sábado, 11 de maio de 2013

JUIZ QUE DETERMINOU VOLTA DE CRIANÇAS A MONTE SANTO SERÁ OUVIDO EM CPI

A CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara dos Deputados vai ouvir nas próximas semanas o depoimento do juiz Luiz Roberto de Cappio, que ficou nacionalmente conhecido após anular a adoção de cinco crianças de Monte Santo, no sertão da Bahia, por quatro famílias do interior paulista. Na audiência pública - pedida pelo vice-presidente da comissão, Fernando Francischini (PEN) -, Cappio contará detalhes das investigações feitas sobre o caso em que a Justiça, numa decisão-relâmpago e com indícios de irregularidades, retirou da dona de casa Silvânia Mota Silva a guarda dos filhos.

A CPI também quer saber o que levou o juiz a denunciar, em entrevista exibida no último domingo pelo Fantástico, a existência de uma “associação criminosa voltada para agenciamento e tráfico de crianças” com tentáculos na região.

Na CPI, está previsto ainda um ato de desagravo em favor do juiz Luiz Cappio, afastado de suas funções em abril, cerca de cinco meses após ganhar notoriedade por conta da visibilidade dada ao caso das adoções em Monte Santo. A medida foi determinada pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que acatou pedido do Ministério Público da comarca de Euclides da Cunha, onde ele atuava. O MP alegou baixa produtividade do magistrado e o acusou de criar conflito com promotores. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário