segunda-feira, 6 de maio de 2013

PROJETO SOBRE "CURA GAY" DEVE SER DEBATIDO NESTA SEMANA

A expectativa em torno da votação de um projeto que autoriza o tratamento psicológico ou a terapia para alterar a orientação sexual de gays reacendeu as críticas à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Desde que o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) assumiu a coordenação dos trabalhos do grupo, manifestantes contrários à sua escolha para o cargo organizaram vários protestos e conseguiram cancelar algumas agendas de trabalho da comissão.

Agora, a mesma comissão se prepara para decidir sobre um dos temas mais polêmicos envolvendo homossexuais. O texto do projeto sobre a “cura gay” propõe a suspensão da resolução do Conselho Federal de Psicologia que proíbe a participação de profissionais da área de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico à homossexualidade.

Há quase 30 anos a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional das Doenças. Apesar da polêmica, o relator da proposta, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que apresentou parecer favorável ao projeto, garantiu que não vai mudar sua posição sobre a matéria. “Só estou tentando ajustar o desajuste que ele [Conselho Federal de Psicologia] tentou fazer por meio dessa resolução. Todo ser humano tem direito a procurar ajuda e tentar entender um conflito interno”, disse.

Segundo o parlamentar, a homossexualidade está relacionada a uma questão comportamental. “Em nenhum momento disse que pode ser tratado como uma doença, apenas cito que é algo comportamental. E se é comportamental, você pode querer uma ajuda. Por que o conselho impede ajuda para ele tentar entender o comportamento que está tendo naquele momento?”, acrescentou. “Em nenhum momento a resolução [do conselho] cria obstáculos ao exercício profissional, mas oferece indicadores e situa a prática profissional em contextos éticos e tecnicamente qualificados”, rebateu Clara Goldman, vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia. (As informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário