terça-feira, 7 de maio de 2013

COMISSÃO DA CÂMARA REJEITA PROJETO QUE PROÍBE ANIMAIS EM RITUAIS DO CANDOMBLÉ

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Salvador rejeitou, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Marcell Moraes (PV), que queria proibir o sacrifício de animais em rituais religiosos do candomblé. A proposta foi considerada inconstitucional pela Comissão, mas ainda pode ser levada à plenário através de um requerimento.

Nesta segunda-feira (6), representantes religiosos discutiram o projeto em uma sessão especial da Câmara, e diversos vereadores, de diferentes partidos, se posicionaram pela inconstitucionalidade da proposta.

Marcell compareceu à sessão, mas não se pronunciou e não atendeu ao apelo para que retirasse ao projeto e saiu do plenário. Em entrevista ao iBahia, ele disse que toda polêmica criada contra o seu projeto é para atender a interesse pessoais e ressaltou que não é contra a religião e sim a favor dos animais.

Protesto - O povo de santo e representantes do movimento negro realizaram um protesto na Câmara ainda na segunda-feira contra o projeto de lei. Os manifestantes levaram cartazes, com as frases "Meu orixá não é vegetariano" e Abolição animal. Eles merecem respeito", por exemplo. De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara, diversos vereadores, de diferentes partidos, posicionaram-se pela inconstitucionalidade da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário