quinta-feira, 16 de maio de 2013

RODOVIÁRIOS PARAM NOVE EMPRESAS NESTA QUINTA

Rodoviários de nove empresas pararam para realizar assembleias na manhã desta quinta-feira, 16. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), não estão circulando os ônibus da BTU, Verdemar, Rio Vermelho, União, Transol, Capital, Ilha Tropical, Central e Ondina. A situação deve começar a ser normalizada a partir das 8 horas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia, Hélio Ferreira, a categoria parou para discutir a campanha salarial em assembleias nas garagens. Eles pedem 15% de reajuste, redução da jornada de trabalho de 8h para 6 horas, tíquete refeição de R$ 15, plano de saúde extensivo para a família pago pela empresa, fim da dupla função e contratação de mulheres.

"São reuniões com a categoria. Precisamos conversar com os trabalhadores de cada garagem", explica Hélio. A paralisação afeta o transporte em toda cidade, com destaque para a região da Bonocô, Cardeal da Silva, Paralela, São Cristovão, Estação Mussurunga, Estação Pirajá, Estão Iguatemi e orla.

A marisqueira Nilza Nunes foi uma das prejudicadas pelo movimento. Ela saiu de casa às 5h20, em Águas Claras, e 2 horas depois ainda estava na Estação Pirajá. "Consegui pegar um ônibus muito cheio em Águas Claras, que está um inferno. Queria ir trabalhar na ilha, mas pelo visto não vou conseguir", afirma.

A vendedora Sainá de Melo reclama do movimento. "É um absurdo. Toda vez que os rodoviários fazem greve quem paga são os usuários. Soube que eles vão parar amanhã (sexta) a (garagem da) Barramar. Se isso acontecer, a Estação Pirajá vai ficar um inferno pior do que já é normalmente", disse ela, preocupada com a situação.

Os ônibus que estão saindo nesta manhã circulam superlotados, principalmente os da Estação Pirajá. Lá, por sinal, uma passageira desmaiou dentro de um veículo da empresa Axé e foi socorrida. Não há informações se ela passou mal por conta da superlotação no ônibus. O estado de saúde dela ainda não é conhecido. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário