terça-feira, 7 de maio de 2013

SESAB ESTUDA PARCERIA COM HOSPITAL ESPANHOL

Nas negociações de um empréstimo milionário destinado a evitar o fechamento do Hospital Espanhol, intermediadas pela Secretaria de Saúde da Bahia, a tendência é que o estado participe da gestão administrativa da empresa. Esta seria uma das principais exigências da Caixa Econômica, que deve disponibilizar uma linha de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A informação é da Assessoria de comunicação da Sesab, cujo titular, Jorge Solla, reuniu-se na noite desta segunda-feira, 6, com o conselho deliberativo do Hospital Espanhol para definir os critérios da ajuda oficial à instituição, em seria crise financeira. A secretaria informou também que o valor do empréstimo ainda está em análise pela instituição bancária. Entretanto, fontes indicam que a soma é da ordem de R$ 160 milhões, mais de três vezes o necessário para a construção do Hospital do Surbúrbio (R$ 50 milhões).

Mudança de estatuto - A parceria exige que o hospital altere o estatuto, com a aprovação do conselho deliberativo e de uma assembleia com os sócios. A assessoria de imprensa do hospital não divulgou o resultado da reunião desta segunda. Caso tenha sido aprovada, uma convocação para a alteração final do estatuto será divulgada até quinta-feira.

A outra exigência para a concessão do empréstimo é a ampliação de atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde e do Planserv. Resultado de uma década de acúmulo de dívidas, segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), a crise financeira do Hospital Espanhol se agravou no último mês. Após denúncia do sindicato, o Ministério Público do Estado da Bahia abriu inquérito civil para apurar queixas de desassistência a pacientes do SUS e da rede privada, no fim de abril.

Com dois meses de atraso na folha de pagamento, a administração do hospital deverá apresentar uma proposta para quitar o salário dos funcionários na próxima segunda, 13, no Ministério Público do Trabalho. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário