O fenômeno da multiplicação de candidatos policiais não é restrito à Bahia. No Amapá e no Maranhão, o aumento foi de 76% e 46%, respectivamente. Além do salto no número de candidaturas com distintivo, os três estados têm outro fator em comum: foram palcos de movimentos grevistas de policiais em 2011 e 2012, com ampla repercussão nacional. No movimento contrário, estados em que as greves não ganharam corpo, como São Paulo, o aumento foi de 8%. Em Santa Catarina, houve queda de 1%. (As informações do Correio)